Obras do corredor Leste/Oeste no Recife – Foto: Nando Chiappetta
O ano de 2013 era para ser acelerado em relação às obras de
mobilidade em Pernambuco. A ideia era fazer acontecer neste ano, o que
não foi possível em 2012. Mesmo com a entrega dos viadutos dos Bultrins e
Ouro Preto, em Olinda, que compõem o corredor Norte/Sul, ainda não foi
bastante para entrar em 2014 sem pressa. Agora o tempo é quase nenhum.
O otimismo da Secretaria das Cidades em relação à entrega dos dois
corredores (Norte/Sul e Leste/Oeste), em março de 2014, não encontra eco
no ritmo das obras. A essa altura, no entanto, a pressa pode
comprometer a qualidade das obras que têm objetivos muito além da Copa
do Mundo. A Secretaria de Planejamento já trabalha com o plano B, que
significa deixar os corredores em condições de trafegabilidade, mesmo
que algumas obras sejam entregues ao longo de 2014.
Entre os projetos que estavam previstos, alguns não tiveram as obras
iniciadas ou ainda estão em fase primária. É o caso de algumas obras do
corredor Leste/Oeste, projeto mais diretamente ligado à Copa. O túnel da
Abolição, por exemplo, que tinha previsão de ficar pronto em 10 meses,
não deve ser entregue em março. “Mesmo o túnel sendo entregue depois, o
corredor vai poder passar por cima”, explicou o secretário de
Planejamento, Fred Amâncio.
Já no município de Camaragibe, uma alternativa de mobilidade para a
demanda não se concentrar no Terminal Cosme e Damião – que já provou na
Copa das Confederações, neste ano, que não suporta tamanha demanda -,
não tem nem sinal de obra. Ou melhor tem no que se refere à demolição de
imóveis desapropriados. Na Avenida Belmino Gouveia, houve alteração no
projeto que prevê duas estações no centro da via e outras quatro, sendo
duas por sentido, nas calçadas. A mudança foi para evitar mais
desapropriações.
Obras corredor Norte/Sul – Ttrecho de Olinda – Foto: Nando Chiappetta
Em agosto, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, acreditava que as
obras das estações no município seriam iniciadas em setembro. Passados
quatro meses, nem sinal das estações. Agora a previsão é iniciar as
obras em janeiro.
Situação complicada também no terminal integrado de Camaragibe, que
previa expansão para receber os ônibus do BRT. O único indício é um
terreno ao lado do terminal com casas demolidas. Mas não é só isso, o
ramal da Copa, que ligará o terminal de Camaragibe ao Terminal Cosme e
Damião, também está na fase de derrubada de imóveis. “Apesar de ser um
ramal curto, há muitas desapropriações a serem feitas”, explicou Fred
Amâncio.
Uma das estações do BRT em Obras – Foto – Nando Chiappetta
Norte/Sul
No caso do corredor Norte/Sul, os terminais de integração Pelópidas da
Silveira, PE-15 e o de Igarassu, que previam obras de expansão, depois
reduzidas à adaptação para receber os ônibus no modelo BRT (Bus Rapid
Transit), sequer foram iniciadas. “A ideia, por conta do prazo, é fazer
uma adaptação nesses terminais e, posteriormente, fazer a obra de
expansão”, revelou Fred Amâncio.
No Norte/Sul, o avanço maior é ao longo da PE-15, onde todas as
estações foram iniciadas e a maioria se encontra com cobertura e vidro.
No trecho entre Igarassu e Abreu e Lima, há um intervalo de 7 km e
apenas duas estações, cujas obras estão no início. Os trechos entre
Paulista e Olinda são os mais adiantados. No Recife, onde estão
previstas 13 estações, o nível das obras ainda é lento.
No Centro da cidade, as obras das estações sequer chegaram na fase do
alicerce. Já o ramal da Agamenon Magalhães, que estava com a obra
prevista para ser iniciada em dezembro, não tem mais prazo definido.
