sexta-feira, 14 de junho de 2013

GRANDE RECIFE - Recife desafia nó de mobilidade para estreia da Arena Pernambuco

Recife desafia nó de mobilidade para estreia da Arena Pernambuco

  • Acesso à Arena Pernambuco enfrentará teste durante a Copa das Confederações 2013
    Acesso à Arena Pernambuco enfrentará teste durante a Copa das Confederações 2013

VEJA TAMBÉM

Depois de um teste problemático na abertura extraoficial, a Arena Pernambuco debuta para valer neste domingo na Copa das Confederações com um desafio de mobilidade presente. O governo local trabalha para assegurar que um público superior a 40 mil pessoas chegue ao novo estádio distante 19 km do centro de Recife, em operação totalmente incipiente, para ver o jogo Espanha x Uruguai.
Em 22 de maio passado o Náutico inaugurou extraoficialmente a Arena Pernambuco com um amistoso internacional contra o Sporting, de Portugal. Há quem diga que nem metade das 27 mil pessoas que compraram ingressos antecipadamente conseguiram chegar ao estádio em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.
Muita gente ficou presa no congestionamento na estrada, com o estádio isolado na mata no único trecho duplicado da BR-408, entre a capital e Carpina. Quem chegou enfrentou um deslocamento complicado de até uma hora e meia. Houve superlotações nos trens e as filas na saída das estações foram turbulentas.
"Existem duas expectativas. A primeira é para a abertura oficial do estádio. O prazo inicial de entrega era dezembro de 2013, mas tivemos que antecipar em oito meses para ter a arena na Copa das Confederações. A expectativa é por todo esforço do governo, pelo estádio ter sido tão desejado. A outra expectativa é pela mobilidade, com o metrô como parte essencial da operação", afirmou Gilberto Pimentel, secretário executivo de relações institucionais da Secopa, a Secretaria Extraordinária de Copa do Mundo (PE).
O plano oficial prevê que pelo menos 30.000 torcedores se desloquem para o estádio usando o metrô. O governo contratou 85 ônibus circulares que levarão as pessoas com ingresso da estação Cosme e Damião até a arena. As viagens de ida e volta pelos trens também serão gratuitas.
O estádio tem 5 mil vagas de estacionamento, mas elas não podem ser usadas em partidas sob a gestão da Fifa, por exigência da entidade, que usa a área para outros fins. Assim, quem ainda quiser arriscar a ir de carro ver o jogo entre Espanha e Uruguai pode optar por bolsões a 2,5 km da arena.
Como se não bastasse o cenário natural de dificuldade, o trânsito de Recife também tem sofrido bastante esta semana com as chuvas na cidade. Na última quinta-feira, as seleções de Espanha e Uruguai tiveram deslocamentos complicados em razão de congestionamentos.
METROVIÁRIOS CANCELAM GREVE E EVITAM CAOS
O metrô é o protagonista da operação para levar a torcida à nova arena em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife. Com ele em funcionamento, o jogo-teste realizado em maio já aconteceu em meio a uma série de complicações. Sem ele, o risco de problemas na prévia de Espanha x Uruguai seria enorme.   
Ampliar

Como os times jogam na Copa das Confederações8 fotos

7 / 8
Opinião do comentarista Erich Beting: Japão joga no 4-4-2 e não deve avançar para a semifinal Arte UOL
No entanto, na noite de quinta o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE) decidiu cancelar a greve previamente agendada para começar nesta sexta-feira. Finalmente a categoria aceitou a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de 7,4% de reajuste, após várias rodadas de negociação.
"O metrô é protagonista de todo este sistema. É preciso que todos os atores envolvidos nessa situação tenham uma clareza em relação a isso, que o sindicato saiba a importância do metrô para a cidade", afirmou o secretário Gilberto Pimentel ao UOL Esporte, antes da assembleia noturna que cancelou a greve.


Um comentário:

  1. esse povo do UOL ouviu o galo cantar e não sabe onde.q vamos mais uma vez ter problemas de mobilidade(eita frase),vamos. mas essa dos metroviarios q eles falaram foi de lascar!

    ResponderExcluir