sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Linhas de ônibus do Grande Recife têm reforço para segundo dia do Enem



Ao todo, 23 linhas terão aumento no número de veículos e no número de viagens para facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.


Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, também serão ativadas três linhas que geralmente não operam aos domingos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, também serão ativadas três linhas que geralmente não operam aos domingos (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Devido à realização do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo (12), o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou um reforço na frota e nas viagens de 20 linhas de ônibus que circulam no Recife e na Região Metropolitana. Segundo o órgão, também serão ativadas três linhas que geralmente não operam aos domingos. Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h (13h no horário de Brasília).
Ainda de acordo com o Consórcio, a medida busca viabilizar o deslocamento dos estudantes que usam o transporte público até os locais de prova. Para as provas, serão reativadas, excepcionalmente neste domingo, as linhas 116 – Circular (Príncipe), 424 – CDU/Torrões (San Martin) e 2431 – Cidade Universitária.
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Matemática (45 questões) e Ciências da natureza (45 questões). As provas têm duração de 4h30. A partir das 14h30, o aluno pode sair da prova sem o caderno de questões e, a partir das 16h30, ele pode sair com o caderno de questões. O fim das provas ocorre às 17h.
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o efetivo de agentes de trânsito vai ser reforçado nas ruas da capital, para monitorar o tráfego de veículos em localidades estratégicas e fazer rondas nas vias próximas a grandes polos de realização das provas.
Em caso de dúvidas, os usuários do transporte público podem entrar em contato através da Central de Atendimento ao Cliente, no número 0800.081.0158, cuja ligação é gratuita, ou através do WhatsApp (81) 9 9488.3999.

Confira as linhas que terão aumento no número de ônibus e viagens

  • 020 – Candeias/TI Tancredo Neves;
  • 061 – Piedade;
  • 168 – TI Tancredo Neves (Cde. da Boa Vista);
  • 181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco;
  • 202 – Barro/Macaxeira (Várzea);
  • 346 – TI TIP (Cde. da Boa Vista);
  • 521 – Alto Santa Isabel;
  • 522 – Dois Irmãos/Rui Barbosa;
  • 640 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
  • 731 – Beberibe;
  • 860 – TI Xambá (Príncipe);
  • 1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT;
  • 1976 – TI Pelópidas (PCR) – BRT;
  • 1977 – TI Pelópidas (Cde. Boa Vista);
  • 2040 – CDU/ Boa Viagem/Caxangá;
  • 2432 – CDU (Várzea);
  • 2450 – TI Camaragibe (Cde. da Boa Vista);
  • 2460 – TI Camaragibe (Príncipe);
  • 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira;
  • 2920 – Rio Doce/CDU
  • fonte: G1 / GRCT

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Calor e Calor esta é a situação nos coletivos do Recife e Região Metropolitana e interior do estado



CADÊ O AR-CONDICIONADO? 

Se você usa ônibus do sistema do SEI nas cores Azul ( Radial) Vermelho ( Perimetral) Verde ( Interminal ), saiba que estas linhas do sistema  SEI, devem ter ar-condicionado.

 Está na Lei Nº 15.293 aprovada em 2014 (veja aqui: http://bit.ly/2iF9lwp).

É obrigatória a instalação de ar-condicionado nas linhas Radiais (ônibus azul), Perimetrais (ônibus vermelho) e Inter terminais (ônibus verdes).

Mais de 3 anos se passaram desde que a Lei entrou em vigor, e até hoje as empresas não adquiriu ônibus com ar-condicionado, para estas  linhas especificais acima citadas.
 O governo finge que não vê e assim descumpre a lei em vigor desde 2014.
 O Grande Recife Consórcio de Transporte faz de conta que não sabe, e não faz seu papel de fiscalizar , exigir a aplicação da lei e de punir as suas permicionárias.
As empresas ignoram e finge não conhecer da lei  em vigor e você usuário paga caro, para andar dentro de um ônibus lotado, inseguro e calorento ( põe calor) que só a bexiga.
A Urbana Pe, sabe da Lei e não faz cumprir junto com os empresários.

No Mês passado o Edilson Deputado Estadual, fez um Requerimento para que a Agência Reguladora (Arpe) e o Grande Recife Consórcio de Transporte apresentem o relatório e o cronograma de implementação da Lei que obriga a colocação de ar-condicionado nas linhas Radiais, Perimetrais e Inter terminais (leia o requerimento aqui: http://bit.ly/2iHn9qa). O prazo de resposta é até o dia 20 de novembro.

O Blog Grande Recife Mobilidade Pe, tem a obrigação com os seus leitores e assim, continua-mos pegando no pé do governo para exigir soluções, para um transporte de qualidade. É obrigação do Governo Paulo Câmara e do Grande Recife Consorcio aplicar a Lei e fiscalizar energicamente o seu cumprimento.
É obrigação da URBANA PE  e das empresas em cumprir a Lei.
É dever nosso como cidadão em cobrar e é tarefa sua fortalecer essa cobrança.



#CADÊoARCONDICIONADO?

Compartilhe com seus amigos e exija seus direitos!
fonte: Edílson Dep Estadual
texto editado : Jaílson Silva


Protocolo de Montreal foi implementado há 30 anos para eliminar as substâncias poluidoras da camada de ozônio. Veículo número 32 leva aos passageiros informações sobre as ações ambientais realizadas

Metrô do Recife tem vagão adesivado sobre Protocolo de Montreal (Foto: Divulgação/CBTU)
Metrô do Recife tem vagão adesivado sobre Protocolo de Montreal (Foto: Divulgação/CBTU

Celebrando os 30 anos de implementação do Protocolo de Montreal, que visa proteger a camada de ozônio, uma ação vem chamando a atenção no Metrô do Recife. Com um dos vagões de trem adesivados, o veículo número 32 leva aos passageiros informações sobre as ações realizadas para eliminar as substâncias poluidoras. Ao todo, cerca de 400 mil pessoas circulam pelas linhas Sul e Centro do sistema ferroviário do Recife.
Além do Recife, também foi adesivado um trem em cada sistema de metrô em oito cidades de quatro regiões do país: Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN). A Campanha visa atingir um público de cerca de 4,2 milhões de pessoas por dia.
A iniciativa faz parte de uma campanha comemorativa, que também contempla a instalação de painéis com a linha do tempo das principais ações do Protocolo de Montreal no Brasil nas estações Recife e Barro.
Em três décadas de implementação, os países participantes do protocolo eliminaram totalmente o consumo e produção dos clorofluorcarbonos (CFCs), halons, brometo de metila para fins agrícolas, CTC e, atualmente, estão em fase de eliminação dos hidroclorofluorcarnobos (HCFCs), substâncias conhecidas por destruir a camada de ozônio.
fonte: CBTU RECIFE

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Governo tem descaso com o alto imposto que se paga de Ipva e não é empregado nas rodovias

Rodovias estaduais de PE têm 94,1% da extensão consideradas regulares, ruins ou péssimas, diz CNT

No aspecto geral, em que estão incluídas as rodovias federais no estado, 56,1% do total da extensão é classificado da mesma forma. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes foi divulgada nesta terça (7).

Ônibus circula por trecho repleto de buracos na PE-15, em Olinda (Foto: Maurício Melo/TV Globo)
Ônibus circula por trecho repleto de buracos na PE-15, em Olinda (Foto: Maurício Melo/TV Globo)

s rodovias estaduais de Pernambuco têm deixado a desejar no quesito qualidade. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) nesta terça-feira (7), 94,1% das rodovias sob jurisdição do estado foram classificadas como regulares, ruins ou péssimas, em comparação com a extensão federal. O percentual representa 950 dos 1.009 quilômetros de extensão sob jurisdição estadual.
Para a realização do levantamento, feito nacionalmente, foram levados em consideração aspectos como sinalização, pavimento e geometria das rodovias. No que diz respeito à sinalização, as rodovias estaduais de Pernambuco têm 95,1% da extensão classificadas como regulares, ruins ou péssimas.
Veja a classificação das rodovias estaduais em PE em 2017
Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes leva em conta sinalização, pavimento e geometria das vias
Péssimo: 45,5 %Ruim: 35,6 %Regular: 13 %Bom: 2,7 %Ótimo: 3,2 %
Fonte: CNT
Quanto ao pavimento, a pesquisa registra que 54,6% da extensão de rodovias estaduais são regulares, enquanto 30,9% são ruins e 3,9% são péssimas. As rodovias estaduais de Pernambuco também têm 65,1% da sinalização consideradas péssimas, 17,4% classificadas como ruins e outros 12,6% tidas como regulares.
“Péssimo” é o adjetivo adotado para qualificar 59,6% da extensão no que diz respeito à geometria das rodovias estaduais de Pernambuco, critério que leva em consideração a condição de curvas, pontes, viadutos e do acostamento das rodovias. Outros 20,9% das rodovias estaduais receberam a classificação ‘ruim’, enquanto 12,1% da extensão foram tidas como regulares nesse segmento.
A PE-15, rodovia que corta a área norte da Região Metropolitana do Recife, é um exemplo dos percentuais de insatisfação mostrados pela pesquisa. A via é utilizada por muitas pessoas que saem de cidades como Abreu e Lima e Paulista com destino ao Recife, mas é do trecho em Olinda que os motoristas e pedestres mais se queixam.
G1 entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e aguarda retorno sobre as classificações da pesquisa. A reportagem também espera resposta sobre o total de investimentos feitos em 2017 pelo órgão para requalificar as rodovias estaduais.

Desempenho geral

Veja a classificação das rodovias de PE em 2017
Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes leva em conta sinalização, pavimento e geometria das vias
Péssimo: 15,6 %Ruim: 15,8 %Regular: 24,7 %Bom: 37,4 %Ótimo: 6,5 %
Fonte: CNT
As rodovias federais em Pernambuco, no entanto, possibilitam um equilíbrio na avaliação de uma forma geral do total de rodovias no estado, já que 61,7% receberam a classificação “ótima” ou “boa”. Com esse resultado, o quesito “bom” predomina na avaliação das rodovias em Pernambuco, pois 37,4% da extensão delas foram classificadas dessa forma.
No entanto, 56,1% do total são consideradas regulares, ruins ou péssimas. Esse percentual é menor do que o registrado em 2016, quando 57,9% das rodovias estaduais e federais tiveram essa mesma classificação. Em 2015, esse levantamento da CNT identificou 53,1% das rodovias nessa situação.
fonte : G1 / DNIT

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Protestos paralisa a saída dos ônibus e fiquem ligados pois ate o momento tudo parado

Foto da frente da garagem da CDA 

O protesto é feito pela Abirp e a  oposição da Cut e as principais reivindicações são a cobrança absurda das avarias , o não pagamento de horas extras, a cobrança de passagem aos cobradores de invasões de usuários fazem entrando pela porta traseira e o rodízio de escalas. 
A CDA opera,  31 linhas entre Olinda e Recife e transporta mais de 100 mil pessoas e sua frota tem mais de 240 ónibus.
O protesto começou as 3 hrs da madrugada.
O Conorte que é o consórcio entre 3. empresas e vamos aguardar que o grupo.coloquem ônibus nas linhas da CDA. 


A empresa tem 224 veículos sendo 209 em operação e 15 reservas. São 800 funcionários, entre motoristas, cobradores, coordenadores de terminal e supervisores.
De acordo com os responsáveis pelo movimento, há várias reivindicações. Os antigos cobradores, que hoje atuam como motoristas, exigem reajuste salarial para exercer a nova função. Os trabalhadores sem queixam, ainda, de cobrança por avarias nos coletivos, referentes ao período até 2014.
As categorias informam também que não contam com intervalos completos para descansar e fazer refeições. Há queixas sobre problemas nas folgas semanais para os trabalhadores que estão em perído pós-férias.

Resposta

Diante da paralisação, o Grande Recife Consórcio, responsável pelo gerenciamento do sistema, informou que foi surpreendido pelo movimento dos trabalhadores da Cidade Alta. O consórcio alegou que não houve comunicação prévia aos gestores.
Disse também que a paralisação é política e não tem ligação com o sindicato dos rodoviários. A empresa gestora assegurou que vai tentar deslocar ônibus das frotas de outras transportadoras para minimizar os transtornos.
O diretor-executivo da Cidade Alta, Almiri Buonoro, afirmou, por telefone, que as denúncias feitas pelos manifestantes não procedem. Disse, por exemplo, que os salários foram depositados na segunda-feira (6).
Segundo o executivo, empresa não reconhece a legalidade desse movimento. "Vamos tomar medidas judiciais cabíveis", anunciou.

Por volta das 10h, funcionários da transportadora, acionados pela direção, tentavam negociar com os manifestantes para tentar retirar coletivos que atrapalhavam a saída de ônibus da garagem. "Infelizmente, tem áreas sem ônibus, já que são atendidas apenas pela Cidade Alta", observou.
Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)
Ônibus da Cidade Alta ficaram parados na garagem, em Olinda, nesta terça-feira (7) (Foto: Reprodução TV Globo)

Transtornos

A paralisação dos funcionários da empresa Cidade Alta diminuiu o movimento nos terminais e deixou as paradas de ônibus lotadas. No bairro de Jardim Atlântico, em Olinda, a única linha que funciona não circulou. A auxiliar de farmácia Érika Santana é uma das passageiras que, desavisada, foi ao terminal para tentar chegar ao trabalho.
"Estou indo para o centro do Recife, mas os ônibus estão lotados e queimando a parada. Trabalhei a noite toda, quero ir para casa, mas não posso", disse.
Situação parecida é enfrentada por Josinete Teixeira, estudante de farmácia que tentava entrar no terminal de Rio Doce, também em Olinda. "Você sai de casa e se depara com essa situação, é muito complicado. Todos nós temos compromissos. Hoje, vou perder meu dia por conta disso. Era pra eles diminuírem a frota e não pasalisar de vez. Vamos ver de que horas vai voltar", disse.

Veja algumas áreas atendidas pelos ônibus da Cidade Alta

  • Rio Doce
  • Jardim Atlântico
  • Casa Caiada
  • Bairro Novo
  • Carmo
  • Varadouro
  • Janga
  • Pau Amarelo
  • Maria Farinha
  • Loteamento Conceição
  • Jardim Maranguape
  • Maranguape I
  • Maranguape II
  • Santo Amaro
  • Arthur Lundgren
  • Engenho Maranguape
  • fonte: GRCT e Blog GRMPE

Ao meio desta terça feira os ônibus começaram a sair da garagem.