quinta-feira, 30 de julho de 2015

PREMIO -Marcopolo conquista prêmio melhores do setor automotivo.

A Marcopolo foi escolhida “Melhor do Setor Automotivo 2015”, na categoria Encarroçador de Ônibus. Entre as ações que levaram à conquista estão os investimentos realizados nas operações brasileiras para modernização e ampliação de capacidade e o lançamento de nos produtos para os segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros.
A Marcopolo possui um continuo processo de desenvolvimento de novos produtos e anualmente lança, em média, 12 novos modelos de ônibus para atender as demandas do mercado brasileiro e internacional. Neste ano, apresentou o novo rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Novo Torino Express (articulado), Novo Torino Low Entry (piso baixo) e Novo Torino com motor traseiro.
As empresas “Melhores do Setor Automotivo” são eleitas entre as que mais se destacaram no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro nos últimos doze meses. Promovido pela AutoData Editora, o evento reconhece as companhias e os executivos da indústria automobilística nacional em 21 diferentes categorias deste ano.
Texto: Secco Consultoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

quarta-feira, 29 de julho de 2015

LINHA 166 – TI CAJUEIRO SECO (RUA DO SOL) TERÁ MUDANÇA DEFINITIVA DE ITINERÁRIO.



Os usuários de ônibus que utilizam a linha 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) devem ficar atentos quanto à mudança no trajeto dos ônibus, a partir deste sábado (1º). A alteração acontecerá em todas as viagens no sentido subúrbio/cidade e cidade/subúrbio nos dias úteis, sábados e domingos e será definitiva. 



Com a mudança, os veículos farão o seguinte trajeto: Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita (Ponto de retorno), Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul...

Para esse novo trajeto, a linha deixará de trafegar pela Rua do Sol, Praça Joaquim Nabuco, Rua Floriano Peixoto e Rua do Peixoto e consequentemente não atenderá as paradas localizadas nestas vias. 

Devido à mudança, a linha mudará de nome para: 166 – TI Cajueiro Seco (Cais de Santa Rita).

Confira abaixo as paradas que esta linha passará a atender com o novo itinerário:

•    Parada nº180327, localizada no canteiro central (1ª parada) da Av. Guararapes, em frente à Rua da Palma.
•    Parada nº180230, situada na Av. Nossa Senhora do Carmo, em frente ao Cebrac – Central de Cursos Brasileiro.
•    Parada 10 do Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita, na mesma parada da linha 167 – TI Tancredo Neves (IMIP).
•    Parada nº180047, localizada na Travessa do Forte, 200 metros após a sede do Grande Recife Consórcio de Transporte. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 
FONTE: GRCT -  http://www.granderecife.pe.gov.br/

LINHAS PASSAM POR MUDANÇAS NO TERMINAL INTEGRADO DO RECIFE.



Devido aos serviços que serão realizados pela Compesa, no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Rua São João, o Grande Recife mudará o acesso das linhas ao Terminal Integrado do Recife. Os usuários devem ficar atentos, pois a alteração acontece neste sábado (1º de agosto). Com a mudança, todas as linhas entrarão e sairão pelo portão de entrada do terminal. 



Confira abaixo, as linhas que trafegam no TI:

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol) 
104 - Circular (IMIP) 
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) 
116 - Circular (Príncipe) 
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá) 
 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no  0800 081 0158. 
FONTE: GRCT - http://www.granderecife.pe.gov.br/

Protesto » Motoristas de ônibus que fazem a linha Caixa D´Água/Xambá cruzam os braços



foto meramente ilustrativa

Motoristas de ônibus que fazem a linha Caixa D´Água/Xambá cruzam os braços na manhã desta quarta-feira. Eles estacionaram os coletivos na Avenida Leopoldino Canuto de Melo, que dá acesso à Estrada do Passarinho, em Caixa D´Água, Olinda, para protestar contra a situação da via, totalmente esburacada.

Com apoio do sindicato da categoria, os condutores resolveram paralisar as atividades depois de um grave acidente registrado no dia nove deste mês. Um menino de 12 anos que estava pendurado em um ônibus caiu depois que o coletivo entrar em um buraco e foi atropelado e morto. Os motoristas prometem paralisar os serviços até que a prefeitura de Olinda realize obras na via.

De acordo com o assessor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, Genildo Pereira, um outro protesto deve ser realizado no Terminal de Joana Bezerra.

fonte: DP Diário Pernambuco.

Ônibus com motor dianteiro podem ser proibidos de operar no sistema de transporte coletivo


escrito: Ayrton Maciel - caderno JC caderno politica

Projeto na Assembleia Legislativa começa a tramitar segunda-feira (03), no retorno dos deputados do recesso parlamentar de julho.


Os ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de passageiros de Pernambuco podem ser proibidos de circular com o motor localizado na parte dianteira dos veículos. Projeto de lei que começa a tramitar segunda-feira (03/08), no retorno da Assembleia Legislativa, proíbe os ônibus com motor dianteiro operarem para fins de transporte coletivo em todo o Estado.
O projeto determina que o sistema de transporte coletivo que opera com ônibus não permitirá que as concessionárias façam novas aquisições de veículos com motor dianteiro para suas frotas. A proposta, do deputado Rodrigo Novaes (PSD), estabelece, ainda, que as empresas deverão substituir, gradativamente, os veículos com motor dianteiro existentes no sistema por ônibus com motor traseiro ou central.
Na argumentação, Novaes explica que recente pesquisa realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal constatou que 45% dos cerca 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é "o alto barulho do motor que fica na frente", ao lado do motorista, "da grande maioria dos ônibus que transitam pelas cidades brasileiras".

terça-feira, 28 de julho de 2015

VLT DO RECIFE ESTA VIRANDO SUCATA APOS 5 ANOS EM CIRCULAÇÃO.


fotos:Linha do Tempo do Sindmetro Pe.
Hoje (27) a imprensa afirmou que os VLT´s apresentaram problema. Mas de que VLT´s estamos falando se, com menos de cinco anos de uso, temos menos da metade em funcionamento? Fotos de 2013 e 2015.

fonte: Sindmetro Pe.

ÔNIBUS DO RECIFE DESAFIAM AS LEIS DA FÍSICA.


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Um fato, no mínimo, curioso que acontece na capital pernambucana,  vem intrigado físicos da UFPE.
Uma das principais leis da física é a máxima que: “dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo”.
Mas como pode ser observado diariamente, no Recife, a falta de ônibus tem demonstrado que os políticos pernambucanos insistem em tentar contrariar essa afirmação. Os ônibus estão cada vez mais lotados, as pessoas estão tendo que se amontoar no mínimo espaço disponível.
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Nossa equipe tentou entender melhor esse fenômeno e pelo que tudo indica, há grandes indícios que o problema foi o fato dos políticos pernambucanos terem “filado” nas provas de física na escola.
O mais interessante é que não conseguimos encontrar, também, nenhuma evidência que as empresas de ônibus estão sendo multadas pelos fatos ocorridos.
FONTE: FALHA PE 

ONTEM - Acidente Colisão entre ônibus e caminhão complica o trânsito na BR-101, no Recife

ACIDENTES E MUITOS BURACOS NESTA BR 101.
Apenas um veículo pôde passar por vez após o acidente / Foto: @Silva_Ciso/Twitter
Apenas um veículo pôde passar por vez após o acidenteFoto: @Silva_Ciso/Twitter
Traseira do ônibus ficou danificada
Traseira do ônibus ficou danificadaFoto: @Silva_Ciso/Twitter
Um ônibus e um caminhão colidiram, na manhã desta segunda-feira (27), na via local da BR-101, em frente ao Colégio Militar do Recife, na Zona Oeste da capital pernambucana. Não houve vítimas, mas o trânsito ficou complicado.

O acidente aconteceu por volta das 6h45, mas os veículos continuavam no local uma hora depois. O ônibus ficou parado em frente ao ponto de transporte coletivo. Um pouco atrás, só permitindo a passagem de um veículo por vez, ficou o caminhão. Por isso, o trânsito ficou muito lento.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não informações sobre o que pode ter provocado a colisão. O congestionamento é no sentido Recife/Jaboatão dos Guararapes.

FONTE: JCTransito

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ACIDENTE EM APIPUCOS ENVOLVENDO ÔNIBUS , 2 CARRO , O SAMU E CORPO DE BOMBEIROS FEZ OS PRIMEIROS SOCORROS.


FOTOS JC TRANSITO.

