quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Jaboatão terá novo plano de mobilidade urbana - Previsão é de que o transporte público tenha aumento do número de linhas e demais ajustes em agosto de 2015

Novos projetos para reajustar a mobilidade de Jaboatão dos Guararapes são a promessa da Secretaria de Mobilidade do município para 2015. Diante de um cenário em que 75% do transporte público da cidade é complementar e mais de 2,5 milhões de pessoas usam o transporte público por mês, questões como a criação de novas linhas estão nos planos da Secretaria. De acordo com o secretário executivo da pasta, Werner Brito, algumas medidas já estão sendo executadas para avaliar as condições do transporte e subsidiar as mudanças previstas para o próximo ano.
“As fiscalizações no transporte público de Jaboatão existem, mas são muitos os problemas. Já existe um monitoramento feito pela Secretaria de Mobilidade, mas ainda assim é difícil manter sob controle todas as empresas de ônibus”, disse, em entrevista por telefone ao LeiaJá, o secretário, referindo-se ao acidente entre um micro-ônibus e uma carreta na tarde da última quarta (10). Segundo populares, a fatalidade teria acontecido porque os motoristas das linhas complementares dirigem em alta velocidade e não têm o devido cuidado ao volante.
Questionado a respeito da fiscalização dos veículos de transporte público, Werner Brito afirmou que as vistorias são feitas rotineiramente, mas o veículo do acidente não havia sido inspecionado na última ação. “Fizemos fiscalizações nos dias 12, 13, 14, 17 e 19 de novembro e, em nenhum desses dias, esse veículo passou por nós, mas o registro que temos desse veículo específico é de que estava tudo dentro da normalidade”, argumenta, referindo-se à certificação referente ao carro do acidente, feita em maio de 2014.
Entretanto, Brito reconheceu que o motorista envolvido no acidente não estava registrado na Secretaria de Mobilidade. “Ele tinha carteira de habilitação, mas não estava no cadastro da Secretaria”, explica. Ainda segundo o secretário, o acidente não motivou o projeto que vem sendo elaborado em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte. “O acidente aconteceu, mas não foi um motivo para o nosso projeto de rede. Já vínhamos tomando providências antes do acontecido”, explica. 
Um diagnóstico da mobilidade de Jaboatão é uma das medidas a que Brito se refere. Iniciada em outubro, a pesquisa – feita em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte – visa a analisar os horários de pico e verificar os tempos de espera pelos coletivos nas paradas de ônibus. A conclusão do levantamento está prevista para a próxima segunda (15) e o resultado será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco. “A partir do resultado, vamos contratar uma empresa que vai utilizar a pesquisa como subsídio para a elaboração do projeto do novo modelo, que deve ficar pronto em março para entrar em processo licitatório. Até agosto de 2015 esperamos já estar com o novo modelo de transporte complementar em pleno funcionamento”, finaliza.
Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário