quinta-feira, 23 de março de 2017

CAIO ASSINA E COMPRA A BUSSCAR CONTRATAÇÃO COMEÇA EM MAIO.

Sócios da Caio assinam compra da Busscar e contratações devem começar em maio

Caio BusscarÔnibus da Busscar (esquerda) e da Caio, lado a lado.
Com isso, encarroçadora que é líder de mercado de urbanos, quer se firmar no segmento de rodoviários
ADAMO BAZANI
Os diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina, nesta quarta-feira 22 de março de 2017 e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade.
Nesta terça-feira, o juiz Walter Santin Júnior, homologou a compra pelos sócios da encarroçadora da capital paulista por R$ 67,1 milhões. O valor, dividido em um sinal de R$ 9 milhões e mais de 50 parcelas pelos próximos quatro anos, compreende as unidades da Busscar em Joinville, Pirabeiraba e Rio Negrinho, assim como seus terrenos, edificações, maquinário e móveis.
Formalmente, a Caio em si não poderia assinar a compra e sim seus sócios, mas oDiário do Transporte apurou que o grupo de São Paulo tem mesmo a intenção de fabricar ônibus rodoviários. Hoje a Caio é líder no segmento de urbanos, mas tem pouca expressão nos setores de fretamento e rodoviários, com os modelos Solar e o Giro, este que teve mais penetração no mercado exterior.
Existe um prazo legal a ser cumprido para verificar se há contestações à compra, mas isso não deve ocorrer. O grupo deve investir em torno de R$ 100 milhões para atualizar as plantas, gabaritos e equipamentos. Reformas prediais também estão previstas.
O grupo da Caio ainda não definiu qual será o nome da nova empresa, que não deve ser tratada como filial da planta de Botucatu, no interior de São Paulo.
Nos bastidores, há uma discussão se a nomenclatura pode ensejar lembrança à Busscar, que durante décadas foi reconhecida como uma das maiores e melhores encarroçadoras do país, desde a época da Nielson (nome de fundação da empresa).
No entanto, um dos objetivos é mostrar que uma nova empresa está surgindo.
Havendo consenso e não existindo nenhum recurso, os administradores devem assumir a Busscar no final de abril. As contratações devem começar em maio, se não houver nenhum entrave no caminho. Será dada preferência a ex-funcionários da Busscar.
O dinheiro obtido com a venda irá preferencialmente para débitos trabalhistas, seguido de bancos e fornecedores.
CAIO “NAMORAVA” HÁ MUITO TEMPO A BUSSCAR:
O namoro entre a empresa de Botucatu, atualmente especializada apenas em ônibus urbanos, e que não preenche o mercado de ônibus rodoviários, é antigo.
Em 2007, a Caio já havia procurado sócios da Busscar para uma fusão. As negociações não avançaram.
Em setembro de 2011, antes mesmo da falência da Busscar, a Caio já tinha confirmado interesse na encarroçadora de Joinville. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2011/09/28/busscar-caio-fala-em-primeira-mao-com-blog-ponto-de-onibus/
Em outubro daquele ano, porém, a Justiça indeferiu a proposta da Caio que previa pagamento de R$ 40 milhões pelo complexo.
Em 15 de fevereiro de 2012 foi anunciada a criação de uma joint venture formada pelos acionistas das duas gigantes da produção de carrocerias de ônibus: Caio e Marcopolo.
A parceria envolve a Twice Investimentos e Participações, integrada por acionistas da Caio Induscar, e a controlada da Marcopolo, Syncropats Comércio de Distribuição de Peças Ltda.
Em 2013, a Caio voltou a apresentar outra proposta, desta vez para aluguel da Busscar.
Esta proposta também foi recusada pela justiça. Todas as propostas foram apresentadas em período anterior à crise econômica.
As empresas propuseram à Quinta Vara Cível de Joinville, que cuida do processo de falência da Busscar, o aluguel/arrendamento do Parque Fabril da companhia.
Para isso, pagariam um valor de R$ 300 mil por mês. – Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2013/02/28/caio-e-marcopolo-querem-alugar-a-busscar/
BREVE HISTÓRICO:
A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.
Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.
Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.
No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.
Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.
A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.
Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.
Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.
Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.
Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.
A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.
Foram várias tentativas de leilão da Busscar, três somente em 2016. No dia 8 de julho, terminou sem lance o terceiro leilão da empresa.
No final de outubro de 2016, foi apresentada uma proposta  de compra por R$ 67,15 milhões por um grupo de investidores com o objetivo de retomar as produções em meados de 2017.
Em dezembro do mesmo ano, foi liberado um lote de R$ 18 milhões para saldar parte das dívidas trabalhistas.
Também em dezembro de 2016, dois grupos internacionais, o português a Imparável Epopeia UniPessoal Ltda e o chinês Liaoyuan Group demonstraram interesse na compra da Busscar.
Em 07 de janeiro de 2017 terminou o prazo para as empresas estrangeiras apresentarem a documentação exigida.
A proposta ficou somente pela Caio. No dia 08 de janeiro, advogado da Caio esteve em Joinville e confirmou valor proposto de R$ 67,5 milhões.
Em 21 de março de 2017, o juiz da 5ª Vara cível de Joinville, Valter Santin Júnior, aprovou em sentença definitiva a compra da Busscar por sócios da Caio, encarroçadora de ônibus de Botucatu/SP, que tem como principal sócio o Grupo Ruas, de empresas de ônibus de São Paulo.
No dia 22 de março de 2017, os sócio-diretores da Caio/Induscar Marcelo Ruas e Maurício Lourenço da Cunha foram à Joinville, em Santa Catarina e assinaram o documento de compra da Busscar, na 5ª Vara Cível na cidade

segunda-feira, 20 de março de 2017

Meia-passagem aos domingos só com VEM Só terá desconto de 50% na tarifa dos ônibus quem usar o cartão. Quem recorrer ao dinheiro terá que pagar inteira

Medida ocorre em meio a queixas de usuários sobre deficiências na rede de recarga
Medida ocorre em meio a queixas de usuários sobre deficiências na rede de recargaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
A partir do próximo dia 26, a meia-tarifa aos domingos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) passará a ser concedida só a quem utiliza o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Quem optar por seguir pagando em dinheiro passa a ter que arcar com o valor inteiro da passagem (R$ 3,20, para o anel A, e R$ 4,40, para o B, por exemplo).

Conforme o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que publicou a medida no Diário Oficial do Estado no último sábado, a extinção do desconto para o pagamento em espécie, que era concedido desde 2004, busca incentivar a migração dos passageiros para a bilhetagem eletrônica e reduzir a quantidade de dinheiro em circulação dentro do transporte coletivo. O problema é que, segundo usuários, a novidade ocorre em meio a deficiências na rede de recarga dos cartões, frequentemente alvo de críticas.

As discussões sobre o tema ocorrem desde o ano passado, quando o cenário era o oposto: só tinha direito à meia-tarifa no primeiro dia da semana quem pagava em espécie. Até que, em setembro, o CSTM publicou uma resolução estendendo o benefício aos usuários do VEM, mas o encerrando para o pagamento em dinheiro em até quatro meses. O prazo terminaria em dezembro, mas foi adiado até esta semana. Vale lembrar que, para ter o desconto, só usando o VEM Comum. A modalidade “Trabalhador” do cartão está fora dessa lista.

Além da meia-tarifa aos domingos, o VEM já é a única forma de pagamento admitida, inclusive em dias úteis, em ônibus de mais de dez linhas que circulam sem cobrador na RMR ou que fazem integração temporal. A dificuldade é encontrar máquinas de recarga que funcionem, principalmente em terminais integrados e estações de BRT. Nas redes sociais, passageiros têm reclamado.

“Toda semana essas máquinas estão quebradas, fora do ar”, afirmou a usuária Natália Santos. Queixa parecida à da passageira Lúcia de Fátima. “Andei procurando o cartão em todas as estações e nenhuma tinha para vender”, postou. Em alguns casos, é preciso seguir até o posto do VEM na rua da Soledade, no Centro, para pôr créditos.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) afirma que tem investido na modernização da bilhetagem eletrônica e na ampliação da rede de venda de créditos, operando com mais de 70 terminais de autoatendimento. Ainda segundo a instituição, também é possível recarregar os cartões em mais de 500 pontos de venda na RMR e por meio do aplicativo Rede Ponto Certo Cartão VEM..
reportagem: Folha Pe

quarta-feira, 15 de março de 2017

Metrô volta a funcionar em regime de greve e para novamente as 20 horas, voltando amanhã ao seu pleno funcionamento.

