sábado, 16 de maio de 2015

BRT - Primeiro dia de mudanças no Norte\ Sul e com muitos problemas, a segunda-feira vai ser decisivo, e GRTC por sua vez , sem saber como agir.

 Muitos passageiros não sabiam onde esperar o BRT e por onde o veículo iria passar / Foto: Sérgio Bernardo/JC ImagemMuitos passageiros não sabiam onde esperar o BRT e por onde o veículo iria passar
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Duas novas linhas de BRT (Bus Rapid Transit) entraram em operação no Corredor Norte/Sul neste sábado (16). Nos Terminais Integrados, muitas queixas dos passageiros. Eles não sabiam onde esperar o veículo e por onde ele iria passar. A reportagem do JC Trânsito estava no local nesta manhã e verificou problemas nos equipamentos e desorganização. Durante o fim de semana, o movimento de usúarios é menor. Somente na segunda-feira (18) será possível perceber o impacto das mudanças nos terminais.

Das novas linhas, uma sai do TI de Igarassu e a outra do TI Pelópidas Silveira. A "1946 – TI Igarassu (PCR)" e a "1976 – TI Pelópidas (PCR)" atendem a Prefeitura do Recife, passando pelo Bairro do Recife. A primeira opera com 14 veículos e 76 viagens. Os 18 ônibus da segunda realizam 178 viagens por dia.
Motorista teve duas semanas de treinamento para operar BRT
Motorista teve duas semanas de treinamento para operar BRTFoto: Mariana Campello/ JCTrânsito
No terminal de Igarassu, uma passageira critica a falta de organização no local."Faltam pessoas para nos dar informações sobre as linhas. Estou há mais de meia hora tentando pegar o BRT e não consigo. Todo mundo está perdido aqui", afirma Neide Almeida, que trabalha como auxiliar-administrativa. Ela e outros passageiros que estavam tentando encontrar o local certo da parada também reclamavam da falta de panfletagem.
Cerca de quatro pessoas com a camisa da divulgação do Grande Recife Consórcio responsáveis por dar informações sobre a frota se recusaram a falar com a imprensa. 
Quando chegou no Terminal de Igarassu, o BRT não conseguiu encaixar direito na plataforma. Ficou uma brecha entre o veículo e meio-fio, dificultando a entrada dos passageiros. Três orientadores tentavam ajudar o motorista a estacionar no lugar certo. Abel Vicente é um dos motoristas que tiveram duas semanas para aprender a conduzir o BRT. Ele dirige há 29 anos e trabalha no Grande Recife Consórcio há 12.
Maria José reclama da lentidão do coletivo
Maria José reclama da lentidão do coletivoFoto: Mariana Campello/ JCTrânsito
A costureira Maria José resolveu pegar o BRT para ir ao Centro do Recife e  acredita que o novo coletivo é mais lento que os ônibus comuns. "Achei confortável e bom, mas ele é muito devagar", disse Maria. O BRT tem capacidade de levar 46 pessoas sentadas e 113 em pé. O diferencial do BRT é exatamente a velocidade. 
No Terminal Pelópidas Silveira havia uma pessoa fazendo panfletagem sobre as mudanças na mobilidade e passando informações para as pessoas que passavam pela área. Dentro do coletivo, inaugurado hoje, já havia comerciantes informais vendendo pastilhas e pipocas para os usuários, atividade que é proibida dentro dos veículos e no terminal. A passageira Elisângela Moura, supervisora de Call Center, reprovou a organização das empresas e do atraso das obras. "Existem várias estações fechadas o que dificulta o percurso. A estação da Avenida Cruz Cabugá não está pronta e terei que descer em outra e precisarei caminhar 20 minutos para chegar ao trabalho. Eles nem divulgam a previsão para tudo estar pronto", disse Elisângela.
O BRT que saiu do TI Pelópidas estava sem sinalização para assentos de grávidas, idosos e obesos. Havia apenas adesivagem para deficientes físicos. 
Na Estação Nossa Senhora do Carmo, que também começou a operar neste sábado, os monitores da estação não funcionam e idosos fazem fila para mostrar a carteirinha e assinar o nome em uma ata antes de entrar na área de espera do BRT. O movimento se intensificou quando um coletivo chegou e várias pessoas tentavam embarcar no momento em que as portas se abriram. Na Estação Tabajara, a porta não abriu e os passageiros não conseguiram desembarcar.
Todas as quinze linhas deveriam ter sido entregues até junho de 2014, antes da Copa do Mundo, porém só duas estavam operando durante o evento, uma no Corredor Norte/Sul e outra no Corredor Leste/Oeste.  Além das linhas inauguradas hoje,  o corredor conta com as Via Livre 1915/ PE-15 (Dantas Barreto) que funciona com 12 BRTs na frota e realiza 142 viagens e a TI Pelópidas (Dantas Barreto), que possui 14 BRTs e faz 106 viagens. Esta última deixará de operar nos finais de semana e circulará de segunda a sexta, das 5h30 às 22h30, também a partir deste sábado. O investimento total da obra foi de R$ 187 milhões.
  • 1
  •  
  • 2
  •  
  • 3
  •  
  • 4
  •  
  • 5
  •  
  • 6
  •  
  • 7

Novas linhas de BRT


Crédito: Sérgio Bernardo/JC Imagem

link origina: http://noticias.ne10.uol.com.br/jc-transito/noticia/2015/05/16/com-problemas-novas-linhas-de-brt-do-corredor-nortesul-comecam-a-operar-546962.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário