sábado, 4 de agosto de 2018

Novidades nos Ônibus a Biometria Facial



Jailson Silva ( Blogueiro)


Usuário será fotografado ao passar catraca Dênio Simões/Agência Brasil


Os passageiros de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) terão um novo sistema para a validação do pagamento da passagem. A biometria facial será implantada em breve nos coletivos. Ao total, serão 2,9 mil veículos com o novo sistema, que identifica o rosto do passageiro através de fotografias. A medida é direcionada aos usuários com gratuitidade. Ainda não foi definido o prazo para o início do funcionamento, mas a previsão é de instalação ainda neste ano.


A decisão foi anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) durante o Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizado nesta semana em São Paulo. De acordo com o órgão, a nova tecnologia será aplicada para a intensificação no combate de fraudes.




O funcionamento do equipamento é através da retirada de fotografias, que auxiliam no reconhecimento da identidade do passageiro. Ao entrar no coletivo, o aparelho retira seis fotografias. Logo depois, quando o usuário passa o cartão no validador, o sistema identifica o dono do cartão e compara as imagens tiradas no coletivo com a foto do cadastro.


Se o sistema constatar diferença nas imagens, o cartão será bloqueado. O usuário deverá procurar o Grande Recife Consórcio de Transportes para dar explicações sobre o caso e apresentar defesa. A Urbana ainda orienta que um processo administrativo pode ser aberto contra quem usar a gratuidade ilicitamente.



Novas funções


Além da segurança em relação à biometria, os novos aparelhos permitirão que os usuários façam recargas no cartão VEM no próprio coletivo. A nova função será possível se o passageiro tiver instalado um dos aplicativos que permitem a compra de crédito no smartphone: CittaMobi ou Ponto Certo. Com ele, a compra do crédito poderá ser realizada e em aproximadamente três minutos o valor já pode ser utilizado;

fonte: Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário