ESPECIAL HOMENAGEM A GRANDE BUSSCAR
No começo do mês, foi decretada a falência de uma das maiores fabricantes de ônibus que o Brasil já teve. A Busscar vinha em crise desde 2008, com dívidas e produção comprometida. Aqui no Maxi Ônibus Olinda você conferiu todo o desenrolar dessa situação, que culminou agora com a extinção da empresa.
Fazemos aqui uma homenagem a essa encarroçadora que sempre foi líder em inovações e tecnologia. Praticamente todas as grandes empresas pernambucanas têm ou já tiveram em seu cash ônibus produzidos pela Busscar. Neste especial, você vai conferir fotos dos principais desses ônibus que marcam ou marcaram a história do transporte do estado.
Borborema
Possuiu várias unidades do modelo Urbanus, adquirirdas no fim da década de 90. A Busscar também aparece na frota rodoviária, com algumas unidades do modelo El Buss 320. Em 2002, a empresa fez testes do récem-lançado motor VW 17-240 OT em um Urbanuss Pluss. Os antigos Diplomatas, fabricados pela antecessora da Busscar, a Nielson, também fizeram parte da Borborema.
Fazemos aqui uma homenagem a essa encarroçadora que sempre foi líder em inovações e tecnologia. Praticamente todas as grandes empresas pernambucanas têm ou já tiveram em seu cash ônibus produzidos pela Busscar. Neste especial, você vai conferir fotos dos principais desses ônibus que marcam ou marcaram a história do transporte do estado.
Borborema
Possuiu várias unidades do modelo Urbanus, adquirirdas no fim da década de 90. A Busscar também aparece na frota rodoviária, com algumas unidades do modelo El Buss 320. Em 2002, a empresa fez testes do récem-lançado motor VW 17-240 OT em um Urbanuss Pluss. Os antigos Diplomatas, fabricados pela antecessora da Busscar, a Nielson, também fizeram parte da Borborema.
Busscar Urbanus - Mercedes-Benz OF-1620 Créditos: Marcos Magalhães/Ônibus Brasil |
Busscar El Buss 320 - Mercedes-Benz OF-1620 Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo |
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-240 OT Créditos: José Augusto de Souza Oliveira/Ônibus Brasil |
Nielson Diplomata
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Caruaruense
Tradicional frotista da Busscar nos anos 90, a Caruaruense teve os modelos El Buss 360 e Vista Buss HI (1ª versão), entre outros, que operavam no serviço executivo entre Recife e Caruaru. Também passaram pela empresa o Urbanus e UrbanusS, fazendo as linhas intermunicipais de Caruaru para São Caetano e Bezerros. Em 2011, a empresa também incorpora à frota o Urbanuss Pluss.
Busscar El Buss 360 - Scania K112 CL
Créditos: Alessandro Bem Barros/Acervo
Busscar Vista Buss HI - Scania K124
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Mercedes-Benz OF-1722
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Empresa Metropolitana
Comprou muitas unidades à Busscar nos anos 90 e até meados de 2000/2001. A partir daí, passou a optar por outras carrocerias. Em 2008, ganhou 6 articulados Urbanuss Pluss vindos da irmã Rodoviária Caangá. Em 2012, comprou 2 articulados Pluss que iriam para a Guatemala.
Comprou muitas unidades à Busscar nos anos 90 e até meados de 2000/2001. A partir daí, passou a optar por outras carrocerias. Em 2008, ganhou 6 articulados Urbanuss Pluss vindos da irmã Rodoviária Caangá. Em 2012, comprou 2 articulados Pluss que iriam para a Guatemala.
Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Clebio Júnior/Ônibus Brasil
Busscar Urbanus I - Scania L113
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar UrbanusS - Mercedes-Benz OF-1417
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Itamaracá
Grande frotista da Busscar, possuiu em sua frota os principais modelos lançados pela empresa. A última aquisição se deu em 2009, com a compra de 10 Urbanuss Pluss com câmbio automático, além de mais 20 articulados do mesmo modelo.
Busscar UrbanusS - Volkswagen 17-210 OD
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Grande Recife Consórcio/Acervo
Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-210 EOD (6x2)
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Mercedes-Benz OF-1722
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Olindense
A empresa que operava as linhas municipais de Olinda tinha 100% da frota Busscar. A última compra se deu em 2006, dois anos antes da falência da transportadora.
Busscar Urbanus I - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Busscar UrbanusS - Mercedes-Benz OF-1318
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Johmo Moreno/Ônibus Brasil
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Jum Buss 360 - Scania K-310
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Panorâmico DD - Scania K-124
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Jum Buss 360 - Scania K-310
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Jum Buss 360 - Scania K-113 TL
Créditos: Auto Viação Progresso/Ônibus Brasil
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-240 OT
Créditos: José Augusto/Ônibus Brasil
Busscar El Buss 320 - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Scania S112
Créditos: Clébio Júnior/Ônibus Brasil
Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanuss Ecoss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Pedrosa
Tradicional frotista da Busscar, teve vários modelos da encarroçadora. A última compra foi em 2009, com Urbanuss Pluss usados da então récem-extinta Olindense.
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Johmo Moreno/Ônibus Brasil
Busscar Urbanus II - Ford B-1618
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-210 EOD
Créditos: Thiago Martins/Acervo
Progresso
Tradicional frotista da Busscar, possuiu vários modelos da encarroçadora catarinense entre os anos 80 e 90. As últimas unidades foram compradas à Busscar em 2009.
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Panorâmico DD - Scania K-124
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Jum Buss 360 - Scania K-310
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Jum Buss 360 - Scania K-113 TL
Créditos: Auto Viação Progresso/Ônibus Brasil
Vera Cruz/Cruzeiro
Talvez a cliente mais fiel da Busscar em Recife. Comprou numerosos lotes entre os anos 90 e 2000. A última compra se deu em 2008, com a vinda de mais de 40 carros, modelos Urbanuss Ecoss e Pluss.
Créditos: José Augusto/Ônibus Brasil
Busscar El Buss 320 - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanus II - Scania S112
Créditos: Clébio Júnior/Ônibus Brasil
Busscar Urbanus II - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar UrbanusS - Volkswagen 16-210 CO
Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo
Busscar Urbanuss Ecoss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Busscar Urbanuss Ecoss - Volkswagen 17-230 EOD
Créditos: Guto de Castro/Acervo
Nenhum comentário:
Postar um comentário