Governo inicia audiências públicas preparatórias para o PDUI /RMR
O Governo do Estado realizou, na última segunda-feira (17), a primeira audiência pública do
Plano Municipal de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife
(PDUI/RMR), no município de Olinda. O evento será realizado na sede da Prefeitura Municipal,
na Rua de São Bento, a partir das 9 horas. Estão sendo convidados a participar das discussões
os representantes da sociedade civil e do poder público, que devem contribuir com sugestões
de ações. Até meados de julho devem ser realizadas as discussões nos demais 14 municípios
que constituem a região, dentro de um cronograma de trabalho estabelecido em conjunto
com as prefeituras.
As reuniões são coordenadas pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de
Pernambuco (Condepe/Fidem), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e
Habitação (Seduh), com parceria das prefeituras municipais. O PDUI apontará caminhos para o
desenvolvimento e para o ordenamento do território metropolitano, construindo diretrizes e
regras para melhoria das condições socioambientais e da infraestrutura de todos os municípios
do Grande Recife.
As informações sobre o plano estão disponíveis no site www.pdui-rmr.pe.gov.br. Ao visitar o
site, o cidadão também pode sugerir propostas de caráter metropolitano ou apoiar aquelas
que já constam no site. As mais apoiadas poderão integrar o texto final do Projeto de Lei do
PDUI, que será encaminhado até o fim do ano à Assembleia Legislativa de Pernambuco
(Alepe) para virar lei.
A elaboração do PDUI-RMR é dividida em várias etapas. Vai desde o levantamento e análise do
acervo de documentos e informações, e passa pela realização de diagnóstico preliminar,
convocação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), mobilização e divulgação
das atividades para engajamento dos participantes, entre outras. Também estão previstas as
seguintes atividades: levantamento participativo de insumos locais, temáticos e regionais;
consolidação do diagnóstico; além da validação das proposições em audiências regionais. O
documento final será submetido ao CDM antes de seguir para a Alepe.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, destaca que a
participação da sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento do plano. Ele defende o
avanço no processo de governança metropolitana, destacando a gestão integrada da RMR e
ressaltou a importância das audiências públicas. “O PDUI exige um grande processo de
pactuação, envolvendo toda a sociedade. Esse trabalho exige esforço do poder público, de
entidades, universidades, e outros atores para se estabelecer com clareza os objetivos que
queremos alcançar. Pensando no sentido de que a região se desenvolva de forma a oferecer
maior qualidade de vida a todo cidadão da RMR”, comentou.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Pelo cronograma de trabalho, as audiências prosseguem até o dia 12 de julho. Em junho serão
realizadas mais três audiências públicas e em julho, as dez restantes.
Após Olinda, será a vez de Paulista realizar a sua audiência pública, no dia 20, a partir das 9h,
no Auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Floriano Peixoto, Centro.
Estão previstas as seguintes datas:
Jaboatão dos Guararapes – 26/06
Moreno – 27/06.
Abreu e Lima – 1º/07
Araçoiaba – 02/07
Cabo de Santo Agostinho – 03/07
São Lourenço da Mata – 04/07
Itapissuma – 05/07
Ilha de Itamaracá – 08/07
Goiana (previsto) – 09/07
Igarassu – 10/07
Recife – 11/07
Camaragibe – 12/07
Ipojuca – A confirmar
Dentro da programação das audiências públicas está prevista a apresentação de um breve
diagnóstico do território metropolitano, seguida de discussões com os participantes. Com o
término destas discussões, serão realizados os seminários temáticos (divididos pelos eixos
físico-territorial, socioeconômico e de governança interfederativa). Na sequência, acontecem
as audiências públicas regionais (Norte, Centro e Sul) e, por fim, o seminário de validação.
"As audiências públicas serão sempre abertas. Elas serão feitas inicialmente nos municípios
como uma maneira de mobilizar e explicar para as pessoas qual a importância do PDUI e de
qual forma a sociedade civil vai poder contribuir, dentro do processo de construção. Já na
segunda rodada, serão audiências regionais, onde faremos discussões das propostas que serão
colocadas no primeiro período. Além disso, há uma etapa de seminários temáticos, onde serão
discutidas as questões mais técnicas, para que, finalmente, realizemos um encontro para
debater esses aspectos com a sociedade civil", comentou a presidente da Agência
Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky.
terça-feira, 25 de junho de 2019
terça-feira, 18 de junho de 2019
ESTE TIPO DE FISCALIZAÇÃO DEVERIA SER ADOTADO NO BRT PERNAMBUCO
BRT do Rio de Janeiro passa a fiscalizar pagamentos de tarifa no interior dos ônibus e estações
Jaílson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
21 horas atrás
A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros, em média, entram sem pagar todo dia nas estações e terminais. Foto: Divulgação.
Passageiro que não comprovar ter pago a passagem poderá ser multado em R$ 170
JESSICA MARQUES
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou que a partir desta segunda-feira, 17 de junho de 2019, haverá um controle de pagamento de tarifa no BRT da cidade. A verificação do pagamento está sendo realizada no interior dos ônibus e nas estações do sistema.
A Secretaria Municipal de Transporte publicou no Diário Oficial o ato criando este mecanismo para coibir os calotes no BRT. Segundo o documento, o passageiro do BRT que não comprovar ter pago a passagem poderá ser multado em R$ 170.
De acordo com a nova regra, a exemplo do que já ocorre no VLT, o controle de pagamento das tarifas“poderá ser realizado mediante verificação eletrônica no interior e/ou na saída das estações de embarque do sistema BRT, terminais rodoviários e nos veículos que operam nos corredores de BRT”.
Ainda segundo a resolução da SMTR, o “usuário do sistema BRT deverá comprovar o pagamento da tarifa por intermédio da apresentação do cartão eletrônico, previamente validado nas roletas de acesso, mediante requisição dos agentes controladores, a qualquer momento a partir do ingresso nas estações, terminais e veículos do sistema BRT, para efeitos de controle do pagamento das tarifas ou da validação das gratuidades estabelecidas em lei”.
O documento autoriza os concessionários que operam o sistema BRT e os agentes públicos, como a Guarda Municipal, a conferirem o pagamento das tarifas e benefícios de gratuidades no interior dos veículos, estações de embarque e terminais rodoviários.
Em caso de não comprovação do benefício da gratuidade ou do não pagamento da tarifa, a multa será de R$ 170.
“O alto índice de calotes é um dos principais problemas do BRT, desde a inauguração do sistema, em 2012. Muitos caloteiros furam a fila de passageiros pagantes e promovem atos de vandalismo”, justificou a Prefeitura, em nota.
A estimativa é de que cerca de 70 mil passageiros, em média, entram sem pagar todo dia nas estações e terminais. Desta forma, segundo a Prefeitura, a tarifa média recebida pelo BRT é de R$ 2,45 por passageiro, o que levaria o prejuízo com os calotes a um valor próximo de R$ 5 milhões por mês.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
domingo, 16 de junho de 2019
ACIDENTE COM ÔNIBUS DA VERA CRUZ NO IBURA
Ônibus bate em muro de casa no Ibura e motorista é socorrido
Segundo testemunhas, condutor passou mal e perdeu o controle do veículo. Ele foi socorrido pelo Samu
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade
Um ônibus da empresa Vera Cruz bateu no muro de uma casa no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, na tarde deste domingo (16), e o motorista ficou ferido. De acordo com testemunhas, o condutor passou mal e perdeu o controle do coletivo, que se chocou em um imóvel que fica em uma curva da Avenida São Francisco, em UR-01.
O motorista chegou a ficar preso nas ferragens, mas foi retirado do veículo e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o nome e o estado de saúde dele não foram divulgados.
Passageiros que estavam no ônibus nada sofreram, assim como a dona da casa. O muro do imóvel foi atingido e o impacto só não foi maior porque as três barricadas de concreto que cercavam o imóvel evitaram um dano maior.
Fonte: OP9 site
PUNIÇÃO E MULTA ASSIM LUPÉRCIO MODIFICA A LEI DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS DE OLINDA
Lupércio muda decreto de ar-condicionado em ônibus para incluir punição
Por Amanda Miranda
O prefeito de Olinda, Lupércio Nascimento (SD), publicou no Diário Oficial uma alteração no decreto que obriga a instalação de ar-condicionado nos ônibusque circulam na cidade. A mudança foi para acrescentar a possibilidade de punição às empresas que não cumprirem a nova regra.
De acordo com o novo texto do decreto, o Consórcio de Transporte Metropolitano será o órgão responsável por fazer a fiscalização e aplicar eventuais penalidades.
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Opositor de Lupércio, o presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal (PL), cobrou a paternidade da alteração. “O decreto anterior era inconstitucional, uma vez que não contemplava o princípio da eficiência nem aplicava penalidades às empresas que desrespeitassem a norma legal”, disse.
Autor de um dos projetos de lei que previam a instalação de ar-condicionado em ônibus, o vereador vem criticando o prefeito por ter assinado o decreto. Após a publicação do decreto de Lupércio, Jorge Federal mandou espalhar outdoors com propaganda sobre a sua proposta.
Em Olinda, as regras serão as mesmas que no Recife: 25% da frota por ano a partir de 2019. Ou seja, todos os veículos deverão ser climatizados até 2023.
Segundo a prefeitura, circulam em Olinda 72 ônibus, em 13 linhas que fazem 980 viagens diárias. Elas atendem 37 mil passageiros. Inicialmente, apenas duas terão ar-condicionado, em testes:
- 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)/(Principal)
- 886 – Ouro Preto/Rio Doce (Principal)
A alteração no decreto foi publicada no Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) da última quinta-feira (13).
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Grande Recife monta esquema de contingência para a paralisação do metrô
Com o metrô funcionando apenas nos horários de pico nesta sexta-feira (14) e para minimizar os impactos da operação ao longo do dia, o Grande Recife colocará em prática um plano de contingência. A medida atende usuários que circulam pelas linhas Centro e Sul do modal. Confira, abaixo, como fica o reforço:
Para os usuários da Linha Sul do metrô, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.
Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.
Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira.
A dica do Grande Recife para quem estiver no centro da capital é que, na dúvida, o usuário se dirija ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à Avenida Guararapes, pois nestes locais há uma maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
CBTU RECIFE INFORMA
Nota de imprensa ( ao Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco)
A CBTU Recife informa que na sexta-feira (14/06), as Linhas Centro e Sul do Metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. A decisão foi tomada pela Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos para minimizar os transtornos para os usuários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à Greve Geral.
Fonte: CBTU RECIFE/ Metrorec
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
quarta-feira, 12 de junho de 2019
PASSARELA DA BR101 HOSPITAL DAS CLÍNICAS CADE ELA HEIM
Promessa de passarela foi feita há 1 ano
Quando a estrutura que auxiliava na travessia da BR-101 em frente ao Hospital das Clínicas foi retirada, outra seria colocada no lugar
Por: Samantha Oliveira e Guto Moraes
Após a retirada da passarela, semáforos e sinalizações de trânsito foram colocados no localFoto: Rafael Furtado/ Folha de PE
Na semana em que completa um ano de retirada da passarela que ligava o bairro de Engenho do Meio com a Cidade Universitária, na Zona Norte do Recife, pedestres que circulam no entorno do Hospital das Clínicas (HC) ainda enfrentam problemas. O serviço, realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ocorreu pelas péssimas condições em que se encontrava a estrutura, que estava enferrujada e oferecia riscos aos transeuntes.
Após a retirada, foram colocadas faixas de pedestres e semáforos nas quatro pistas da BR-101, que estão lá desde então. A responsabilidade de construir uma outra estrutura de concreto até o fim de 2018 ficou sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, mas após um ano, nada aconteceu.
O investimento de R$ 192 milhões de reais para a estrutura da nova passarela faz parte do projeto de requalificação da BR-101, que está sob responsabilidade da atual Secretaria de Infraestrutura. “Nosso dinheiro vai para todo canto, menos de volta para as nossas necessidades”, reclama o comerciante José Ailton, de 34 anos que possui uma barraca em frente à atual faixa de pedestres. Ele, que atua há mais de 20 anos na área, não viu melhorias após a retirada da passarela.
“Não é difícil acidentes por aqui. Desde que colocaram o semáforo e a faixa, já houveram quatro acidentes”, relata. Ele ainda relembra que os pedestres se colocam em risco, principalmente no período da noite, quando a iluminação é menor. “Depois das sete horas aqui é terra sem lei, passam correndo, não respeitam o sinal, e tem gente tentando atravessar o tempo todo. Eu posso correr ainda, mas e quem é idoso? É preciso lembrar dessas pessoas”, questiona José.
Leia também:Farmácia Escola da UFPE é atingida por incêndio; alunos reclamam da estrutura
Obras de reestruturação da PE-15 começam nesta segunda
No entanto, a opinião do comerciante não reflete a de outros pedestres. Existem aqueles que não confiavam na estrutura da passarela e enxergam a faixa de pedestre como algo mais prático, como é o caso de Lindalva Machado, 55, que tinha medo das antigas estruturas. “A estrutura era de ferro, mal cuidada e vivia balançando. Eu que já tenho medo de altura evitava passar por ali, principalmente sozinha, porque era muito perigoso”. O estado da passarela quando estava em funcionamento é algo comum à outras estruturas como essa na cidade. A falta de manutenção e segurança são as principais queixas dos usuários.
Os semáforos, que poderiam ser uma solução definitiva para os pedestres, apresentam problemas de funcionamento. O trânsito, que já está intenso por conta das obras na BR no mesmo sentido, intensifica-se com os sinais que não são sincronizados, dificultando a passagem dos usuários que ficam presos no meio do trajeto. No outro sentido, veículos de alta velocidade passam a todo momento pela área, oferecendo risco aos pedestres que ficam próximos à via.
Para o representante da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) e especialista em mobilidade, César Cavalcanti, a situação envolve o pior de todos os cenários, como o tráfego rápido e misto na rodovia, com variedade de transportes individuais e de carga. "É uma situação transitória, que não deve perdurar por muito tempo. Não é ideal que se torne uma coisa permanente. É necessária uma passarela que efetivamente separa em dois níveis pessoas e veículos. O que evitaria qualquer conflito ou tragédia. Até porque prejudica o tráfego, que tem horas que é muito elevado", defende.
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que a passarela localizada em frente ao HC ameaçava desabar e foi retirada para construção de uma nova, que será em concreto, cujo projeto executivo está sendo elaborado pelo consórcio formado pelas emprepelassas Andrade Guedes e Astep. A expectativa de prazo para conclusão dos serviços e entrega do novo equipamento é dezembro deste ano.
Fonte: Folha Pe
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
terça-feira, 11 de junho de 2019
METRÔ DO RECIFE VAI PARALISAR NO DIA 14/6/19
Greve
NotíciaMetroviários aderem à greve geral do dia 14; Rodoviários decidem na quarta
Com a adesão, os profissionais paralisarão os trabalhos por 24h, começando a partir das 0h da própria sexta
JC Online
Publicado em
Os metroviários de Pernambuco confirmaram que irão aderir à greve geral, marcada para a próxima sexta-feira (14). A decisão foi tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira (10), na Estação Recife do Metrô. Com a adesão, os profissionais paralisarão os trabalhos por 24h, começando a partir das 0h da própria sexta. A pauta da greve geral é contra a reforma da previdência, proposta pelo atual Governo Federal.
A reportagem do Jornal do Commercio tentou entrar em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU), para saber se a paralisação será geral ou se haverá esquema especial em horários de pico. Até o momento da publicação da matéria, não obtivemos retorno.
A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). O órgão informou que além da cidade do Recife, metroviários de Belo Horizonte e Maceió também aderiram à greve.
Segundo o presidente do Sindicato, Benilson Custódio, a adesão à greve dependerá dos trabalhadores. "Vai ter uma negociação com os trabalhadores. Vamos ver se há vontade de participar", afirmou. Questionado se a adesão à paralisação poderia prejudicar a categoria, na atual proposta de aumento salarial, ele admitiu a possibilidade. Porém, voltou a afirmar que a decisão cabe aos colaboradores. "É, mas o trabalhador é quem vai decidir. A gente vai ter uma assembleia aqui, para decidir se vai aderir. Amanhã na coletiva será divulgado oficialmente" , concluiu Benilson.
Além da presença dos sindicatos do rodoviários e metroviários, outras centrais sindicais estarão presente na coletiva, como a Força Sindical de Pernambuco, a própria CUT, CTB, CSP Conlutas, Intersindical, CGTB, Nova Central e UGT.
Em Recife, os manifestantes se concentrarão na Rua do Sol, no Centro da Cidade, a partir das 14h. De acordo com a organização do protesto, o ato contará com a participação de várias categorias de "trabalhadoras e trabalhadores, organizações de mulheres, estudantis, negros, LGBT e populares".
Fonte : JC online
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
A reportagem do Jornal do Commercio tentou entrar em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Recife (CBTU), para saber se a paralisação será geral ou se haverá esquema especial em horários de pico. Até o momento da publicação da matéria, não obtivemos retorno.
A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). O órgão informou que além da cidade do Recife, metroviários de Belo Horizonte e Maceió também aderiram à greve.
Rodoviários se pronunciam nesta quarta
Por meio de uma coletiva de imprensa geral, o Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana (Sttrepe) informou que irá anunciar se adere ou não à paralisação geral. A coletiva será realizada na sede da Central Unica do trabalhadores (CUT), que fica localizada na Rua Manoel Pereira, no Bairro de Santa Amaro, no Centro do Recife.Segundo o presidente do Sindicato, Benilson Custódio, a adesão à greve dependerá dos trabalhadores. "Vai ter uma negociação com os trabalhadores. Vamos ver se há vontade de participar", afirmou. Questionado se a adesão à paralisação poderia prejudicar a categoria, na atual proposta de aumento salarial, ele admitiu a possibilidade. Porém, voltou a afirmar que a decisão cabe aos colaboradores. "É, mas o trabalhador é quem vai decidir. A gente vai ter uma assembleia aqui, para decidir se vai aderir. Amanhã na coletiva será divulgado oficialmente" , concluiu Benilson.
Além da presença dos sindicatos do rodoviários e metroviários, outras centrais sindicais estarão presente na coletiva, como a Força Sindical de Pernambuco, a própria CUT, CTB, CSP Conlutas, Intersindical, CGTB, Nova Central e UGT.
Protestos
A greve geral tem previsão de protestos em todo o País. Os manifestantes são contra a proposta da reforma da previdência, do Ministro Paulo Guedes, que está em sendo analisada em comissão especial no Congresso Nacional. Segundo os manifestantes, a reforma tirará direitos dos aposentados.Em Recife, os manifestantes se concentrarão na Rua do Sol, no Centro da Cidade, a partir das 14h. De acordo com a organização do protesto, o ato contará com a participação de várias categorias de "trabalhadoras e trabalhadores, organizações de mulheres, estudantis, negros, LGBT e populares".
Fonte : JC online
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
sexta-feira, 7 de junho de 2019
ATENÇÃO LEITORES DO IBURA E AFOGADOS
Linha 110 – Ibura/Ipsep muda operação para atender ao bairro de Afogados
Atendendo a uma solicitação de moradores, a linha 110 – Ibura/Ipsep muda de nome e amplia o seu itinerário. A novidade tem início neste sábado (08), quando a linha passa a se chamar 110 – Ibura/Afogados (Ipsep) e percorre algumas ruas do Largo da Paz. A alteração acontece nos dois sentidos da viagem. Confira, abaixo, como fica o percurso:
Terminal/ponto de retorno: Rua São Paulo, Av. Quixaramobim, Av. Santa Fé, Av. Santos, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Sul, Rua Nicolau Pinheiro, Rua da Paz (Largo da Paz).
Ponto de retorno/terminal:Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua Itacarai, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. São Francisco, Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Santos, Av. Santa Fé, Av. Quixaramobim, Rua São Paulo.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Fonte GRCT via e-mail ao blog Grmpe
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
quarta-feira, 5 de junho de 2019
MASCARELLO FAZ VENDA DO SEU NOVO LANÇAMENTO ELLO FRETAMENTO RODOVIÁRIO PARA O NORDESTE
Expresso Vera Cruz
Foto: ilustrativa / arquivo blogRenovação 2019 a todo vapor em Pernambuco, e agora é a vez da Expresso Vera Cruz, que fechou pedido com A mascarello e vai trazer 26 ao Todo.
Gran Via são 26 de 12,6 metros ,chassis VW 17-230 OD, 04 unidades do novo ELLO FRETAMENTO RODOVIÁRIO ( com Ar condicionado) já com elevador lateral para acessibilidade e 04 Gran Via de 14 metros 6x2 para substituir os articulados que estão sendo desativados.
A informação já está sendo divulgado pela Empresa, e a espera por esta renovação já era sem tempo, apesar que a grande surpresa e aposta de muitos , que diziam que a mesma iria adiquirir TORINO 2019.
Fonte: Mascarello
Foto divulgação da mascarello
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
terça-feira, 4 de junho de 2019
AGORA VAI AR CONDICIONADO NOS TERMINAIS
Vereador quer que terminais integrados tenham ar-condicionado
Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em
Após as discussões sobre a instalação de ar-condicionado em ônibus do Recife, o vereador Carlos Gueiros (PSB) apresentou nessa segunda-feira (3) um projeto de lei para que os terminais integrados também sejam climatizados. “Como acontece nas estações de BRT”, comparou. A mudança na estrutura seria em equipamentos como Joana Bezerra e Macaxeira, entre outros.
Esses terminais são administrados atualmente pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão ligado ao Governo de Pernambuco, não à Prefeitura do Recife.
Na semana passada, a gestão estadual anunciou a intenção de privatizá-los. A medida está vinculada ao novo Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), sancionado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no último dia 21.
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“Não é ideia minha, isso já acontece em Goiás”, disse o vereador.
Além da climatização, o projeto prevê a instalação de banheiros e serviço fixo de segurança.