“Não podemos iniciar uma obra na Agamenon sem ter todos os projetos
aprovados e estamos aguardando alguns na área ambiental para dar início
às obras”, afirmou o governador Eduardo Campos. Ainda segundo o
governador, as obras dos corredores serão entregues em 2014. “Nosso
compromisso é 2014 e os corredores serão entregues no prazo e com
excelência”.
Saiba mais
Obras do Corredor Leste/Oeste
Terminais do Leste/Oeste
Terminal de Camaragibe – expansão não iniciada
Terminal da Caxangá – em operação
Terminal da 4ª Perimetral – em obras
Terminal da 3º Perimetral – em obras
Estações do Corredor Leste/Oeste:
1. Estação do Derby – em obras
2. Estação Benfica – Obra não iniciadas
3. Estação/Abolição – em acabamento
4. Estação/Farmácia em acabamento
5. Estação/FM Veículos – em acabamento
6. Estação/Hospital Getulio Vargas – em acabamento
7. Estação/China in Box – em acabemento
8. Estação/Renault – em acabamento
9. Estação/Big Ben – em acabamento
10. Estação/Caxangá Veículos – em acabamento
11. Estação/Italiana – em acabamento
12. Estação/Golf – em acabamento
13. Estação/Terminal Caxangá – em acabamento
14. Estação/Joaquim Ribeiro.3 – em acabamento
15. Estação/Joaquim Ribeiro.2 – em acabamento
16. Estação/Joaquim Ribeiro.1 – em acabamento
17. Estação/Belmino Correia.5 – não iniciada
18. Estação/Belmino Correia.4 – não iniciada
19. Estação/Belmino Correia.3 – não iniciada
20. Estação/Belmino Correia.2 – não iniciada
21. Estação/Belmino Correia.1 – não iniciada
Obras do corredor Norte/Sul
Terminais do Norte/Sul
Terminal de Igarassu – Obra não iniciada
Terminal Pelópidas Silveira – Obra não iniciada
Terminal da PE-15 – Obra não iniciada
Estações do Corredor Norte/Sul
Igarassu (1 estação)
Estação em Cruz de Rebouças (obra iniciada)
Abreu e Lima (1 estação)
Estação no centro de Abreu e Lima (não iniciada)
Paulista (4 estações)
Estação José Alencar (em obras)
Estação Escadaria (em obras)
Estação Hospital Central (em acabamento)
Estação BR-101 (em obras)
Olinda (13 estações)
Estação Taguari (em acabamento)
Estação Tabajara (em acabamento)
Estação Jupirá (em obras)
Estação Escola Guedes Alcoforado (em obras)
Estação Praça da Cohab (em obras)
Estação Peixe Agulha (em obras)
Estação Bultrins (em obras)
Estação Quartel (em obras)
Estação Atacadão (em obras)
Estação Kenedy (em obras)
Estação Duarte Coelho (em obras)
Estação Sobradinho (em obras)
Estação Centro de Convenções (em obras)
Recife (13 estações):
Avenida Cruz Cabugá (6 estações)
1- Em frente ao terreno da Marinha (em obras)
2- Em frente à Praça Onze de Junho (não iniciada)
3- Em frente à Praça Gen Abreu e Lima (em obras)
4- Em frente à Rua Arthur Coutinho (não iniciada)
5- Em frente à Assembleia de Deus (não iniciada)
6- Em frente ao Parque 13 de maio (em obras)
Centro do Recife (7 estações)
1 – Em frente ao prédio do Ministério da Justiça (não iniciada)
2- Em frente ao Tribunal Regional da 6ª Região (não iniciada)
3 – Em frente à Rua da União (em obras)
4- Em frente ao Edifício JK (em obras)
5- Em frente ao AIP (em obras)
6- Na Avenida Martins de Barros (em obras)
7- Na Avenida Guararapes (em obras)
Fonte: Diario de Pernambuco (Tânia Passos)