Um acidente envolvendo dois carros e um ônibus deixou duas pessoas feridas na Rua Apipucos no fim da manhã desta segunda-feira (17). Uma das vítimas ficou presa às ferragens e precisou ser socorrida de helicóptero. Os dois sentidos da via estão bloqueados.
A empresa de ônibus envolvida no acidente é a Ttranscol do consorcio Capibaribe, ÔNIBUS 228 .
Mais informações em instantes...
FOTOS DO WHATSAPP :
CORREIA JULIANO POSTOU.


Passe livre estudantil começa a valer no Grande Recife a partir desta 2ª feira.

Alunos da rede estadual na RMR e cotistas da UPE têm direito ao benefício.
Passe livre só poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira.

FONTE: G1 PE

Começa a valer, nesta segunda-feira (27), o passe livre estudantil, para os alunos da rede pública estadual, na Região Metropolitana do Recife. O passe, que dá direito à gratuidade no transporte público, será concedido através do Vale Eletrônico Metropolitano, conhecido como Cartão VEM. Todo mês, os alunos que têm direito ao passe livre receberão 44 passagens do anel A de ônibus no Grande Recife. Ao todo, 260 mil estudantes devem ser beneficiados com a medida -- veja no vídeo acima.
O passe livre foi criado pelo governo estadual, no último mês de maio, e deve beneficiar os alunos das 399 escolas da rede estadual que moram e estudam na Região Metropolitana. Também devem receber o passe livre os 1.500 estudantes que entraram na Universidade de Pernambuco (UPE) através do sistema de cotas.
O cartão foi criado para ser utilizado apenas nos dias da semana, para ir e voltar das aulas. “O benefício é para o deslocamento de casa para a escola e da escola para casa. Esse bilhete não será válido nos fins de semana, feriados e durante o período das férias escolares”, explica o assessor da Secretaria das Cidades, Maurício Pina. Para outros deslocamentos, os estudantes podem continuar utilizando o VEM Estudante, que dá desconto de 50% no preço das passagens.
De acordo com Pina, até a última sexta-feira (24), 27 mil estudantes tinham passado pelo posto de atendimento do VEM. “Dos 260 mil estudantes, 102 mil têm carteira de estudante e apenas 52 mil utilizam o VEM Estudante ativo com o desconto de 50%. É de se esperar que a quantidade [de cadastrados no passe livre] aumente”, afirma.
Para ter acesso ao passe livre, o estudante precisa realizar um cadastro no sistema do VEM. Os alunos podem agendar o cadastramento através do telefone (81) 3125.7575 ou pelo site. Depois, é preciso ir até o posto de atendimento que fica na sede do VEM, na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, onde é feito o cadastro e a retirada do cartão.

Montadoras preveem retomada nas vendas de ônibus ainda em 2015.

As montadoras esperam que a renovação da frota paulistana de ônibus, cuja licitação deve ocorrer até novembro, se converta em encomendas já em 2015. A demanda é vista pelos fabricantes como um início de retomada em meio ao cenário de forte retração do setor. "No final deste ano, já deveremos ter um volume de compras para a frota paulistana. Estamos nos preparando há meses para entrar nesta concorrência", afirmou ao DCI o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz.

A renovação da frota da capital paulista irá priorizar veículos maiores, com capacidade ampliada de transporte de passageiros. A estimativa do mercado é que a licitação, em sua totalidade, gere uma demanda de cerca de 2,7 mil ônibus. A Prefeitura de São Paulo já sinalizou, inclusive, que o retorno dos concessionários deve cair, abrindo espaço para a demanda de veículos mais eficientes.

"Temos trabalhado no desenvolvimento de novos chassis e motores, como o biometano, para oferecer a melhor solução às empresas", destaca o executivo da Scania.

Para a Mercedes-Benz, que possui quase 70% de participação no segmento urbano, a renovação da frota paulistana irá representar um volume importante para o setor. "As compras devem começar ainda em dezembro, mas no ano que vem serão ainda maiores", afirma o diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes, Walter Barbosa.

A renovação deve ser dividida, em linhas gerais, em três áreas: veículos articulados (corredores); modelos médios; e uma categoria abaixo (em torno de 11 metros de comprimento), que deve substituir os micro-ônibus. "São Paulo é uma referência nacional e as mudanças adotadas na cidade podem influenciar a demanda em outras metrópoles do País", afirma o diretor de vendas da MAN Latin America (fabricante dos ônibus Volkswagen), Antonio Cammarosano.

No entanto, o consenso entre as montadoras é de que o ano será de retração. "A queda veio muito mais acentuada do que o mercado esperava", diz Cammarosano.

A estimativa do setor é que as vendas de ônibus alcancem cerca de 20 mil unidades em 2015, uma queda de quase 30% em relação ao ano passado. "Com a economia fraca e o crédito mais caro, fica difícil renovar a frota", acrescenta o executivo da MAN.

fonte: Fortalbus
dados: fenabrave.

domingo, 26 de julho de 2015

Caixa eletrônico é explodido em estação de metrô em Jaboatão, PE

Bandidos não conseguiram levar dinheiro do caixa. Vigilante e chefe da estação foram feitos reféns, segundo funcionário
Do G1 PE
Bandidos tentaram explodir caixa eletrônico de estação do metrô, mas não teriam conseguido levar dinheiro (Foto: Reprodução / WhatsApp)Bandidos explodiram caixa eletrônico de estação de metrô, mas não teriam conseguido levar dinheiro
(Foto: Reprodução / WhatsApp)
Quatro homens são suspeitos de invadir a estação de metrô de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e explodir o caixa eletrônico que existe no local, na madrugada deste domingo (26). Segundo funcionários, o grupo ainda fez reféns o chefe da estação e o vigilante, durante aproximadamente uma hora.
Câmera foi amarrada com arame e direcionada para o chão (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Câmera foi amarrada com arame e direcionada
para o chão (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Os bandidos teriam chegado à estação por volta da 0h deste domingo. Dois dos acusados ficaram com os reféns, enquanto os outros dois explodiram o caixa eletrônico. Apesar de ter ficado destruído, a informação é de que eles não conseguiram levar dinheiro do equipamento. Sem sucesso na ação, o grupo fugiu levando R$ 40, que era o dinheiro do cofre da estação, e a arma do vigilante.
Para tentar driblar o sistema de segurança, os suspeitos teriam ainda amarrado com arame a câmera de segurança do metrô e direcionado ao chão. Mas não teriam visto uma segunda câmera do local, que pertence à empresa de vigilância, segundo informações repassadas na estação. Com isso, acredita-se que a ação dos bandidos pode ter sido filmada.
Caixa eletrônico foi isolado com tapumes na manhã deste domingo (26) (Foto: Kety Marinho / TV Globo)Caixa eletrônico foi isolado com tapumes neste
domingo (26) (Foto: Kety Marinho / TV Globo)
Na manhã deste domingo, o caixa eletrônico foi isolado com tapumes. Um carro forte da empresa de vigilância deve seguir até o local ainda neste domingo para retirar o dinheiro que ficou no equipamento. Apesar da ação dos bandidos, a estação funciona normalmente neste domingo.
Através de nota, a CBTU informa que, diante do ocorrido, "lastimavelmente iremos rever os devidos contratos atuais, e, ao que tudo indica, realizar a retirada dos caixas eletrônicos das estações". Ainda de acordo com o texto, a companhia busca "procurar medidas mais extremas para manter a segurança de nossos transeuntes e dos funcionários do sistema".
Assaltos no metrô
No final de junho, dois jovens e dois adolescentes foram detidos após assaltarem passageiros e tentarem roubar a bilheteria da estação Werneck, que faz parte da linha Centro do metrô do Recife. No dia 2 de julho, um assalto foi registrado em um vagão entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz, na Linha Sul.
Fonte:G1Pe
Veja o vídeo de outro assalto ocorrido no metrô:


sexta-feira, 24 de julho de 2015

Enfim, o tão desejado ar-condicionado começa a chegar aos ônibus da Região Metropolitana do Recife.













Objeto de desejo de muitos passageiros, os ônibus com ar-condicionado começam a ganhar mais espaço no transporte público da Região Metropolitana do Recife. E, acreditem, sem novo custo para os usuários. Pelo menos essa é a promessa. A qualificação ainda é lenta – são apenas 36 veículos em três linhas troncais (que se dirigem ao Centro) e uma circular do Sistema Estrutural Integrado (SEI) –, mas representa um começo. A refrigeração e modernização em até dois anos de 30% da frota em operação é prevista na licitação do sistema, implantada parcialmente pelo governo de Pernambuco.
Além do ar-condicionado, os ônibus são novos e modernos, o que ajuda a ampliar a refrigeração. Começaram a rodar há dois meses em quatro linhas de altas demandas do SEI: (641 Avenida Norte–Encruzilhada), (645 Avenida Norte–Macaxeira), (520 Parnamirim-Macaxeira) e (185 Cabo–Recife). Por enquanto, a refrigeração do veículo tem se mantido em 23 graus nos horários de baixo movimento, subindo para 25/26 graus no pico, quando a lotação é grande. “Se o ônibus lotar mesmo, o que é comum de manhã cedo, o ar-condicionado não dá muito vencimento. Mas mesmo assim é bom. O ônibus é novo, confortável. Dá prazer em andar. Um transporte público desses faz nos sentirmos gente, valorizados. Espero que ampliem a quantidade porque o número ainda é pequeno”, atesta e pede o chefe de cozinha Douglas Veras, 47 anos, enquanto viaja num dos novos veículos da linha Avenida Norte–Macaxeira.



Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Fotos: Guga Matos/JC Imagem


Os novos ônibus são um BRT (Bus Rapid Transit), com a diferença de que não são articulados. O passageiro sente a diferença na hora em que entra no veículo”
Fernando Bandeira

A expectativa é como os equipamentos vão se comportar no verão, já que a temperatura está mais baixa no inverno deste ano. Mas quem anda aprova. Sempre pede mais, é claro, mas gosta. A refrigeração dos veículos é o item mais percebido pelos passageiros, mas os novos ônibus têm outras vantagens. São do tipo padron, o que significa que atendem a requisitos técnicos que proporcionam eficiência como veículos e conforto aos passageiros. Têm motor traseiro – o que elimina aquela sensação de calor e sufocamento na parte dianteira do coletivo –, transmissão automática – evita os solavancos comuns na troca de marcha –, suspensão a ar – sacoleja menos – e direção hidráulica. “Os novos ônibus são um BRT (Bus Rapid Transit), com a diferença de que não são articulados. O passageiro sente a diferença na hora em que entra no veículo”, argumenta o empresário Fernando Bandeira, responsável pela compra dos novos ônibus.

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O número de veículos refrigerados, aliás, poderia ser bem maior se os cinco lotes licitados pelo governo do Estado entrassem em operação, o que se espera desde o ano passado. Somente dois lotes começaram a funcionar – os de número 1 e 2, responsáveis pelo Via Livre, o sistema de BRT pernambucano, que também circula parcialmente. A licitação do sistema de transporte da RMR, embora executada de fato – ainda é um processo lento, que se arrasta no Estado há pelo menos dez anos.
Foi uma decisão meramente empresarial. É boa para o sistema porque oferece mais conforto ao usuário. Mas o investimento é por conta e risco dos operadores”
André Melibeu
Mas como no fim do ano passado a liberação dos cinco lotes era certa, o grupo que reúne três empresas do sistema (Pedrosa, Transcol e São Judas Tadeu) adquiriu os novos ônibus numa preparação para as exigências da licitação. Investiu R$ 28,8 milhões – cada ônibus custa R$ 800 mil, pagos em 66 meses. “Apostamos. O momento era bom para adquirir os veículos e tínhamos a licitação pela frente. Quando a operação não foi autorizada, não tínhamos porque deixá-los guardados na garagem. Colocamos na rua e temos visto a demanda das linhas refrigeradas melhorar, mesmo com a crise. Eram linhas que estavam negativas e começaram a se equilibrar. O passageiro reconhece”, diz Fernando Bandeira.
ÔnibuscomAr1_Guga

O Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema, explicou que não há qualquer previsão para a assinatura dos contratos dos cinco lotes restantes – o processo está sendo revisto por uma comissão devido ao alto custo. Elogiou a iniciativa do setor empresarial e assegurou que os custos da operação dos ônibus refrigerados não serão repassados ao passageiro. “Foi uma decisão meramente empresarial. É boa para o sistema porque oferece mais conforto ao usuário e demonstra uma iniciativa própria dos empresários. Mas o investimento é por conta e risco dos operadores”, explicou o diretor de Operações, André Melibeu.
fonte: blog De Olho no Transito.
com Roberta Soares


BRT -LINHAS DO VIA LIVRE NORTE/SUL PASSAM A OPERAR DE FORMA SEMI-EXPRESSAS


A partir deste sábado (25), os usuários que utilizam as linhas 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), do Corredor Via Livre Norte/Sul, chegarão mais rápido a seus destinos. É que essas duas linhas passarão a operar de forma semi-expressa, diminuindo o tempo de viagem dos passageiros.
A operação funcionará da seguinte maneira: As linhas seguirão expressas a partir do TI PE-15 até a Estação Tacaruna, ou seja, deixarão de atender as estações em funcionamento Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque e Kennedy. A mudança acontecerá tanto no sentido subúrbio/cidade quanto no cidade/subúrbio.
É importante lembrar que as demais estações do corredor continuarão sendo atendidas normalmente por essas linhas.
Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.
FONTE: SITE GRANDE RECIFE

Túnel da Abolição alagado - Mais uma vez aqui, olhando o túnel alagado meu amor {até parece o refrão da música de Roberto Carlos)


Carros não podem passar pelo Túnel da Abolição esta manhãFoto: Monitoramento CTTU

Mais uma vez, o Túnel da Abolição amanheceu alagado nesta sexta-feira (24). Por isso, o trânsito está sendo desviado desde o cruzamento entre a Rua Real da Torre e a Rua José Osório.

Inaugurado há três meses, o Túnel da Abolição, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, amanheceu alagado pela terceira vez, nesta sexta-feira (24). O equipamento está cheio de água desde essa noite (23), mas o trânsito só foi bloqueado pela manhã.
Túnel da Abolição amanheceu alagado e Real da Torre bloqueada / Foto: Monitoramento CTTU
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou a Rua Real da Torre, no cruzamento com a Rua José Osório, para evitar congestionamentos próximo ao túnel. De lá, quem quer seguir para Afogados deve pegar a José Osório e a Avenida Caxangá para fazer o retorno pela Avenida General San Martin. Os condutores que têm que ir para o início da Caxangá podem continuar pela Real da Torre contornando a praça que fica no cruzamento e seguindo pela faixa da direita. O trânsito está muito complicado.
De acordo com a Secretaria das Cidades, a empresa responsável pela manutenção do túnel foi notificada desde o início da madrugada. Os reparos começaram a ser feitos às 5h, quando as bombas foram religadas para drenar a água. "Mas elas precisam de tempo. Na outra vez, foram duas horas", afirmou o gerente de Mobilidade da pasta, Gustavo Gurgel.
Segundo o gestor, o problema pode ter sido no sistema elétrico. Segundo Gurgel, a secretaria está fazendo implantando um sistema secundário, que servirá como um backup para o principal. "Provavelmente deu uma sobrecarga", explicou. O objetivo dessa ação é melhorar o sistema de drenagem, evitando novos alagamentos, mas a obra ainda não foi concluída.

Muita gente ficou surpresa com o alagamento do túnel, já que choveu pouco durante a noite. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas de Clima (Apac), só choveu no Recife até as 21h, com acúmulo de 21 milímetros até esse horário. O único lugar na capital pernambucana onde houve acúmulo significativo foi o Córrego do Jenipapo, na Zona Norte, com registro de 11 milímetros.

HISTÓRICO - 
A primeira vez em que ficou alagado foi na madrugada de 28 de maio, quando a Secretaria das Cidades atribuiu o problema a uma ação de vândalos, que teriam quebrado a chave-geral do quadro elétrico, que comanda o sistema de drenagem. O quadro ficava exposto logo abaixo da escada do túnel e, no dia seguinte ao alagamento, foi colocada uma grade de ferro para protegê-lo.

No entanto, o Túnel da Abolição ficou cheio novamente no último dia 12. Segundo a Secretaria das Cidades, uma pane elétrica impediu as bombas de drenagem de funcionarem normalmente.
O equipamento faz parte do Corredor Leste-Oeste, um conjunto de obras de mobilidade para a Copa do Mundo do ano passado que nunca ficou pronta. Agora, estão paradas. A construção do túnel também estava a passos lentos, mas o Governo do Estado entrou em acordo com o consórcio responsável, formado pelas construtoras Servix e Mendes Júnior, a última com dificuldades financeiras após ser investigada na Operação Lava Jato, para que concluísse a obra, orçada em R$ 16 mil. O túnel foi entregue com mais de um ano de atraso e cheio de problemas, como infiltrações.
fonte:JC Trânsito.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

VANDALISMO E FALTA DE MANUTENÇÃO - Estações de BRT da Caxangá apresentam vidros quebrados Material que reveste os locais é alvo constante da ação de vândalos


Quem utiliza a linha Leste-Oeste do BRT (Bus Rapid Transit) já está acostumado com os vidros quebrados nas estações da Avenida Caxangá. Os danos no material utilizado para revestir as estruturas são comuns ao longo da via. Mesmo com o conforto oferecido pelo veículo, a ação dos vândalos causa transtornos que se tornaram rotina para os usuários do BRT.


