quinta-feira, 13 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - Ônibus híbrido começa a rodar neste sábado Além de transportar torcedores, veículo atuará no percurso CDU/Boa Viagem

Viabilidade de ônibus elétrico no Recife será testada nas ruas a partir desta sexta

Publicado em 13.06.2013, às 12h02


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O ônibus tem tecnologia brasileira
Fotos: Amanda Miranda/NE10

Do NE10 ATUALIZADA ÀS 12H20
Um ônibus diferente vai circular no Recife desde esta sexta-feira (14) até o dia 23 deste mês, dia do último jogo pela Copa das Confederações no Estado. Trata-se do ônibus elétrico que será posto em teste na capital pernambucana para um sistema de transportes menos poluente. Durante o período de experiência, o veículo fará o transporte de torcedores para a Arena Pernambuco nos dias de partidas do torneio e de passageiros da linha CDU/Caxangá/Boa Viagem.

O ônibus é movido com energia limpa

O ônibus elétrico, que tem 28 assentos para passageiros, foi feito com tecnologia brasileira e é equipado com ar condicionado. O funcionamento dele é a partir de um motor gerador elétrico e um banco de baterias tracionárias. Com isso, o uso do veículo híbrido produz menos gases poluentes, reduzindo as emissões de dióxido de carbono. Além disso, segundo o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, faz menos barulhos que os movidos a diesel.
De acordo com o gerente de planejamento da secretaria estadual de Meio Ambiente, Benedito Parente, o serviço nos dias de jogos da Copa das Confederações (16, 19 e 23) vai acontecer entre o Parqtel e a  Arena, trecho de aproximadamente três quilômetros. Nesta quinta e nos dias entre as partidas, o veículo fará o percurso entre a Cidade Universitária, na Zona Oeste, e Boa Viagem, na Zona Sul, passando pelo Centro.


Geraldo Julio circulou no ônibus elétrico nesta quinta

A apresentação do ônibus à imprensa foi feita na manhã desta quinta-feira (13), um dia antes de ele começar a circular, na sede da PCR, no Cais do Apolo, no Centro da cidade, pelo prefeito Geraldo Julio, representantes das empresas parceiras e secretários de pastas como Meio Ambiente e Mobilidade da capital e do Estado. Durante a apresentação, todos ressaltaram os benefícios ambientais do veículo, porém lembraram que a viabilidade econômica do projeto ainda está em análise.


O ônibus já circulou com políticos, representantes das empresas parceiras e jornalistas nesta quinta

A experiência deve servir para a elaboração dos planos para o veículo que virá para o Recife permanentemente no segundo semestre, segundo Benedito Parente. Por isso, as informações sobre as linhas que utilizarão o veículo híbrido e os custos dele só poderão ser divulgados após o teste deste mês. "Ainda vamos analisar como podemos fazer a implantação (do ônibus) no Recife. Devemos ver se teremos que diminuir impostos, que percursos seria interessante fazer, entre outros aspectos", afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente. O gerente de planejamento afirmou que no segundo semestre deverá haver testes de que linhas o ônibus vai circular.

12/06/2013 19:42 - Henrique Ferreira, do FolhaPETwitterFacebook Orkut
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
Protótipo também será utilizado em setembro
A partir deste sábado (15), uma novidade começará a circular nas ruas do Recife e Região Metropolitana, beneficiando o meio-ambiente e trazendo mais comodidade aos passageiros que usam o transporte público como meio de locomoção. Um ônibus híbrido produzido no Brasil, que é movido a baterias elétricas e biodiesel, será utilizado como teste para os torcedores que vão acompanhar os jogos da Copa das Confederações na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. A apresentação para imprensa aconteceu na sede das Baterias Moura, em Piedade, na tarde desta quarta-feira (12). Estiveram presentes representantes das empresas responsáveis pela criação do protótipo. Nos dias em que acontecem as partidas, o Híbrido BR fará viagens do Terminal Integrado do TIP, no Curado, de onde levará os passageiros até a Arena da Copa. Já nos dias em que não houver jogos, o veículo rodará na Linha 40, que faz o percurso Cidade Universitária/Boa Viagem, pela empresa Metropolitana, das 7h às 19h. A tarifa será cobrada de acordo com o anel “A”, no valor de R$ 2,25, e contará com a utilização do sistema VEM. O ônibus funcionará a partir deste sábado (15) até o dia 23 de junho. Em setembro, o híbrido voltará a ser utilizado como teste, desta vez por seis meses, pelas empresas de ônibus da Capital.
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
Para motorista, ônibus é confortável tanto para condutor quanto para o passageiro
Presente no evento de apresentação, o motorista de testes Carlos Vagner, de 50 anos, falou com empolgação sobre a novidade. “O conforto não se restringe só ao passageiro, mas também ao condutor. Por se tratar de um veículo de propulsão elétrica, não existe marcha, e por conta disso os solavancos que os passageiros estão acostumados sentir nos ônibus convencionais , se não fossem os buracos, não existiriam. Já para mim é uma maravilha, pois é só acelerar e frear que está tudo certo”, disse empolgado. O ônibus tem capacidade para 31 passageiros sentados e 23 em pé e dispõe de ar-condiciado, sistema de suspensão a ar e rampa de acesso para cadeirantes. Nesta quinta-feira (13), a novidade será apresentada oficialmente à população. O evento acontece na Prefeitura do Recife, às 9h, e contará com a presença do prefeito Geraldo Julio.
Tecnologia sustentável
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
O veículo, que é o primeiro a rodar com tecnologia 100% nacional no País, usa dois tipos de motor, sendo um movido à 34 baterias, que gera a energia para o ônibus circular e outro movido a biodísel, de soja, que transforma a combustão em energia para as baterias.
Segundo a gerente comercial da Eletra Iêda Maria Alves, a emissão de gases poluentes é diminuído em 95% e a economia no gasto de combustível chega a 20%, em relação aos ônibus convencionais. “Também podemos utilizar o biodisel de cana de açucar como combustível. Além disso, todas as baterias são recicláveis - o que torna o veículo totalmente verde”, disse a gerente.
O protótipo avaliado em R$ 750 mil foi desenvolvido pelas empresas Mercedez-Benz, Baterias Moura e Eletra.

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