Portões abriram às 16h  / Ricardo B. Labastier/JC Imagem (Arquivo)
foto tirada as 16 horas de hoje 15/03/17 na estação Recife 

     metrô voltou as 16 horas e para as 20 horas.


VLT NÃO FUNCIONOU HOJE E VOLTA AO NORMAL AMANHÃ JUNTO COM O METRÔ;

TEXTO : JAILSON SILVA

PRESIDENTE DA URBANA PE EM ENTREVISTA NA RADIO JORNAL DIZ , QUE AS EMPRESAS E O SINDICATO ESTÃO AJUDANDO A COIBIR AS AÇÕES DOS BANDIDOS.


O Presidente da Urbana Pe falou que, as empresas estão coibindo e ajudando aos clientes a resolver esta falta de segurança instalando câmeras de alta resolução em HD, e com GPS pra instalação do botão de pânico.

Segundo ao comando da Policia Militar a divergências nos números de assaltos a ônibus. Segundo a policia diz que janeiro foi 199 assaltos e já o sindicato dos Rodoviário diz que foi 345, já em fevereiro a policia diz que foi 175  e o sindicato diz que foi 329, nóis sabemos que é ordem do Governador omitir estes números e que tudo que a imprensa diz não passa de boatos, lembramos quê, os meios de comunicação tem o dever de informar os fatos reais e o Governo tenta maquiar e se sair como o que tudo faz, e o que vemos são a população entregue e sem segurança.
Esperamos uma resposta do governador Paulo Câmara e que por favor deixe de ir a tv dizer coisas pra iludir o povo, pois o senhor deve trocar seus assessores que estão no palácio.


fonte: SDS, Sindicato dos Rodoviários e texto Jailson Silva.

terça-feira, 14 de março de 2017

Metrô do Recife vai parar nesta quarta em apoio a greve Geral 15/03/17

O Sindmetro/PE informa que devido à grande mobilização nacional do dia 15 de março contra as reformas da previdência e trabalhista NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE nesta quarta-feira (15) no sindicato.

No Recife, o ato será às 9h, com concentração na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista. Trabalhadores e trabalhadoras dirão porque não aceitam as reformas da previdência e trabalhista, nem os projetos de terceirização em tramitação no Congresso Nacional, que rasgam a CLT e a Constituição.

Fonte : Sindmetro Pe

Corredor Leste Oeste após 1 mês de mudanças nas linhas que deixou de ir ao centro. O povo revoltados e não aprovaram as mudanças.



Passageiros reclamam de mudança nas linhas de ônibus que circulam pela Avenida Caxangá

Usuários do sistema reclamam de ônibus lotados, demora para chegar ao destino e problemas na compra do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

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Há um pouco mais de um mês, oito linhas de ônibus deixaram de ir do subúrbio ao Centro da capital para deixar passageiros na Avenida Caxangá, ao fazer parte da integração temporal da via com o corredor Leste-Oeste do BRT. Para o Grande Recife Consórcio de Transporte, a mudança representa mais comodidade para o passageiro e um ganho no tempo da viagem. Porém, os usuários do sistema reclamam de ônibus lotados, demora para chegar ao destino e problemas na compra do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). (Veja vídeo acima)

Agora, para utilizar o sistema é necessário pagar só a primeira passagem, desde que o embarque no segundo ônibus seja feito em até duas horas depois. Esse pagamento pode ser realizado apenas com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
A empregada doméstica Gilda Gonçalves acredita que era feliz no transporte público do Recife e não sabia. Há 30 dias, o percurso de casa para o trabalho se tornou bem mais cansativo. "Antes eu gastava quarenta minutos para chegar no trabalho. Agora, eu saio de casa às 5h30 para chegar no trabalho às 7h30. E olha que eu vim imprensada na porta do ônibus", conta.
A reclamação mais frequente é exatamente esta: ônibus comuns e BRTs lotados. A dona de casa Irene Galdino não aguentou mais e resolveu trocar o meio de transporte pela disposição. Ela acha mais rápido fazer um trecho do caminho a pé de casa até a Estação Caiara, na Caxangá.
“Venho andando porque, se for esperar o [ônibus] Engenho do Meio, é mais atraso ainda. Gasto 10 minutos caminhando. Se fosse mudando de ônibus, dava quarenta minutos a mais. Preferia antes que era uma viagem só”, diz.
Com a novidade, são oito linhas que sofreram alteração. São elas: Engenho do Meio, Brasilit, Avenida do Forte, Sítio das Palmeiras, Torrões, Roda de Fogo, Monsenhor Fabrício e Barbalho/Detran. Ao todo, a novidade afeta 27 mil passageiros, segundo o Grande Recife Consórcio.
A auxiliar de serviços gerais Conceição Nilo saiu de Chã Grande, na Zona da Mata Sul, para uma consulta no Recife. Para usar o BRT, ela teria que comprar o VEM. Entretanto, quem precisou comprar o cartão nesta segunda-feira (13) encontrou dificuldade em duas das três estações percorridas pela reportagem, pois as máquinas estavam quebradas.
“A gente está na parada há meia hora, uma hora, mas não conseguimos pegar o ônibus se não tiver o cartão. Isso mesmo com dinheiro. Parece que nosso dinheiro não vale mais. A consulta está marcada há quatro meses e é bem provável que eu não consiga ser atendida”, afirma.

Respostas

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) concordou que algumas máquinas de venda do VEM apresentaram falhas no fim de semana. Segundo a Urbana-PE, elas foram consertadas e já estão funcionando. O cartão pode ser carregado nos Terminais de Integração, no posto de atendimento na Rua da Soledade, na área central do Recife, e pela internet.
Já o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que continua acompanhando a mudança e fazendo alterações sempre que necessário. Disse também que o total de BRTs previsto para a integração Avenida Caxangá era de 59 veículos. Depois dos ajustes, há um mês, passou para 66 ônibus. Contudo, não divulgou o que será feito a partir das reclamações.
“O usuário que tem como destino a Avenida Conde da Boa Vista, e que utiliza a linha de BRT 2441 – Av. Caxangá (BR-101)/Centro, contou com ganho de acréscimos de veículos. Antes essa linha operava com 6 e agora conta com 12 ônibus. O desembarque dessa linha, na Avenida Conde da Boa Vista, que é feito em duas estações provisórias de BRT também teve seu horário ampliado, passando de 5h às 9h para 5h às 12h.
Já o passageiro que tem como destino a Avenida Conde da Boa Vista e deseja utilizar linhas convencionais ganhou acréscimos de veículos em duas delas. A 2439 – Av. Caxangá (BR – 101)/Conde da Boa Vista, que antes operava com quatro veículos, foi ampliada para oito carros. E a 2446 – UR-07, que operava com oito ônibus, teve um acréscimo de um veículo, passando a operar com nove”.
O povo pede respostas que solucionem este problema, e o GRCT nada faz pra resolver.
fonte: G1 Pe
Edição Jailson silva

Passageiros fecham Terminal da Macaxeira em protesto contra demora de ônibus no Recife

Passageiros da linha Macaxeira/Parnamirim denunciam atrasos na saída dos coletivos. Grande Recife afirma que demora é causada por engarrafamentos.


Passageiros da linha Macaxeira/Parnamirim fecharam o Terminal da Macaxeira na manhã desta terça-feira (14)
 (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Passageiros de ônibus do terminal da Macaxeira, próximo à BR-101, fecharam a entrada e saída de coletivos no local, na manhã desta terça-feira (14), em protesto contra o atraso nas saídas da linha 520 - Macaxeira/Parnamirim. De acordo com os manifestantes, a demora é constante, causando atrasos no cotidiano de quem precisa utilizar o T.I. para chegar à Zona Norte do Recife.
Os passageiros decidiram impedir a circulação dos coletivos por volta das 8h30. Fotos enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram dezenas de pessoas conversando com policiais militares, que foram acionados para controlar a situação. O terminal foi liberado por volta das 9h. Ainda segundo os manifestantes, a frota do Macaxeira/Parnamirim estaria sendo reduzida nos horários de pico.
A diarista Fernanda Antônia da Silva mora em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e passa pela Macaxeira todos os dias para chegar à Jaqueira, onde trabalha. Segundo ela, o atraso é diário. “Chegou no limite. Os passageiros já tentaram fechar o terminal algumas vezes, mas nunca conseguiram. Hoje, foi demais, estava inviável. Tive que pegar um Uber para chegar ao trabalho”, explicou.
Segundo a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte, atualmente, a linha conta com 18 veículos. Em nota, o consórcio afirma que a demora na circulação dos coletivos se deve aos engarrafamentos constantes em vias como a 17 de Agosto, Rua do Futuro, Rua Amélia e Rosa e Silva, o que impossibilita o trajeto dentro do prazo estabelecido. Especificamente na manhã desta terça-feira (14), a situação piorou, por causa das chuvas da madrugada.
Ainda segundo o Grande Recife, usuários de outras linhas, que estavam dentro do T.I., não concordaram com o movimento dos passageiros da linha 520. O terminal ficou sem operação durante 30 minutos.
fonte: G1 Pe

