sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

CARNAVAL 2019 - CONORTE CARNAVAL 2019



De 02 a 05 de março o Conorte leva você no Expresso Folia.
Muito mais conforto e segurança para brincar o carnaval com toda a tranquilidade!
Confira os locais e horários de saída:

Linha 1065 - Shopping North Way / Olinda
Horários: 09h às 00h
Tarifa do Ônibus Expresso Folia: R$ 10,00
Saída: Estacionamento do Shopping North Way
Destino: Olinda

Linha 1066 - Shopping Patteo / Olinda
Horários: 09h às 00h
Tarifa do Ônibus Expresso Folia: R$ 6,00
Saída: Em frente ao Shopping Patteo - Rua Carmelita Muniz de Araújo
Destino: Olinda

Linha 1066 - Shopping Patteo / Recife Antigo
Horários: 15h às 05h
* No sábado a linha funciona das 18h às 05h
Tarifa do Ônibus Expresso Folia: R$ 12,00
Saída: Em frente ao Shopping Patteo - Rua Carmelita Muniz de Araújo
Destino: Recife Antigo

Linha 1109 - Shopping Tacaruna / Olinda
Horários: 09h às 00h
Tarifa do Ônibus Expresso Folia: R$ 10,00
Saída: Estacionamento do Shopping Tacaruna
Destino: Olinda

fonte: Pagina do Conorte   Divulgação 

Previsão de Reabertura da Linha Sul

Previsão de Reabertura da Linha Sul

FOTO> arquivo blog

A CBTU Recife informa que está prevista para as 14h30 desta sexta, 22, a reabertura da Linha Sul do Metrô. Às 06h36 de hoje um trem apresentou falha próximo à Estação Joana Bezerra e teve que ser rebocado para a Manutenção da companhia. Usuários desceram à via, o que impediu a chegada de trens na Estação Central.  Técnicos da CBTU Recife e equipe de segurança foram acionados e se deslocaram para o local do problema, onde se constatou que a falha no trem danificou também a via aérea que alimenta de energia os trens. Para garantir a segurança dos usuários, estão sendo realizadas no momento inspeções ao longo de toda rede aérea da Linha Sul para verificar se não há mais trechos danificados.


Fonte> CBTU Recife

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

CARNAVAL 2019 GALO DA MADRUGADA

CARNAVAL 2019
Linha exclusiva de metrô leva folião ao Galo da Madrugada

Uma linha de Metrô do Recife, com ingressos gratuitos, vai facilitar a mobilidade do folião. A ação é promovida pelo Grupo Z, com patrocínio da Skol


Por: Portal FolhaPE

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Expresso frevo receberá 3 mil pessoas no sábado de GaloFoto: Divulgação

Para facilitar a mobilidade e animar o folião no Carnaval deste ano, uma ação do Grupo Z com patrocínio da Skol vai colocar uma linha de Metrô do Recife, exclusiva, para quem for curtir o Galo da Madrugada, que ocorre no sábado (2).

O Expresso do Frevo receberá três mil ingressos gratuitos, destinados a maiores de 18 anos, levando o folião da Estação Shopping, Zona Sul, até uma estação montada na Avenida Sul, em frente ao galpão do Camarote Oficial do Galo. Durante a viagem, será servida a cerveja Skol Puro Malte, nova integrante da família Skol.

A viagem que dura cerca de 10 minutos funcionará apenas no sábado do Galo, das 7h30 às 17h30. São quatro horários em que a linha irá operar, saindo da Estação Shopping às 7h45, 8h45, 9h45 e 10h45. O horário da volta saindo da Estação Galo ocorre às 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30.






Expresso frevo receberá 3 mil pessoas no sábado de Galo - Foto: Divulgação

O Folião poderá emitir as passagens para o expresso no site do Sympla, a partir da próxima segunda (25), informando nome completo, idade, cidade, estado entre outras informações. Após inscrição, chegará uma confirmação por SMS no número cadastrado e um e-mail com o voucher referente às passagens, que deve ser apresentadas no ato da entrada.

O ticket pode ser impresso ou digitalizado através de algum aparelho eletrônico (smartphone, tablet) com o QR Code. Em caso de perda do voucher, basta informar o nome completo ou CPF do responsável para acesso as demais informações no sistema.

A linha em que o Expresso do Frevo vai passar estava desativada e começou a ser organizada nesta quinta-feira (21).

