Evento na Bélgica mostrou que o ônibus é sim um veículo para o futuro e revelou tendências do setor.
JOSÉ CARLOS SECCO ( correspondente)
Design, tecnologia e conforto. É a evolução constante dos ônibus que se mostram sim como veículos que fazem parte das soluções no presente e no futuro para melhorar o deslocamento das pessoas nas cidades e estradas. Na foto Crelis Le Mans – Iveco. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Jornalista que atua no segmento de transportes, José Carlos Secco, esteve na Bélgica acompanhando a Busworld Kortrijk, a mais importante feira de ônibus do mundo, e compartilha com os leitores do Blog Ponto de Ônibus um material especial que serve para gestores públicos, empresas, indústria nacional, profissionais do setor e admiradores de ônibus. A feira mostrou de tudo um pouco, como novos conceitos de negócios, a exemplo da tendência da venda de ônibus completos e não mais chassis e carrocerias separados, soluções para o meio ambiente com veículos de emissões zero, design, tecnologia e conforto. Alguns modelos e conceitos não devem ser vistos no Brasil tão já, mas o conhecimento é importante para que ao menos parte destas soluções inovadoras seja aplicada para a realidade dos passageiros por aqui.
Acompanhe:
Até este dia 21 de outubro de 2015, está sendo realizada em Kortrijk, na Bélgica, a 23ª edição da Busworld Kortrijk, a maior e mais importante feira e exposição de ônibus do mundo. Para quem trabalha no setor ou é apaixonado por ônibus, o evento é, sem dúvida, um pedacinho do paraíso aqui na terra.
As últimas novidades do mercado, novas tecnologias, novos fabricantes e, principalmente, tudo o que o ônibus pode representar para o desenvolvimento e melhoria da mobilidade urbana foram apresentadas. Nada melhor do que passear pelos estandes das principais montadoras para conhecer de perto um pouco do que, desejamos, um dia chegue ao mercado brasileiro.
Elétrico, híbrido, a gás natural, diesel ou etanol. Piso baixo, Low Entry ou piso convencional, com degraus. De cinco a 28 metros de comprimento. Convencional, articulado, biarticulado, midi e minibus. Rodoviário, urbano ou “all-rounder”, não importa. O que importa é atender as necessidades e desejos dos passageiros para atrai-los para o ônibus, e ter preço e serviço para garantir o retorno sobre o investimento dos operadores.
MEIO AMBIENTE É PREOCUPAÇÃO DO MUNDO PARA OS TRANSPORTES POR ÔNIBUS
O futuro é a pluralidade de combustíveis, do diesel convencional ao elétrico, passando pelo biogás e híbrido, entre outros. O objetivo é alcançar zero emissões, mas isto vai depender das legislações em cada diferente mercado, da exigência cada vez maior do usuário e também da capacidade de investimento dos operadores.
Foram 411 expositores, sendo 67 diferentes fabricantes de ônibus, de 36 países, espalhados por 10 pavilhões que totalizam quase 50 mil metros quadrados de área. A meta dos organizadores é superar os 33 mil visitantes e, para isso, os fabricantes de ônibus colocaram à disposição dos participantes 76 veículos para teste no espaço externo do Kortrijk Expo.
MUITO MAIS QUE ÔNIBUS
Para convencer os clientes, os principais fabricantes, da Alemanha à Suécia e da China à Turquia, todos estão oferecendo muito mais do que apenas o ônibus. Pelo menos na Europa, somente o veículo não atende mais a necessidade das cidades e de seus operadores. Além do produto, os fabricantes estão fornecendo o que (quase todos) chamaram de uma solução completa. Esta solução completa inclui suporte quase que total, como instituições que facilitam o financiamento para a aquisição, monitoramento e manutenção da frota do cliente, imediata reposição de peças a até auxílio para revender o ônibus usado.
ÔNIBUS COMPLETOS SÃO TENDÊNCIA
Outra característica cada vez mais forte no mercado, bem diferente do Brasil, é que não existe mais a diferenciação entre fabricante de chassi e fabricante de carrocerias (encarroçador). Quase todos são definidos agora como fabricantes de ônibus. As tradicionais montadoras, como Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo produzem seus veículos completos. Já as grandes encarroçadoras fecharam parcerias com fornecedores de powertrain, como ZF, DAF, Cummins, Allison, para comercializar o ônibus completo e são responsáveis pelo pós-venda de todo o veículo.
