Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco
O governo do estado vai lançar, na semana que vem, um novo cronograma para obras de mobilidade urbana paralisadas ou em ritmo lento. Todas as ações do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), lançado em 2010 pelo então governador Eduardo Campos, deveriam ter sido entregues antes da Copa do Mundo, em junho de 2014. Mas só ficou pronto o ramal da Copa, que liga Camaragibe à Arena Pernambuco.
O secretário das Cidades, André de Paula, anunciou ontem que, se tudo correr de acordo com o previsto, até o fim de 2015 a maioria das intervenções será concluída. Segundo ele, essa é uma exigência do governador Paulo Câmara (PSB), que definiu os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1.
Se antes o argumento para a morosidade era a falta de repasse de recursos do governo federal, o secretário garantiu que para essas obras não faltará dinheiro, mesmo que seja dos cofres de Pernambuco. “O governador deixou claro que recursos estaduais, apesar das dificuldades do momento, não serão entraves para a conclusão.”
O gestor falou sobre os prazos no programa Em foco, apresentado por Aldo Vilela, na Rádio Globo Recife AM 720. Ele admitiu que outras intervenções não têm previsão para começar ou serem retomadas, como a hidrovia do Capibaribe e o Plano Cicloviário.
A primeira inauguração prevista é o Túnel da Abolição no domingo. De acordo com André de Paula, o equipamento passou no teste das chuvas. Primeiramente, a via será aberta para carros. O fluxo de pedestres só será permitido em abril.
Reformas do trecho urbano da BR-101 (Jaboatão a Paulista)
Previsão de início: daqui a 40 dias
A empresa responsável é a Mendes Júnior, que no momento tem membros de sua diretoria presos por suposto envolvimento no esquema apurado pela Operação Lava Jato.
A empresa se disse impossibilitada de tocar a obra. “Eles afirmaram que não podem fazer nenhum tipo de operação com bancos público ou privados”, disse o secretário.
Já há recursos na conta do estado e será aberto uma licitação. Dentro de 15 dias deve ser realizado o pregão.
Corredor de BRT Leste/Oeste
Previsão de conclusão: novembro
O corredore tem 80% das obras concluídas pela empresa Mendes Júnior, que apesar de não conseguir realizar a obra da BR, disse que tem condições de concluir essa.
Segundo André de Paula, a saída da empresa a essa altura implicaria numa série de transtornos e, pelo menos, mais seis meses parada.
Terá 27 estações, das quais 14 foram concluídas e 12 estão em construção.
Inclui dois terminais: o da 3ª perimetral, no cruzamento da Avenida San Martin com a Caxangá; e o da 4ª Perimetral, no cruzamento da BR-101 com a Caxangá.
O Terminal da 3ª Perimetral deve ficar pronto em 15 de maio
Terminal da 4ª Perimetral: novembro
Viaduto próximo ao presídio Bom Pastor: maio
Corredor Norte e Sul de BRT
Deverá estar pronto ainda no primeiro semestre
Está sob responsabilidade da empresa Enza
O corredor inclui os terminais de Abreu e Lima e Igarassu
Terá 29 estações, sendo 12 em operação e 19 concluídas
O Terminal de Abreu e Lima deve ser concluído em maio
Estação Cruz de Rebouças: 30 de março
Estação São Francisco: abril
Estação Matias de Albuquerque: março
Obras sem previsão de término:
Ciclovia da Caxangá
Ciclovia da BR-101
Plano Diretor Cicloviário
O secretário das Cidades, André de Paula, anunciou ontem que, se tudo correr de acordo com o previsto, até o fim de 2015 a maioria das intervenções será concluída. Segundo ele, essa é uma exigência do governador Paulo Câmara (PSB), que definiu os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1.
Se antes o argumento para a morosidade era a falta de repasse de recursos do governo federal, o secretário garantiu que para essas obras não faltará dinheiro, mesmo que seja dos cofres de Pernambuco. “O governador deixou claro que recursos estaduais, apesar das dificuldades do momento, não serão entraves para a conclusão.”
O gestor falou sobre os prazos no programa Em foco, apresentado por Aldo Vilela, na Rádio Globo Recife AM 720. Ele admitiu que outras intervenções não têm previsão para começar ou serem retomadas, como a hidrovia do Capibaribe e o Plano Cicloviário.
A primeira inauguração prevista é o Túnel da Abolição no domingo. De acordo com André de Paula, o equipamento passou no teste das chuvas. Primeiramente, a via será aberta para carros. O fluxo de pedestres só será permitido em abril.
Reformas do trecho urbano da BR-101 (Jaboatão a Paulista)
Previsão de início: daqui a 40 dias
A empresa responsável é a Mendes Júnior, que no momento tem membros de sua diretoria presos por suposto envolvimento no esquema apurado pela Operação Lava Jato.
A empresa se disse impossibilitada de tocar a obra. “Eles afirmaram que não podem fazer nenhum tipo de operação com bancos público ou privados”, disse o secretário.
Já há recursos na conta do estado e será aberto uma licitação. Dentro de 15 dias deve ser realizado o pregão.
Corredor de BRT Leste/Oeste
Previsão de conclusão: novembro
O corredore tem 80% das obras concluídas pela empresa Mendes Júnior, que apesar de não conseguir realizar a obra da BR, disse que tem condições de concluir essa.
Segundo André de Paula, a saída da empresa a essa altura implicaria numa série de transtornos e, pelo menos, mais seis meses parada.
Terá 27 estações, das quais 14 foram concluídas e 12 estão em construção.
Inclui dois terminais: o da 3ª perimetral, no cruzamento da Avenida San Martin com a Caxangá; e o da 4ª Perimetral, no cruzamento da BR-101 com a Caxangá.
O Terminal da 3ª Perimetral deve ficar pronto em 15 de maio
Terminal da 4ª Perimetral: novembro
Viaduto próximo ao presídio Bom Pastor: maio
Corredor Norte e Sul de BRT
Deverá estar pronto ainda no primeiro semestre
Está sob responsabilidade da empresa Enza
O corredor inclui os terminais de Abreu e Lima e Igarassu
Terá 29 estações, sendo 12 em operação e 19 concluídas
O Terminal de Abreu e Lima deve ser concluído em maio
Estação Cruz de Rebouças: 30 de março
Estação São Francisco: abril
Estação Matias de Albuquerque: março
Obras sem previsão de término:
Ciclovia da Caxangá
Ciclovia da BR-101
Plano Diretor Cicloviário
Essas três obras foram lançadas em 2010, juntamente com os corredores
Hidrovia do Capibaribe
O sistema seria formado por dois trechos: BR-101-Centro e Centro-Tacaruna.
Os entraves são a construção de habitacionais da prefeitura, sem prazo para serem entregues, e as negociações com a Marinha, por causa da Vila Naval.
Hidrovia do Capibaribe
O sistema seria formado por dois trechos: BR-101-Centro e Centro-Tacaruna.
Os entraves são a construção de habitacionais da prefeitura, sem prazo para serem entregues, e as negociações com a Marinha, por causa da Vila Naval.
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