segunda-feira, 27 de julho de 2015

Passe livre estudantil começa a valer no Grande Recife a partir desta 2ª feira.

Alunos da rede estadual na RMR e cotistas da UPE têm direito ao benefício.
Passe livre só poderá ser utilizado de segunda a sexta-feira.

FONTE: G1 PE

Começa a valer, nesta segunda-feira (27), o passe livre estudantil, para os alunos da rede pública estadual, na Região Metropolitana do Recife. O passe, que dá direito à gratuidade no transporte público, será concedido através do Vale Eletrônico Metropolitano, conhecido como Cartão VEM. Todo mês, os alunos que têm direito ao passe livre receberão 44 passagens do anel A de ônibus no Grande Recife. Ao todo, 260 mil estudantes devem ser beneficiados com a medida -- veja no vídeo acima.
O passe livre foi criado pelo governo estadual, no último mês de maio, e deve beneficiar os alunos das 399 escolas da rede estadual que moram e estudam na Região Metropolitana. Também devem receber o passe livre os 1.500 estudantes que entraram na Universidade de Pernambuco (UPE) através do sistema de cotas.
O cartão foi criado para ser utilizado apenas nos dias da semana, para ir e voltar das aulas. “O benefício é para o deslocamento de casa para a escola e da escola para casa. Esse bilhete não será válido nos fins de semana, feriados e durante o período das férias escolares”, explica o assessor da Secretaria das Cidades, Maurício Pina. Para outros deslocamentos, os estudantes podem continuar utilizando o VEM Estudante, que dá desconto de 50% no preço das passagens.
De acordo com Pina, até a última sexta-feira (24), 27 mil estudantes tinham passado pelo posto de atendimento do VEM. “Dos 260 mil estudantes, 102 mil têm carteira de estudante e apenas 52 mil utilizam o VEM Estudante ativo com o desconto de 50%. É de se esperar que a quantidade [de cadastrados no passe livre] aumente”, afirma.
Para ter acesso ao passe livre, o estudante precisa realizar um cadastro no sistema do VEM. Os alunos podem agendar o cadastramento através do telefone (81) 3125.7575 ou pelo site. Depois, é preciso ir até o posto de atendimento que fica na sede do VEM, na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, onde é feito o cadastro e a retirada do cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário