terça-feira, 20 de março de 2018

Cadeirantes agora com mais conforto e opção


MAIS ESPAÇO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DENTRO DOS ÔNIBUS




Ônibus com um novo layout para usuários de cadeiras de rodas já podem ser vistos circulando pelas ruas do Recife e Região Metropolitana. A iniciativa, gerenciada pelo Grande Recife, amplia o espaço que era de uma para duas cadeiras dentro dos veículos convencionais. O Consórcio vê no novo desenho um ganho de autonomia e inclusão para as pessoas com deficiência que, agora, podem embarcar em duplas nos coletivos.
Neste momento, quatro empresas já operam com carros padrão que apresentam o novo layout: Metropolitana (13), Globo (10), Pedrosa (10) e Transcol (11), totalizando 44 ônibus. Além desses, os 88 veículos de BRT da Conorte também têm espaço para a segunda cadeira de rodas desde 2014, quando foi implantado o Corredor Norte/Sul.
A ideia de ampliar o formato surgiu no segundo semestre de 2017, durante uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. José Carlos Santos, conselheiro que representa as pessoas com deficiência no CSTM, fez a sugestão e o grupo decidiu analisar a proposta. “Isso representa um grande ganho para as pessoas com deficiência já que não tínhamos tanto espaço dentro dos ônibus, nos dando mais condições de ir e vir dentro da Região Metropolitana”, disse o conselheiro. Atualmente, o sistema transporta 3.166 usuários de cadeiras de rodas.
O projeto em si foi votado e aprovado por unanimidade na reunião do CSTM, realizada nesta terça-feira (20), embora o Grande Recife já tivesse iniciado os testes com o novo layout junto às empresas e autorizou na época, ad referendum, a compra de novos ônibus com espaço para duas cadeiras de rodas. Dessa forma, 150 veículos adquiridos pelas empresas Pedrosa e Caxangá devem entrar em circulação em breve. A Mobribrasil também já fez a encomenda de novos carros.
Os ônibus que já operam com este novo formato na RMR têm como itinerário principal as avenidas Norte e 17 de agosto. Vale destacar que, dos 2,7 mil veículos que compõem a frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), 98% dos carros são adaptados com a Plataforma Elevatória Veicular (PEV). O equipamento facilita o acesso dos cadeirantes aos ônibus.
Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário