Essa obra da segunda etapa da Via Metropolitana Norte deve ser entregue no final do primeiro semestre do próximo ano e beneficiará cerca de 70 mil pessoas, segundo a Secretaria de Habitação de PE.
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o governador Paulo Câmara assinaram, nesta terça-feira (27), a Autorização para Início de Objeto referente ao repasse de R$ 22,9 milhões para a construção do primeiro trecho da segunda etapa da Via Metropolitana Norte, em Olinda, no Grande Recife. Essa fase compreende a construção de duas rodovias de 1,4 km às margens do Canal do Fragoso e de um viaduto sobre a PE-15.
A previsão é de que a construção das duas vias marginais seja iniciada na segunda semana de janeiro de 2017, com entrega estimada para o fim do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o secretário de Habitação de Pernambuco, Marcos Baptista.
A previsão é de que a construção das duas vias marginais seja iniciada na segunda semana de janeiro de 2017, com entrega estimada para o fim do primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o secretário de Habitação de Pernambuco, Marcos Baptista.
A Via Metropolitana Norte integrará a PE-01 e a PE-15, nos limites entre Paulista, Olinda e Recife. Segundo a Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab), cerca de 70 mil pessoas serão beneficiadas diariamente pelas vias.
A obra, em sua totalidade, é considerada a principal solução em questões de macrodrenagem e mobilidade no município, compreendendo também o alargamento e revestimento do Canal do Fragoso, que constantemente sofre enchentes nas épocas chuvosas. Também está prevista a construção de oito pontes e 840 moradias para a população que vivia nas margens do canal, das quais 320 serão entregues no fim de 2017 e outras 520 em 2018.
“Esperamos que, até o fim do ano que vem, estejamos inaugurando as obras das vias e dos viadutos. Essa etapa vai atenuar muito o dia a dia de quem mora ou precisa passar por Olinda para chegar no Recife. Os moradores de Paulista serão alguns dos principais beneficiários, já que é preciso passar por Olinda para chegar na capital”, disse. Do revestimento e alargamento do Canal do Fragoso, a etapa ‘Fragoso II’, iniciada em 2013, faltam 40% da obra serem construídos.
De acordo com o secretário Marcos Baptista, cada via das marginais do Fragoso terá três faixas, uma delas para circulação exclusiva do transporte coletivo, além de uma ciclovia. “Indiretamente, a obra beneficia, também, o Sítio Histórico, já que muita gente evita o engarrafamento passando por lá. A manutenção será mais eficiente e a proteção ao Sítio também”, disse.
Cerca de 700 famílias foram realocadas ou indenizadas para saírem de palafitas e casas ao longo do canal. O alargamento prevê que 1.500 imóveis serão desapropriados. De acordo com o secretário estadual de Habitação, Marcos Baptista, o Canal do Fragoso deixará de ter 19 metros de largura e 12 de profundidade para 45 e 35, respectivamente. “Em dimensões, isso significa, aproximadamente, as dimensões do Rio Tietê, em São Paulo”, explicou Marcos.
Governo
O governador Paulo Câmara garantiu que Pernambuco terá condições de arcar com a contrapartida estadual para a conclusão das obras. Ao todo, a 2ª etapa das obras está orçada em R$ 171 milhões, com R$ 120 milhões federais e R$ 51 milhões dos caixas do estado. “A obra é complexa, mas bem pensada. É uma etapa pequena diante do tamanho da obra, mas, a partir daí, seguiremos, com o apoio da União. Nos preparamos para dar o aporte financeiro necessário e estamos prontos para qualquer adversidade que possa atrapalhar o prazo de entrega”, disse.
O governador Paulo Câmara garantiu que Pernambuco terá condições de arcar com a contrapartida estadual para a conclusão das obras. Ao todo, a 2ª etapa das obras está orçada em R$ 171 milhões, com R$ 120 milhões federais e R$ 51 milhões dos caixas do estado. “A obra é complexa, mas bem pensada. É uma etapa pequena diante do tamanho da obra, mas, a partir daí, seguiremos, com o apoio da União. Nos preparamos para dar o aporte financeiro necessário e estamos prontos para qualquer adversidade que possa atrapalhar o prazo de entrega”, disse.
fonte: Pagina facebook Bruno Araújo / G1 Pe
Novas Avs. margeando rios,córrego e canais,novas AVs.em áreas de várzeas dos rios significa futuras enchentes e inundações,esse povo não aprende...anotem ai,o resultado virar depois da obra pronta no período de chuvas,aguardem...ai vão colocar a culpa no rio........
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