Ao menos quatro estações estão danificadas. A equipe do Diario percorreu toda a avenida, nos dois sentidos, e encontrou vidros quebrados nas estações Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Riacho do Cavouco e Capibaribe. A penúltima, inclusive, se encontrava em manutenção e estava com uma tela de madeira em uma das entradas, no lugar onde deveria estar um vidro.

O estudante Leonardo Mesquita, que pega o BRT na estação Fonte do Arraial, é mais um a sofrer com o problema. “O vidro quebrado não traz segurança para os passageiros. Além da falta de manutenção nas paradas, acredito que seja preciso conscientizar a população, que não costuma ter zelo pelos bens públicos”, analisa.

Procurado, o Grande Recife Consórcio de Transportes, responsável pela manutenção das paradas, informou que oito vidros nos dois corredores (Norte-Sul e Leste-Oeste) já foram substituídos até o momento e que já foi solicitada a troca nas estações danificadas. A manutenção nas estruturas só ocorre quando há necessidade de algum reparo. O órgão afirma ainda que os vidros utilizados são feitos sob medida e não há peças em estoque, o que causa uma maior demora na sua reposição. “O vidro nas estações é fabricado com um material especial e uma membrana que garante que, em casos de vandalismo, ele não atinja nem o passageiro e nem o funcionário que estiver trabalhando. O equipamento foi projetado para não impedir o funcionamento da porta e não acarretar riscos para o usuário”, diz a nota.

FONTE:DP DIÁRIO DE PERNAMBUCO.
FOTOS: FOLHA DE PERNAMBUCO E JC TRANSITO.

VANDALISMO - Metrorec divulga imagens de briga de torcida dentro da estação Barro


Torcedores do Santa Cruz agridem um rapaz que usa uma camisa da organizada do Sport

O Metrorec divulgou imagens de briga de torcida dentro da Estação de Metrô do Barro, na Zona Oeste do Recife, no último sábado (18). A confusão começou por volta das 14 horas, na plataforma sentido subúrbio-cidade. Torcedores do Santa Cruz agrediram um rapaz que vestia uma camisa da organizada do Sport. A vítima tentou revidar, mas foi cercada pelo grupo.

As agressões só terminaram com a chegada de policiais militares. O grupo foi expulso da Estação e o jovem agredido foi socorrido. De acordo com o Metrô do Recife, cerca de 100 policiais e 120 funcionários da CBTU e seguranças terceirizados fizeram a segurança das estações.

fonte: site TV Jornal

terça-feira, 21 de julho de 2015

Mobilidade - Via Mangue, agora, será uma via que vai e volta


A Via Mangue, corredor viário de acesso à Zona Sul do Recife que a prefeitura tenta construir há mais de cinco anos, deverá voltar a ser uma avenida que vai e volta. Explicando: a prefeitura pretende rever a decisão tomada em junho de 2014 e implantar o sentido subúrbio-Centro na pista leste do corredor, ainda desativada, como previsto no projeto original. Para isso, assumiria os riscos de possíveis retenções, indicadas nas simulações feitas à época. Acessos ao sistema viário de Boa Viagem, que funcionariam como rotas de fuga, e uma nova ligação com a Avenida Antônio de Góis, no Pina, seriam algumas das soluções para minimizar o estrangulamento do Túnel da Via Mangue, que passa sob a Avenida Herculano Bandeira, na mesma região.
A ideia que vem sendo estudada pelo município é melhorar algumas vias do Pina para acomodar o novo tráfego que surgiria com a abertura da pista leste da Via Mangue. Veículos que hoje usam as Avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar para sair da Zona Sul. É esperado que a pista leste passe a receber 40% desse tráfego, ou seja, aproximadamente 30 mil veículos por dia. Foi o que aconteceu com a liberação da pista oeste do corredor, que passou a receber o mesmo percentual do tráfego da Avenida Domingos Ferreira – 34 mil carros por dia.