CTTU ANUNCIA PLANO DE MOBILIDADE PARA O CARNAVAL

Prefeitura do Recife divulga esquema especial de mobilidade do Carnaval 2019 do Recife

Entre os dias de folia, 320 profissionais trabalharão diariamente na orientação do trânsito

320 profissionais, entre 110 agentes e orientadores de trânsito, irão trabalhar diariamente no Carnaval 2019 / Foto: Ricardo Labastier/ Acervo JC Imagem
320 profissionais, entre 110 agentes e orientadores de trânsito, irão trabalhar diariamente no Carnaval 2019
Foto: Ricardo Labastier
FONTE: JC Online

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), divulgou nesta quinta-feira (21) seu esquema especial de mobilidade para o Carnaval 2019. Por meio de coletiva de imprensa, realizada na sede da Prefeitura, a Autarquia anunciou que 320 profissionais, entre 110 agentes e orientadores de trânsito, irão trabalhar diariamente na Festa do Momo. Além disso, esquemas especiais de ônibus e interdição de vias serão realizados para facilitar o tráfego dos foliões.
O tradicional Expresso Folia está confirmado para mais um ano. Para o Galo da Madrugada, o esquema contará com 30 ônibus que levarão e buscarão os foliões do maior bloco de rua do mundo em pontos estratégicos. Haverá coletivos saindo dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, levando o público para os polos de folia na capital pernambucana. A passagem custará R$ 12, com direito a ida e volta. Para os foliões que desejam deixar seu veículo particular no estacionamento dos shoppings, será cobrada uma taxa diária de R$ 8,50.

Bloqueios

Uma das principais mudanças anunciadas para este ano é a interdição antecipada da Ponte Duarte Coelho, que estará bloqueada para o tráfego de veículos a partir do dia 26, às 22h. Além disso, a Ponte Buarque de Macedo também terá tráfego para veículos bloqueados. A partir do dia 2 de março, a via será exclusiva para pedestres.
A Rua Princesa Isabel será bloqueada para tráfego de carros e motos, com bloqueio previsto para o dia 1º de março - apenas táxis e ônibus poderão trafegar pelo local. A Ponte Giratória será interditada, também, a partir do dia 1º. Neste período, apenas condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega, táxis e ônibus terão acesso à via.

Já a ponte Maurício de Nassau será bloqueada a partir do dia 2. A Ponte de Limoeiro ficará aberta para o trânsito, porém, poderá ser bloqueada de acordo caso haja esgotamento de vagas gratuitas de estacionamentos disponibilizadas pela Prefeitura do Recife Tribunal Regional Federal (TRF).

Estacionamento

Assim como vinha acontecendo em anos anteriores, a Prefeitura disponibilizará estacionamento gratuitos, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF), localizados na Avenida Cais do Apolo. Ao total, serão 1500 vagas destinadas a carros e 300 para bicicletas e motos. Especificamente para os ciclistas, a recomendação é que os mesmos apresentem um cadeado, para a maior segurança do equipamento.

Táxis

A Prefeitura também anunciou uma parceria com o Convênio de Táxi Metropolitano, que foi assinado por nove municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Com isso, táxis dos municípios de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes poderão embarcar e desembarcar passageiros livremente na cidade. O Convênio que já teve início na quarta-feira (20) e se estende até o dia 6 de março, Quarta-feira de Cinzas.

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO : CTTU 
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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Usuários do BRT sofrem com catraca: 'constrangedora'

Novo equipamento é apertado e exige mais força para girar, deixando os usuários constantemente presos

Júlio Gomes/LeiaJáImagens
A entrada e saída de passageiros está mais lentaJúlio Gomes/LeiaJáImagens
“Isso é um desrespeito, é horrível”, resmungava a aposentada Bernadete Silva, de 72 anos, enquanto saía da estação de Bus Rapid Transit (BRT) do Derby, no centro do Recife. Os funcionários das estações estão se acostumando com as reclamações dos passageiros que trafegam pelo local. Como se já não bastasse os tradicionais problemas como superlotação e insegurança, os usuários agora se queixam do novo modelo de catraca instalado nas estações de BRT.
A catraca é maior, com “borboletas” na parte inferior e superior. A estrutura é mais apertada e exige maior força para girar. É comum ver pessoas mais gordas ou carregando mochilas tendo dificuldades para passar. “Os pequenos são sempre o que sofrem”, resumiu Bernadete enquanto se afastava apressada.


Não é de agora que essas catracas estão sendo colocadas nas estações de BRT. A primeira a recebê-las foi a Estação Benfica, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, ainda em agosto de 2017 durante fase de testes. Na Estação do Derby, bastante movimentada, a mudança foi feita há cerca de um mês. Na também movimentada Estação Guararapes, na área central do Recife, a alteração ocorreu na última semana.
Na época da primeira instalação, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) informou que a medida tinha o objetivo de impedir que pessoas entrassem nas estações pulando as catracas, passando por baixo ou entrando juntamente com outro passageiro. Desta vez, o Grande Recife Consórcio de Transportes foi quem respondeu ao LeiaJá. O órgão informou que as catracas estão sendo trocadas devido ao mau uso do equipamento. “Juntamente aos vidros, as catracas são alvos constantes da ação de vândalos, o que facilita ainda a entrada irregular de passageiros. Por isso, equipamentos mais robustos, similares aos utilizados nos ônibus, estão sendo instalados nas estações”, disse o Grande Recife em nota, apesar da similaridade com as catracas dos ônibus não ser tão evidente.
Uma das fragilidades da medida é que a principal forma de invasão das estações de BRT é pelo lado externo. Ou seja, quando o ônibus está se aproximando, os burladores sobem na estação pelo lado de fora, sem precisar passar pela catraca. Partindo disso, o mais prejudicado com a alteração seria o usuário que costuma pagar corretamente. Quem percebe isso é o cobrador de ônibus Maurício José Barbosa, de 24 anos. “Eu vejo as pessoas entrando por fora. Não vejo pulando a catraca”. Ele, porém, evitou tecer maiores críticas. “Não senti que interferiu muito para mim. Pessoas com mochila têm maiores dificuldades, mas acho que essa mudança tem um lado bom”, o cobrador opinou.
Na Estação do Derby, os funcionários estavam abrindo uma entrada alternativa, utilizada principalmente para a passagem de pessoas com dificuldade de locomoção e idosos. Os operadores permitiam a passagem pela entrada alternativa para gestantes, idosos e usuários com sacolas grandes, assim, a catraca era girada pelo próprio funcionário enquanto o passageiro passava sem maior esforço. Segundo um funcionário, essa foi uma determinação emitida por superiores. Entretanto, o fluxo impede que eles consigam atender a todos que preencham esses requisitos. A reportagem visualizou uma grávida de oito meses tendo que se apertar no equipamento.
“Não gostei da nova catraca. É muito apertado, era melhor da outra forma”, explicou a gestante e decoradora Ana Carolina da Silva, de 30 anos. A técnica em segurança do trabalho Júlia Esteves, de 24 anos, costuma pegar o BRT na Estação Cordeiro, na Zona Oeste da capital. Júlia é mais uma a tecer críticas. “As catracas muitas vezes causam constrangimentos a quem está tentando acessar o local, deixando os passageiros ou seus pertences presos na estrutura. A mudança realizada não foi pensada na quantidade de pessoas que entram e saem, muito menos nos seus biotipos corporais”, ressalta Esteves.
Procuramos o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e descobriu que já existe uma investigação no órgão sobre o modelo de catraca. Segundo o MPPE, cidadãos protocolaram denúncias, o que ensejou a abertura de um procedimento investigativo em 2018. Como a apuração está em curso, o MPPE não deu maiores detalhes. O Programa de Orientação ao Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) também foi procurado pela Reportagem, mas o órgão informou não ter registros da questão.
As linhas do BRT estão incluídas no Anel A do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), com valor de tarifa de R$ 3,20. Neste mês de janeiro está sendo discutida a recomposição tarifária dos ônibus, tendo a definição de reajuste sido adiada duas vezes por decisões judiciais. A Urbana-PE defende um aumento de 16,18%, saltando o valor do Anel A para R$ 3,70. A proposta do Governo de Pernambuco, através do Grande Recife Consórcio de Transporte, é de 7,07%, com o Anel A aumentando para R$ 3,45. Outra proposta oficializada é a de conselheiros da sociedade civil do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que pedem redução da passagem para R$ 2,90.
fonte: Leia Já
Catraca do BRT


A urgência do financiamento do transporte público


Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A MoveCidade estreia abordando um tema polêmico e complicado: o financiamento do transporte público no País. Enquanto o mundo já entendeu que, sem o transporte público coletivo as cidades não se movem com equidade e qualidade de vida, o Brasil se arrasta e insiste na lógica perversa de jogar a sobrecarga do financiamento da tarifa sobre a população. E quando falamos população significa, principalmente, os mais pobres, aqueles que não têm direito à gratuidade total ou parcial e pagam a chamada passagem cheia. Em algumas cidades da Europa, os subsídios chegam a atingir níveis superiores a 50% da receita. Em menor proporção, em algumas cidades da América Latina também. No Brasil, o cenário é diferente. Com exceção de São Paulo e Brasília, que estão subsidiando seus sistemas de transporte em 35% e 50%, respectivamente, o investimento é quase ínfimo. Depois da chegada do BRT e com o início dos contratos regidos por concessões, há quatro anos e meio, o governo de Pernambuco se viu forçado a subsidiar alguns itens da planilha tarifária, mesmo que indiretamente. Em 2018 foram R$ 253,5 milhões, gastos com a concessão, gestão, fiscalização, terminais integrados, estações de BRT, linhas alimentadoras, passe livre estudantil e ICMS do óleo diesel e dos ônibus novos.

É um tema difícil porque, enquanto o poder público, em suas mais diferentes esferas, não entender que o transporte público coletivo precisa de um fundo de recursos que permita ele se transformar numa melhor opção ou, ao menos, algo próximo do equivalente ao automóvel, nada mudará. A classe média só deixará o carro quando houver outro transporte mais vantajoso para ser usado. E pelas mais variadas razões. Mas a rapidez das viagens, o conforto e a confiabilidade serão sempre fatores decisivos. Há o percentual de lucro do setor empresarial, sempre polêmico e alvo de constantes questionamentos, mas não se iludam: nenhum empresário vai operar um sistema de transporte público sem ter lucro. Acreditar nisso é pura demagogia. Até porque, quem define e rege os percentuais de lucro e de risco do negócio é o poder público. Na maioria do Brasil, as prefeituras. No caso de Pernambuco, o Estado, porque nosso sistema de transporte é metropolitano. Por tudo isso é preciso buscar fontes de recursos certas para o transporte público coletivo brasileiro.
Foto: Guga Matos/JC Imagem
“Não existe até hoje no País uma política nacional para a mobilidade urbana. Não estamos falando apenas de transporte público porque hoje o tema é muito mais amplo. O financiamento é o grande problema do setor. Hoje nós temos uma tarifa política que sobrecarrega o passageiro. É ele quem paga por tudo. Não é à toa que o transporte por ônibus, por exemplo, amarga perdas históricas. São 25,04% de queda de demanda acumulada nos últimos 25 anos. Não temos investimentos, embora existam soluções baratas que têm resultados significativos, como é o caso das faixas exclusivas. Temos cidades que adotaram que tiveram mais de 50% de ganho de velocidade comercial. Repetimos que transporte público de qualidade custa caro e alguém precisa pagar a conta. Outro exemplo são as gratuidades, que representam 18% do custo do sistema e é bancada pelo passageiro”, alerta o presidente da Associação Nacional da Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha.
O automóvel financiando o ônibus e o metrô
Tudo ainda não passou de discussões, mas tem avançado no País o raciocínio de que é chegado o momento de se criar um fundo de financiamento do transporte público. E, o que é mais importante e polêmico: custeado pelo uso do transporte individual. Ou seja, o automóvel pagando por melhorias no transporte público, já que o primeiro dispõe de 80% do sistema viário e transporta apenas 20% da população, enquanto os ônibus dispõem da estatística ao contrário. A chamada Cide Municipal prevê a taxação da gasolina e do álcool para alimentar um fundo que ajudaria a viabilizar infraestrutura (faixas exclusivas e corredores) para o transporte coletivo nas cidades. Outra possibilidade, defendida por entidades nacionais, da sociedade civil e por técnicos, é a taxação de estacionamentos privados e públicos com o mesmo objetivo. Além disso, entre os que vivenciam o sistema de transporte é fato que as gratuidades, que representam 18% do custo dos sistemas, sejam custeadas por alguma fonte que não seja o bolso do passageiro.

fonte: Movecidade com Roberta Soares especialista em mobilidade e Transportes

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Fiscais de ônibus deflagram greve a partir de segunda


Fachada do Grande Recife Consórcio de TransporteFoto: Paullo Allmeida

Grande Recife informou que 'foi surpreendido com a notícia de que os empregados entrariam em greve'
Fiscais de ônibus funcionários do setor administrativo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano deflagraram estado de greve em assembleia realizada nessa quarta-feira (13). 

