quinta-feira, 5 de março de 2015

Paralisação de advertência - Funcionários da empresa de ônibus Itamaracá amanhecem com paralisação.

fonte: JC Trânsito
Segundo internautas, os coletivos que passavam nas paradas estavam lotados e não paravam para o embarque de passageiros  / Foto: @NataAlmeidaS / Twitter
Segundo internautas, os coletivos que passavam nas paradas estavam lotados e não paravam para o embarque de passageirosFoto: @NataAlmeidaS / Twitter
Funcionários da empresa Itamaracá realizaram paralisação surpresa na manhã desta quinta-feira (5), pegando passageiros da Região Metropolitana do Recife desprevenidos. O protesto teria sido  realizado devido a denúncias de irregularidades na empresa.

Através do aplicativo ComuniQ, internautas informaram que desde o começo da manhã as paradas de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima estão lotadas. Alguns reclamaram da falta de avisos por parte da empresa.

A empresa atende a municípios da Região Metropolitana do Recife
A empresa atende a municípios da Região Metropolitana do RecifeFoto: Reprodução / Ônibus Brasil
De acordo com o assessor do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Genildo Pereira, os motoristas realizaram a paralisação a partir das 3h desta quinta, voltando a sair das garagens pouco antes das 6h, após uma negociação. Mais de uma hora após a suposta volta dos coletivos, os passageiros reclamavam que poucos ônibus passavam nas paradas, e aqueles que passavam não paravam, por estarem lotados.

O sindicato informou também que a medida foi tomada para chamar a atenção da empresa, que executa irregularidades como não pagar o valor salarial de cobradores aos motoristas, fazer com que os cobradores paguem pelos assaltos sofridos, trabalhar em escala de 7/1 (quando os funcionários trabalham por sete dias seguidos para folgar no oitavo), cobrar por equipamentos danificados, como molas, e errar na computação da carga horária de funcionários como operadores.

Genildo afirmou que, após reunião com representantes dos funcionários, a empresa se comprometeu a resolver os problemas apontados por eles em um prazo de 48 horas.

Outras duas paralisações de motoristas foram realizadas no mês de fevereiro: a primeira, de funcionários da empresa Vera Cruz, que atende a bairros da Zona Sul, como o Ibura, e a segunda, da empresa Transcol, que atende a bairros da Zona Norte do Recife. Os funcionários da Transcol reclamavam de ter que pagar multas de velocidade por equipamentos como velocímetros e tacógrafos quebrados. O sindicato dos rodoviários informou que os funcionários foram ressarcidos pela empresa na última quarta-feira (4). 

ITAMARACÁ - A empresa Itamaracá atende a oito municípios da Zona Norte da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. A empresa conta com uma frota de 269 veículos, realizando cerca de 2700 viagens por dia. Cerca de 200 mil passageiros foram afetados com essa paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário