terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Passageiras aprovam "Vagão rosa" no Metrô do Recife Vagão exclusivo para mulheres só funciona no horário de pico e é identificado por meio de um adesivo colado nas laterais do trem

Vagão rosa do Metrô do Recife
Foto: Flávio Japa/Folha de Pernambuco
Fonte: Folha Pe
Um dos trens da Linha Centro do Metrô do Recife passou a contar, na tarde desta segunda-feira (16), com um vagão exclusivo para mulheres. A ação, em caráter de teste pelos próximos 15 dias, está disponível na composição 39 do ramal Camaragibe. O vagão recebe somente mulheres nos horários de pico – das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h30, de segunda a sexta.

A identificação do serviço é feita por meio de um adesivo colado nas laterais do trem. Para garantir o cumprimento da regra, seguranças do metrô foram colocados para controlar a entrada de outras pessoas – dois por porta e um na ligação com o vagão seguinte. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a ideia é que, com o tempo, homens assimilem a regra, e a presença dos profissionais seja necessária em menor número.
jc-cid0117_metro-blog
No primeiro dia, a medida recebeu elogios. “Hoje está bem vigiado. A questão é se manter sempre assim”, avaliou a doméstica Vanessa Roseno, 38 anos. “Para quem sabe o que era o aperto que a gente passava nos outros vagões, isso aqui é outra coisa. Gostei muito”, declarou a técnica em contabilidade Amélia Nóbrega.

O vagão comporta até 300 mulheres, entre sentadas e em pé. O número de pessoas beneficiadas ainda é pequeno para o público. De acordo com a CBTU, 56% dos quase 400 mil passageiros diários do sistema são do sexo feminino. “Nossa ideia é aumentar essa iniciativa. Mas, no primeiro dia, vemos que o resultado tem sido muito positivo”, avaliou o coronel Luiz Meira, consultor de segurança do metrô.

Vagão rosa do Metrô do Recife

Vagão rosa do Metrô do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário