quinta-feira, 8 de outubro de 2015

BRT RECIFE - VIVE CAOS NAS SUAS VIAS E ENTÃO , ISSO É UM BRT?

Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
É com lamento que o Blog De Olho no Trânsito publica, novamente, as fotos deste post. São novos registros, agora feitos pelo fotógrafo Fernando da Hora, de um problema antigo. Os buracos pelos quais os BRTs do Corredor Norte-Sul são obrigados a passar diariamente, várias e várias vezes por dia, estão no corredor de ônibus da PE-15, o melhor exemplo de prioridade ao transporte coletivo que temos na Região Metropolitana do Recife e em todo o Estado. Aliás, que deveríamos ter porque, nesse estado, a PE-15 não é mais exemplo para nada. Quem dirá para um veículo BRT, que custa de duas a três vezes mais que um ônibus comum. E o que é mais importante: que é pago pelo passageiro.
Há quase dois meses publicamos uma reportagem sobre o primeiro ano do sistema de BRT operando pela metade e a degradação do Corredor da PE-15 foi denunciada. Só o tempo passou. O problema não.
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Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
FONTE: Blog De Olho no Trânsito com Roberta Soares
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METRO DO RECIFE CHEGOU AO SEU LIMITE DE QUALIDADE A ANOS...



A pergunta feita pelos usuários do metrô do Recife foi pintada na estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes. Não temos a resposta, só sabemos que será quando o modal, tão importante, passar a ser prioridade também para o poder público, o que não acontece hoje...
FONTE: Luiz Nogueira / Comuniq
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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CICLISMO - Metrô do Recife será liberado para transporte de bicicletas, todos os dias.



O metrô do Recife será liberado diariamente para o transporte de bicicletas, a partir das 20h30. A medida, no entanto, ainda não tem data certa para entrar em vigor o que, de acordo com a assessoria de comunicação da CBTU/ Metrorec, deve acontecer em 30 ou 40 dias.

Segundo Salvino Gomes, assessor da companhia, o prazo é necessário para que sejam criados procedimento internos padrões para garantir segurança à medida. O protocolo deve obedecer às regras já impostas para a liberação do transporte de bicicletas durante o final de semana, como o embarque exclusivo no primeiro vagão, para garantir a visibilidade ao maquinista. Há cinco anos, as bikes são bem vindas no metrô, aos sábados a partir das 13h e aos domingos, durante todo o dia.

A boa notícia começou a ser divulgada pela Ameciclo, após  se reunião com o Superintendente Regional da CBTU e membros da gerência do órgão no Recife para discutir algumas pautas relacionadas à bicicleta e à sua integração com o metrô. "Essa conquista não é só nossa, mas de todos os ciclistas que participaram das ações chamadas Invasão do Metrô, realizadas no Recife desde 2011, antes mesmo de termos uma associação de ciclistas. Nossa luta é grande, há muito a ser feito ainda, mas comemoramos muito essa pequena grande vitória", postaram representantes do grupo em sua página no Facebook.

Informações: Diário de Pernambuco
FONTE: PORTAL HISTURBANA
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terça-feira, 6 de outubro de 2015

VLT - LINHA SUL INTERROMPE AS VIAGEM POR FALTA DE SEGURANÇA NOS TRILHOS.



METROVIÁRIOS VÃO PARALISAR A OPERAÇÃO DOS VLTs NO TRECHO CAJUEIRO-CABO.
Após inspeção e constatação de falta de manutenção nos trilhos do VLT, o Presidente do Sindmetro/PE, Diogo Morais, afirmou, hoje(05), "A empresa está desconsiderando o Regulamento Geral de Operação de Trens(RGO), que determina a imediata suspensão da operação em casos de ruptura de trilhos. A situação se tornou insustentável e nós não podemos assumir as consequências por esse risco", completou o Presidente.
No sábado(03) a operação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT´s) foi interrompida entre as estações de Ponte dos Carvalhos e Cabo. O motivo foi uma denuncia que alertou os maquinistas para trilhos partidos ao longo do trecho.
As denúncias sobre falta de manutenção tem sido uma constante, o que se agravou após o abandono da obra de duplicação da via pela construtora responsável por falta de pagamento.
A diretoria do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, após contato e consulta à Promotoria de Transportes do Ministério Público Estadual, em defesa da vida dos trabalhadores e da população vai interditar a operação desses trens a partir dessa terça-feira pela manhã.





FONTE: SINDMETRO PE
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segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Comemorando 100 mil acessos em Agosto ao Blog mais visto de Pernambuco.

BRT - EM FORTALEZA TRATADO COM VIAS EXCLUSIVAS.(exemplo a ser seguir aqui em Pernambuco) será?

As operações do corredor Expresso Fortaleza


Por Fortalbus
Entenda como fazer o embarque e desembarque de forma segura nas 11 estações do novo corredor expresso de ônibus, na avenida Bezerra de Menezes. Para a viabilização do projeto, a Av. Bezerra de Menezes recebeu 8,2km de extensão de faixa exclusiva de ônibus, visando diminuir o tempo de viagem em, no mínimo, 40% para o usuário.

