Resume-se em desordem e despreparo de funcionários e de desorganização da Urbana Pe e o consorcio Grande Recife, diferente dos anos anteriores, onde as empresas Globo, Pedrosa e Transcol( hoje Cons. Capibaribe). Recebia o apoio da SJT ,que este ano foi resolvido não solicitar os articulados da SJT, mas o Blog sabendo disso, foi até ao TI Macaxeira e escondido filmou algumas, situações de Caos que foi a tarde , deste dia 08/12/15. Desculpem pelas imagens, um pouco ruins , pois tive que filmar escondido,e mesmo assim fui abordado pelo Srº Napoleão que identificado com cracha e farda, mim abordou e perguntou se eu estava filmando e pediu pra apresentar a autorização.Mesmo assim filmei com o meu cell e fui logo, postando no Canal deste Blog.
filas gigantes e pateo cheios de ônibus.
Frota nova do consorcio Grande Recife, carros de boa qualidade com ar, vidros e travas eletricas,modelo Uno WAY 1.4 EVO completo, com airbarg e ABS e EBD, custa e Ônibus cheios e o Usuário no calor, do seu dia- a - Dia.
Assista logo abaixo :
fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco com Jailson Silva.(texto e vídeos)
LINHA 216 – TI BARRO/TI CAJUEIRO SECO PASSA A OPERAR MAIS CEDO
A linha 216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco terá a primeira viagem antecipada das 5h para às 4h30, a partir desta quarta-feira(9). A ação foi realizada pelo Grande Recife para atender a solicitação dos usuários.
É importante lembrar aos usuários que a medida será apenas para os dias úteis. Para mais informações, dúvidas e/ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
Sistema deixaria de funcionar às 13h do sábado e voltaria apenas na segunda-feira
Sábados e domingos sem metrô na Região Metropolitana. O que parece impensável para qualquer sistema de transporte de massa pode acontecer já no próximo ano, como mais um dos efeitos da crise que assola o País. A redução do atendimento pode estar entre medidas drásticas que virão a ser tomadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) mediante uma previsão de corte no orçamento, que pode chegar a 10%. Ainda não está claro o impacto da perda de R$ 1,6 bilhão sofrida pelo Ministério das Cidades, como anunciado na semana passada pelo Governo Federal. Enquanto isso, outros setores da empresa já vêm sendo afetados. Ontem, funcionários terceirizados paralisaram os serviços por falta de pagamento.
As mudanças no atendimento estariam sendo cogitadas para reduzir gastos. O sistema deixaria de funcionar às 13h do sábado, quando há uma média de 140 mil usuários, e durante todo o domingo, dia em que cerca de 100 mil pessoas são atendidas. Nos dias úteis, quando há o transporte de 400 mil passageiros, o serviço não seria afetado. O assunto já vem sendo tratado em reuniões com o Ministério Público Estadual. Nesta semana, o Sindicato dos Metroviários pretende alertar a população sobre a possibilidade. “Fomos a Brasília e é preocupante. O Ministério ao qual a empresa é vinculada foi um dos mais afetados e não há indicativo de reverter os efeitos disso”, diz o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.
Os anos anteriores à Copa do Mundo foram de investimentos. Além da conclusão da Linha Sul, 15 novos trens foram adquiridos, a um custo total de R$ 196 milhões. Mas, após o mundial, houve um corte de 20%, conforme a própria CBTU. Era questão de tempo para os problemas aparecerem. A contratação de mais funcionários por meio do concurso de 2014, inclusive de profissionais de segurança, foi comprometida, além da manutenção. “Temos peças sendo aproveitadas de trens novos que estão parados”, critica Morais. “Não sabemos até onde vai chegar. Reduzindo o atendimento e com falhas constantes, o sistema pode perder importância. E como fica a demanda rodoviária, que funciona integrada?”, indaga o representante.
A presidente da Federação dos Usuários dos Transportes Públicos, Renilda Acioli, também expressa preocupação. “Sabemos da posição da superintendência no Recife, que vem perdendo recursos. É um problema a se resolver na sede, no Rio, mas o usuário não pode pagar essa conta”, declara Renilda.