segunda-feira, 13 de março de 2017

Renovação 2017 sai na frente a Transportadora Globo e Expresso Vera Cruz , escolhendo a Mascarello Gran via .


A renovação prometida pelo Grande Recife consórcio,  após o aumento das passagens o órgão anunciou uma renovação e  Globo e Vera Cruz  saíram na frente, com a carroceria Mascarello.

A empresa Globo abriu sua garagem a equipe do Blog GRMPE e em primeira mão , com a participação do Busólogo Igor Felipe  (fotógrafo) nos contempla com suas fotos exclusivas .

A renovação da globo será de 15 Gran Via 15-190  e segundo Allisson gerente de manutenção  do grupo Globo,  eles vão rodar em substituição aos ônibus de final 8 (2008) e todos serão renumerados pra 7....

O MODELO VEM COM CÂMBIO MANUAL DE 6 MARCHAS E CHASSIS MAN 15-190 OD.
PROTEÇÃO DE LANTERNAS COM GRADE ARAMADA.

FOMOS RECEDIDOS PELO DIRETOR EXECUTIVO FÁBIO FEITOSA E O GERENTE DE MANUTENÇÃO ALLISON ALBERTINS.

Galeria de fotos ( Busólogo Igor Felipe )











Renovação abaixo Vera Cruz

Edição : Jailson Silva fotos do Busólogo Igor Felipe 






domingo, 12 de março de 2017

Aniversário hoje Olinda e Recife parabéns as duas cidades que respira transportes.

Há quatro anos dirigindo entre Recife e Olinda,
motorista de ônibus exalta
beleza de paisagens triviais

À frente de uma linha que circula diariamente pelas cidades irmãs, que aniversariam neste domingo (12),
condutor passa por locais que não integram o roteiro de pontos turísticos,
mas compõem a identidade dos dois municípios.



Nem só no Marco Zero e no Alto da Sé residem as belezas do Recife e de Olinda. Completando, respectivamente, 480 e 482 anos neste domingo (12), as cidades irmãs também exibem paisagens que, para serem contempladas, não requerem grandes esforços: basta, apenas, observar pela janela de um ônibus. Esse é o exercício praticado diariamente pelo motorista Willington Marques, há quatro anos condutor da linha Rio Doce/CDU, que circula pelos dois municípios. A cada semáforo fechado ou a cada congestionamento, ele apura o olhar para enxergar detalhes que compõem a identidade de cada uma das duas cidades e, assim, amenizar os longos 64 quilômetros de cada viagem.

A linha inicia o percurso no bairro de Rio Doce, em Olinda, e passa por 23 ruas e avenidas até chegar ao Recife. Na capital pernambucana, são outras 23 vias até chegar ao ponto de retorno, na Cidade Universitária, na Zona Oeste. Na volta, o percurso engloba 44 ruas, avenidas, viadutos e pontes das duas cidades até chegar ao terminal. Mesmo sem passar pelos mais conhecidos pontos turísticos, o itinerário reserva particularidades capazes de sintetizar o que são as duas cidades.





No Recife, as ruas arborizadas da Zona Norte, o mangue que margeia o Rio Capibaribe e os prédios que se multiplicaram ao longo dos anos são algumas das peculiaridades observadas pelo motorista. “No Recife, o visual que eu mais gosto é o da Ponte da Torre, perto da Avenida Beira-rio. Gosto de ver o mangue, o rio e os prédios que ficam ali por perto. Tenho que ficar atento ao trânsito, mas sempre que posso, procuro olhar o visual”, comenta.

Em Olinda, a atenção do condutor é atraída pelo vai e vem de pessoas e das ondas do mar na orla de Bairro Novo. O gosto pela paisagem ultrapassa até mesmo o horário do expediente, já que, durante os dias de folga, ele deixa de contemplar o visual de longe para, de fato, aproveitar a praia. “Quando estou no ônibus, gosto de ver as pessoas olhando o mar nos deques. Sempre que o sinal fecha, eu fico olhando também. Quando estou de folga, é para cá que venho com a minha família”, diz o mototista





Na capital pernambucana, no entanto, o lazer do motorista não se resume apenas ao itinerário já percorrido durante a semana. Durante os dias de folga, a principal diversão do profissional está no passeio pelo Parque Dois Irmãos, na Zona Norte, e pelas ruas do Bairro do Recife. “Gosto de passear pela Praça do Arsenal e pelo Cais do Sertão. Aquela área é muito bonita e, sempre que posso, levo as minhas filhas para lá”, afirma o condutor, que mora em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

À frente do volante de um ônibus, ele enxerga não somente as belezas das duas cidades, mas também as brechas na infraestrutura dos dois municípios. Ao longo dos 160 quilômetros percorridos em duas viagens e meia, os buracos, a largura das avenidas e o congestionamento dificultam o trabalho, mas não tiram o otimismo do profissional.

“A Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, poderia ser um pouco maior, porque o fluxo de carros é grande e não tem muito espaço. No Recife, o trânsito varia muito, mas, na maior parte das vezes, é sempre muito grande. Mesmo assim, acho que essas mudanças que estão sendo feitas vão melhorar as duas cidades”, explica.

Marques se refere às paradas de ônibus na Avenida Caxangá, na Zona Oeste da capital, e ao recapeamento de vias em Olinda e espera que, nos próximos aniversários das duas cidades, os investimentos na mobilidade proporcionem ainda mais motivos para comemorar.

Matéria G1 Pe

sábado, 11 de março de 2017

PM prende trio suspeito de assalto a ônibus em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife Prisão aconteceu na Avenida Bernardo Vieira de Melo, em Piedade, nesta quinta (9). Com os homens, foram apreendidos um revólver, um celular e um relógio.


Três suspeitos de assalto a ônibus foram presos pela Polícia Militar (PM) na tarde desta quinta-feira (9), na Avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Com o trio, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, um celular e um relógio, além de R$ 20 em espécie.
De acordo com a PM, policiais faziam rondas na avenida quando foram abordados por uma pessoa que afirmou ter sido vítima dos três. Durante as buscas, os três homens foram localizados com os objetos roubados e com a arma. A Polícia Militar não informou, no entanto, em qual linha de ônibus a vítima foi assaltada. Detidos, os homens foram levados para a Delegacia de Jardim Piedade.

Outras prisões

Em fevereiro deste ano, dois homens foram presos em Olinda, em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela 1ª Vara Criminal do Município. De acordo com a Polícia Civil, a dupla assaltava passageiros da linha de ônibus PE-15/Afogados e pessoas que transitavam pelos bairros do Carmo e de Rio Doce.
Em janeiro, outros dois suspeitos de assalto a ônibus foram presos em Camaragibe,também no Grande Recife, após a Polícia Militar ser acionada por uma vítima que afirmou ter sido roubada dentro de um coletivo. Após o reconhecimento por parte da vítima, a dupla foi encaminhada à Central de Plantões, na capital pernambucana.
fonte: DHPP matéria portal G1 Pe

Cobrador de Ônibus - Profissão em extinção em Pernambuco.Coletivos começam a não aceitar dinheiro em espécie no domingo (12). Modificação foi feita por causa de "baixa demanda", segundo Consórcio.

Mais seis linhas de ônibus do Grande Recife passam a circular sem cobrador


A partir deste domingo (12), mais seis linhas de ônibus não vão mais aceitar passagens em dinheiro, no Grande Recife. Os coletivos passarão a circular sem cobradores, aceitando o pagamento exclusivamente por meio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nas versões Comum, Estudante ou Trabalhador. A mudança, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, é devida à "baixa demanda de usuários".
As linhas que não terão mais cobradores são a 204 - Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia, 222 - Jardim Uchôa, 242 - Pacheco (Floresta), 412 - San Martin (Largo da Paz), 424 - CDU/Torrões (San Martin) e 812 – Sítio Novo (Av. Norte). Segundo o Grande Recife Consórcio, os usuários dessas linhas já vêm sendo comunicados, por meio de cartazes afixados nos ônibus, desde o início de fevereiro.
Ainda segundo o Grande Recife Consórcio, quem não tiver cartão pode adquirir o VEM Comum dentro dos próprios ônibus que operam nas linhas - eles, até o sábado (11), aceitam o pagamento da passagem em espécie.

Opcionais

Outras duas linhas de ônibus do Recife deixaram de circular com o cobrador. Desde dia 1º de março, as linhas 042 – Aeroporto (Opcional) e 053 – Shopping RioMar (Opcional) não aceitam mais que a passagem seja paga em dinheiro. O pagamento deve ser feito, agora, por meio de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nas versões Comum ou Trabalhador.
O Grande Recife informou que os estudantes precisam adquirir o VEM Comum, que custa R$ 12 (sendo R$ 4 do cartão e R$ 8 revertido em passagem) para poder utilizar a linha. Dinheiro não vai ser mais aceito.
fonte: GRCT matéria do portal G1Pe
edição: Jailson Silva

terça-feira, 7 de março de 2017

Vagão para mulheres deve ser estendido aos 34 trens que atendem à RMR Ainda não há prazo para a medida, mas a implantação deve ser realizada de forma gradativa

Vagão rosa no metrô do Recife. Foto: Mandy Oliver/Esp.DP
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife deverá ampliar a implantação dos vagões exclusivos para mulheres em toda a malha viária. Ainda não há prazo para a medida, mas a implantação deve ser realizada de forma gradativa nos 34 trens que atendem aos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.

O primeiro vagão rosa, como foi batizado, começou a operar no dia 15 de janeiro deste ano devidamente sinalizado, disponíveis apenas nos horários de pico da malha metroviária, que vão das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30.

A medida, que causou polêmica, é adotadas em grandes cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, e tem o objetivo de dar mais proteção às mulheres que utilizam o transporte público. O projeto prevê um espaço nos trens destinado para uso exclusivo das passageiras. De acordo com o consultor de segurança do metrô do Recife, coronel Luiz Meira, o sistema transporta hoje 400 mil usuários por dias e 38% são mulheres.
fonte:Metrorec

segunda-feira, 6 de março de 2017

PARADA DE ÔNIBUS DEIXA SER SELETIVA NA AVENIDA CONDE DA BOA VISTA

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foto: ilustrativa e da web imagens
A partir desta segunda-feira (6) hoje, a parada de nº180305 deixa de ser seletiva. O ponto de embarque e desembarque está localizado na Avenida Conde da Boa Vista, no sentido cidade/subúrbio, em frente à Loja C&A, lado oposto à Igreja Presbiteriana da Boa Vista.
Parada da Boa Vista
Com isso, as linhas 032 - SETÚBAL (Conde da Boa Vista), 042 - Aeroporto (Opcional), 053 – Shopping Riomar (Opcional), 061 – Piedade e 071 – Candeias passarão a atender a esta parada.

Confira as linhas  que também  param na parada nº 180305, localizada em frente a Loja C&A, lado oposto à Igreja Presbiteriana da Boa Vista: 
014 – Brasília (Conde da Boa Vista)
100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
121 – Vila da Sudene
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
313 – San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 – Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 – Jardim São Paulo (Piracicaba)
331 - Totó (Jardim Planalto)
341 - Curado I
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
414 – Torre
516 – Casa Amarela (Nova Torre)
519 – Dois irmãos (opcional)
521 – Alto Santa Isabel
524 – Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 – Largo da Maracanã
726 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
1981 – Rio Doce (Conde da Boa Vista)
2431 – Cidade Universitária
2432 - CDU (Várzea)
2438 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2439 – AV. Caxangá (BR-101)/Conde da Boa Vista
2446 - UR-07

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 0810158).


fonte:   Marca Grande Recife

quarta-feira, 1 de março de 2017

Assalto a ônibus em plena conde da Boa vista, setor do 16 batalhão e o bandido fugiu com o fato consu!aso.


Um ônibus da linha 032 - Setúbal (via conde da Boa vista), ele já estava dentro do coletivo e na frente da faculdade Fafire na boa vista ele anunciou o assalto com arma em punho e fez a catação nos passageiros e na renda do ônibus.
O 16 batalhão respondeu que não houve, o chámado da ocorrência..

O meses de janeiro e fevereiro contabilizou até o momento 694 assaltos, e até onde vámos com isso, pois os usuários pedem a polícia uma solução.

Fonte: sindicato dos Rodoviários
Texto: jailan silva