O corredor Expresso Fortaleza conta com faixa de uso único para ônibus com paradas em nível, nas estações junto ao canteiro central, sendo operados por ônibus articulados equipados com ar condicionados, câmbio automático e suspensão pneumática. 

A entrada e saída das estações são realizadas pelas rampas que ficam próximas dos abrigos. A sinalização orienta por onde os passageiros devem seguir. As estações possuem ainda sistemas de automação que viabilizam as portas automáticas de maneira sincronizada com a chegada e saída dos veículos.



As 11 estações do Expresso Fortaleza, utilizam um design moderno e inovador, com portas automáticas de vidro, internet wi-fi gratuita, rampas, barras de proteção, equipamentos sonoros e luminosos, piso tátil para pessoas deficientes visuais, mapa de localização em braile, painéis de informações sobre abrigos próximos, além de serem integradas ao sistema de Bicicletas compartilhadas de Fortaleza, o Bicicletar. 
As estações são divididas em duas partes: Uma plataforma elevada para embarque e desembarque para ônibus articulados é tipo pesado com portas á esquerda pertencentes as Linhas 222 e 200 que fazem parte respectivamente dos corredores Antônio Bezerra-Papicu e Antônio Bezerra-Centro.

fonte: Fortalbus 
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domingo, 4 de outubro de 2015

BRT FEIRA DE SANTANA - GOVERNO FEDERAL SUSPENDE A VERBA DA CONSTRUÇÃO DO BRT.


Denúncias de irregularidades levaram o Ministério das Cidades a suspender o repasse de dinheiro para as obras do BRT de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. O sistema está sendo financiado com dinheiro da Caixa Econômica Federal. As obras do sistema de transporte rápido de ônibus começaram há dois meses.

Serão três estações de transbordo principais e outras menores. Os ônibus vão passar por linhas exclusivas nas Avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. A prefeitura estima que cerca de 48 mil usuários serão transportados por dia e que o tempo de circulação reduza à metade. Um canteiro de obras chegou a ser montado na avenida Maria Quitéria, mas o serviço não começou ainda porque o espaço foi ocupado por manifestantes.

Desde o início, o projeto para implantação do BRT encontra dificuldades na execução. A Defensoria Pública e o Ministério Público já entraram na Justiça para tentar impedir o andamento da obra.

A prefeitura recorreu e o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu por manter o cronograma normal. Mas, em menos de um mês, o Ministério das Cidades anunciou que iria pedir a suspensão dos repasses. A justificativa seria apurar denúncias de irregularidades do projeto.

Na quarta-feira (30), a Caixa Econômica Federal informou a prefeitura que as verbas foram suspensas, atendendo a solicitação do governo federal.

Até o momento foram repassados para a prefeitura apenas R$ 120 mil dos quase R$ 90 milhões do empréstimo que a prefeitura tomou junto a Caixa. O secretário de Planejamento, Carlos Brito, disse que o MInistério das cidades não fez nenhum questionamento até o momento ao governo municipal e que a prefeitura está pronta para prestar todos os esclarecimentos.

"Nós estamos fazendo ações junto ao Ministério das Cidades para que eles possam nos esclarecer o que é que está diferente, porque o projeto foi validado, volto a repetir, de uma maneira responsável e competente pela Caixa Econômica Feral", conclui.

Liminar negada
No dia 10 de setembro deste ano, o juiz Gustavo Hungria, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de santana, negou o pedido de liminar feito pela Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual, em 14 de agosto, para suspender as obras do BRT.

Em julho, a construção parou durante nove dias, após a Justiça aceitar o argumento de que o transporte não atende às necessidades da população carente e resulta em impacto ambiental, por conta da retirada de árvores. Além de suspender as obras, a ação pedia também que fosse elaborado o plano diretor do município, a anulação do contrato entre a prefeitura e a construtora que vai fazer a obra e a cassação da licença ambiental.

Na decisão, o juiz entendeu que o assunto já tinha sido julgado favorável à prefeitura pelo Tribunal de Justiça da Bahia em outra ação movida pelos defensores públicos. Na mesma decisão, o juiz determinou que a prefeitura apresente dentro de 15 dias o plano para a retirada de árvores da Av. Getúlio Vargas. A prefeitura argumentou que cumpriu todas as normais técnicas e ambientais para a construção do BRT.

Impacto ambiental
Cerca de 110 árvores serão retiradas da Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, por conta das obras do sistema de Bus Rapid Transit (BRT), disse ao G1 o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito. A situação tem gerado uma série de protestos entre os moradores. Em 17 de agosto, um grupo se reuniu em frente à sede da prefeitura em manifestação em prol das árvores.

O secretário de Planejamento disse que o projeto de construção do BRT mantém mais de mil árvores na avenida e as que serão retiradas vão ser plantadas novamente em outros locais. O secretário afirmou que a prefeitura tem “consciência” de que age dentro da legalidade na execução das obras. Carlos Brito salientou que o projeto do BRT já foi aprovado em 2012 pelo Ministério das Cidades. A obra está orçada em cerca de R$ 90 milhões e deve gerar 1600 empregos diretor e indiretos.

Os detalhes do projeto
A obra tem previsão de investimentos na ordem de R$ 87 milhões e inauguração em janeiro de 2017. A ordem de serviço foi assinada e garantiu o primeiro tipo de transporte do tipo no estado. Salvador tem projeto parecido, mas o edital de licitação está parado desde março.

Em Feira, de acordo com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Martins, o BRT prevê a construção de três novas estações de ônibus, além das três já existentes (Norte, Sul e Centro).

Os novos espaços serão construídos no bairro da Pampalona, como também nas Avenidas Noide de Cerqueira e Ayrton Senna. Conforme o projeto, as três estações serão interligadas por meio de dois corredores: João Durval, com 4,8 quilômetros de extensão, e o Getúlio Vargas, com 4,45 quilômetros. Também estão previstas as implementações de outras cinco estações de ônibus menores ao longo da Avenida Getúlio Vargas.

Ao todo, estão previstos 20 ônibus especiais com acessibilidade para pessoas com deficiência, GPS, ar-condicionado e capacidade para atender até 100 passageiros, por viagem. A perspectiva é que sejam atendidas cerca de 48 mil usuários por dia.

Informações: G1 BA, com informações da TV Subaé
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sábado, 3 de outubro de 2015

VLT RECIFE -TRAGEDIA NO VLT EVITADA POR MORADOR ANÔNIMO DAS PROXIMIDADES, QUE FEZ SINAL PRO MAQUINISTA PARAR.


Trilho partido na via do VLT em Pontezinha. Não houve uma tragédia porque um anônimo fez sinal para o maquinista alertando-o para parar antes. Hoje pela manhã. Operação suspensa neste momento.


FONTE:DIOGO MORAES
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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

RODOVIÁRIOS PROTESTA NESTA MANHÃ DE QUINTA 01/10/15 E FECHA POR 1 HORA O TI XAMBÁ, E AGORA JÁ VOLTOU AO NORMAL.


Pneus de três ônibus foram furados no início da manhã, na Avenida Presidente Kennedy, próximo ao Terminal Integrado de Xambá. Depois disso, no entanto, movimentação ficou normal. O problema é que a rotina é de filas, empurra-empurra e uma espera quase sem fim pelos coletivos.




FONTE:JC TRANSITO
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Paralisação dos Rodoviários não acontece e ÔNIBUS circula até o momento normal na Região metropolitana do Recife.


O BRT NORTE/SUL E LESTE /OESTE ESTA CIRCULANDO NORMALMENTE.


AS DEMAIS LINHAS CIRCULA NORMAL, E ATÉ O MOMENTO NENHUM INDICIO DE PARALISAÇÃO.
ESTAMOS ACOMPANHANDO , E MAIS NOTICIAIS DURANTE O DIA, AGUARDEM...

FONTE: BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE

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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PARALISAÇÃO A VISTA NO RECIFE, DEVE ACONTECER E MAIS NOTICIAS LOGO CEDO AQUI NO BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE, AGUARDEM...A Região Metropolitana do Recife pode ficar novamente sem ônibus nesta quinta-feira (1º). A Associação dos Amigos Rodoviários, uma oposição ao sindicato que representa a categoria, prometeu fazer mais dois protestos nas garagens e nos principais terminais, o primeiro das 5h às 9h e o segundo das 14h às 18h. Os manifestantes pedem mais agilidade no julgamento do dissídio coletivo da categoria, que será feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Além disso, reivindicam a suspensão da liminar que reduziu o reajuste salarial recebido pelos motoristas e cobradores em julho, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O aumento concedido após dois dias de greve havia sido de 12% nos salários, mais 59,57% no vale-alimentação. Porém o TST decidiu reajustar os dois pagamentos em apenas 9% poucos dias depois, após um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que alegou não ter como arcar com os novos custos. A Associação dos Amigos Rodoviários distribuiu, nesta quarta-feira (30), um panfleto informando aos passageiros do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, no Grande Recife, sobre a paralisação (veja abaixo). "Nosso único objetivo é forçar o julgamento do dissídio, é fazer com que os órgãos (além do Sindicato dos Rodoviários, Urbana-PE, Ministério Público de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes) percebam a nossa situação. Somos uma categoria essencial e eles nos tratam como se não tivessem nada a ver", reclama o líder do grupo, Magno Rodrigues, que assina o informativo. Esse protesto é mais um que reflete a briga política entre a atual presidência do sindicato e os três principais grupos de oposição. A parte liderada pelo ex-rodoviário Aldo Lima parou ônibus no fim da manhã dessa terça (29) na Avenida Guararapes, na área central do Recife. Aldo afirmou que, apesar de não ter organizado o protesto desta quinta, vai contribuir com a paralisação. O objetivo é não deixar os ônibus saírem das garagens das empresas pela manhã. À tarde, a paralisação seria nos terminais da Estação Central, do Barro, na Zona Oeste, e da Macaxeira, na Zona Norte do Recife; além de PE-15 e Xambá, em Olinda; e Pelópidas, em Paulista. O Sindicato dos Rodoviários afirmou que não apoiará a manifestação. O presidente da entidade, Benilson Custódio, está em Brasília para uma reunião no TST, realizada na tarde desta quarta-feira (30). O presidente do tribunal, Antonio José de Barros Levenhagen, garantiu que o efeito suspensivo do reajuste salarial, vai ser votado no dia 19. O julgamento do dissídio coletivo ainda não foi marcado. O Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que uma equipe de operação vai às garagens para acompanhar a movimentação. Se o grupo impedir a saída dos ônibus, será feito um relatório para informar ao Ministério Público de Pernambuco. Em nota, o Urbana-PE afirmou que "o ato é um desrespeito não apenas aos usuários do serviço, mas a toda a população." O texto diz ainda que "adotará as providências necessárias para que novas interrupções não sejam realizadas."