Há ainda a previsão de requalificação das paradas de ônibus, com a elevação do piso, a obrigatoriedade de iluminação noturna e a instalação de proteção contra chuva e de pelo menos três assentos.
O projeto de Carlos Gueiros foi apresentado em reunião plenária e seguiu para as Comissões de Legislação e Justiça; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Planejamento Urbano e Obras; Direitos Humanos e Cidadania; e Finanças e Orçamento. Emendas poderão ser apresentadas até o dia 11.
sexta-feira, 31 de maio de 2019
A LEI DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS JÁ ESTÃO PUBLICADAS E EM OUTUBRO JÁ DEVE TER FROTA CLIMATIZADA NAS RUAS
Decreto que determina ar-condicionado nos ônibus de Olinda é publicado
Até outubro deste ano, 25% dos ônibus de Olinda já terão que circular com ar-condicionado
JC Online
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
O decreto que determina a instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam na cidade de Olinda foi publicado, nesta sexta-feira (31), no Diário Oficial do município, assim como havia sido divulgado pela prefeitura nessa quinta. De acordo com o documento, em até quatro anos, toda a frota de coletivos que rodam nas ruas de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), terão que ser refrigerados. Até outubro deste ano, 25% dos ônibus já terão que circular com ar-condicionado.
"A partir de 60 dias contados da publicação deste decreto nenhum veículo usado poderá ser incluído nas frotas de concessionários, sem que seja equipado com sistema de refrigeração do ambiente interno em perfeito funcionamento", diz o documento. Segundo a prefeitura de Olinda, em 15 dias, como período de teste, duas linhas passarão a contar com ar-condicionado. São elas: 881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)/(Principal) e 886 - Ouro Preto/Rio Doce (Principal). Ao todo, 37 mil passageiros serão contemplados pelo decreto. É importante lembrar que a medida só afeta as linhas que circulam exclusivamente por Olinda.
Antes de ser sancionado pelo prefeito, o projeto passou por duas votações na Câmara dos Vereadores da capital, onde foi aprovado por unanimidade. Na segunda votação, o prazo para a instalação foi alterado para quatro anos. A autoria da medida é do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).
Confira as linhas que serão afetadas na capital:
13 - Jardim Beira Rio (Pina)
14 - Brasília (Conde da Boa Vista)
16 - Brasília Teimosa
31 - Shopping Center (Ter. Res. Boa Viagem)
32 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
39 - Setúbal (Príncipe)
155 - Jordão Baixo/Boa Viagem
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem
700 - Beberibe/Afogados
711 - Alto do Pascoal
712 - Alto Santa Terezinha
713 - Bomba do Hemetério
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte)
717 - José Amarino dos Reis
721 - Água Fria
722 - Campina do Barreto
723 - Cajueiro
724 - Chão de Estrelas
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
741 - Dois Unidos
742 - Linha do Tiro
743 - Alto José Bonifácio (João de Barros)
746 - Alto do Capitão
780 - Alto Santa Terezinha/Derby
211 - Vila Tamandaré
212 - Jardim São Paulo
221 - Vila Cardeal e Silva
222 - Jardim Uchoa
242 - Pacheco
311 - Bongi (Afogados)
312 - Mustardinha
313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo
412 - San Martin (Largo da Paz)
424 - CDU/Torrões (via San Martin)
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
510 - Nova Descoberta/Derby
513 - Córrego da Areia
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
517 - Córrego do Inácio
611 - Alto José do Pinho
612 - Morro da Conceição
622 - Vasco da Gama (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
640 - Guabiraba/Derby
642 - Guabiraba (Córrego do Joaquim)
644 - Largo do Maracanã
680 - Vasco da Gama/Afogados
710 - Beberibe/Derby
414 - Torre
621 - Alto Treze de Maio
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
630 - Vasco da Gama/Derby
631 - Nova Descoberta (Cabugá)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
718 - Córrego do Euclides/Derby
330 - Casa Amarela/CDU
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
527 - Sítio dos Pintos/Imip (Joana Bezerra)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
532 - Casa Amarela (Cabugá)
110 - Ibura/Ipsep
120 - Ipsep/Shopping Center
121 - Vila da Sudene
122- Vila do Ipsep
2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
"A partir de 60 dias contados da publicação deste decreto nenhum veículo usado poderá ser incluído nas frotas de concessionários, sem que seja equipado com sistema de refrigeração do ambiente interno em perfeito funcionamento", diz o documento. Segundo a prefeitura de Olinda, em 15 dias, como período de teste, duas linhas passarão a contar com ar-condicionado. São elas: 881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)/(Principal) e 886 - Ouro Preto/Rio Doce (Principal). Ao todo, 37 mil passageiros serão contemplados pelo decreto. É importante lembrar que a medida só afeta as linhas que circulam exclusivamente por Olinda.
Lei de implantação de ar-condicionado no Recife
No Recife, o prefeito Geraldo Julio sancionou a lei 18.578/2019, que determina a implantação de ar-condicionado nos ônibus que circulam na capital pernambucana. No Recife, as empresas e o Grande Recife terão um prazo de quatro anos para se adequar à nova lei. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, 75 linhas passarão a rodar com ar-condicionado até 2023. A instalação tem início em outubro deste ano, quando 25% da frota do Recife já deverá estar rodando com o equipamento.Antes de ser sancionado pelo prefeito, o projeto passou por duas votações na Câmara dos Vereadores da capital, onde foi aprovado por unanimidade. Na segunda votação, o prazo para a instalação foi alterado para quatro anos. A autoria da medida é do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).
Confira as linhas que serão afetadas na capital:
13 - Jardim Beira Rio (Pina)
14 - Brasília (Conde da Boa Vista)
16 - Brasília Teimosa
31 - Shopping Center (Ter. Res. Boa Viagem)
32 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
39 - Setúbal (Príncipe)
155 - Jordão Baixo/Boa Viagem
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem
700 - Beberibe/Afogados
711 - Alto do Pascoal
712 - Alto Santa Terezinha
713 - Bomba do Hemetério
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte)
717 - José Amarino dos Reis
721 - Água Fria
722 - Campina do Barreto
723 - Cajueiro
724 - Chão de Estrelas
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
741 - Dois Unidos
742 - Linha do Tiro
743 - Alto José Bonifácio (João de Barros)
746 - Alto do Capitão
780 - Alto Santa Terezinha/Derby
211 - Vila Tamandaré
212 - Jardim São Paulo
221 - Vila Cardeal e Silva
222 - Jardim Uchoa
242 - Pacheco
311 - Bongi (Afogados)
312 - Mustardinha
313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
314 - Mangueira
315 - Bongi
321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo
412 - San Martin (Largo da Paz)
424 - CDU/Torrões (via San Martin)
411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
510 - Nova Descoberta/Derby
513 - Córrego da Areia
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
517 - Córrego do Inácio
611 - Alto José do Pinho
612 - Morro da Conceição
622 - Vasco da Gama (Cabugá)
623 - Vasco da Gama (João de Barros)
640 - Guabiraba/Derby
642 - Guabiraba (Córrego do Joaquim)
644 - Largo do Maracanã
680 - Vasco da Gama/Afogados
710 - Beberibe/Derby
414 - Torre
621 - Alto Treze de Maio
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
630 - Vasco da Gama/Derby
631 - Nova Descoberta (Cabugá)
632 - Alto do Refúgio (Cabugá)
718 - Córrego do Euclides/Derby
330 - Casa Amarela/CDU
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela (Nova Torre)
521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa e Príncipe)
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
527 - Sítio dos Pintos/Imip (Joana Bezerra)
531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
532 - Casa Amarela (Cabugá)
110 - Ibura/Ipsep
120 - Ipsep/Shopping Center
121 - Vila da Sudene
122- Vila do Ipsep
2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
PRIVATIZAÇÃO PARA RESOLVER O SUCATEAMENTO DOS TERMINAIS
Governo quer privatizar gestão dos terminais integrados da RMR
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas
Por: Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transportes.
Terminal Integrado Severino Luiz Nunes Pereira (TI CDU)Foto: Reprodução/Grande Recife
O Governo de Pernambuco pretende privatizar a gestão dos 26 Terminais Integrados de transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife (RMR). Edital de chamamento público para concorrer à Parceria Público-Privada (PPP) foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco nesta sexta-feira (31). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o objetivo é melhorar os terminais com as parcerias privadas.
O documento está vinculado ao Programa de Parcerias Estratégicas do Estado (PPPE), cuja Lei nº 16.573/2019 foi sancionada pelo governador Paulo Câmara no último dia 21. Estudos detalhados sobre a PPP serão apresentados depois pela Seduh segundo a secretaria. As propostas apresentadas pelas empresas privadas poderão abranger apenas um, alguns ou todos os terminais e devem ser apresentadas até 1º de julho.
As propostas apresentadas deverão apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Os serviços administrados pela gestão privada serão administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais. As empresas poderão explorar comercialmente os espaços.
Uma Comissão Especial de Avaliação irá analisar os estudos apresentados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras. No entanto, devem preencher os requisitos presentes nos editais, disposto no site da Seduh. Atualmente, cerca de 1,8 milhão de passageiros circulam diariamente nos terminais integrados da RMR, segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
Fonte: GRCT e SEDUH
Por: Portal Folha Pe
As propostas apresentadas deverão apresentar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica, urbanística e de engenharia e arquitetura. Os serviços administrados pela gestão privada serão administração, manutenção, conservação e requalificação dos terminais. As empresas poderão explorar comercialmente os espaços.
Uma Comissão Especial de Avaliação irá analisar os estudos apresentados. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras. No entanto, devem preencher os requisitos presentes nos editais, disAtualmente, cerca de 1,8 milhão de passageiros circulam diariamente nos terminais integrados da RMR, segundo dados do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
FORRÓ DO GALO 2019
Foto divulgação Galo da Madrugada
Forró do Galo da Madrugada muda itinerário de ônibus na Avenida Dantas Barreto
Para abrir os festejos juninos, acontece nesta sexta (31) e sábado (01), na área entre a Praça Sérgio Loreto e o antigo Mercado das Flores, o Forró do Galo da Madrugada. Por isso, a Avenida Dantas Barreto ficará interditada para o tráfego de veículos nestes dois dias no trecho que vai da Rua do Muniz à Avenida Sul e o Grande Recife muda temporariamente o itinerário das linhas que passam pela localidade. Confira, abaixo, quais são as linhas, seus percursos e paradas:
122 – Vila do IPSEP – Via Pinheiros
211 – Vila Tamandaré
221 – Vila Cardeal e Silva
222 – Jardim Uchôa
232 – Cavaleiro
Sentido subúrbio/cidade:...Rua Motocolombó, Avenida Sul, Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Dantas Barreto...
Com este itinerário alternativo, deixam de ser atendidas as seguintes paradas na Avenida Dantas Barreto: nº 018251, próximo ao cruzamento com a Rua São João; nº 180260, nº 180261, nº 180262, nº 180263 e nº 180264, todas juntas ao Camelódromo.