Em nota, a CBTU garantiu que “não há ainda qualquer definição sobre a paralisação nos sábados e domingos em 2016”, mas que “há a previsão de corte para o orçamento” no próximo ano, o que, “caso confirmado, imporá a necessidade da adoção de medidas drásticas para possibilitar o atendimento da população”. No que tange à natureza dessas intervenções, entretanto, ainda não houve qualquer decisão tomada, conforme o órgão.
fonte: CBTU
retirado da Folha PE com Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Nesta terça-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição, os moradores do município de Moreno farão uma procissão, das 15h às 20h30 em comemoração ao dia da santa. Devido à festividade, o Grande Recife alterou a operação de algumas linhas que circulam pela cidade.
A 208 - Nossa Senhora da Conceição/Jaboatão terá seu terminal remanejado da Rua Capitão Calixto para a Av. Cleto Campelo, próximo à entrada da antiga Maternidade Armindo Moura. Já as linhas 201 – Moreno/Jaboatão e a 290 – Bonança/Jaboatão farão seus trajetos pela BR-232.
A linha 049 – TI TIP/Moreno (BR-232), também terá seu terminal remanejado da Rua Capitão Calixto para a Rua Dr. Sofrônio Portela, no mesmo local onde opera normalmente o terminal da linha 201. Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. fonte:
Passageiros que precisaram se deslocar até Igarassu através de BRTs estão amedrontados. Os ônibus não estão parando nas estações de Olinda, por exemplo, porque grupos de galeras estão tentando parar os coletivos para fazer assaltos. Em frente ao quartel da cidade olindense, há uma aglomeração de jovens, sem camisa, causando terror a quem passa. Outro ponto vulnerável fica em frente ao Atacadão dos Presentes e, de acordo com relatos de passageiros, alguns ônibus de BRTs foram danificados.
No bairro do Arruda, no Recife, integrantes da Inferno Coral promoveram baderna na rua onde fica a sede da organizada. Segundo relato de moradores, houve até tiros. Segundo informações do 13º, o tumulto foi controlado e teria acontecido durante uma festa promovida pela torcida organizada. Mas a equipe de reportagem do Diario foi ao local confirmar e constatou que ainda havia um ônibus com integrantes da Inferno e muitas pessoas na rua, algumas segurando pedaços de madeira. Os repórteres foram ameaçados e obrigados a sair do local sem maiores informações.
Os confrontos aconteceram após o jogo do Sport contra a Ponte Preta, que se realizou em São Paulo.
Fonte DP com Com informações de Max Felipe e Isabelle Barros
Esse ônibus (Rio Doce/CDU), de tão cheio, não conseguiu subir a Ponte da Torre, deixando atrás de si, dentre outras coisas, um rastro de engarrafamento, muitas buzinas de motoristas impacientes e um grupo de orientadores de trânsito para acalmá-los.
Os passageiros, que desembarcar para diminuir o peso, comemoraram com palmes e gritinhos quando, vazio, o ônibus conseguiu seguir caminho.
A briga agora era pra "resgatar o lugar sentado", pote de ouro de quem vai ficar algumas horas até o destino final preso no trânsito.
O Prefeito fo Recife, que mora numas das torres ao fundo da foto, não apareceu. FONTE TEXTO: Guilherme Ataide Jordão Nota da Mobibrasil: Problema mecânico A empresa de ônibus informou, através de nota oficial, que a frota da linha tem idade media de 4 anos e que o episódio foi occasional, provocado por um problema no sensor elétrico que controla a rotação do motor e em consequência a força. "O motorista ao perceber o carro sem força solicitou ao passageiros que descessem do veículo, ligou para a manutenção da empresa que o orientou sobre como proceder para destravar o sensor. Após o sucesso da manobra, o motorista solicitou o embarque dos passageiros e seguiu viagem", esclareceu no documento.
A empresa Lobo de Transportes que opera no transporte municipal de Juazeiro do Norte, está sob nova administração e adquiriu o primeiro ônibus do tipo "articulado" da cidade.
O veículo possui o chassi Volkswagen 17-210 EOD e foi comprado de uma empresa pernambucana, chamada Metropolitana, que possui sede em Jaboatão dos Guararapes. O ônibus ostentava o prefixo 111, e ao ser vendido para a Lobo Transportes, levou consigo o vermelho adotado na região perimetral do SEI-Sistema Estrutural Integrado da cidade, cujo as linhas cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.
Mesmo com ruas muito estreitas, a empresa experimentou a compra do ônibus usado, e a noticia está mexendo com os usuários daquela região. Um vídeo foi postado nas redes sociais do veículo em operação, confira:
Três ônibus colidiram na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Conde da Boa Vista, na área central do Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas ficaram feridas.
O engavetamento aconteceu pouco depois do cruzamento entre a Conde da Boa Vista e a Rua do Hospício, em direção ao Derby, por volta das 16h. Um ônibus da linha 423-Engenho do Meio, operado pela CRT, parou e, atrás dele, bateram um da 315-Bongi, da Empresa Metropolitana, que teve o vidro dianteiro danificado, e um da Borborema que faz a linha 346-TI TIP/Cde. da Boa Vista.
Engavetamento envolveu três veículosFoto: Rafael Paranhos/NE10
Das dez vítimas, oito tiveram apenas escoriações. Duas estão com suspeita de trauma na coluna, mas o estado delas não é considerado grave pelo Corpo de Bombeiros. Todos os feridos foram levados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) não informou o que provocou o acidente. Como a câmera de monitoramento no local geralmente fica posicionada para gravar o que acontece no sentido contrário da via, não captou o momento da colisão.
A faixa para os carros está bloqueada e apenas uma de ônibus está liberada. O trânsito está lento, mas não foram feitos desvios no tráfego.
Conforto, Agilidade e ar condicionado são ingredientes suficientes para atrair usuários para este modal que cresce a cada ano na Região Metropolitana do Recife.
Este tipo de transporte tem uma tarifa diferenciada que mesmo sendo um pouco mais cara, agrada e muito os usuários que usufruem do serviço.
Esse tipo de serviço já é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como desafio atrair usuários que fugiram do sistema comum tirando-os dos seus carros e consequentemente melhorando a mobilidade, pois para muitos, só um modal diferenciado faz deixar seus carros em casa.
Hoje, o STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) conta com 07 linhas opcionais: 214 ( UR-02 Ibura Opcional), 064 (Piedade Opcional) recém implantadas e 072 (Candeias Opcional), 042 (Aeroporto Opcional), a 195 (Porto de Galinhas-Recife), a 053 (RioMar Shopping Opcional) e a mais recente, a 518 (Apipucos-RioMar Opcional).
No Brasil, essas linhas são conhecidas como executivas e tarem muitas pessoas que deixaram seus carros nas garagens, pois tem que ter um serviço quase compatível para atingir este público alvo.
Em São Paulo, existem algumas linhas executivas da EMTU que custam até R$ 33 que ligam o Aeroporto até Guarulhos.
Em Fortaleza, esses serviços são conhecidos como Ônibus Frescão e no Rio, com este mesmo nome, a menor tarifa custa em torno de R$ 9.
Em Salvador, em breve poderão acessar internet Wi-Fi nos veículos que fazem o transporte público executivo, além de escapar do calor da capital baiana durante as viagens nos coletivos com ar-condicionado.
O fato é que estas linhas opcionais vem ajudando e muito o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por muitas dificuldades em relação a conclusão do sistema BRT implantado, mas, que falta ainda muito para ser concluído e ajustado.
Estação Benfica é uma das que ainda não foram concluídas. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
Primeiro trimestre de 2017. Essa é a nova data de conclusão do Corredor de BRT Leste-Oeste, os 16 quilômetros de faixa exclusiva que ligam o Centro do Recife ao Terminal Integrado de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana. A previsão – bem realista, vale ressaltar – é do governo de Pernambuco, apostando que, até lá, terá conseguido retomar as obras do corredor, paralisadas há um ano, após dimensionar o custo para a finalização e o prejuízo para recuperar o que está parado, sob sol e chuva.
O Corredor Leste-Oeste está com mais de 80% das obras finalizadas, operando com 15 das 26 estações previstas, 45 dos 100 BRTs que deveriam rodar, e transportando pouco mais de 30% da demanda estimada. Era uma obra com valor inicial de R$ 145,4 milhões, mas que devido aos aditamentos de contrato subiu para R$ 168,7 milhões. E, desse total, 81% (R$ 136,5 milhões) já foram gastos. O problema é que a Secretaria das Cidades passou o ano de 2015 tentando retomar a construção, abandonada pela Construtora Mendes Júnior sob alegação de falência após ser envolvida na Operação Lava Jato.
“Conseguimos, com muito esforço, escolher a empresa que está calculando o custo para finalizar o corredor. Foram três licitações frustradas para, só então, na quarta tentativa, aparecer a Policonsult. Eles teriam até março para concluir o levantamento, mas estamos correndo para que ainda em dezembro apresentem, pelo menos, o custo remanescente dos Terminais Integrados da III e IV Perimetrais. Assim, poderemos lançar, ainda em janeiro, a licitação para a retomada das obras dos TIs”, explica o secretário-executivo de obras da Secretária das Cidades, Leonardo Cabral.
A licitação do restante das obras, entretanto, só ganharia as ruas em fevereiro. Com sorte. Nesse pacote estão incluídas as seis estações da Avenida Conde da Boa Vista, as finalizações do Túnel da Abolição e a construção da praça sobre ele, além da conclusão das estações Abolição, Benfica, elevada do Bom Pastor e o alargamento da área do Derby, que permitirá aos BRTs fazerem ultrapassagens. A retomada dos trabalhos está prevista para acontecer somente no meio do ano.
“O governo do Estado já deixou claro que a conclusão do corredor é prioridade e estamos correndo para isso. Mas é necessário o tempo de conclusão, por isso trabalhamos com 2017 para o Leste-Oeste estar 100% pronto”, diz. A estimativa é que, para finalizar o corredor, sejam necessários R$ 31 milhões. “Também estamos levantando o custo do que foi perdido e estragado com as obras paradas. E esse valor será cobrado judicialmente da Construtora Mendes Júnior. Ela terá que pagar por todas essas perdas”, enfatizou o secretário.
Os TIs da III e IV Perimetrais estão com 90% das obras concluídas, mas se deteriorando pelo abandono. Com o início do funcionamento das unidades será possível colocar mais veículos BRTs para operar e eliminar a maioria das linhas comuns que hoje circulam na Avenida Caxangá e sofrem com o trânsito por estarem misturadas aos automóveis.
Neste domingo por volta das 18:50 saindo do TI Camaragibe, o que já se ver são usuário estilo, animais acessando os BRTs e a fila ninguem respeitava, e no trageto o que se viu, foi pessoas irritadas, quebrando as saídas de ar , reclamando das catracas, e ao chegar no TI Macaxeira foi , a gota dàgua e o que se viu foi um povo , estilo abertura da boiada pois ao passar pelas catracas eles rodavão com força e o pior veio em seguida, onde vários usuário(vandalos) começou a pular as catracas traseiras já no desembarque, foi algo assim vergonhoso, em se oferecer um transporte de qualidade pra um povo do tempo das cavernas.Assista os vídeos e tirem suas conclusões logo abaixo.
saida do TI Camaragibe
chegada ao TI Macaxeira e os vandalos agindo ao seus extintos.
posicionamento das catracas, um pouco extranho e apertadas, na contagem abaixo, já tinha se passado 2.600 usuários por elas, brt 2.464.
fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pe com Jailson Silva.
O jogo deste sábado dia 28/11/15 aconteceu mais, senas de selvagerias, e como de prache os orgãos Públicos e a Policia ficou reféns destes marginais, que se dizem torcedores. Na estação Afogados, a segurança do metrô levou uma surra da inferno coral, a sorte deles foi a coincidencia da chegada, das 9 viaturas deslocadas, pra tentar assegurar , o direito de ir e vim ,de pessoas que estavam na estação e que não tinha nada a haver com aquela situação. Mesmo assim, eles sempre áfoitos e sem medo da Policia, que por sua vez estava deixando de fazer a segurança da população,nos bairros e estava escoltando com 9 viaturas, um bando de bandidos.
foto: cortesia George Dimech
Até quando a Policia vai deixar isso acontecer, e o Governador que por sua vez, não faz nada de concreto , como por exemplo utilizado na copa, por onde torcedores só passava pelas estações e terminais se apresentar os ingressos, pois se o camarada esta sem ingressos, provavelmente ele , vai ao estadio, atrás de brigas, roubos e badernas. # FICAADICAGOVERNADOR.
assista dois videos do nosso canal do you tube , onde esses bandidos em ações de vandalismo , que o intuito é , provocar a desordem.
fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco ,com Jailson silva videos do canal do :
Reviravolta no caso Camila Mirelle, a universitária de 18 anos que morreu ao cair do ônibus que fazia a linha Barro-Macaxeira, em maio deste ano, na Zona Oeste do Recife. Embora a Polícia Civil tenha indiciado apenas o motorista do coletivo, João Martins de Oliveira, 30 anos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi além e fez o que muita gente entendia ter fundamento: dividiu a responsabilidade do crime com os operadores e, principalmente, os gestores do sistema, ou seja, o governo de Pernambuco. Um funcionário do Grande Recife Consórcio de Transporte e dois da Empresa Metropolitana, que operava a linha, foram denunciados à Justiça por negligência, totalizando quatro denunciados. Todos, entretanto, foram denunciados por homicídio culposo (sem intenção), mantendo a linha do delegado Newson Motta.
No entendimento do promotor de Justiça Eduardo Henrique Tavares, responsável por oferecer a denúncia no caso, o funcionário do Grande Recife Consórcio teria sido negligente por ter liberado o veículo para operar sem que o anjo da guarda estivesse acionado. Já os dois funcionários da Metropolitana erraram por permitir que o veículo circulasse com o anjo da guarda desativado. O anjo da guarda é o nome popular que se dá ao sistema de trava das portas, equipamento que, quando ativado, impede que as portas sejam abertas enquanto o coletivo estiver em movimento. A fundamentação do indiciamento do motorista do ônibus foi mantida na denúncia do MPPE: por imprudência ao dirigir o veículo sem que o equipamento anjo da guarda estivesse acionado, com o agravante por estar ao volante.
Desde a conclusão do caso, era prevista essa reviravolta. Apesar da certeza do delegado responsável pelo inquérito, a perícia criminal deixou claro que a responsabilidade deveria ser dividida com outros atores além do motorista do ônibus. Na época, Newson Mota alegou não ter encontrado provas para indiciar mais gente. O promotor Eduardo Henrique Tavares, entretanto, encontrou. Pouco tempo depois de receber o inquérito, devolveu à Polícia Civil pedindo novas diligências. A denúncia foi feita no fim de outubro.
Por nota, a Empresa Metropolitana informou que irá tomar conhecimento dos termos da denúncia para adotar as medidas cabíveis. Também reafirmou, na nota, que todos os procedimentos exigidos pelas normas foram devidamente atendidos. O Grande Recife Consórcio de Transporte não falou sobre o assunto.
CASO HARLYNTON
No caso do estudante Harlynton Lima dos Santos, 20 anos, também morto ao cair de um ônibus em junho, dessa vez da Empresa Vera Cruz, no Terminal de Santa Rita, Centro do Recife, o MPPE seguiu o entendimento da Polícia Civil e denunciou os dois indiciados no inquérito policial por homicídio doloso (dolo eventual, quando a pessoa não quer matar, mas assume atitudes que colaboram). A promotora de justiça Érica Lopes denunciou o motorista do ônibus, José Cândido da Silva, 62 anos, por fazer manobras atípicas na condução do ônibus, de forma que tais manobras levaram a vítima a cair do veículo e vir a óbito. E o cobrador do ônibus, que trabalhava no mesmo veículo, por ter feito afirmação falsa como testemunha. A denúncia foi feita no dia 24/11.
fonte : Blog De Olho no Trânsito com Roberta Soares.do JC
Os usuários da linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira ganharão mais conforto nos seus deslocamentos, a partir deste sábado (28). É que a linha ganhará 15 novos veículos. Esses ônibus são equipados com ar-condicionado, motor traseiro, suspensão pneumática, além de terem 20% a mais em capacidade de transporte.
Os novos ônibus também irão realizar embarque e desembarque em três estações de BRT do Via Livre Leste/Oeste, localizadas na Rodovia PE-05, em Camaragibe, são elas: Areinha, Barreiras e Padre Cícero.
Os usuários desta linha devem ficar atentos, os ônibus não terão cobrador e só aceitarão pagamento através do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Quem ainda não possui o cartão, pode adquirir nas estações do Via Livre BRT, nos Terminais Integrados de Camaragibe e da Macaxeira ou nos Pontos Certos, espalhados pela Região Metropolitana. A aquisição do VEM custa R$3,00 e deve ter carga mínima de R$7,00.
Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. fonte:
O Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais uma estação em funcionamento, a partir desta quinta-feira (26). A estação Cruz de Rebouças, localizada na Rodovia PE-15, em Igarassu, logo após o Terminal Integrado de Igarassu, passará a atender aos usuários da linha 1946 – TI Igarassu (PCR).
Com a inauguração, o corredor passa a ter 24 estações em funcionamento, das 28 previstas, são elas: Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Araripina, IEP, Treze de Maio, Riachuelo, Praça da República, Nossa Senhora do Carmo, Maurício de Nassau, Istmo do Recife e Forte do Brum.
Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. fonte : site GRCT
Fiz uma pesquisa com várias pessoas, e todas falam por uma boca só, que o nosso Governador é mudo e faz o pior Governo nos ultimos tempos, sem precedentes.Agora assista o descaso do Governo que não faz, porque não usa transporte de massa pra trabalhar.
Nesta manhã de segunda dia 23/11/15 fiquei abismado com tal, falta de vergonha na cara dos motoristas de carros de passeio que, não respeita a faixa dos BRT e a CTTU que não faz sua parte.
fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pe com Jailson Silva.
Câmeras flagram momento em que ônibus atinge idosa no Recife; veja
Com a batida, a mulher caiu em um canal. Ela teve escoriações nos braços e em uma das pernas.
Reprodução/TV Jornal
Imagens de uma câmera de segurança, divulgadas nesta terça-feira (24), mostram o momento em que um ônibus atinge uma idosa, na rua Leôncio Rodrigues, no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. A vítima caminhava pela calçada da via quando foi atingida pelo coletivo. Com a batida, a idosa foi arremessada para dentro de um canal.
O acidente ocorreu na manhã da última sexta-feira (20). Segundo a filha da idosa, o motorista prestou assistência. A vítima sofreu pequenas escoriações nos braços e em uma das pernas. Apesar do susto, ela não precisou de atendimento médico e passa bem.
Nos próximos 15 dias, deve ser divulgado o estudo de origem e destino feito em Jaboatão dos Guararapes, etapa considerada a primeira de uma série que visa a reestruturação do sistema de transporte municipal. O objetivo é eliminar problemas que constantemente têm sido alvos de reclamações, como a falta de atendimento em algumas localidades, a sobreposição de itinerários e abusos cometidos por permissionários, como a condução em alta velocidade e o não cumprimento de horários. Com os dados, a prefeitura espera lançar um processo de licitação ou concessão de linhas até o fim do ano. O novo modelo, que deveria estar em execução desde o último mês de agosto, agora está previsto para março de 2016.
A novidade foi anunciada em dezembro de 2014, após um acidente envolvendo um micro-ônibus na antiga BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O motorista morreu e 25 pessoas ficaram feridas. Na época, vieram à tona denúncias de veículos com tempo de circulação acima do permitido e de condutores que não tinham autorização para exercer o transporte de passageiros. “Mesmo após essas constatações, a rede foi mantida, por meio de aditivos, para não deixar a população sem transporte até a reestruturação. Mas temos fiscalizado para garantir as condições mínimas desses veículos. E a etapa mais complexa, que foi o estudo, está quase pronta”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marconi Madruga.
Atualmente, mais de 80 mil pessoas são beneficiadas pelas 17 linhas operadas por microônibus - 70% da demanda – e por outras três que contam com coletivos convencionais. A ideia é redesenhar a rede, contemplando áreas pouco atendidas, como Massaranduba e Curado II, e núcleos urbanos surgidos nos últimos anos, como a Lagoa Olho D’Água e o entorno da avenida Abdo Cabus, em Candeias. Hoje, moradores têm que caminhar mais de um quilômetro para conseguir transporte coletivo. “Pode haver linhas com micro-ônibus e linhas que têm demanda para ônibus maiores”, acredita Madruga, acrescentando que a novidade deve contemplar a renovação da frota, respeitando itens de acessibilidade.
O presidente da Cooperativa de Permissionários de Transporte Público de Passageiros de Jaboatão (Cootrape), Alex Sandro Silva, concorda com a necessidade de racionalizar o sistema, mas critica o modelo projetado. “Esse estudo está vendo os pontos com maior demanda para entregar para empresários e reduzir o transporte genuinamente jaboatonense. Em Comportas, uma empresa passou a operar com oito veículos. Hoje, só tem um. Quem perde é o usuário. Já entregamos uma proposta à prefeitura. Queremos uma harmonia. Um transporte complementando o outro”, declara Alex.