A Região Metropolitana do Recife pode ficar novamente sem ônibus nesta quinta-feira (1º). A Associação dos Amigos Rodoviários, uma oposição ao sindicato que representa a categoria, prometeu fazer mais dois protestos nas garagens e nos principais terminais, o primeiro das 5h às 9h e o segundo das 14h às 18h.
Os manifestantes pedem mais agilidade no julgamento do dissídio coletivo da categoria, que será feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Além disso, reivindicam a suspensão da liminar que reduziu o reajuste salarial recebido pelos motoristas e cobradores em julho, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
O aumento concedido após dois dias de greve havia sido de 12% nos salários, mais 59,57% no vale-alimentação. Porém o TST decidiu reajustar os dois pagamentos em apenas 9% poucos dias depois, após um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que alegou não ter como arcar com os novos custos.
A Associação dos Amigos Rodoviários distribuiu, nesta quarta-feira (30), um panfleto informando aos passageiros do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, no Grande Recife, sobre a paralisação (veja abaixo). "Nosso único objetivo é forçar o julgamento do dissídio, é fazer com que os órgãos (além do Sindicato dos Rodoviários, Urbana-PE, Ministério Público de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes) percebam a nossa situação. Somos uma categoria essencial e eles nos tratam como se não tivessem nada a ver", reclama o líder do grupo, Magno Rodrigues, que assina o informativo.
Esse protesto é mais um que reflete a briga política entre a atual presidência do sindicato e os três principais grupos de oposição. A parte liderada pelo ex-rodoviário Aldo Lima parou ônibus no fim da manhã dessa terça (29) na Avenida Guararapes, na área central do Recife. Aldo afirmou que, apesar de não ter organizado o protesto desta quinta, vai contribuir com a paralisação.
O objetivo é não deixar os ônibus saírem das garagens das empresas pela manhã. À tarde, a paralisação seria nos terminais da Estação Central, do Barro, na Zona Oeste, e da Macaxeira, na Zona Norte do Recife; além de PE-15 e Xambá, em Olinda; e Pelópidas, em Paulista.
O Sindicato dos Rodoviários afirmou que não apoiará a manifestação. O presidente da entidade, Benilson Custódio, está em Brasília para uma reunião no TST, realizada na tarde desta quarta-feira (30). O presidente do tribunal, Antonio José de Barros Levenhagen, garantiu que o efeito suspensivo do reajuste salarial, vai ser votado no dia 19. O julgamento do dissídio coletivo ainda não foi marcado.
O Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que uma equipe de operação vai às garagens para acompanhar a movimentação. Se o grupo impedir a saída dos ônibus, será feito um relatório para informar ao Ministério Público de Pernambuco.
Em nota, o Urbana-PE afirmou que "o ato é um desrespeito não apenas aos usuários do serviço, mas a toda a população." O texto diz ainda que "adotará as providências necessárias para que novas interrupções não sejam realizadas."
A Região Metropolitana do Recife pode ficar novamente sem ônibus nesta quinta-feira (1º). A Associação dos Amigos Rodoviários, uma oposição ao sindicato que representa a categoria, prometeu fazer mais dois protestos nas garagens e nos principais terminais, o primeiro das 5h às 9h e o segundo das 14h às 18h.
Os manifestantes pedem mais agilidade no julgamento do dissídio coletivo da categoria, que será feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Além disso, reivindicam a suspensão da liminar que reduziu o reajuste salarial recebido pelos motoristas e cobradores em julho, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
O aumento concedido após dois dias de greve havia sido de 12% nos salários, mais 59,57% no vale-alimentação. Porém o TST decidiu reajustar os dois pagamentos em apenas 9% poucos dias depois, após um pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que alegou não ter como arcar com os novos custos.
A Associação dos Amigos Rodoviários distribuiu, nesta quarta-feira (30), um panfleto informando aos passageiros do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, no Grande Recife, sobre a paralisação (veja abaixo). "Nosso único objetivo é forçar o julgamento do dissídio, é fazer com que os órgãos (além do Sindicato dos Rodoviários, Urbana-PE, Ministério Público de Pernambuco e Grande Recife Consórcio de Transportes) percebam a nossa situação. Somos uma categoria essencial e eles nos tratam como se não tivessem nada a ver", reclama o líder do grupo, Magno Rodrigues, que assina o informativo.
Esse protesto é mais um que reflete a briga política entre a atual presidência do sindicato e os três principais grupos de oposição. A parte liderada pelo ex-rodoviário Aldo Lima parou ônibus no fim da manhã dessa terça (29) na Avenida Guararapes, na área central do Recife. Aldo afirmou que, apesar de não ter organizado o protesto desta quinta, vai contribuir com a paralisação.
O objetivo é não deixar os ônibus saírem das garagens das empresas pela manhã. À tarde, a paralisação seria nos terminais da Estação Central, do Barro, na Zona Oeste, e da Macaxeira, na Zona Norte do Recife; além de PE-15 e Xambá, em Olinda; e Pelópidas, em Paulista.
O Sindicato dos Rodoviários afirmou que não apoiará a manifestação. O presidente da entidade, Benilson Custódio, está em Brasília para uma reunião no TST, realizada na tarde desta quarta-feira (30). O presidente do tribunal, Antonio José de Barros Levenhagen, garantiu que o efeito suspensivo do reajuste salarial, vai ser votado no dia 19. O julgamento do dissídio coletivo ainda não foi marcado.
O Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou que uma equipe de operação vai às garagens para acompanhar a movimentação. Se o grupo impedir a saída dos ônibus, será feito um relatório para informar ao Ministério Público de Pernambuco.
Em nota, o Urbana-PE afirmou que "o ato é um desrespeito não apenas aos usuários do serviço, mas a toda a população." O texto diz ainda que "adotará as providências necessárias para que novas interrupções não sejam realizadas."
FONTE: JC TRANSITO- OPOSIÇÃO DOS AMIGOS RODOVIÁRIOS.
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BRT - MERCEDES DESENVOLVE MOTOR GERADOR PARA ELETRA, NOVIDADE EM CARRO HIBRIDO.

A Mercedes desenvolveu para a Eletra um motor-gerador de seis cilindros para aplicação no chassi superarticulado O 500 UDA de 23 metros, com quarto eixo direcional. Chamado de Dual Bus e com tecnologia Eletra, o veículo é considerado híbrido. Quando utiliza apenas as baterias, a versão é um elétrico puro. 

Também pode ser usado como trólebus, operando em áreas com rede aérea quando necessário. O modelo híbrido reduz significativamente a emissão de poluentes, que chega a zero na operação com o motor-gerador desligado. 

“A escolha pelo superarticulado O 500 UDA proporciona maior facilidade de operação, aspecto importante nas estações e terminais de passageiros”, afirma Curt Axthelm, gerente sênior de marketing de produto da Mercedes-Benz do Brasil. 

O Dual Bus está no 11º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que ocorre até 26 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. O chassi superarticulado é utilizado nos principais corredores de ônibus do Brasil e já teve mais de 900 unidades vendidas. Na cidade de São Paulo ele se torna cada vez mais comum desde que começou a circular, no primeiro semestre de 2013. Pelo comprimento e capacidade de passageiros (quase 60 sentados e mais de 100 em pé), vem tomando espaço dos biarticulados.

Informações: Automotive Business

terça-feira, 29 de setembro de 2015

SUCATEADO O METRO DO RECIFE - SE ARRASTA E Problema mecânico interrompe viagem de passageiros na linha Sul do Metrô

Do JC Trânsito
Passageiros reclamaram do atraso nas viagens / Foto: Dinaldo Neto via ComuniQ
Passageiros reclamaram do atraso nas viagensFoto: Dinaldo Neto via ComuniQ
Um problema mecânico em um dos trens da linha Sul do metrô do Recife interrompeu a viagem de passageiros na manhã desta terça-feira (29).
O trem seguia com destino à estação Cajueiro Seco e apresentou problemas logo no início da viagem, ficando parado na estação Joana Bezerra por cerca de 15 minutos. Todos os usuários precisaram descer na estação e esperar o trem seguinte para seguir a viagem.
Pelo aplicativo ComuniQ, passageiros relataram que o tempo de espera pelo outro trem foi de cerca de meia hora.
O problema aconteceu por volta das 7h e a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) informou que a operação já estava normalizada cerca de 15 minutos depois. 
FONTE: JC TRANSITO.
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A FARSA DA AV AGAMENON MAGALHÃES - GOVERNO NAS ELEIÇÕES PROMETEM, PRA GANHAR E DEPOIS A REALIDADE , É BEM DIFERENTE...ABRA O OLHO ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES FAÇA SEU VOTO VALER A PENA.


O ramal do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da Avenida Agamenon Magalhães corre risco de não sair do papel. Após vários prazos vencidos para o início das obras, o projeto está sendo avaliado pelo governo do estado, que vai decidir se o trecho é prioritário no atual momento. Embora ainda não tenha descartado oficialmente a implantação do BRT na artéria, a Secretaria de Cidades já não trabalha mais com prazos e diz que não sabe se a pauta vai entrar nos planos do estado.
Diante da falta de perspectivas para o projeto, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estuda implantar uma Faixa Azul na Agamenon Magalhães, com o objetivo de melhorar o fluxo do transporte coletivo no corredor. A velocidade média da via, em horários de pico, é de 17km/h.

“Houve a contratação de empresa para a implantação do Ramal Agamenon Magalhães, mas a companhia não tem interesse em continuar. Está ocorrendo processo de distrato contratual”, informou, através de nota, a assessoria da Secretaria das Cidades de Pernambuco.
Segundo o gerente de Mobilidade da pasta, Gustavo Gurgel, há um termo de compromisso entre a secretaria e a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 120 milhões, para a realização das obras. Ele acrescenta que o grau de prioridade do serviço será uma avaliação administrativa que não se deve à falta de recursos. No inicío do ano, contudo, a pasta justificou que as obras, previstas inicialmente para serem entregues antes da Copa do Mundo, estavam atrasadas porque a verba do governo federal não havia sido liberada.
Análises
Por causa da intenção de implantar o ramal, a via ficou de fora das prioridades da CTTU para a Faixa Azul, sistema de faixas exclusivas para ônibus e táxis com passageiros que deve abranger 60km até o fim de 2016. “A possibilidade de implantar uma Faixa Azul na avenida não está descartada, mas depende dos resultados de uma série de análises técnicas e simulações de engenharia de tráfego, que indiquem a viabilidade de garantir um aumento considerável na velocidade dos transportes coletivos que circulam no local”, ponderou a CTTU, por nota. O órgão afirmou que os estudos serão realizados.

Solução eficaz para os ônibus
O consultor em transporte público Germano Travassos comenta que os ônibus ocupam apenas 30% da Agamenon Magalhães atualmente, e, com as faixas exclusivas, o uso do espaço viário pelo transporte coletivo poderia até 20 vezes mais eficiente.
“A Faixa Azul é uma alternativa barata e simples de melhorar a mobilidade, que deve ser prioritária para as pessoas e não para os veículos. O espaço viário é finito”, opina Travassos. Na Avenida Mascarenhas de Morais, por exemplo, onde os congestionamentos são constantes, foi possível aumentar a velocidade média de 21 km/h para 35,42 km/h.
O consultor disse, no entanto,  que no caso da Agamenon Magalhães, a solução da faixa azul para acomodar os veículos BRT do corredor Norte/Sul é totalmente inadequada, pois compromete os conceitos da operação dos sistemas BRT, e inviabiliza o uso daquela via perimetral na rede estrutural de transporte público da RMR e, em especial, do Recife.
O Ramal de BRT da Agamenon Magalhães faria parte do Corredor Norte/Sul, que liga Igarassu ao Centro do Recife. A proposta era de que o corredor, quando chegasse na altura do Shopping Tacaruna, se bifurcasse. Um outro ramal, que passa pela Avenida Cruz Cabugá até a Avenida Guararapes, está quase concluído. No caso da Agamenon, o corredor se integraria ao Terminal de Joana Bezerra.
FONTE: DP
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sábado, 26 de setembro de 2015

CALOTE DO GRANDE RECIFE CONSÓRCIO DE TRANSPORTE COM A CBTU

                           


O débito do consórcio Grande Recife com a CBTU já é de quase 42 milhões de reais. Desde setembro de 2014 o Consórcio não repassa para a CBTU os recursos oriundos ao pagamento de tarifa através do sistema de bilhetagem eletrônica no sistema metroferroviário. A CBTU já entrou na justiça contra o consórcio, que argumenta não pagar devido a Urbana não está repassando o dinheiro para o Grande Recife.
A Urbana gerencia e recolhe os recursos da bilhetagem eletrônica.
O contrato da CBTU é com o Grande Recife Consórcio de Transporte e não com a Urbana.
Calote do Governo do Estado de Pernambuco.


fonte: Diogo Moraes

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MOBILIDADE - Transporte Entrega dos TIs de Joana Bezerra e Prazeres é adiada mais uma vez

Estrutura do prédio de Joana Bezerra está pronta / Foto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Estrutura do prédio de Joana Bezerra está prontaFoto: Amanda Miranda/JC Trânsito
Prometida para este mês, a entrega dos terminais integrados de Joana Bezerra, na área central do Recife, e de Prazeres, na Região Metropolitana, foi adiada mais uma vez. De acordo com a Secretaria das Cidades, os dois agora devem ser inaugurados até o fim de outubro.
Em nota enviada ao JC Trânsito, a assessoria do órgão afirmou que o prédio de Joana Bezerra foi concluído. Porém, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) ainda não fez a concretagem dos acessos ao TI, o que está previsto para o próximo mês. 