De acordo com a secretária-geral do Sindicato dos Servidores Públicos e Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe) e da Associação dos Empregados do Grande Recife Consórcio (Assecon), Ceci Feitosa, os servidores irão paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (18).


“Somos uma empresa pública e estamos há dois anos sem reajuste salarial. A conversa com a empresa já dura mais de 700 dias. Não tem mais acordo, já fizemos tudo”, ressaltou a secretária-geral. Cerca de 267 funcionários fazem parte do quadro do Grande Recife Consórcio. Eles cobram os reajustes de 2,45% em 2017 e de 4,19% em 2018.


Os usuários de coletivos devem ser afetados pela falta de fiscais nos terminais e pontos de ônibus. “Se os fiscais não trabalharem, os empresários vão pintar e bordar, vão colocar os ônibus na hora que quiserem. No quadro administrativo ficamos sem os operadores”, acrescentou Ceci. 

O sindicato prevê organizar as estratégias da greve na próxima semana. Os servidores devem se reunir na frente do Grande Recife Consórcio, no bairro de São José, na área central do Recife, na segunda-feira, a partir das 7h.

Em nota, o Grande Recife Consórcio informou que foi surpreendido com a notícia. "O Consórcio estranha a decisão, visto que, durante audiência no Ministério Público, a qual o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado estava presente, ficou acordado que o Grande Recife definiria uma nova data de reunião para discussão e construção de propostas", disse o texto.


fonte> GRCT 
Matéria : Folha pe

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

CARNAVAL COMEÇA A SE VESTIR E O RECIFE A SUA MOBILIDADE VAI SE MOLDANDO


Montagem de arquibancadas muda itinerário de ônibus na Av. N. Srª. do Carmo


A Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, será interditada a partir deste sábado (16), para a instalação das arquibancadas do Carnaval 2019. A via, que durante a Folia de Momo se torna um grande corredor para o desfile de agremiações, será fechada no sentido Avenida Martins de Barros/Avenida Dantas Barreto. Por isso, o Grande Recife modifica o itinerário de cinco linhas e desativa temporariamente três paradas de ônibus.

Com a interdição de parte da Avenida Nossa Senhora do Carmo, serão desativadas as paradas de nº 180231, que atende a linha 013 – Jardim Beira Rio (Pina); nº 180235, que atende a linha 200 – Jaboatão (Parador) e nº 180236, que atende as linhas 031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem), 033 – Aeroporto e 062 – Jardim Piedade.

Estes mesmos ônibus terão seus itinerários modificados e, até o fim do Carnaval, quando a via for liberada, circulam com os seguintes desvios:

013 – Jardim Beira Rio (Pina)

Terminal de Passageiros Santa Rita (terminal provisório), Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo), Rua de São João, Rua da Concórdia...

031 – Shopping Recife (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 – Aeroporto
062 – Jardim Piedade
200 – Jaboatão (Parador)

...Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo)...

Todas estas linhas terão como opções para embarque e desembarque do usuário o Terminal de Santa Rita ou a parada provisória que será instalada na Avenida Dantas Barreto, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).
Montagem de arquibancadas muda itinerário de ônibus na Av. N. Srª. do Carmo


A Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, será interditada a partir deste domingo (17), para a instalação das arquibancadas do Carnaval 2019. A via, que durante a Folia de Momo se torna um grande corredor para o desfile de agremiações, será fechada no sentido Avenida Martins de Barros/Avenida Dantas Barreto. Por isso, o Grande Recife modifica o itinerário de cinco linhas e desativa temporariamente três paradas de ônibus.

Com a interdição de parte da Avenida Nossa Senhora do Carmo, serão desativadas as paradas de nº 180231, que atende a linha 013 – Jardim Beira Rio (Pina); nº 180235, que atende a linha 200 – Jaboatão (Parador) e nº 180236, que atende as linhas 031 – Shopping Center (Terminal Residencial Boa Viagem), 033 – Aeroporto e 062 – Jardim Piedade.

Estes mesmos ônibus terão seus itinerários modificados e, até o fim do Carnaval, quando a via for liberada, circulam com os seguintes desvios:

013 – Jardim Beira Rio (Pina)

Terminal de Passageiros Santa Rita (terminal provisório), Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo), Rua de São João, Rua da Concórdia...

