quarta-feira, 17 de maio de 2017

Estações de BRT serão recuperadas

As estações abandonadas são alvo de pichadores e servem de abrigo para moradores de rua
Obras das seis paradas da avenida Conde da Boa Vista estavam paralisadas havia dois anos e meio. Trabalho deverá ser concluído em até cinco meses

pós dois anos e meio com obras paralisadas, as seis estações de Bus Rapid Transit (BRT) da avenida Conde da Boa Vista, no Centro da Capital, terão a construção concluída até outubro, daqui a cinco meses. É a promessa da Secretaria Estadual das Cidades (Secid), que firmou, junto com o Grande Recife Consórcio, um termo de cooperação com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) para a execução dos serviços. 

O acerto foi formalizado em publicação no Diário Oficial do Estado. Os equipamentos compõem o Corredor Leste-Oeste, que deveria ter ficado pronto até a Copa de 2014, mas teve os canteiros de obras abandonados pela construtora responsável, envolvida na Operação Lava Jato.

As estações - três no sentido subúrbio-cidade e três na direção oposta - ficam no lado direito da pista, e não no centro da avenida, como é típico dos sistemas BRT. Desde o início do projeto, era previsto que elas também não teriam embarque em nível, como as outras 15 que já funcionam em outros trechos do Leste-Oeste. As obras foram paralisadas em novembro de 2014. Nos meses seguintes, as estruturas sofreram com o abandono. Com apenas as armações à mostra e sem vigilância, os locais se transformaram em depósito de lixo e em moradia de pessoas em situação de rua. A situação só foi amenizada com a colocação de tapumes, mas as peças sofrem constantes pichações.

Ontem, já havia funcionários com uniformes da Mobibrasil, operadora do BRT no Leste-Oeste, limpando a área interna de uma das estações. Desde fevereiro, mesmo incompletas, outras duas já vêm funcionando de forma improvisada apenas para o desembarque de três linhas de BRT, das 4h30 às 12h. Quando todas forem concluídas, servirão também ao embarque ao longo de todo o dia.

Ativar os pontos corrigirá uma das distorções do Leste-Oeste que mais incomodam os usuários: os hiatos entre as áreas de parada. Depois da Estação Praça do Derby, os ônibus trafegam por toda a Conde da Boa Vista sem que se possa embarcar, já que as seis estações ainda não estão prontas. O próximo ponto em operação só fica na avenida Guararapes, a 2,3 quilômetros.

Presidente da Federação dos Usuários dos Transportes Públicos, Renilda Acioli se preocupa com o prazo anunciado. “São cinco meses até lá. Com as paralisações que já houve, ficamos meio descrentes. Estivemos na Estação Benfica, outra que teve a retomada das obras divulgada, e vimos as coisas numa velocidade diferente da que foi dita. O importante é que se conclua. Não há saída a não ser torcer para que nada pare”, diz.

Projeto
No ano passado, técnicos da Secid e do GRCT chegaram a anunciar a possibilidade de outras duas estações de BRT serem construídas na Conde da Boa Vista, desta vez, no meio da avenida e com embarque em nível. Com isso, as seis paradas que tinham obras paradas seriam concluídas, mas para servir aos ônibus convencionais. A ideia, contudo, depende de um projeto de requalificação para a via, ainda em formulação junto à Prefeitura do Recife. 


O blog GRMPE ja fez uma reportagem comentando desta, reforma e tudo indica que sera a Mobibrasil quem vai executar a obra, pois ela esta interessada em acabar com as evasões de renda no sistema Leste Oeste.
https://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/2017/05/brt-sera-inaugurado-no-mes-de-junho-3.html



texto >Folha Pe 
montagem > Jailson Silva

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