Existem ainda as tradicionais encarroçadoras, de médio e pequeno portes, mas são poucas e estão perdendo espaço para as mais fortes.
URBANOS PRÓXIMOS DOS RODOVIÁRIOS
Outra grande novidade é que, para atrair mais usuários (principalmente proprietários de automóveis) os ônibus urbanos estão com configurações internas muito próximas às dos rodoviários e não como no Brasil, com um interior espartano para não dizer totalmente desconfortável e nada convidativo. Os urbanos da Europa parecem automóveis de alto luxo, tanto por dentro como por fora, inclusive com poltronas que giram.
AS NOVIDADES DOS PRINCIPAIS EXPOSITORES
VOLVO
Ônibus 100% elétrico da Volvo, modelo 7900. Solução em prol do meio ambiente que deve ser comercializado em 2016. Infraestrutura de recarga será vendida junta. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
Os destaques da Volvo na Busworld 2015 são os lançamento do novo ônibus 7900 de 12 metros 100% elétrico e o sistema de condução dinâmica da Volvo (VDS). Pela primeira vez na história, a Volvo lança um ônibus elétrico na configuração de 12 metros de comprimento para produção em série. As vendas começam em 2016 e ampliam a gama de ônibus movidos a energia elétrica. O novo Volvo 7900 elétrico é executado silenciosamente, não emite gases de escape e é cerca de 80% mais eficiente em termos energéticos do que um ônibus diesel correspondente.
A Volvo 7900 elétrico possuem baterias de lítio-íon que são carregadas tanto pela energia gerada sempre que os freios são acionados e também por intermédio da rede de corrente eléctrica quando para no final do trajeto. Cada carga através da rede leva de três a seis minutos. Cada minuto de carga permite a 5-10 minutos de condução. O ônibus é projetado para rotas entre 10-20 km.
O Volvo 7900 elétrico será principalmente comercializado como uma solução completa “turnkey”, que engloba financiamento e manutenção do veículo e da bateria. A infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação da Volvo com a Siemens e ABB. Juntamente com parceiros locais, a Volvo Buses pode fornecer serviços de oficina. Configuração de velocidade e outras características de gestão da zona, serviços de depósitos e de gestão do tráfego é oferecido opcionalmente.
O sistema de condução dinâmica da Volvo tem sido um equipamento dos caminhões da Volvo desde 2013. Agora, passa a ser oferecido também nos ônibus para ampliar as características de segurança. Na Europa, o sistema de direção Assistida Volvo Dinâmico (VDS) está sendo integrada aos modelos Volvo 9500, 9700 e 9900, bem como os chassis com motores Euro 6 de 8 ou 11 litros.
O sistema compensa automaticamente o piso irregular, e elimina vibrações e trancos no volante, tornando a condução muito mais fácil e confortável. Ao dirigir em baixas velocidades, volante de inércia é reduzido em cerca de 75%, o que também torna muito mais fácil as manobras. O sistema também facilita a direção, e retorna o volante para posição central automaticamente quando o condutor o solta. Em altas velocidades, o ônibus mantém direção consistente, mesmo em estradas com superfícies ruins.
SCANIA
O Scania Interlink, é considerado um “all-rounder”, ou seja, um único modelo que pode atender desde as necessidades do transporte urbano, como também intermunicipal e rodoviário Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A fabricante sueca apresenta uma gama de motorizações que vão do etanol ao 100% elétrico, passando pelo diesel, biogás e híbrido. A montadora também aposta na solução total, com o seu “fleet care”. Para ela, o importante é promover a utilização do ônibus com produtos específicos para cada mercado. Entre os produtos, a novidade foi o lançamento da nova família Scania Interlink, considerada um “all-rounder”, ou seja, um único modelo que pode atender desde as necessidades do transporte urbano, como também intermunicipal e rodoviário. O modelo é oferecido em comprimentos de 11 a 15 metros, com dois ou três eixos, movido a gás, diesel e híbrido.
VAN HOOL
Exqui, da Van Hool, é um modelo diferenciado, que passa a mensagem de que o ônibus está entre as soluções que se modernizaram para os transportes
O grande diferencial do fabricante belga é oferecer modelos de ônibus diferenciados para nichos de mercado e sistemas de transporte em diversas partes do mundo. Sobretudo na Europa e América do Norte, onde possui uma fábrica de rodoviários e detém 8% de participação do mercado. A empresa é um dos bons exemplos de parceria, no caso com a DAF, para motores e eixos, e com a ZF para transmissões.
Os modelos de maior sucesso são o modelo TDX27 Astromega, um double decker, e o Exqui, veículo com desenho vanguardista e inusitado, produzido em tamanhos de 18 e 24 metros como motorização diesel híbrido, fuel cell e trolley (elétrico em linhas eletrificadas). Esses ônibus rodam em diversos programas e sistemas nos Estados Unidos, na França, na Escócia, na Alemanha e, recentemente, foram fornecidos para Martinica, um departamento ultramarino insular francês no Caribe. O modelo Double Decker, TDX27 Astromega é sucesso de vendas nos Estados Unidos, com mais de 1.100 unidades comercializadas.
VDL
VDL Futura FDD2. O ônibus de dois andares tem, entre as novidades, a altura interna do pavimento inferior maior que a do superior. Em geral, nos ônibus rodoviários deste tipo, embaixo a altura é maior. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A novidade da outra fabricante belga também é o lançamento de um novo Double Decker, o Futura FDD2. O veículo tem acabamento primoroso e inova em sua configuração, onde a altura do piso inferior é maior que a do piso superior (1,855m e 1,724m, respectivamente). Para garantir maior conforto e segurança, o modelo conta com diversos equipamentos eletrônicos para condução e tem capacidade para transportar 96 passageiros, além de 9,3 metros cúbicos de espaço para bagagem.
SOLARIS
Urbino 12, da Solaris, é elétrico e tem sistema de carga rápida das baterias durante o trajeto. As baterias foram instaladas em blocos espalhados pela carroceria para distribuir melhor o peso e melhorar o desempenho. Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A polonesa Solaris comemora, em 2016, 20 anos de sua fundação e apresenta dois novos modelos: o novo Urbino 12 elétrico com um sistema de carregamento pantográfico no teto, e o novo Urbino 12 LE, (Low Entry). Livre de emissões e limpo, o “zero emissão” Urbino 12 elétrico tem um novo processo de construção com leve e rígido bodyframe que garante menor peso total e interior espaçoso. O veículo apresentado é equipado com baterias de alta energia da Solaris que geram 240 kWh. O conjunto foi dividido em seis blocos separados de 40 kWh cada. Quatro blocos estão localizados na parte traseira do veículo, enquanto o resto é montado no teto, ao longo do primeiro eixo. Esta solução garante uma distribuição adequada da carga nos eixos e, além disso, oferece espaço adicional no compartimento de passageiros. O novo de 12 metros Urbino elétrico é equipado com o eixo de acionamento elétrico com motores montado no eixo, 125 kW de potência máxima cada. Este conceito libera espaço para os passageiros e reduz significativamente o peso do veículo.
O novo Urbino 12 elétrico foi equipado com um sistema de carregamento pantográfico inovador. Com 450 kW de potência, permite uma recarga rápida das baterias na rota. Um plug-in de conexão tradicional também é fornecido e pode ser usado para carregar durante a noite na garagem.
Já o novo ônibus Urbino 12 LE (Low Entry) é significativamente mais leve do que o seu antecessor, devido ao novo processo de construção, e teve a sua capacidade de passageiros aumentada para 44 passageiros sentados e 94 no total. Para isso, os engenheiros da Solaris aliviaram o peso no eixo de tração, melhorando as cargas por eixo, graças à movimentação de todos os tanques de ar para a parte da frente do veículo e posicionando tanques de combustível sobre os arcos das rodas dianteiras. Também relevante é que a versão 12LE foi preparada para acomodar motores Euro 6 de várias capacidades. O modelo que é apresentado na Busworld está equipado com um motor Cummins ISB6.7, mas os clientes também podem escolher o motor Paccar / DAF MX-11.
IVECO
O Magelys, considerado do Ônibus do Ano de 2016, foi um dos destaques da Iveco na exposição mundial do setor. Modelo reúne requinte para o passageiro e facilidade de operação para a empresa Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
As novidades na Iveco estão na nova motorização Euro 6 e na oferta de veículos com diversos combustíveis, como o diesel convencional, o biogás, híbrido e 100% elétrico. O novo Crealis, desenvolvido exclusivamente para o conceito de Bus Rapid Transit, é produzido movido a Diesel, gás natural ou híbrido elétrico, com motorizações fornecidas pela FPT.
O Magelys foi eleito o “Ônibus Rodoviário do Ano 2016”. O modelo conta com design elegante e dinâmico, e possui três versões, cada uma disponível em dois comprimentos diferentes (12,20 e 12,80 m): Line, para viagens de média distância em condições de conforto excepcional; Pro, para serviços sofisticados nas linhas intermunicipais, nacionais e internacionais, e Lounge, uma nova versão completa baseada na Pro e com diferenciais como ZF AS-Tronic transmissão automatizada, lateral sol cego, assento do motorista com apoio de braço, degelo elétrico na janela do motorista, GPS, câmera de marcha a ré, câmera para a porta do centro, microfone, câmera, máquina de café, câmera filmando a estrada para os passageiros e teto central, de vidros duplos. Os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis: assentos com encosto de cabeça ajustável, entradas USB, display touchscreen de rádio e duas mesas de jogos na parte traseira com capacidade para oito passageiros.
Já o Urbanway é o modelo urbano de maior sucesso da Iveco é disponível em versões curta (10,60 m), padrão (12 m) e articulados (18 m); com motorizações Euro 6 HI-SCR, a gás natural (CNGs) e elétrica híbrida. Medindo 12 metros de comprimento, o ônibus apresentado na Busworld é alimentado pelo motor Iveco Cursor 9 Euro 6 HI-SCR de 360 hp. Tem capacidade para acomodar 21 passageiros, com espaço para um cadeirante, e oferece iluminação ambiente com LEDs embutidos no teto, que é projetado para ser compatível com a decoração personalizada selecionada pelo cliente; o fluxo de ar a partir do sistema de ar-condicionado é otimizado pelo uso de “cortina de ar” nas portas.
MERCEDES-BENZ
Soluções que ajudam a reduzir a emissão de poluentes mostram a preocupação da sociedade que faz com que as empresas s e mobilizem. Citaro NGT mostra que gás natural está nos planos da Mercedes-Benz Foto: Divulgação /Matéria: José Carlos Secco /Publicação: Blog Ponto de Ônibus – Adamo Bazani
A Mercedes-Benz lança o novo urbano Citaro NGT (Tecnologia de Gás Natural). O veículo se destaca pelo silêncio e redução de emissões de CO2 – ambas são vantagens cruciais no tráfego pesado do centro da cidade. O modelo é comercializado nas versões convencional e articulado. O Citaro NGT também está aprovado para utilização com fontes de energia renováveis nos termos de gás natural com a norma DIN 51624, sem restrições.
O novo motor M 936 G a gás natural tem níveis ainda mais baixos de ruído do que o OM 936 diesel. Dependendo da forma de condução, as emissões de ruído são até 4 dB (A) inferiores, o qual corresponde ao nível de ruído percebido quase 50% menor.
O novo Mercedes-Benz M 936 G motor de gás natural com um deslocamento de 7,7 l é atualmente o motor a gás natural mais compacto de sua categoria. Ele oferece o desempenho de um motor diesel ao definir normas para as emissões de escape e sonoras. O motor é especialmente leve e compacto. Pesando apenas 747 kg, incluindo o catalisador primário, é cerca de 230 kg, ou quase 25% mais leve do que o motor antecessor com um deslocamento de 12,0 l.
O M 936 G é baseado no motor OM 936 turbodiesel, motor já está em uso no Citaro e Citaro G e Euro 6. O motor mono combustível de seis cilindros instalado na vertical funciona a gás natural comprimido (GNC). Ele tem potência de 222 kW (302 hp) a 2000 rpm e torque máximo de 1200 Nm entre 1200-1600 rpm.
fonte: OB com
Jornalista da CBN, especializado em transportes.