Só na II Perimetral em Olinda em Aguazinha, próximo ao lixão e três assaltos foram ontem que gerou uma revolta dos Rodoviários e cobradores , fizeram um proteste de 1 hora na PE 15 no fim da tarde de ontem , onde gerou muitos transtornos para os usuários do terminal.
BRT: obras do Corredor Leste-Oeste serão retomadas
O investimento será de R$ 4,5 milhões, e a conclusão, em nove meses
O elevado do Bom Pastor nem foi mencionado nesta retomada.
Após mais de um ano dedicada à análise de serviços remanescentes e à superação de entraves jurídicos em licitações, a Secretaria das Cidades (Secid) anunciou a retomada das obras do Corredor Leste-Oeste, prometido para a Copa do Mundo de 2014. O marco desse processo deve ser a Estação de BRT Derby-Benfica, 16º dos 26 pontos de embarque previstos inicialmente.
A ordem de serviço para finalizar a construção foi assinada na última segunda-feira (23). A previsão é de que esse equipamento e outros cujos editais estão sendo lançados sejam entregues no segundo semestre de 2017.
A Estação Benfica é só um dos símbolos da degradação do corredor, deixado incompleto depois que o consórcio construtor abandonou as obras, em 2015. A plataforma chegou a ser erguida, mas faltaram os vidros laterais e a coberta do telhado. Como a estação não está operando, os veículos BRT não param no local.
Com a ordem de serviço assinada, as obras devem terminar em até seis meses, com um investimento de quase R$ 1,1 milhão. “Esse passo nos permite entregar aquilo que foi pactuado e beneficiar toda aquela população no entorno da rua Benfica”, declarou o secretário executivo de Projetos Especiais da Secid, Fernando Freire.
Também foi publicado o edital para finalizar o Terminal Integrado da III Perimetral. Localizado na avenida Caxangá, o equipamento tinha mais de 80% da construção concluída quando foi abandonado. Deve ficar pronto em até 11 meses, a partir de quando o serviço recomeçar.
Fora do Leste-Oeste, no Ramal da Copa, em São Lourenço da Mata, o Viaduto V2 também está pendente. O edital de conclusão será lançado hoje, diz a Secid. O investimento será de R$ 4,5 milhões, e a conclusão, em nove meses. A retomada de obras ainda inclui a instalação de um elevador e de outras melhorias no Túnel da Abolição, no Recife. A licitação tem uma de suas etapas agendada para 9 de fevereiro.
Forte do BrumA reforma da Estação Forte do Brum, interditada desde dezembro, foi reaberta ontem. Situado no Cais do Apolo, o equipamento ganhou uma coberta menor para evitar acidentes envolvendo veículos altos.
fonte : Folha Pe - Caderno Cotidiano informações Secretaria das Cidades.
A partir desta segunda-feira (23), a linha 178- Porto de Suape/ TI Cabo terá ajustes nos horários das suas viagens. A ação será realizada pelo Grande Recife para atender aos pedidos dos usuários que utilizam a linha.
foto: Ilustrativa retirada da web
Confira os novos horários das viagens: 5h, 5h28, 5h56, 6h24, 6h46,7h08, 7h30,8h, 8h30, 9h20,10h10,10h40, 11h2, 11h42, 12h32, 13h22, 14h12, 15h2,15h52, 16h22, 16h44, 17h14, 17h50 e 18h40.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, através do 0800 081 0158.
Empresas de ônibus arrecadam mais de R$ 1 bilhão por ano com tarifaApesar da entidade gerenciadora ser o Grande Recife Consórcio de Transporte, a arrecadação tarifária é administrada pelo sindicato patronal - ou seja, as próprias empresas de ônibus
Ultrapassa R$ 1 bilhão e 120 milhões o que é arrecadado por ano pelas 13 empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana do Recife (RMR), somente com os vales A e B. Além disso, somente com os aumentos de R$ 0,35 e R$ 0,50 nestas duas tarifas em 19 de janeiro, o grupo de empresas arrecadará aproximadamente R$ 12 milhões a mais em cada mês – um montante que, a cada 12 meses, passa de R$ 140 milhões de acréscimos à receita tarifária. Os valores reais são superiores, pois incluem os demais vales e as tarifas opcionais.
Após requisitar informações sobre receita, gastos e lucro/prejuízo da Urbana, o Diario recebeu este gráfico. Foto: Reprodução
Para encontrar estes números que representam apenas o mínimo do montante arrecadado, porém, a reportagem do Diario realizou cálculos próprios, já que o Grande Recife Consórcio – órgão gestor das empresas – explicou que toda a arrecadação de tarifa é administrada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE). Já a Urbana, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a planilha com os valores ainda não está preparada para ser disponibilizada. Também não pôde informar a receita, despesa e os valores que seriam o lucro – ou o prejuízo – do grupo de empresas. Após todos os requerimentos, a única informação repassada foi um gráfico com a porcentagem dos custos, sem detalhamento nem valores brutos. Depois de mais um pedido, mais slides: um sobre a crise do transporte público, outro com os preços da tarifa em outras capitais.
Apesar dos números não informados pelos gestores do sistema, o promotor de transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Humberto Graça afirma que as contas das empresas estão públicas. "A gente analisou e investigou o custeio, a composição da tarifa e verificou que não havia muito problema. Havia questões pontuais para agir". Entre os problemas apontados sobre a transparência das empresas está, justamente, o controle da arrecadação da tarifa. “A bilhetagem está a cargo das empresas. Isso foi um dos balizadores de ação nossa junto a Promotoria de Patrimônio Público, para retomada deste sistema pelo Grande Recife. Isso está se aproximando de uma realidade".
Durante entrevista com André Melibeu, diretor de operação do Grande Recife Consórcio, o valor de R$ 1 bilhão arrecadado foi citado, confirmando a receita prevista pela tarifa. Ele também explicou as razões para a aprovação do aumento. "Os custos no setor subiram mais do que o IPCA e o número de passageiros pagantes caiu". O IPCA é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e tem sido utilizado para calcular o reajuste de passagens desde 2008. "O Governo do Estado assumiu R$ 0,30 do valor da passagem por meio de subsídios, pagando custos que seriam incorporados à tarifa. Em qualquer sistema eles estão no custo da tarifa, mas aqui o Governo está bancando". O subsídio terá um custo de cerca de R$ 150 milhões por ano para o Estado.
Atualmente, o orçamento para o Estado manter o Grande Recife Consórcio é de R$ 105 milhões anuais. São R$ 22 milhões referentes às despesas de pessoal, como salários e benefícios, R$ 60 milhões para manutenção da sede, dos Terminais Integrados e das 5.612 paradas de ônibus, e R$ 23 milhões para manter as Estações BRT. Os dados são do próprio Grande Recife, através do diretor de Gestão Organizacional do Grande Recife Carlos Eduardo Figueiredo. "A receita de passagem, como o valor do Anel A e Anel B, vai para Urbana, afinal de contas é o ônibus que recebe esse dinheiro. E a Urbana repassa para concessionários e permissionários. O orçamento do consórcio vem do Governo do Estado para que o órgão possa se gerir. O Grande Recife é órgão que gere a operação".
Já a Receita Corrente do Consórcio, correspondente à receita patrimonial e de serviços da entidade, segundo informado pela Controladoria Geral do Estado e disponível no Portal da Transparência de Pernambuco, é de R$ 12 milhões anuais. "Se quiser uma análise mais detalhada da questão
Matemática
Para o cálculo, foram utilizados os valores das passagens, antes e após o aumento, e os dados mais atualizados do Consórcio Grande Recife em relação à quantidade de passageiros: o sistema possui 2 milhões de usuários, que fazem 39 milhões de viagens por mês. Destes, 30 milhões são passageiros pagantes, 5 milhões pagam metade da passagem e 4 milhões são gratuidades. Entre aqueles que arcam com a tarifa, 85% utilizam o Vale A, e 13% o Vale B. As demais tarifas são utilizadas por 2% das pessoas.
Existem, hoje, três mil veículos em circulação, com idade média de 4,31 anos, sendo 394 linhas convencionais e mais 42 bacuraus. As 13 empresas que arrecadam e administram, através da Urbana, o valor arrecadado com estas operações são: Auto Viação Cruzeiro, Borborema Imperial Transportes, Rodoviária Caxangá, Consórcio Conorte, Cidade Do Recife Transporte, Empresa Metropolitana, Transportadora Globo, Viação Mirim, Empresa Pedrosa, Mobibrasil Expresso, Auto Viação São Judas Tadeu, Transcol e Expresso Vera Cruz.
Remuneração dos trabalhadoresPara Benilson Custódio, presidente do Sindicato dos Rodoviários (STTREPE), atualmente o salário dos funcionários das empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) é defasado. Segundo ele, o cobrador recebe R$ 887,50, enquanto o despachante R$ 1.247,86 e o motorista R$ 1.929,69. "E, por exemplo, a hora extra do motorista só começa a contar após 220 horas realizadas no mês", explica. Isso é equivalente a 8,4 horas de trabalho diárias por 26 dias de trabalho (quatro folgas por mês).
Benilson também faz parte do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que realiza a votação sobre os valores de reajuste. "Nós do Sindicato pedimos para ver a planilha de gastos para poder analisar o aumento". Com a mesmo desejo de análise, foi realizado um pedido de vistas por conselheiro estudantil durante a reunião. O pedido foi negado. Agora, depois de denúncia enviada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), o juiz José Marcelon Luiz e Silva deve analisar a validade da aprovação do aumento.
Fonte: Diario de Pernambuco por reporter Luís Araújo
A linha 1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto) não fará mais viagens devido à baixa demanda de passageiros.
FONTE: GRCT
Os poucos usuários da linha 1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto) não terão mais esta opção para se deslocar ao Centro do Recife. O Grande Recife Consórcio de Transporte informou, nesta sexta-feira (20), que a partir do domingo (22) esta operação será encerrada.
Ainda segundo o órgão, o motivo é a baixa demanda de usuários da linha aos domingos. O serviço está mantido nos demais dias da semana.
neste caso, os passageiros terão que optar pela linha 1900 - TI PE-15 (PCR) cujo itinerário inclui a Avenida Dantas Barreto. Também foi informado que a estação Praça da República, localizada na Avenida Dantas Barreto, ficará desativada aos domingos.
Por conta disso, os usuários deverão utilizar a estação Nossa Senhora do Carmo, localizada na mesma avenida. Dada a possibilidade de lotação da linha 1900 - TI PE-15 (PCR) pela extinção de outra, o Grande Recife alega que irá monitorar a fim de verificar a necessidade de reforço.
Texto de autoria da vereadora Marília Arraes (PT) tramita na Câmara do Recife sob a justificativa de que os assaltos não reduziram com a ausência dos profissionais.
O texto obriga a presença dos cobradores nas linhas regulares, mesmo com o acesso limitado pelo Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). O Grande Recife Consórcio extinguiu os funcionários em alguns trajetos, sob a justificativa de que reduziria o número de assaltos a ônibus na região, mas os casos aumentaram.
“As medidas apontadas como solução para os assaltos trazem consigo graves consequências, como a provável eliminação de postos de trabalho, desestímulo à utilização esporádica do transporte coletivo por habituais usuários de outros modais que não possuem o bilhete eletrônico (VEM), além de importar em sobrecarga funcional para os motoristas que passarão a ser mais acionados pelos usuários”, justifica a petista.
Caso seja aprovada, a medida não se estende as linhas expressas, que perfazem o trajeto entre dois terminais de integração ininterruptamente. A matéria está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; e Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. Após a emissão dos pareceres, o texto segue para ser votado em Plenário.
Pela primeira vez, a expresso Vera Cruz recebe a carroceria Mascarello Gran via 17 230, com ar condicionado, esses ônibus chegaram no dia 12/01 de 2017 e em 2 dias foram emplacadas e começaram a rodar na linha 191 Porto de Galinhas Nossa Senhora do Ó no dia 14/01,e posteriormente os mesmos Granvia foram direcionados para circular na linha 166 Cajueiro Seco Rua do Sol.
A empresa Expresso Vera Cruz nos informou, que após a chegada dos seus primeiros Mascarello Gran vía, já foram encomendados mais 35 Veículos Mascarellos sendo 15 do modelo 17 230 e 20 do modelo 17 260 OD..
Estes ônibus tem previsão de chegada entre fevereiro e março de 2017 segundo cronograma de entrega anunciado pela Mascarello, que voltou a fabricar dia 18/01/17 após um recesso.
Foi retirados de dentro do TI IV perimetral um bando de sem teto, que contruiram casas dentro do terminal e usavam a area como um local pra executar roubos e fumar drogas no local.( Cracolândia)
A policia já retirou os pneus do local, mas o que eles querem é ficar no terminal e ficarem fazendo do local um ponto de usuários de drogas e roubos na área ...
Sem mostrar o rosto, por qual motivo? se for pessoas de bem que queiram só a moradia eles mostrava os rostos.
texto: Jailson silva fotos cortesia whasapp Busologo Filipe Wagner.
No ultimo final de semana do dia 13/01 a 15/01/17 foram 36 assaltos a coletivo,e durante a semana que estamos a média é de 8 assaltos ao dia, de ontem dia 19/01 a madrugada de 20/01/17 foram 10 e com bastante violência aos usuário, e ai fica a pergunta esses assaltos foram em qual locais, e eu te respondo; Nos mesmos locais e nas mesmas linhas de sempre.
DE 01/01/17 A 20/01/17 DADOS DA SDS. TEXTO: JAILSON SILVA
Morre Teori Zavascki. Ele estava em avião que caiu no Rio de Janeiro. Ministro do Supremo Tribunal Federal, relator da Lava Jato, havia saído de São Paulo. A morte foi confirmada pelo filho de Teori. fonte: JC online
O RECORD QUE VAI PRO GUINES BOOK EM 3 MINUTOS A VOTAÇÃO SOBRE AUMENTO DE PASSAGENS DO RECIFE, DESCARADAMENTE ORQUESTRADA PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO,( JAMAIS ESQUECEREMOS). por JAILSON SILVA
O pedido para anular o aumento nos preços das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife foi negado nesta quarta-feira (18) pela Justiça. O desembargador Itabira de Brito, do Grupo de Câmaras de Direito Público, indeferiu a questão.
Segundo o magistrado, "o que se entende dos autos é que, até prova em contrário, a reunião foi revestida de legalidade e tinha quorum suficiente para as deliberações". Sendo assim, o desembargador não viu presentes os pressupostos necessários para a concessão da liminar. "Nego o pedido de liminar mandamental, mantendo íntegra, neste momento, a reunião e seus efeitos ora atacados", completa ele, no despacho.
O pedido havia sido feito por Márcio José da Silva Morais, membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) e requeria a anulação dos efeitos da reunião, realizada na última sexta-feira (13), que durou cinco minutos e aprovou o aumento de 6,28% nas tarifas dos ônibus.
Integrantes da frente de Luta pelo transportes público, fez protestos pelo Recife e em caminhada pela conde da Boa vista, sentido Agamenon tumultuaram a vida dos usuários e quem estava nos coletivos foram obrigados a descer e seguir a pé o resto do trajeto.
Mas nem tudo foi flores,pois um grupo infiltrado no movimento e mascarados, fizeram pichações e arruaças pelo trajeto.
Segundo a militância essas pessoas, não fazem parte do movimento e eles aparecem assim do nada?
As 18:30 o movimento fechou a Agamenon na altura do Derby e por meia hora, e depois se dispersaram.
fonte: Jailson Silva texto
fotos : TV Jornal
Suspeito detido após tentativa de crime na PE-15Foto: Cortesia/WhatsApp
Um homem morreu e outro ficou ferido após uma tentativa de assalto a ônibus na PE-15, em Olinda - Região Metropolitana do Recife (RMR) - na noite desta terça-feira (17). Segundo informações iniciais, um dos passageiros teria reagido ao crime.
De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), o caso aconteceu em um coletivo que estava no terminal de integração de ônibus na PE-15 por volta das 21h20 desta terça-feira. O suspeito que sobreviveu à reação do usuário foi levado por policiais militares, enquanto o corpo do outro foi recolhido pelo IML.
Passageiros questionaram ausência de melhorias no serviçoFoto: Flávio Japa
O aumento da passagem de ônibus será alvo de dois protestos no Recife. Nesta terça-feira (17), a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) pretende se reunir em frente ao Ginásio Pernambucano, na rua da Aurora, a partir das 15h. Já na quarta (18), outro ato ocorrerá às 8h, na Praça do Derby e com a interdição da avenida Agamenon Magalhães. Em paralelo, um dos integrantes do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) ingressou na Justiça pedindo a anulação da reunião em que o reajuste foi votado, na semana passada.
Já nas ruas, o passageiro reclamou muito do peso no bolso. O anel A subiu de R$ 2,80 para R$ 3,20, e o B, de R$ 3,85 para R$ 4,40. Os anéis D e G e as tarifas de ônibus opcionais também foram realinhadas.
Usuária do Terminal Integrado (TI) Barro, na Zona Oeste do Recife, a auxiliar de serviços gerais Marilene dos Santos, 42 anos, questionou a ausência de melhorias no transporte. “A passagem aumentou, mas a gente não vê nada de diferente. Estou aqui há uns 40 minutos esperando ônibus”, declarou, citando a jornada que ainda teria que fazer até o TI Macaxeira e, de lá, até a comunidade Bola na Rede, na Zona Norte da Capital.
“Não há trânsito, não há nada. Simplesmente, os ônibus estão parados no estacionamento. Aumenta a passagem, mas as empresas diminuem o serviço”, avaliou o operador de manutenção Regivaldo Barbosa, 45. Conselheiro do CSTM e à frente da ação judicial que pede a anulação da reunião que definiu o índice de 14,26% de aumento, Márcio Morais afirma que falta transparência no processo. “Ingressamos hoje [ontem] no Tribunal de Justiça com um pedido de anulação da reunião e uma auditoria da planilha do aumento da passagem, alegando vício, falta de transparência no processo e a falta da planilha analítica”, afirmou ele, também ligado à FLTP. “Vamos no concentrar amanhã [hoje] para lutar contra esse aumento abusivo”, completou.
Um dos trens da Linha Centro do Metrô do Recife passou a contar, na tarde desta segunda-feira (16), com um vagão exclusivo para mulheres. A ação, em caráter de teste pelos próximos 15 dias, está disponível na composição 39 do ramal Camaragibe. O vagão recebe somente mulheres nos horários de pico – das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30, de segunda a sexta.
A identificação do serviço é feita por meio de um adesivo colado nas laterais do trem. Para garantir o cumprimento da regra, seguranças do metrô foram colocados para controlar a entrada de outras pessoas – dois por porta e um na ligação com o vagão seguinte. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a ideia é que, com o tempo, homens assimilem a regra, e a presença dos profissionais seja necessária em menor número.
No primeiro dia, a medida recebeu elogios. “Hoje está bem vigiado. A questão é se manter sempre assim”, avaliou a doméstica Vanessa Roseno, 38 anos. “Para quem sabe o que era o aperto que a gente passava nos outros vagões, isso aqui é outra coisa. Gostei muito”, declarou a técnica em contabilidade Amélia Nóbrega.
O vagão comporta até 300 mulheres, entre sentadas e em pé. O número de pessoas beneficiadas ainda é pequeno para o público. De acordo com a CBTU, 56% dos quase 400 mil passageiros diários do sistema são do sexo feminino. “Nossa ideia é aumentar essa iniciativa. Mas, no primeiro dia, vemos que o resultado tem sido muito positivo”, avaliou o coronel Luiz Meira, consultor de segurança do metrô.
foi aprovado o reajuste de 14,26% nas passagens de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife, durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano nesta sexta-feira (13). A tarifa do Anel A, que custava R$ 2,80, passa a ser R$ 3,20, enquanto a do Anel B sobe de R$ 3,85 para R$ 4,40. Os valores passam agora por validação da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e devem valer a partir de domingo (15).
Sobem também os valores do Anel D, que vai de R$ 3 para R$ 3,45, e do anel G, de R$ 1,80 para R$ 2,10. O reajuste prevê que 467 ônibus, dos 3 mil que integram a frota, sejam renovados. O aumento na passagem foi aprovado com 12 votos a favor, dos 18 do conselho.
A reunião começou às 8h e foi encerrada por volta das 8h50. Esta segunda reunião, realizada na Secretaria de Cidades, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da capital, foi marcada por protestos e manifestações de pessoas contrárias ao aumento.
O representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) havia sugerido um aumento de quase 34%, que foi derrotado. Com o reajuste proposto pela Urbana, a tarifa A passaria de R$ 2,80 para R$ 3,75, a B de R$ 3,85 para R$ 5,15, a D de R$ 3 para 4 e a G de R$ 1,85 para R$ 2,47.