A solução ideal, entretanto, seria o prolongamento do Túnel da Via Mangue sob a Avenida Antônio de Góis, com a construção de uma alça de acesso a essa mesma via e o alargamento da Ponte do Pina, que dá acesso ao Cais José Estelita e à Avenida Agamenon Magalhães”
César Cavalcanti

A nova ligação para escoar o volume de veículos que saem da Zona Sul, vindos não só de Boa Viagem, mas de bairros litorâneos de Jaboatão dos Guararapes, seria pela Rua Arquiteto Augusto Reinaldo (a via em frente ao Atacado dos Presentes). Os veículos sairiam da Via Mangue pela alça da Ponte Encanta Moça (em obras), que dá acesso à Rua Manoel de Brito, e a partir daí teriam duas opções: seguir pela via utilizando o túnel para acessar a Antônio de Góis – caminho oficial, usado atualmente – ou entrar à esquerda na Avenida República Árabe Unida (via larga e hoje com sua capacidade subutilizada) e, em seguida, acessar a Rua Arquiteto Augusto Reinaldo – a segunda à direita.

Fotos: Edmar Melo/JC Imagem
Fotos: Edmar Melo/JC Imagem

A via tem uma calha boa (capacidade de armazenamento de veículos), permitindo a implantação de duas faixas em sentido único e a travessia da Avenida Herculano Bandeira a partir de um semáforo a ser instalado no local. O canteiro da Avenida Antônio de Góis seria aberto para facilitar a divisão do tráfego entre as duas pistas da via. O especialista em trânsito e transporte César Cavalcanti, que atuou como consultor da ATP Engenharia – empresa contratada no ano passado pelo município para fazer os estudos de circulação da Via Mangue –, explica que a nova ligação foi uma das soluções paliativas apontadas nas simulações. “Não posso dizer se será ou não implantada pela prefeitura. O que posso afirmar é que indicamos essa ligação. Não é o ideal, mas ajudaria porque, embora tivéssemos que instalar um semáforo logo após a descida da Ponte Paulo Guerra, a calha da via anterior e posterior ao equipamento suporta o volume de veículos”, explica o consultor.

A solução ideal, entretanto, seria o prolongamento do Túnel da Via Mangue sob a Avenida Antônio de Góis, com a construção de uma alça de acesso a essa mesma via e o alargamento da Ponte do Pina, que dá acesso ao Cais José Estelita e à Avenida Agamenon Magalhães. “Essas seriam as intervenções corretas, mas o custo é alto. Por isso apontamos algumas soluções paliativas para acomodar o novo tráfego no sistema viário do Pina. Mas o alargamento da Ponte do Pina seria extremamente necessário porque hoje em dia já existe um afunilamento no trecho. Saímos de seis faixas na Avenida Antônio de Góis para quatro faixas na Ponte do Pina”, alerta o especialista.

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A decisão não é oficial e a Prefeitura do Recife se negou a falar sobre o assunto. Colocou a Empresa de Urbanização (URB), responsável por supervisionar a retomada das obras da Via Mangue, e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que indicará a melhor circulação, para soltar notas idênticas, que quase nada dizem. Explicam que as Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e Infraestrutura e Serviços Urbanos estão fazendo estudos e simulações de tráfego da via expressa e seu entorno para potencializar os benefícios do corredor. E como as análises não foram concluídas, serão anunciadas até o fim do ano, previsão para a conclusão da Via Mangue. Na obra, entretanto, o tráfego da pista leste no sentido subúrbio-Centro é dado como certo.
Os três acessos do corredor ao sistema viário existente que serão implantados durante a retomada das obras serão pelas Ruas Professor Eduardo Wanderley Filho e Henrique Capitulino, em Boa Viagem, e Tomé Gibson, no Pina. Já estão prontos os acessos às Ruas Maria Carolina, Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa, mas as vias permanecem bloqueadas. Atualmente estão sendo concluídos ciclovia, passeios, colocação de gradil e a fundação da alça da Ponte Encanta Moça. O investimento total da Via Mangue é de R$ 431 milhões, sendo 80% recursos do governo federal.

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fonte: De Olho no Transito
com Roberta Soares - JC blogs