A obra começou em 2011 - mas as promessas são de mais de dez anos. A Secretaria das Cidades alega que os atrasos foram pela escassez de recursos e por causa da necessidade de readequações de projetos.

O custo para erguer o novo terminal de Joana Bezerra foi de R$ 9,4 milhões. Quando estiver pronto, o vai beneficiar 67 mil passageiros por dia, em 14 linhas de ônibus, enquanto atualmente são 40 mil usuários em dez linhas. O TI recebe críticas diárias sobre desorganização e insegurança.

O último atraso em Prazeres, de um mês para cá, foi nos serviços terceirizados, como impermeabilização na caixa d'água e colocação de granito e de esquadrias, além do projeto paisagístico. A obra está atrasada em cerca de dois anos e, apesar de a secretaria prever a inauguração ainda para setembro, já era previsto esse adiamento.

Quando Prazeres estiver pronto, sete linhas de ônibus vão atender 25 mil passageiros por dia. Hoje, a "integração" com o metrô está só nas placas afixadas na estação de mesmo nome e em alguns trens, prestando um desserviço à população. O investimento total no TI foi de R$ 3,8 milhões.

ZONA OESTE - 
Está em andamento desde 2012 a obra no TI Santa Luzia, na Zona Oeste da capital pernambucana. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) solicitou alguns ajustes após a conclusão do projeto e o processo licitatório para a contratação de empresa que vai fazer o serviço está em fase final. O TI atenderá 17 mil pessoas diariamente, em oito linhas de ônibus, quando estiver pronto.
FONTE:JC TRANSITO
ACESSE:


SAMBA RECIFE - GRANDE RECIFE REFORÇA LINHAS QUE ATENDEM AO CENTRO DE CONVENÇÕES NO SAMBA RECIFE



O Samba Recife é o maior festival de samba do Brasil. O evento acontece esse final de semana, nos dias 26 e 27 de setembro, na área externa do Centro de Convenções, em Olinda, e contará com diversas atrações musicais de todo o país.

Para auxiliar o público que pretende curtir os shows, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou o número de viagens de uma linha convencional e cinco linhas bacuraus, que atendem ao local do evento. Ao todo, 6 linhas realizarão, juntas, nos dois dias do evento, 142 viagens. Ou seja, 28 viagens a mais que a programação normal dos fins de semana.

Confira abaixo, as linhas que atenderão ao Centro de Convenções:
1985 – Rio Doce (Bacurau)
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1928 – Maranguape II (Bacurau)
643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)
043 – Aeroporto/Tacaruna
 FONTE: SITE GRCT
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BRT - ESTAÇÃO ABREU E LIMA INICIA OPERAÇÃO NO CORREDOR NORTE/SUL



O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais uma estação para embarque e desembarque, a partir desta segunda-feira (28). A estação Abreu e Lima está localizada na Rodovia PE-15, no município de Abreu e Lima, próximo ao Hospital Miguel Arraes. O novo ponto de embarque atenderá aos usuários da linha 1946 – TI Igarassu (PCR), que opera de domingo a domingo, das 4h10 às 21h30. 

Com a novidade, o Corredor Norte/Sul passará a contar com 23 estações, são elas: Abreu e Lima, José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife, Forte do Brum. 
FONTE: GRCT SITE
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BOMBA JÁ ANUNCIADA DE UM GOVERNO SEM EXPRESSÃO E SEM COMPROMISSOS COM AS PAUTAS DE CAMPANHAS, ESSE GOVERNO MUDO E SEM AÇÃO DO GOVERNADOR PAULO CAMARÁ.

MOBILIDADE

Estado desiste de implantar corredor de BRT na rodovia BR-101

Projeto foi engavetado por falta de recursos e não há prazo para ser retomado. Em outras palavras: nada de pista exclusiva para o transporte coletivo

As condições de trafegabilidade da rodovia são as piores possíveis. Obra atrasou por causa do projeto do BRT / Alexandre Gondim/JC Imagem

As condições de trafegabilidade da rodovia são as piores possíveis. Obra atrasou por causa do projeto do BRT