A opção para o usuário é atravessar a Avenida Dantas Barreto e pegar os ônibus no sentido cidade/subúrbio, numa das seguintes paradas: nº 180245, próximo ao Banco Santander; e nº 180238, em frente à Aleixo Presentes e Utilidades.
Sentido cidade/subúrbio: ... Avenida Dantas Barreto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, alça de acesso ao Viaduto das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Bituri, Rua Nova Cabanga, Rua Dilermano Reis, Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente (Rua SD. 4038), Avenida sul, Rua da Paz...
Neste sentido da viagem, deixa de ser atendida a parada nº 180248, na Avenida Dantas Barreto, em frente ao Bar da Maria. Aqui, a opção para o usuário é atravessar a Avenida e pegar os ônibus no sentido cidade/subúrbio, na parada: nº 180245, próximo ao Banco Santander.
Já na Avenida Sul, deixam de ser atendidas as seguintes paradas: nº 180005, nº 180007 e nº 180008. A opção é atravessar a via e embarcar nos ônibus do sentido subúrbio/cidade nas paradas nº 180017,nº 180015 e nº 180014.
122 – Vila do IPSEP
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) – Retorno Via Rua do Príncipe
172 – Marcos Freire (BACURAU) – Itinerário principal
200 – Jaboatão (Parador)
212 - Jardim São Paulo
242 - Pacheco
243 – Vila Dois Carneiros – Via Agamenon Magalhães
412 – San Martin (Largo da Paz)
Sentido cidade/subúrbio:...Avenida Dantas Barreto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, alça de acesso ao Viaduto das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Bituri, Rua Nova Cabanga, Rua Dilermano Reis, Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente (Rua SD. 4038), Avenida Sul, Rua da Paz...
Deixam de ser atendidas as seguintes paradas na Avenida Sul: nº 180005, nº 180007 e nº 180008. A opção é atravessar a via e embarcar nos ônibus do sentido subúrbio/cidade nas paradas nº 180017,nº 180015 e nº 180014.
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
184 – Cabo (BACURAU)
185 – TI Cabo
224 – UR-11 (OPCIONAL) – Via Jordão
233 – Cavaleiro (BACURAU)
254 – Jaboatão (BACURAU)
258 – Moreno (BACURAU)
Sentido cidade/subúrbio:...Cais Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Avenida Dantas Barreto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, alça de acesso ao Viaduto das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Bituri, Rua Nova Cabanga, Rua Dilermano Reis, Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente (Rua SD. 4038), Avenida Sul, Rua da Paz ...
Deixam de ser atendidas as seguintes paradas na Avenida Sul: nº 180005, nº 180007 e nº 180008. A opção é atravessar a via e embarcar nos ônibus do sentido subúrbio/cidade nas paradas nº 180017,nº 180015 e nº 180014.
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
191 – Recife / Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)
Sentido cidade/subúrbio:...Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Praça das Cinco Pontas, alça de acesso ao Viaduto das Cinco Pontas, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Bituri, Rua Nova Cabanga, Rua Dilermano Reis, Rua Comandante Antônio Manhães de Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente (Rua SD. 4038), Avenida Sul, Rua da Paz...
Deixam de ser atendidas as seguintes paradas na Avenida Dantas Barreto: nº 180248, em frente ao Bar da Maria; e nº 180249, em frente ao terminal da empresa 1002. A opção para o usuário é a parada nº 180523, na Rua do Peixoto, antes do cruzamento com a Rua da Concórdia.
Já na Avenida Sul, deixam de ser atendidas as seguintes paradas: nº 180005, nº 180007 e nº 180008. A opção é atravessar a via e embarcar nos ônibus do sentido subúrbio/cidade nas paradas nº 180017,nº 180015 e nº 180014.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Divulgação do GRCT enviada pelo e-mail do blog Grmpe
quinta-feira, 30 de maio de 2019
Ar condicionado nos ônibus vira item de prioridade eleitoral , a corrida começa sedo as prefeituras municipal
Foto blog do Jamildo
Em Olinda, Lupércio dá rasteira em vereadores e assina decreto por ar-condicionado nos ônibus
Lista das linhas, apenas 13 vai receber carros com ar condicionado:
#831 AGUAZINHA/T.I. XAMBÁ
#841 NOVA OLINDA/T.I. XAMBÁ
#842 AGUAS COMPRIDAS/T.I. XAMBÁ
#847 ALTO NOVA OLINDA/ T.I. XAMBÁ
#852 CAIXA D AGUA/T.I XAMBÁ
#881 T.I. XAMBÁ RIO DOCE (GETULIO VARGAS)
#882 T.I. XAMBÁ RIO DOCE(CLC)
#886 OURO PRETO/ RIO DOCE
#892 ALTO DO CAJUEIRO T.I. XAMBA
#894 ALTO DA SUCUPIRA(CÓRREGO ABACAXI) T.I. XAMBA
#1940 T.I. PE 15 CIRCULAR
#1966 RIO DOCE CIRCULAR
Sem passar pela Câmara Municipal de Olinda, como aconteceu no Recife, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou, nesta quinta-feira (30), o decreto que determina a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam na cidade. No Recife, o projeto havia sido reapresentado por um vereador de oposição, do PRTB. Em Olinda, a Câmara é controlada pela oposição, com o presidente Jorge Federal.
De acordo com a gestão, a medida é fruto da articulação direta com os operadores do setor, entendendo a necessidade de efetiva melhoria no sistema de transporte público de passageiros, beneficiando a população.
Um dos secretários de Lupércio, Evandro Avelar, já foi dirigente da empresa Grande Recife.
LEIA TAMBÉM
» Geraldo Julio sanciona lei que obriga ar-condicionado em ônibus
» Saiba quais são as linhas de ônibus que terão ar-condicionado no Recife
» Ar-condicionado nos ônibus é aprovado e vai a sanção de Geraldo Julio
» Oposição propõe que ar-condicionado nos ônibus seja discutido na Alepe
O cumprimento desta determinação seguirá um calendário de implantação, sendo acompanhada pelo Executivo.
“No entanto, já no prazo de 15 dias, dois coletivos passarão a circular, em fase de testes, com a devida refrigeração”.
Em Olinda, circulam 72 ônibus, perfazendo 13 linhas e 980 viagens diárias. Ao todo mais 37 mil passageiros são transportados diariamente no município.
O decreto será publicado no BH Diário Oficial, entrando imediatamente em vigor.
Fonte: Blog do Jamildo
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Em Olinda, Lupércio dá rasteira em vereadores e assina decreto por ar-condicionado nos ônibus
Lista das linhas, apenas 13 vai receber carros com ar condicionado:
#831 AGUAZINHA/T.I. XAMBÁ
#841 NOVA OLINDA/T.I. XAMBÁ
#842 AGUAS COMPRIDAS/T.I. XAMBÁ
#847 ALTO NOVA OLINDA/ T.I. XAMBÁ
#852 CAIXA D AGUA/T.I XAMBÁ
#881 T.I. XAMBÁ RIO DOCE (GETULIO VARGAS)
#882 T.I. XAMBÁ RIO DOCE(CLC)
#886 OURO PRETO/ RIO DOCE
#892 ALTO DO CAJUEIRO T.I. XAMBA
#894 ALTO DA SUCUPIRA(CÓRREGO ABACAXI) T.I. XAMBA
#1940 T.I. PE 15 CIRCULAR
#1966 RIO DOCE CIRCULAR
Sem passar pela Câmara Municipal de Olinda, como aconteceu no Recife, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou, nesta quinta-feira (30), o decreto que determina a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus que circulam na cidade. No Recife, o projeto havia sido reapresentado por um vereador de oposição, do PRTB. Em Olinda, a Câmara é controlada pela oposição, com o presidente Jorge Federal.
De acordo com a gestão, a medida é fruto da articulação direta com os operadores do setor, entendendo a necessidade de efetiva melhoria no sistema de transporte público de passageiros, beneficiando a população.
Um dos secretários de Lupércio, Evandro Avelar, já foi dirigente da empresa Grande Recife.
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O cumprimento desta determinação seguirá um calendário de implantação, sendo acompanhada pelo Executivo.
“No entanto, já no prazo de 15 dias, dois coletivos passarão a circular, em fase de testes, com a devida refrigeração”.
Em Olinda, circulam 72 ônibus, perfazendo 13 linhas e 980 viagens diárias. Ao todo mais 37 mil passageiros são transportados diariamente no município.
O decreto será publicado no BH Diário Oficial, entrando imediatamente em vigor.
Fonte: Blog do Jamildo
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
terça-feira, 28 de maio de 2019
FINALMENTE FOI ASSINADO A LEI DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
Climatização
NotíciaGeraldo Julio sanciona lei e ônibus no Recife terão ar-condicionado
A lei foi sancionada menos de 24h após a Câmara dos Vereadores do Recife aprovar PL que prevê a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus da cidade
JC Online
Publicado em
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), sancionou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que prevê a instalação de aparelhos de ar-condicionado nos ônibus da cidade. A proposta foi assinada em menos de 24h após a Câmara dos Vereadores do Recife aprovar por unanimidade, nessa segunda-feira (27), a PL que agora será transformada em lei.
De acordo com o texto assinado por Geraldo, o Consórcio Grande Recife – empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana de Recife – tem um período de quatro anos, a contar a partir de outubro deste ano, para que 100% das 75 linhas que abrangem o PL estejam equipadas com ar-condicionado.
De acordo com a assessoria da Prefeitura do Recife, o Projeto de Lei foi sancionado sem modificações.
De acordo com o texto assinado por Geraldo, o Consórcio Grande Recife – empresa responsável pelo gerenciamento do transporte por ônibus na Região Metropolitana de Recife – tem um período de quatro anos, a contar a partir de outubro deste ano, para que 100% das 75 linhas que abrangem o PL estejam equipadas com ar-condicionado.
Trâmite
O projeto de lei que versa sobre o tema e o seu substitutivo de redação foram votados e aprovados por unanimidade em segunda discussão na tarde desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal do Recife. De acordo com o texto aprovado, somente os ônibus que circulam exclusivamente na Capital é que devem ser modificados.De acordo com a assessoria da Prefeitura do Recife, o Projeto de Lei foi sancionado sem modificações.
Investimento e reajuste
Para climatizar os 552 carros que fazem as linhas, o Consórcio Grande Recife terá que investir R$ 8,4 milhões. Para cobrir o custo, de acordo com um parecer técnico da empresa enviado à Comissão de Finanças da Câmara Municipal, haveria a necessidade de reajustar em R$ 0,33 centavos o valor das passagens. Na segunda-feira (27), o Jornal do Commercio, contudo, procurou o Grande Recife para confirmar o valor, mas, por meio da assessoria de imprensa, informou que “não vai haver reajuste” nas tarifas, mesmo com a aprovação do prefeito. Nesta terça (28), o Consórcio foi novamente procurado para explicar como se dará essa modificação, mas o Grande Recife se limitou a responder que "vai se pronunciar após a publicação da lei".As linhas que terão ar-condicionado
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