031 – Shopping Recife (Terminal Residencial Boa Viagem)
033 – Aeroporto
062 – Jardim Piedade
200 – Jaboatão (Parador)

...Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (pista leste), Avenida Dantas Barreto (pista oeste), Avenida Dantas Barreto (parada provisória em frente à Igreja do Carmo)...

Todas estas linhas terão como opções para embarque e desembarque do usuário o Terminal de Santa Rita ou a parada provisória que será instalada na Avenida Dantas Barreto, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MAIS UMA QUEDA DE BRAÇO VENCIDA PELA FLTP-PE

Um conselho sem credibilidade

Publicado por Roberta Soares do Blog de Olho no trânsito especialista em mobilidade e transportes.
Fotos: Filipe Jordão/JC Imagem

É difícil discordar da percepção popular, política e técnica de que o governo do Estado não está preocupado em discutir melhorias reais para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP). E que se reúne quase que exclusivamente apenas para aprovar o aumento das passagens. Não estamos aqui afirmando que as mudanças não acontecem, nem que não haja a intenção de executá-las, mas que o gestor do sistema não gosta de discuti-las no fórum adequado. O adiamento, no início da manhã desta terça-feira (12/2) da reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), colegiado que tem autoridade para aprovar ou não as principais mudanças do setor, deu um recado claro: ela aconteceria apenas para aprovar o reajuste tarifário. E com certeza, como a expectativa nos bastidores confirmava, seria o percentual de 7,07% defendido pelo próprio governo do Estado.
Ninguém do Estado concedeu entrevista sobre as razões do adiamento. Em nota oficial, é dito: “A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) informa que, em consideração à decisão judicial que suspende a eficácia de uma eventual deliberação sobre a revisão das tarifas, a reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), marcada para hoje (12), foi suspensa. A nova data será agendada em momento oportuno”. Ou seja, não restam dúvidas de que ela aconteceria apenas para validar um aumento, que não seria o proposto pelos empresários de ônibus, de R$ 16,18%. A reunião foi adiada, mais uma vez, por decisão do juiz Djalma Andrelino, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, numa decisão cautelar dentro da ação civil pública movida pela Articulação Recife pelo Transporte, que reúne entidades da sociedade civil como a Frente de Luta Pelo Transporte Público (FLTP) e o Centro Popular De Direitos Humanos (CPDH).
O funcionamento equivocado do CSTM é lamentável para o sistema de transporte público. Perdem todos: gestores, operadores e, mais do que qualquer um, passageiros. O colegiado foi criado para ser muito mais do que um validador dos aumentos da tarifa pré-definidos anteriormente pelo governo – quem acompanha o setor sabe como a votação é feita. Não é à toa que há muitos anos passou a ser fechada, sem acesso da imprensa. Antes, os jornalistas acompanhavam todo o processo. Muita gente não sabe, mas o CSTM deveria se reunir a cada dois meses (antes, era mensalmente), o que nunca aconteceu. Por muitos anos, inclusive, era uma única reunião por ano, exatamente a que definiria o reajuste. A reportagem aguarda dados oficiais do governo com a relação de reuniões realizadas e as pautas discutidas nos últimos cinco anos. Em 2018, por exemplo, foram apenas três encontros.
Deveria discutir melhorias, cobrar mudanças e rever erros da operação. Para se ter ideia: a criação de linhas ou a eliminação delas só precisam ser validadas pelo conselho. A obrigatoriedade de refrigeração nos ônibus é outro exemplo. Ou seja, para o bem e para o mal, o sistema de transporte precisa da aprovação do CSTM. E ele se reúne uma ou três vezes no ano? Como pode?
Confira AQUI como deveria funcionar o CSTM

A composição do conselho é outro aspecto questionável, que embasou, ente outras informações, a ação civil pública movida na Justiça por entidades da sociedade civil e que resultou no cancelamento, pela segunda vez, da reunião do CSTM que validaria o aumento das passagens. São 24 conselheiros presididos por quem estiver sentado no comanda da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), antes chamada Secretária das Cidades. Atualmente quem preside o CSTM é o secretário Marcelo Bruto, responsável pelo cancelamento do encontro. A composição é a seguinte: Governo do Estado (6 representantes), Prefeitura do Recife (1), Prefeitura de Olinda (1), Assembleia Legislativa (1), Câmara de Vereadores do Recife (1), Câmara de Vereadores de Olinda (1), empresários de ônibus (1), Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU (1), Sindicato dos Rodoviários (1), Sindicato do Transporte Complementar do Recife (1), usuários do sistema (4), estudantes (2), pessoas com deficiência (1) e idosos (1). Ou seja, uma composição com mais representatividade do poder público e que historicamente fecha com o governo do Estado.
Confira AQUI a composição atual do CSTM
ENTENDA O PROCESSO
Uma coisa é certa: se a reunião do CSTM acontecer, o aumento sairá. É fato. Para sorte dos passageiros, a expectativa é de que predomine o reajuste de 7,07% defendido pelo governo do Estado, gestor do sistema de transporte. Sendo oficializado, o anel A passará de R$ 3,20 para R$ 3,45; o anel B de R$ 4,40 para R$ 4,70, e o anel G (pouco utilizado) de R$ 2,10 para R$ 2,25. Pela proposta do governo, o anel D seria extinto e as quatro linhas que hoje o utilizam passariam a integrar o anel A. </DC>Nos bastidores é praticamente certo que a proposta dos empresários de ônibus não deverá passar para felicidade dos 1,8 milhão de passageiros que utilizam o sistema diariamente. O setor, representado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), defende uma majoração de 16,18% nas tarifas. Caso fosse aprovada, a passagem do anel A subiria para R$ 3,70, do anel B iria para R$ 5,10, o anel D (hoje de R$ 4,35) chegaria a R$ 4 e o anel G passaria para R$ 2,45.
Os movimentos defendem a redução da passagem para R$ 2,90 (redução para R$ 2,70 que, com o IPCA de 2017 e 2018, subiria para R$ 2,88), de acordo com os valores do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2015 a 2018, e tendo como base o Manual de Operação do sistema, que condiciona o aumento ao imposto. Segundo a articulação, os três últimos aumentos das passagens foram acima do IPCA e faltam documentos que comprovem o desequilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Outro argumento levantado leva em consideração a Nota Técnica para Recomposição Tarifária de 2019 apresentada pelo Grande Recife, que, segundo a Articulação, não leva em consideração as receitas provenientes de publicidade nos ônibus e comércio dentro dos terminais, além de apresentar argumentos que não justifiquem o aumento, como por exemplo, a redução de passageiros e o aumento da frota. O último ponto apresentado são as eleições para conselheiros da Sociedade Civil do CSTM.
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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

LICITAÇÃO INTERMUNICIPAL CANCELADA PELA JUSTIÇA


TCE anula licitação do sistema de transporte intermunicipal de passageiros.


Do blog de Olho no trânsito
Escrito por Roberta Soares







Fotos: Guga Matos/Arquivo JC Imagem

As pessoas que precisam do sistema de transporte público no interior de Pernambuco vão continuar enfrentando as mesmas dificuldades com a pouca oferta, baixa qualidade e a invasão dos clandestinos por mais um bom tempo. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu pela definitiva anulação da licitação do Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal, realizada ainda em 2014 pelo governo de Pernambuco através da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI). Em votação na tarde desta quarta-feira, o Pleno do tribunal decidiu, por quatro votos a favor e dois contra, recomendar que o processo seja interrompido e refeito pelo Estado.

ENTENDA O ASSUNTO
Longa espera pela licitação do transporte intermunicipal em Pernambuco
Justiça suspende licitação do transporte intermunicipal de Pernambuco

Os conselheiros votaram o recurso da Empresa João Tude Transportes e Turismo LTDA – Jotude, que ficou de fora da licitação, apresentado após o resultado da auditoria especial realizada pelo tribunal, julgada regular com ressalvas ainda no início de 2017. Na votação do recurso, a escolha pela anulação de todo o trâmite, inclusive dos contratos firmados com os futuros operadores, predominou. E mais uma vez foi embasada numa auditoria minuciosa realizada pela Coordenadoria de Controle Externo do TCE, que afirmava, em resumo, que a concorrência pública que o Estado tinha homologado em 2014, via a recém-criada EPTI, era uma das maiores inconsequências jurídicas que o governo poderia assumir.


O relatório definia o processo licitatório como viciado e, por isso, sugeria a anulação dos três contratos firmados entre a EPTI e os vencedores dos três lotes. A operação de transporte em todo o interior de Pernambuco passaria de 14 para apenas três operadores: Consórcio Progresso/Logo, esta última uma nova empresa que faz parte do grupo econômico da Caruaruense, que não participou da licitação; o Consórcio 1002/Rodotur, e a Rodoviária Borborema.



No relatório final da auditoria especial produzida pelo TCE e que gerou toda a disputa judicial, o auditor Fernando Rolim afirma que os vícios no processo são tantos que impediram a competitividade e contaminaram todo o processo. Também critica o fato de a EPTI ter ignorado as alterações recomendadas pelo Tribunal ainda na época do lançamento do primeiro edital. Foram inúmeras recomendações para dar legalidade ao processo, simplesmente ignoradas pela gestão da EPTI na época.



“Meu voto foi pela anulação de toda a licitação pública. O processo tem falhas e as principais podem ser resumidas em três pontos. A modelagem levou à mitigação da competitividade e sabemos que ela é princípio que deve ser preservado nas licitações. O processo pecou nesse aspecto. Os estudos de viabilidade econômica da operação também não vieram com consistência, não convenceram. E por fim, a modelagem apresentou despesas superestimadas e receitas subdimensionadas. Ou seja, do jeito que estava, o novo sistema intermunicipal poderia custar muito caro e, no futuro, exigir um aumento da tarifa que a população do interior não suportaria”, afirmou o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo.

O maior prejudicado pela indefinição continua sendo o homem do interior, sem direito a nada ou, no máximo, a muito pouco, quando o assunto é mobilidade. No interior de Pernambuco, assim como na grande maioria dos interiores do Brasil, não ter como se deslocar é via de regra. É carimbo de nascimento. Depender do transporte coletivo é ser um excluído. A licitação do sistema, executada da forma correta, poderia mudar essa realidade, ampliar e qualificar a oferta. Por isso a urgência pelo fim da longa espera.

A reportagem procurou o governo do Estado para comentar a decisão, mas ainda não teve retorno.



Editado:Blog GRMPE por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus.






ATENÇÃO CURADO MUDANÇAS DE INTINRARIOS


Bloco de Carnaval muda o itinerário da linha 303 – Curado II/Caxangá (BR-232)


O desfile do bloco “Só vai quem é... Folião” interdita a Rua Terra Grande, no trecho entre a Estrada do Barbalho e a Rua Antônio de Oliveira, em frente à sede do Detran, na Ipuntiga. A via fica fechada das 17h às 23h, deste sábado (09), período em que o Grande Recife muda o itinerário da linha 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que passa pela localidade no sentido ponto de retorno/terminal. Confira, abaixo, o desvio:

...pista local da Rodovia BR-101, Avenida Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Avenida Caxangá...

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Fonte: GRCT via e-mail

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Linhas de ônibus mudam o ponto de parada na Avenida Guararapes

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foto: arquivo blog pesquisada na web


Algumas linhas de ônibus, que têm parada na Rua Primeiro de Março próximo à Praça da Independência, serão distribuídas entre pontos de embarque e desembarque de passageiros na Avenida Guararapes. A ação que inicia nesta quinta-feira (07), a partir das 09h, tem por objetivo melhorar o atendimento ao usuário e dar mais fluidez ao trânsito da região.

Com a mudança, as linhas 713 – Bomba do Hemetério717 – José Amarino dos Reis721 – Água Fria722 – Campina do Barreto723 – Cajueiro e 724 – Chão de Estrelas deixam de atender a parada de nº 180290 localizada na Rua Primeiro de Março, antes do cruzamento com a Avenida Dantas Barreto. Já a linha 860 – TI Xambá (Príncipe) deixa de atender a parada nº 180292 localizada na Avenida Guararapes, em frente ao Edifício Santo Albino, pois o ponto será removido.

A partir desta quinta-feira (07), os usuários passam a embarcar ou desembarcar nestas linhas na Avenida Guararapes da seguinte forma:

A parada de nº 180293, que fica em frente à financeira Help, atendia somente a linha 711 – Alto do Pascoal, passa a atender os ônibus da 722 – Campina do Barreto, 723 – Cajueiro, 724 – Chão de Estrelas e 860 – TI Xambá (Príncipe).

Já a parada de nº 180294, localizada em frente à antiga agência do Banco do Brasil e que atende as linhas 712 – Alto Santa Terezinha e 726 – Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista), passa a atender também os ônibus da 711 – Alto do Pascoal, 713 – Bomba do Hemetério, 717 – José Amarino dos Reis e 721 – Água Fria.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).