Alexandre Gondim/JC Imagem

A crise e a falta de perspectiva econômica do País travaram mais uma das inúmeras obras de mobilidade anunciadas com pompa pelo governo de Pernambuco, ainda na gestão do falecido ex-governador Eduardo Campos. Dessa vez a vítima é o corredor exclusivo de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para ser construído na BR-101. Nada saiu do papel desde que foi anunciado, ainda no início de 2013, e agora a Secretaria das Cidades avisa: o projeto está engavetado, sem prazo para voltar a ser discutido. Por enquanto, a rodovia federal terá apenas a operação tapa-buraco e, só no futuro, será feita a restauração completa. Mas nada de transporte público de qualidade.
O Corredor de BRT seria implantado nos 30,6 quilômetros do contorno urbano que a BR-101 faz da Região Metropolitana do Recife. Ligaria o Terminal Integrado de Abreu e Lima, no extremo norte, ao TI de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no extremo sul. Na época, foi anunciado como um mega projeto pelo governo. Somente a implantação do corredor exclusivo de BRT custaria R$ 550 milhões. Todo o projeto da BR-101, incluindo a restauração do contorno e as obras d’arte, como são chamadas as pontes, viadutos e elevados, tinham custo superior a R$ 800 milhões.
Seriam construídas 39 estações de BRT e até um elevado exclusivo para os ônibus entre a Avenida Caxangá e a BR-232, exatamente no trecho de maior movimento da BR-101. A previsão era atender 150 mil passageiros. Hoje, as 13 linhas que circulam na rodovia – a quarta perimetral do Recife e de extrema importância operacional para o SEI (Sistema Estrutural Integrado) – transportam 120 mil pessoas por dia, mas em péssimas condições e sem qualquer conforto.
“Infelizmente tivemos que desistir do projeto. A implantação do corredor de BRT estava dividida em três segmentos de dez quilômetros cada e conseguimos assinar um termo de compromisso para receber R$ 132 milhões do governo federal apenas para o primeiro. Não para os outros. Diante do cenário nacional atual, decidimos que o corredor não é prioridade. Que não devemos tentar iniciar um novo projeto tendo outros pendentes. Temos que terminar o que está em obras. Esse é nosso compromisso”, explicou o gerente-geral de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel.
Não pesou apenas a dificuldade financeira do governo estadual, que assinou decreto de contigenciamento para reduzir em 25% as despesas administrativas, mas principalmente a instabilidade econômica da União. “Não dá para, no momento atual, apostar em uma obra que dependa de recursos federais. É muito risco de descontinuidade. Também não dispomos, agora, de recursos para a contrapartida que o Estado teria que dar. Por isso decidimos que iremos fazer a recuperação emergencial da BR-101 e, futuramente, apenas a restauração da pista”, reforçou Gurgel. Dos R$ 182 milhões previstos para a restauração da rodovia, R$ 120 milhões já estão à disposição da Secretaria das Cidades.
FONTE: JC CADERNO CIDADES
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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

FAIXA AZUL - MESMO COM CÂMERAS A FALTA DE RESPEITO JÁ MULTOU MAIS DE 1.400 PESSOAS NOS CORREDORES.


Apesar do ganho de velocidade dos ônibus com a fiscalização eletrônica na Faixa Azul da Imbiribeira (36%) e do Pina (47%), ambas na Zona Sul, motoristas recifenses ainda não aprenderam a respeitar o transporte público. Um mês após a instalação de 25 câmeras de monitoramento nos dois corredores, 1.420 multas foram aplicadas pelos equipamentos, conforme dados da Companhia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU). Isso representa uma média de 44 notificações ao dia em menos de 15 quilômetros de vias exclusivas.

Para se ter uma ideia melhor do que os números representam, em 2014 foram aplicadas 3,5 mil multas manuais em todos os corredores exclusivos, média de 9,5 ao dia. O valor da multa, contudo, não era o mesmo. Desde o dia 31 de julho, com mudanças em alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), invadir corredor exclusivo deixou de ser infração leve (de R$ 53 e três pontos na carteira) para se tornar gravíssima (R$ 191 e sete pontos).

Se todos pagassem a multa integralmente e sem recorrer, a quantidade representaria uma arrecadação de R$ 271,22 mil. Mas a CTTU explica que o cálculo é diferente. “Há um percentual de pessoas que recorrem, outro que não paga, e há aquelas pessoas que pagam antecipadamente e têm desconto de 20%”, explica a presidente do órgão, Taciana Ferreira. “Além disso, existe o custo de processamento da multa que vai para o Detran (nesse caso é de R$ 42 ) e 5% para o Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito). Por isso, chegar ao valor arrecadado não é tão simples”.

Conforme a CTTU, os recursos são aplicados em educação, fiscalização, sinalização e gestão do trânsito. Para a multa ser validada, veículos precisam ser flagrados por duas câmeras, pois podem acessar a Faixa Azul para entrar à direita.

A implantação dos corredores exclusivos e das câmeras de monitoramento é lenta. Hoje são apenas 22,9 quilômetros de Faixa Azul, sendo 14 nos dois sentidos da Avenida Mascarenhas de Moraes, 5,8 quilômetros na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira/Herculano Bandeira, 1,5 quilômetro na Rua Real da Torre e 1,6 quilômetro na Rua Cosme Viana. 

Somando com o corredor da Avenida Sul, são 29,5 quilômetros de vias exclusivas para transporte público. A promessa era de 60 quilômetros até o final de 2014. Segundo a prefeitura, faltam recursos. A próxima Faixa Azul será implantada na Avenida Recife, Zona Sul, até o início de 2016. O próximo corredor a ter monitoramento é a Rua Real da Torre, que deveria ter sido inaugurado já com o serviço.

Informações: Jornal do Comércio

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