quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ônibus com motor dianteiro podem ser proibidos de operar no sistema de transporte coletivo


escrito: Ayrton Maciel - caderno JC caderno politica

Projeto na Assembleia Legislativa começa a tramitar segunda-feira (03), no retorno dos deputados do recesso parlamentar de julho.


Os ônibus que operam no sistema de transporte coletivo de passageiros de Pernambuco podem ser proibidos de circular com o motor localizado na parte dianteira dos veículos. Projeto de lei que começa a tramitar segunda-feira (03/08), no retorno da Assembleia Legislativa, proíbe os ônibus com motor dianteiro operarem para fins de transporte coletivo em todo o Estado.
O projeto determina que o sistema de transporte coletivo que opera com ônibus não permitirá que as concessionárias façam novas aquisições de veículos com motor dianteiro para suas frotas. A proposta, do deputado Rodrigo Novaes (PSD), estabelece, ainda, que as empresas deverão substituir, gradativamente, os veículos com motor dianteiro existentes no sistema por ônibus com motor traseiro ou central.
Na argumentação, Novaes explica que recente pesquisa realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal constatou que 45% dos cerca 15 mil motoristas e cobradores do transporte público da capital federal apresentavam perda auditiva. O motivo é "o alto barulho do motor que fica na frente", ao lado do motorista, "da grande maioria dos ônibus que transitam pelas cidades brasileiras".

Um comentário:

  1. Não concordo com o deputado, pois os novos ônibus com motor dianteira vem com baixo ruído ou seja não fazem muito barulho.
    Sem contar que são mais potentes, do que os de motores traseiros.
    Tempos atrás, as empresas adquiriram alguns modelos, mas os ônibus quebravam muito, tendo que trocar rapidamente a frota.
    Exemplos - Cidade alta, rodoviária metropolitana, Itamaracá transportes e recentemente sao judas Tadeu, cujos ônibus articulados de motor traseiro da Scania, que ficava mais na oficina da própria Scania do que em circulação.
    Sou a favor da frota mista, ou seja um pouco de cada motor - dianteira, Central e trazeira, a exemplos da frota de ônibus do Rio de Janeiro e São Paulo.
    São Paulo, Inclusive esta modernizando toda frota com veículos climatizados .
    Espero que Pernambuco siga este exemplo de São Paulo de ter uma frota mista e climatizadas.
    O deputado deveria fazer uma lei para trazer de volta os ônibus elétricos, que fazem tantas faltas, além de ser um veículo de emissão de gases zero ou seja não poluem.
    Que venham no futuros os Ônibus Elétricos! !

    ResponderExcluir