Iveco CityClass atenderá novas aplicações além do escolar

Com informações de Adamo Bazani, do blog Ponto de Ônibus.
Com preço estimado entre R$ 140 e R$ 200 mil, a Iveco apresentou o novo CityClass, microônibus produzido em parceria com a Neobus. A novidade é que agora o modelo passará a contar também com versões para fretamento e executivo/turismo.
Se até então o modelo era restrito ao transporte escolar, a partir de agora a montadora pretende expandir sua participação no mercado de microônibus e chegar a uma fatia de mercado de 25% até 2015.
Para o transporte escolar, uma nova versão também foi lançada, a qual será capaz de transportar até 36 passageiros, contra os 29 da versão atual. De acordo com Paolo Del Noce, diretor da unidade de ônibus da Iveco, uma das grandes vantagens do veículo é a relação custo benefício nos quesitos de peso e capacidade de passageiros transportados. Mesmo sendo um veículo de 7,2 toneladas, é capaz de competir no mercado de 8 toneladas. Com eixo Dana 286, o modelo ganhou 400 kg em seu peso bruto total.
A versão de fretamento poderá transportar até 25 passageiros e a versão para turismo até 19. Todos os modelos vêm de série com imobilizador, computador de bordo, tacógrafo e piloto automático. A suspensão pneumática é opcional.
O motor dos microônibus Iveco é o FPT F1C Dual Stage Euro V Common Rail de 3.0 litros, que rende 170 cavalos de potência, 450 Nm de torque, e conta com a tecnologia EGR de recirculação de gases, o que dispensa o uso do ARLA 32.
CityClass para transporte executivo e de turismo é o topo de linha dos micro-ônibus da Iveco. Materiais nobres poltronas reclináveis, janelas coladas na lateral,  porta-pacotes de luxo com luz de leitura, cortinas na área de passageiros e ar-condicionado com duto central são itens de série.  Divulgação Iveco.
CityClass para transporte executivo e de turismo é o topo de linha dos micro-ônibus da Iveco. Materiais nobres poltronas reclináveis, janelas coladas na lateral, porta-pacotes de luxo com luz de leitura, cortinas na área de passageiros e ar-condicionado com duto central são itens de série. Divulgação Iveco.
O CityClass para fretamento pode levar até 25 passageiros. Poltronas são reclináveis, vidros fumê são itens de série. Ar condicionado é opcional. Divulgação Iveco.
O CityClass para fretamento pode levar até 25 passageiros. Poltronas são reclináveis, vidros fumê são itens de série. Ar condicionado é opcional. Divulgação Iveco.
O novo CityClass Escolar agora pode atender o segmento de 8 toneladas e tem mais capacidade de passageiros. Pode transportar até 36 alunos ante os 29 das versões atuais. Divulgação Iveco.
O novo CityClass Escolar agora pode atender o segmento de 8 toneladas e tem mais capacidade de passageiros. Pode transportar até 36 alunos ante os 29 das versões atuais. Divulgação Iveco.