segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Transito - Mudanças na Ilha do Retiro


Começa segunda etapa de mudanças no trânsito da Ilha do Retiro

O objetivo é melhorar a segurança viária para os pedestres, o fluxo dos veículos, assim como o acesso a outros bairros





Confira as mudanças na circulação
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
JC Online

A partir deste sábado (20), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) começará a implantação da segunda etapa do novo plano de circulação no bairro da Ilha do Retiro. O objetivo é melhorar a segurança viária para os pedestres, o fluxo dos veículos, assim como o acesso aos bairros da Torre, Graças, Boa Viagem e Joana Bezerra.



Mudança

As mudanças impactarão a Rua Benedito Monteiro, entre a Avenida Sport Club do Recife e a Rua José Múcio Monteiro, que passará a ter sentido duplo de circulação. Também será eliminado o giro à direita dos veículos vindos da Rua Paissandu com destino a Rua Benfica. Para acessar a rua, os motoristas terão que fazer um giro de quadra nas Ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro e retornar ao Túnel Chico Science (mão única sentido Derby) através da Avenida Sport Clube do Recife.


Além disso, a implantação do Binário da Avenida Beira Rio com a Rua Prefeito Lima de Castro será reavaliada, podendo acontecer caso seja detectada necessidade. Importante ressaltar que a mudança de circulação do Túnel Chico Science, que é mão dupla e passou a ser mão única no sentido Derby, prevista para acontecer no sábado (20), foi antecipada para a quinta-feira (18), na primeira etapa do projeto.

Plano de Circulação


fonte: CTTU / JC Transito

sábado, 20 de janeiro de 2018

LINHA OPCIONAL DA UR-11 FARÁ NOVO ATENDIMENTO


Foto arquivo Blog


A linha 224-UR-11 (Opcional) fará um novo itinerário a partir deste sábado (20). Em algumas viagens, a pedido da comunidade, o bairro do Ipsep ganhará um atendimento da linha. A mudança é válida nos dias úteis e sábados. Serão sete viagens nos dias úteis e mais quatro nos sábados. Confira os horários, partindo do terminal, na UR-11:


Dias úteis:


05h55/ 07h40/ 09h35/ 11h35/ 13h35/ 15h35/ 17h25.


Aos sábados:


06h40/ 08h45/ 10h50/ 13h.


Confira o itinerário da linha, atendendo o bairro do Ipsep:


Terminal/Ponto de Retorno:


R. 40 (Praça da UR-11), R. 40, R. Frei Gaspar da Madre de Deus, R. João Batista Ribeiro, R. Gregório de Matos Guerra, R. Astrogildo Pereira, R. Ferreira de Araújo, R. 40, Av. Expedicionário Francisco Vitoriano, R. Dr. Otávio de Vasconcelos, R. Vale do Itajaí, R. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, Av. Doze de Junho, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Helder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Prof. José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Av. Sul, Cais de Santa Rita.


Ponto de Retorno/Terminal:


Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Primeiro de Março, Praça da Independência (Pracinha do Diário), Av. Guararapes, Pte. Duarte Coelho, Av. Cde. Boa Vista, Rua Dom Bosco, Av. Agamenon Magalhães, Pte. José de Barros Lima, Viaduto Cap. Temudo, Alça do Viaduto Cap. Temudo, Av. Saturnino de Brito, Rua Cmte. Antônio Manhães de Matos, Rua Gen. Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente, Av. Sul, R. da Paz, Praça da Paz, R. Motocolombó, Ponte Motocolombó, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Av. Doze de Junho, R. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, R. Vale do Itajaí, R. Dr. Otávio de Vasconcelos, Av. Expedicionário Francisco Vitoriano, R. 40, R. Ferreira de Araújo, R. Astrogildo Pereira, R. Gregório de Matos Guerra, R. João Batista Ribeiro, R. Frei Gaspar da Madre de Deus, R. 40, R. 40 (Praça da UR-11).


Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp GRCT - para reclamações (9.9488.3999).


fonte: GRCT Site

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PASSAGEM TEMPORAL ENTRE ÔNIBUS E METRO ESTAÇÃO RECIFE ADIADA MAIS UMA VEZ

* O adiamento foi para estudos de impacto e como seria em terminais de Grande demanda a utilização de passagem temporal.


Segundo o Metrorec ( Diogo Moraes - em entrevista ao Blog GRMPE) , o GRCT não atendeu em tempo abiu para as mudanças e fará estudos mais profundos, em Março uma reunião entre o Órgão Gestor e o Metrorec, vai tomar as medidas que será aplicada a todas as estações de Metro que possuem Terminal Integrado SEI  onde os passageiros que vierem de Ônibus tendo utilizado o cartão VEM Metropolitano usufruirá, de pagar apenas uma unica passagem no intervalo de 2 horas entre ônibus /metro. 

MUDANÇAS:

Mas, estas mudanças serão aplicadas em 2 terminais de integração de menor porte, começando dia 27/01/18, pelas estações Cosme Damião e Prazeres onde o fluxo é pequeno e quase ninguém paga a passagem e entra pelo portão do TI sem pagar e utiliza do Metro.

Após estes dois terminais, o TI Stª Luzia e Largo da Paz podem ser padronizados com o acesso de passagem temporal em seguida.

* Dia 27 de março passagem temporal - TI Cosme Damião e TI Prazeres
* Em Fevereiro apos Carnaval - TI Stª Luzia e TI Largo da Paz
* Em Março reunião entre GRCT e o Metrorec para saber como será as delis integrações e anunciar as datas das mudanças.

Fonte: Metrorec entrevista do Diogo Moraes ao Blog

Ao Meio dia - Manifestantes fecharam avenida Guararapes contra o aumento da passagem

O Governo do Estado e o sindicato das empresas de ônibus, a Urbana-PE, propuseram um aumento de cerca de 11% que elevaria o Anel A para R$ 3,55 e o B para R$ 4,90
Manifestantes interditaram a Av.Guararapes em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus

Manifestantes interditaram a Avenida Guararapes, no Centro do Recife, em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus, nesta sexta-feira (19). Eles pedem o reajuste zero no preço da passagem e a instituição da tarifa única nos coletivos. O Governo do Estado e o sindicato das empresas de ônibus, a Urbana-PE, propuseram um aumento de cerca de 11% que elevaria o Anel A para R$ 3,55 e o B para R$ 4,90. O trânsito no local foi liberado por volta das 12h30 do horário local.
Manifestantes interditaram a Av.Guararapes em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus

"O objetivo é se contrapor às propostas das empresas e do Governo que mais uma vez querem 'apertar' a conta do trabalhador e dos estudantes, e colocar [em pauta] a nossa proposta da tarifa única que inclusive foi proposta do governo e o reajuste zero", declara Cauã Ribeiro, integrante da Frente de Luta Pelo Transporte Público de Pernambuco.
Manifestantes interditaram a Av.Guararapes em protesto contra o aumento das tarifas de ônibus
Manifestantes interditaram a Av.Guararapes em protesto contra o aumento das tarifas de ônibusFoto: Anderson Stevens

Conselho se reúne para discutir pauta que deve abrir caminho para reajuste da tarifa de ônibus

FOTO:Arquivo Blog
Se prorrogação de mandatos for aprovada, pode viabilizar nova reunião, desta vez, para aumentar a passagem

Está confirmada para esta sexta-feira (19) a reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) que definirá o futuro do mandato de seus atuais componentes. É dessa decisão que depende uma futura reunião para votar o reajuste da passagem de ônibus no Grande Recife. O encontro está marcado para as 15h, com segunda convocação às 15h30, na sede da Secretaria das Cidades, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da Capital.
O aumento da tarifa seria votado pelos 24 conselheiros na última sexta-feira (12), mas, após contestação da Rede de Articulação pela Mobilidade (Ramo) na Justiça e obtenção de liminar que suspendia por dez dias qualquer decisão que fosse tomada pelo conselho, o Governo do Estado decidiu adiar a sessão.

Foram apontadas irregularidades no mandato dos oito conselheiros representantes da sociedade civil, que devem ser eleitos, a cada dois anos, em conferências municipais e numa conferência metropolitana. Os mandatos terminaram em 2017 e, por isso, eles não poderiam votar em qualquer matéria levada à pauta do CSTM em 2018, o que inclui o aumento da passagem.
No início desta semana, o CSTM anunciou que convocaria a reunião desta sexta e que poria, na pauta, a realização da 3ª Conferência Metropolitana de Transportes, onde a eleição ou reeleição de conselheiros poderá ser feita. A realização do evento, entretanto, costuma demorar entre quatro e cinco meses, o que atrasaria, até lá, o reajuste da tarifa.
Nos bastidores, admite-se que um caminho mais rápido seria a prorrogação do mandato dos atuais conselheiros até a realização da conferência, o que também será discutido nesta sexta e depende de aprovação da maioria dos componentes do CSTM. A medida consta na Resolução 15/2017, assinada pelo secretário das Cidades e presidente do CSTM, Francisco Papaléo, em 14 de dezembro. Se a permanência dos conselheiros com mandatos vencidos ocorrer, é possível que o reajuste da tarifa seja colocado em pauta já na próxima semana, segundo fontes ouvidas pela Folha de Pernambuco.
Representante dos estudantes no CSTM e defensor do reajuste zero, Márcio Morais vê a prorrogação dos mandatos como uma irregularidade. “O Governo vem fazendo essa manobra porque sabe que tem a maioria, e é cômodo para ele manter o conselho do jeito que está. Dentro da minha concepção, é ilegal”, avalia. “Faz três anos que temos tido aumentos acima da inflação, mas as empresas de ônibus têm retirado cobradores de linhas e não renovaram o seguro obrigatório. Deixaram de ter despesas que são contabilizadas na tarifa. Então, não se justifica dar, neste ano, um aumento, qualquer que seja”, completa.
FONTE: FOLHA PE
Morais é ligado à Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), que, nesta sexta, pretende promover manifestações no Recife. Uma delas deve ocorrer na frente da sede da Secretaria das Cidades, onde ocorrerá a reunião do CSTM.

PROTESTOS COMEÇAM CEDO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGENS ÔNIBUS

Protesto interdita a BR-101 no bairro Jardim São Paulo, no Recife

Ato do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocorre no quilômetro 72 da rodovia
De acordo com a PRF, cerca de 50 pessoas reivindicam casas populares e a diminuição no preço das passagens de ônibus
De acordo com a PRF, cerca de 50 pessoas reivindicam casas populares e a diminuição no preço das passagens de ônibusFoto: Divulgação/PRF
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) interditaram, no início da manhã desta sexta-feira (19), aos dois sentidos da rodovia BR-101, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife. O ato é feito no quilômetro 72 da rodovia. Os dois sentidos da via foram totalmente liberados por volta das 7h20.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 50 pessoas reivindicam casas populares e a diminuição no preço das passagens de ônibus. O trânsito na área ficou bastante congestionado. O engarrafamento no sentido Jaboatão dos Guararapes chegou a três quilômetros.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe ao local para apagar o fogo e limpar a pista.
FONTE :FOLHA PE

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

URBANA PE,NÃO PAGA AO METROREC A ANOS E A DIVIDA ULTRAPASSA OS 60 MILHÕES

Metrô também cogita reajustar tarifa

Após 6 anos, direção pretende definir um percentual para aumentar o ingresso ao sistema de trens

No Metrô do Recife, o drama do custeio também é realidade. A passagem está congelada há seis anos em R$ 1,60, metade do anel A (R$ 3,20) do transporte por ônibus do Grande Recife. Mas isso também está para mudar. A superintendência regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) já está fazendo estudos para tirar do papel um reajuste. O valor que passará a ser cobrado nas bilheterias ainda não está fechado. A avaliação deve ser enviada, ainda neste mês, para o Ministério das Cidades, que pode aprovar ou não o aumento.

Conforme dados obtidos pela Folha de Pernambuco via Lei de Acesso à Informação, o metrô do Recife arrecadou, em 2017, R$ 65,3 milhões, o que não custeia nem 25% do sistema. Diferentemente dos ônibus, que têm que ser arcados pela tarifa, quem paga 75% do metrô é o Governo Federal, por meio de subsídios. Se não fosse assim, o valor da passagem teria que beirar R$ 8 para conseguir manter o equilíbrio econômico-financeiro da operação, de acordo com estudo feito pela CBTU em 2016.



“Seria impraticável. Algo menor, R$ 3,30, por exemplo, seria possível se não tivéssemos integração com os ônibus. Mas o sistema hoje é integrado. É bom para o usuário, que anda a Região Metropolitana toda com uma passagem. Só que essa partilha tarifária tem se mostrado danosa não só para o metrô, mas também para o SEI [Sistema Estrutural Integrado] como um todo. Não posso dizer aqui que os ônibus estão numa boa, porque não estão”, argumenta o superintendente regional do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.

Segundo o gestor, a passagem a R$ 1,60 é a menor entre todos os sistemas de metrô brasileiros. “Desse valor, a gente só recebe, em média, R$ 0,55. E, além disso, com as integrações, 57% dos nossos usuários não pagam a tarifa. Sofremos pressões do Governo, dos próprios rodoviários, por estarmos praticando uma passagem muito abaixo. Estamos fazendo um estudo junto ao Ministério, fazendo cálculos, uma atualização financeira e, neste mês, devemos mandar a proposta. Mas existe um tempo que não sei dizer entre o envio e a aprovação ou reprovação”, explica Beltrão, acrescentando que o metrô está buscando mecanismos para acabar com a evasão de receita.
FONTE: FOLHA PE

COTIDIANO Repasse do VEM para o metrô vai parar na Justiça Grande Recife entrará com ação para cobrar do sindicato das empresas de ônibus recursos que não foram pagos

foto arquivo blog

O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) entrará na Justiça para exigir que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) regularize os repasses dos valores referentes à arrecadação do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Por conta das integrações entre os terminais e as estações, a bilhetagem eletrônica deveria ser objeto de uma partilha tarifária entre ônibus e metrô, mas, há quatro anos, o pagamento ao qual a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem direito vem sofrendo atrasos. A dívida já chega a R$ 64 milhões e faz falta ao orçamento de um sistema que, até bem pouco tempo, estava em risco de deixar de operar nos fins de semana por falta de verba.
Segundo o metrô, usuários que vêm das integrações não pagam

foto: Athur motta
Os repasses do VEM renderiam uma receita de R$ 1,8 milhão por mês para a CBTU, mas, desde 2014, a companhia não recebe o aporte com regularidade. Naquele ano, o valor acumulado foi de R$ 22.059.774,82, e em 2015, de R$ 22.667.512,24. Essa parte da dívida é reconhecida pelo GRCT, que há mais de um ano negocia como vai sanar o problema. Em 2016, quando o caso veio à tona, os dois órgãos entraram em acordo e apenas os repasses referentes àquele ano foram quitados. O cronograma seguiu até março de 2017, quando os atrasos recomeçaram. Chegaram a ser pagos R$ 6.319.562. Já as transferências que a Urbana-PE deveria ter feito entre abril e a segunda quinzena de novembro totalizam R$ 19.896.217,85, conforme o GRCT.



O órgão gestor afirma que sua assessoria jurídica está finalizando os trâmites internos para a judicialização, o que deve ocorrer até o fim deste mês. Não é a primeira vez que o caso vai parar na Justiça. Em 2014, as operadoras é que tomaram a medida quando o Estado tentava recuperar o gerenciamento das receitas do VEM, que, na época, chegavam a cerca de R$ 90 milhões por mês. O controle desses recursos está nas mãos da Urbana-PE desde 2008. Ao longo do ano passado, o GRCT afirmou, várias vezes, que o sindicato apresentaria cronogramas de pagamentos, mas os atrasos continuaram. A Urbana-PE foi procurada pela reportagem para explicar as razões do problema, mas informou que não comentaria o assunto por enquanto.

O superintendente regional da CBTU, Leonardo Villar Beltrão, explica que o atual modelo, apesar de permitir que o usuário vá de um ponto a outro da Região Metropolitana pagando apenas uma passagem, tem se mostrado danoso no que diz respeito à partilha tarifária. "Na média, a gente só recebe R$ 0,55 quando recebe nossa atual tarifa, de R$ 1,60. E, além disso, 57% dos usuários não pagam tarifa porque vêm das integrações. É um modelo que é muito bom para o usuário, mas que afeta a sustentação do sistema", argumenta o gestor. 

No fim de semana, a Folha de Pernambuco mostrou que está nos planos da CBTU reajustar a tarifa no Recife após seis anos de congelamento. A companhia está fazendo estudos e, ainda neste mês, deve apresentar uma conclusão ao Ministério das Cidades, ao qual está vinculada. Atualmente, a tarifa de R$ 1,60 cobre menos de 25% dos custos do sistema. O restante é subsidiado pelo Governo Federal.

FONTE: FOLHA PE

TEVE INICIO HOJE MUDANÇAS - ILHA DO RETIRO, TÚNEL CHICO SCIENCE,BENFICA, ILHA DO LEITE , PARTE DA AGAMENON

MOBILIDADEMudanças na circulação de veículos na Ilha do Retiro começam nesta terça-feiraBinários, novos acessos e até mesmo alterações no sentido dos carros no Túnel Chico Science fazem parte das novidadesAções vão melhorar a acessibilidade aos bairros da Torre, Graças, Joana Bezerra e Boa Viagem. Foto: Shilton Araujo/Esp.DP
Foto Arquivo DP

O bairro da Ilha do Retiro, no Recife, terá um novo plano de circulação viária. A medida será implantada em duas etapas beneficiando a circulação na Rua Benfica e nas avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), além de melhorar a acessibilidade aos bairros da Torre, Graças, Joana Bezerra e Boa Viagem. A primeira etapa começa a valer a partir desta terça-feira (16). 
Dentre as novidades anunciadas pela Companhia Pernambucana de Trânsito e Transporte Urbano, constam novas travessias semaforizadas para melhorar o acesso às Zonas Sul, Norte e Oeste garantindo mais fluidez para os veículos e para os BRTS que utilizam o corredor Leste/Oeste. Para a ação, a CTTU vai implantar cerca de 160 placas de sinalização vertical e nove faixas de pedestres. Além disso, um trabalho de orientação, com a distribuição de material informativo a condutores, ciclistas e pedestres, terá início na próxima segunda (15) e continua até a terça (23). Após esse período, um efetivo de agentes e orientadores de trânsito permanecerá na localidade, realizando o trabalho de monitoramento e orientação.

ENTENDA A NOVA CIRCULAÇÃO
  
Primeira Etapa (16 de janeiro)

Binário entre Rua Benfica e ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro: 
A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).
Novo acesso na Rua Benfica: Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo o acesso aos bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho):
 Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local. 
  
Segunda Etapa (20 de janeiro)
  
Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro: No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Dr. Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem.
Túnel Chico Science: Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Principais direções:
Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite - O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.
Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças - O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.
Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças - O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.
  
Ilha do Leite/ Torre e Graças - Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.
Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra - O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.

fonte: CTTU/ DP

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

'Tchutchu' era campanha de marketing, admite agência do Recife

Mensagem de amor estampada em ônibus foi criada por empresa de publicidade para comprovar eficácia de mídia exterior
Campanha sobre 'Tchutchu' chamou muita atenção nas redes sociais
Campanha sobre 'Tchutchu' chamou muita atenção nas redes sociais

O mistério em torno de 'Tchutchu' chegou ao fim nesta segunda-feira (15). A mensagem carinhosa em tom de pedido de perdão à amada era, na verdade, uma campanha publicitária para defender a eficácia das mídias de ônibus. Ao contrário do que a Rota Mídia Exterior havia dito à Folha de Pernambucoanteriormente, o anúncio não era um pedido de uma pessoa física que solicitou total sigilo sobre sua identidade.

A estratégia foi planejada pela empresa, que encomendou uma campanha à agência de publicidade Ampla para chamar atenção e curiosidade e verificar o alcance dos outbus. A reportagem da Folha tentou contato com a Rota, mas ainda não obteve retorno.

Leia também:
Recados para 'Tchutchu' viram mistério nas redes sociais
Modelo da Venezuela vira meme ao viajar pelo mundo sem sair do banheiro 


Nesta segunda, os coletivos ganharam uma nova versão da campanha com a frase "Se até Tchutchu virou assunto, imagine a sua marca. Anuncie em ônibus". As mensagens "Tchutchu, eu te perdoo. Volta pra mim. Te amo”, "Tchutchu, eu ainda te amo", "Tchutchu, eu não ligo para o que pensam" e "Tchutchu, e agora? Você acredita que eu te amo?" geraram vários comentários nas redes sociais de pessoas tentando descobrir a origem do casal. 

O co-presidente da Ampla, Manuel Cavalcanti, explica à Folha de Pernambuco qual foi o objetivo da campanha. "Quisemos mostrar a relevância das mídias de ônibus. É uma mídia de massa, que impacta milhares de pessoas diariamente, principalmente em cidades com trânsito intenso como o Recife", disse. "Pegamos um mote de atração natural que existe em torno de relacionamentos. Esse tipo de mensagem chama bastante atenção. O desafio foi fazer de uma forma que parecesse uma pessoa física. Sabíamos que ia ter uma repercussão, mas foi maior que esperávamos". 

A campanha utilizou 50 ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 25 serão utilizados nessa segunda fase. "A divulgação aconteceu em quase todos os estados onde a empresa está presente, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde também houve muita repercussão na imprensa", disse Manuel. 

"O espaço é deles, a arte é simples, foi um gasto mínimo. Também ponderamos a possibilidade das pessoas se sentirem enganadas, mas foi uma coisa extremamente bem-humorada. Obviamente sempre vai ter quem critique a campanha, mas no geral, as pessoas levaram na esportiva", completou.
Mistério sobre 'Tchutchu' chega ao fim

Sobre o sigilo em torno da verdadeira história, Manuel afirma não terem combinado nada sobre guardar segredo. "Não chegamos a combinar um discurso. Evidentemente a Rota não quis antecipar a revelação. A graça da história era aguardar esse momento. O cliente está abismado com o tamanho da repercussão. Realmente aguçou a curiosidade de todos. Uma mídia exterior acabou gerando organicamente uma mídia digital", finalizou Manuel.

portal folha Pe

domingo, 14 de janeiro de 2018

BRTs BI ARTICULADOS SAO DEVOLVIDOS AS FÁBRICAS


BRT do Rio não opera mais com ônibus biarticulados


Então Prefeito Eduardo Paes lançava os bi-articulados para o BRT em setembro de 2014.
Únicos dois veículos que operavam no Corredor Transoeste foram devolvidos a fabricantes pelas empresas de ônibus, e marcam mais um capítulo da crise no setor
ALEXANDRE PELEGI
Anunciado em setembro de 2014 como uma novidade no sistema BRT do Rio de Janeiro, os ônibus biarticulados não fazem mais parte da frota de veículos.
Por sua capacidade de maior transporte de passageiros – 270 pessoas – a chegada dos biarticulados foi saudada como um avanço para o sistema de transporte. Sua capacidade de escoamento permitira levar mais pessoas, permitindo maior agilidade ao modal.
No site da prefeitura do Rio, em matéria especial sobre a novidade no dia 19 de setembro de 2014, pode-se ler:
“O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta sexta-feira (19/09) dois ônibus biarticulados que serão utilizados no sistema BRT (Bus Rapid Transit), corredor expresso para ônibus articulados. Os dois veículos, com capacidade para 270 passageiros cada – mais do que a capacidade de um Boeing – têm 28 metros de comprimento e vão operar nos corredores expressos Transoeste, que liga Santa Cruz à Barra da Tijuca, e Transcarioca, do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, à Barra. O modelo Volvo B340M biarticulado é totalmente fabricado no Brasil e é o maior ônibus em circulação no país. A princípio, os veículos serão usados no trajeto Alvorada/Mato Alto, da Transoeste”.
Como se lê na nota, os primeiros veículos passaram a circular “experimentalmente” no Corredor Transoeste. E agora estes mesmos veículos foram devolvidos pelas empresas Redentor e Translitoral aos fabricantes.
O consórcio BRT Rio afirma que o fim dos biarticulados reflete a crise que as empresas de ônibus atravessam no Rio de Janeiro. Crise que em 2017 atingiu seu ápice, com superlotação e buracos no asfalto, atos de vandalismo nas estações, e a constante polêmica entre empresas e a Secretaria de Transportes.
Isso sem falar na crise da tarifa, congelada pelo atual prefeito e rebaixada por duas vezes no ano por decisões judiciais. Enquanto em São Paulo a tarifa subiu agora em janeiro para R$ 4,00, no Rio continua no patamar de R$ 3,40.
Duas companhias faliram no ano passado e, desde 2015, oito empresas fecharam as portas.
Segundo o Rio Ônibus, duas companhias faliram em 2017, sendo que desde 2015, oito empresas já fecharam as portas.
EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE JÁ FECHARAM NO RIO DE JANEIRO:
2017:
– São Silvestre (Consórcio Intersul)
– Transportes Santa Maria
2016:
– Auto Viação Bangu (Consórcio Santa Cruz)
– Algarve (Consórcio Santa Cruz)
2015
– Translitorânea (Consórcio Intersul)
– Rio Rotas (Consórcio Santa Cruz)
– Andorinha (Consórcio Santa Cruz)
– Via Rio (Consórcio Internorte)
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Bairro da Ilha do Retiro ganha novo esquema de mobilidade

As mudanças serão implantadas em duas etapas. A primeira delas começa na próxima terça-feira (16), enquanto a segunda entra em operação a partir do dia 20
Por: Portal FolhaPE
Túnel Chico ScienceO bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, ganha a partir da próxima terça (16) um novo plano de circulação. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), as alterações, divididas em duas etapas, visam melhorar o trânsito nos bairros de Joana Bezerra, Ilha do Retiro, Madalena, Torres e Derby. Os detalhes e os benefícios esperados para a mobilidade na área foram divulgados na tarde desta quinta-feira (11) pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Leia também:
CTTU estuda implantar um supercorredor de ônibus
Por segurança, CTTU muda posição de lombada no Bairro do Recife


"O principal objetivo do novo plano de circulação para a Ilha do Retiro são três: O primeiro é a melhoria e segurança para o pedestre. Nós estamos implantando novas travessias com semáforos e faixas para o pedestre. A segunda melhoria da mobilidade é potencializar o acesso aos bairros da madalena, Torres, Graças e com isso a gente pode melhorar o terceiro objetivo, que é melhoria da fluidez das vias", explicou a presidente da CTTU.

Na primeira etapa, marcada para entrar em operação na próxima terça-feira (16), a rua Benfica formará um binário com as ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Já na segunda etapa, que começará a partir do dia 20, a avenida Beira-Rio formará um binário com a avenida Prefeito Lima de Castro. Nesta intervenção, o túnel Chico Science ficará em sentido único Ilha do Retiro/Derby. 



O secretário João Braga comentou que esta é apenas uma das mudanças previstas pela prefeitura ao longo de 2018 para o Recife. "Nossa prioridade é o transporte público de passageiros. Nós estudamos muito a cidade para potencializar, como de fato está acontecendo, o uso do nosso sistema viário atual. Ao longo de 2018, devemos realizar por mês duas intervenções deste porte", disse.

Confira os detalhes da nova circulação:

Primeira Etapa (16 de janeiro de 2018) 

Binário entre Rua Benfica e ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro: A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).

Novo acesso na Rua Benfica: Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo o acesso aos bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho): Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local. 

Segunda Etapa (20 de janeiro de 2018)


Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro: No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Dr. Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem. 

Túnel Chico Science: Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Principais direções:

Avenida Beira Rio/ Ilha do Leite: O condutor oriundo da Avenida Beira Rio, com destino à Ilha do Leite, deverá girar à esquerda após o Túnel Chico Science, na rotatória da Praça da Bandeira, acessando a Avenida Sport Clube do Recife no sentido BR-232, girar à direita na R. Benedito Monteiro e à direita novamente na R. José Múcio Monteiro, onde poderá seguir pela a Avenida Sport Clube do Recife no sentido Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Avenida Beira Rio/ Bairro da Torre e Graças: O condutor deverá seguir em frente, passar pelo Túnel Chico Science, Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional, seguindo pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maria Filho, e acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Bairro da Torre e Graças: O condutor que segue no sentido Centro deverá acessar o Túnel Chico Science, Rua Benfica e Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Ilha do Leite/ Torre e Graças: Após passar a Rua Paissandu, contornar a Praça da Bandeira à direita, seguir pela Rua Benfica e, através do novo acesso, contornar a Praça do Internacional e seguir pelas ruas Arlindo Gouveia ou Heitor Maia Filho, acessando a Avenida Beira Rio com destino aos bairros da Torre e Graças.

Avenida Sport Clube do Recife/ Joana Bezerra: O condutor deverá realizar o giro à direita na Avenida Prefeito Lima de Castro, uma vez que um trecho da Avenida Beira Rio se tornará mão única no sentido Derby.

BRT até Goiana será mais uma promesa em ano de campanha.?


Integração de Goiana à RMR começa com interligação até o Recife via BRT


Com a integração do município de Goiana à Região Metropolitana do Recife (RMR), sancionada nesta semana no Recife, pelo governo do Estado, já tiveram início, nesta quinta-feira (11), as discussões acerca do processo de transição do sistema de transporte intermunicipal para o metropolitano.
A Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), juntamente com o Consórcio Grande Recife, trabalham no repasse de informações para oferecer serviço de mobilidade para os mais de 74 mil habitantes. Em breve, a expectativa é que eles contem com a integração Goiana-Igarassu / Igarassu-Recife (via BRT).
Até então, o município era atendido pela empresa Rodotur, que também atua na Região Metropolitana via Consórcio Conorte.
Dentre as mudanças, ainda está prevista a desativação do Terminal Rodoviário de Goiana. O terminal deverá ser cedido pela EPTI ao Grande Recife Consórcio, a fim de atender às mudanças do sistema.
Segundo a estatal, com essa ação, a população do município terá uma grande redução no custo para deslocamento na RMR, podendo, com um só bilhete, através do SEI, acessar o metrô ou municípios longínquos, a exemplo do Cabo de Santo Agostinho.
Fonte: Blog do Jamildo