terça-feira, 12 de dezembro de 2017

PM Morre nos trilhos da morte do metrô do Recife em Porta Larga


foto arquivo Blog ilustrativa

Um policial militar do 6º Batalhão da PM de Pernambuco morreu e outro soldado da mesma unidade ficou ferido em um tiroteio ocorrido na noite de segunda-feira (11), nos trilhos da Estação Montes Guararapes do Metrô do Recife, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. De acordo com o delegado Breno Maia, no confronto, um suspeito de praticar crimes na área também foi baleado e acabou morrendo. Três homens conseguiram fugir. (Veja vídeo acima)
O confronto aconteceu por volta das 19h30. A equipe da PM tentou abordar os quatro suspeitos nos trilhos do metrô, quando os bandidos atiraram e os militares reagiram. Os PMs baleados foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira (UPA), na Zona Sul do Recife.
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O policial morto tinha 22 anos. O soldado Geovani Soares estava na corporação há cerca de meses. Ele faleceu ao dar entrada na UPA. O outro militar sofreu um ferimento na mão. Ele foi identificado como soldado Artur Felipe Lira e também integra a turma de militares novatos. O suspeito, não identificado, também faleceu ao chegar à UPA.
O soldado que morreu usava colete balístico no momento do confronto. "Infelizmente, a bala atingiu a lateral do corpo dele.", disse o delegado Breno Maia. O policial integra o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e realizou as primeiras investigações na noite de segunda.
A Polícia Militar acredita que os suspeitos fugiram pela linha do metrô. Eles foram em direção a uma favela da região. A Polícia Civil recolheu dois revólveres calibre 38 que estavam com os suspeitos.
"Continuamos a fazer rondas na região para encontrar os outros homens que fugiram. Acredito que será complicado encontrar testemunhas, pois o tiroteio aconteceu na linha férrea", comentou o delegado.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Nasce a nova Busscar

Busscar prepara o retorno da produção de ônibus rodoviários

Por Fortalbus
Quem acompanha o mercado de ônibus, certamente quando ouvi o nome Busscar logo vem na memória as lembranças dos produtos de quem já foi líder nacional na fabricação de carrocerias de ônibus. Essa importante marca saiu de cena em 2014, após uma série de crises financeiras que acabou decretando a falência da Busscar.

Mas neste ano surgiu o que parece ser uma luz no fim do túnel para o que restou do complexo industrial da encarroçadora. Agora o  retorno operacional da Busscar vai acontecer através de uma diretoria administrativa da Caio Induscar, a nova dona da marca no Brasil. Sob nova gestão, a Busscar vai focar na produção de ônibus rodoviários.

Conforme foi anunciado, a encarrocadora catarinense sem nome fantasia definido (Busscar ou Carbuss), está desenvolvendo alguns veículos protótipos buscando ajustar o modelo que será disponibilizado ao mercado. Por conta disso, foi flagrado no pátio da Busscar em Joinville, alguns ônibus que dão referência ao modelo Ellegance. 

Este fato mostra que está ocorrendo um ajuste do novo projeto de ônibus junto aos modelos de chassis. Vale a pena lembrar que projeto original está guardado em segredo, buscando retornar ao mercado oferecendo o melhor em design, qualidade e robustez.
Fonte: Divulgação/  ForBusdtalBuss 

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

MUDANÇA NO TRÂNSITO EM SANTO AMARO PROVOCA ALTERAÇÃO NO ITINERÁRIO DE LINHAS

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foto: Arquivo do Blog / meramente ilustrativa

Uma mudança no trânsito no bairro de Santo Amaro será realizada pela CTTU/Recife, neste sábado (9). Haverá um novo acesso à Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá, por trás do Cemitério dos Ingleses. Por esse motivo, o Grande Recife irá mudar o itinerário de algumas linhas que trafegam pelo local no sentido cidade/subúrbio. Confira as mudanças:
As linhas citadas abaixo passarão a trafegar pela Rua Alexandre Moura, via que fica entre a Praça General Abreu e Lima e o Hospital Naval, para acessar a Av. Cruz Cabugá:
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
1900 - TI PE-15 (PCR) (BRT)
1911 - Ouro Preto (Cohab)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1946 - TI Igarassu (PCR) (BRT)
1962 - TI Abreu e Lima (PCR) (BRT)
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)
1971 - Amparo
1973 - Casa Caiada
1976 - TI Pelópidas (PCR) (BRT)
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo
1994 - Conjunto Beira Mar (Nas viagens Via Prefeitura do Recife)
Já a linha 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), no sentido Tacaruna/Prefeitura passará a circular pelo seguinte itinerário:
...Praça General Castro Pinto, Avenida Cruz Cabugá, nova via de acesso à Av. Norte (entre a Pça. General Abreu e Lima e o Cemitério dos Ingleses), Avenida Norte, Pte. Do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo...
Com isso, a linha 107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) deixa de atender a duas paradas:
180119 – Na Av. Cruz Cabugá, sentido Shopping Tacaruna/Prefeitura do Recife, logo após o cruzamento com a Av. Norte;
180064 - Na Rua Treze de Maio, entre a Rua Tupinambás e a Rua Frei Cassimiro;
180522 - Na Rua Pedro Afonso, logo após o cruzamento com a Rua Coelho Leite;
110025 – Na Av. Norte, próximo (antes) ao cruzamento com a Av. Cruz Cabugá.
Como opção, o usuário pode embarcar nas seguintes paradas:
180118 – Na Av. Cruz Cabugá, lado oposto ao Hospital Naval
110026 - Na Av. Norte, em frente ao Quartel do Exército (7ª Região Militar)
Com as mudanças, a parada nº 180106, localizada na Av. Cruz Cabugá, na Praça General Abreu e Lima, será transferida para a Rua Alexandre Moura, na calçada ao lado do Hospital Naval e será atendida somente pelas seguintes linhas que circulam da Ponte do Limoeiro para a Av. Norte:

Linhas

117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
1911 - Ouro Preto (Cohab)
1926 - Ouro Preto (Jatobá II)
1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)
1971 - Amparo
1973 - Casa Caiada
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1992 - Pau Amarelo
1994 - Conjunto Beira Mar (Nas viagens Via Prefeitura do Recife)
As linhas que trafegam pela Rua do Hospício e seguem na Av. Cruz Cabugá, no sentido cidade/subúrbio deixarão de atender a parada nº 180106. Neste caso, os usuários terão como opção a parada anterior, na Av. Cruz Cabugá, de nº 180400, lado oposto à FIEPE (Casa da Indústria), antes do cruzamento com a Av. Norte, ou a parada seguinte, de nº 180107, em frente ao Hospital Naval do Recife.
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
812 - Sítio Novo (Av. Norte)
820 - TI Xambá (Cabugá)
822  - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá)
1921 - Ouro Preto (Jatobá I)
1974 - Jardim Atlântico
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).
fonte: GRCT / CTTU

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

BRT DE PERNAMBUCO É AVALIADO E PARA O TIPO DE SERVIÇO ANTERIOR ELE HOJE É UMA BOA OPÇÃO MAS LONGE DO IDEAL DA SUA PROPOSTA

Segurança e lotação de BRTs no Grande Recife estão entre principais reclamações de passageiros, diz pesquisa

Levantamento feito pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentado nesta segunda (4), no Recife. Apesar de reclamações, avaliação é de que serviço é melhor que o oferecido anteriormente.

Pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentada nesta segunda (4) (Foto: Thays Estarque/G1)
Pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) foi apresentada nesta segunda (4) (Foto: Thays Estarque/G1)
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) mostra que, entre as principais reclamações dos passageiros do Sistema Via Livre BRT no Grande Recife, estão a segurança pública, a lotação dos veículos e o serviço ao fim de semana e à noite. Segundo os pesquisadores, ações simples como a garantia de um corredor exclusivo já resultariam numa melhor avaliação do serviço.
O Instituto, que apresentou os resultados do trabalho nesta segunda-feira (4), ouviu mais de mil usuários do BRT na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a pesquisa, 63% dos passageiros entrevistados que utilizam o corredor Norte-Sul e 55% do Leste-Oeste avaliam que a lotação dos veículos continua da mesma forma ou pior do que era antes de 2014, quando o serviço de BRT começou a funcionar.
A situação também não apresentou melhora aos fins de semana e à noite, de acordo com 51% do passageiros do Norte-Sul e 35% do Leste-Oeste. Para 86% dos entrevistados da linha Norte-Sul e 55% do Leste-Oeste, a segurança pública está igual, pior ou muito pior do que antes.
Os dados apontam que, apesar das críticas, 78% dos usuários do corredor Norte-Sul e 84% do Leste-Oeste consideram que, no geral, o sistema melhorou em relação ao que era oferecido anteriormente.
Ônibus BRT passando na rodovia PE-15, em Olinda (Foto: Marina Meireles/G1)
Ônibus BRT passando na rodovia PE-15, em Olinda (Foto: Marina Meireles/G1)
O ITDP é uma entidade sem fins lucrativos que pretende promover um transporte sustentável no mundo. Fundado em 1985, o instituto ainda tem como preocupação a redução das emissões de carbono, as colisões de trânsito e a desigualdade social. No Brasil, ele está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Sorocaba e Uberlândia.
Para o coordenador de Transportes Públicos, Gabriel Oliveira, o impacto de tais pontos poderia ser minimizado com soluções básicas e fáceis como garantir o corredor exclusivo para o BRT. “Qual a confiança que eu tenho no BRT se tenho invasão de faixa o tempo todo? Tem canaleta do Norte-Sul que tem moto entrando, que tem carro entrando. Às vezes, de uma forma até perigosa. Tem que ter uma fiscalização eletrônica, canaleta fechada. São questões simples de fazer”, pontuou.
Na prática, as medidas resultariam, por exemplo, numa melhor distribuição do tempo da frota e, por consequência, uma diminuição na lotação dos coletivos. “O número de veículos está adequado, mas, às vezes, você não consegue cumprir a demanda porque tem uma série de carros, de obstáculos, entrando na faixa que seria exclusiva dos BRTs”, completou.
A instalação de circuito interno e a presença de guardas municipais estão entre as medidas propostas pela pesquisa para reduzir a insegurança e a evasão de usuários que não pagam a passagem, mas utilizam o serviço.
Estação de BRT Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)
Estação de BRT Maurício de Nassau, no bairro de Santo Antônio, no Recife (Foto: Reprodução/Google Street View)
egundo a coordenadora de Políticas Públicas, Letícia Bortolon, o objetivo da pesquisa foi analisar o impacto que o sistema de BRT teve na vida dos usuários. “O desenho da operação está dado, mas o transporte acaba encontrando coisas no dia a dia que impactam nesse serviço. Nós temos apenas 1,33% de vias prioritárias no sistema viário como um todo no Recife. Antes de chegar na capital, a velocidade média do BRT é de 20 quilômetros por hora. Quando entra no centro, ela passa para 4 quilômetros por hora”, destacou.
De acordo com os pesquisadores, os dados já foram apresentados para órgãos públicos, como o Grande Recife Consórcio de Transportes, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), a Secretaria das Cidades e o Instituto Pelópidas Silveira.
“Demos as sugestões e muitas delas eles garantiram que já estavam cuidando. Entregamos para entidades da sociedade civil organizada para que, além dela se apropriar da pesquisa, também possa cobrar os órgãos públicos”, finalizou Gabriel Oliveira.

Respostas

De acordo com o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, o trabalho do ITDP foi feito em parceria com o órgão e, durante o período de pesquisa, o órgão não identificou a superlotação mencionada pelos passageiros. O aumento da frota, segundo ele, implicaria num aumento de tarifa para quem usa o transporte público.
"Em horários de pico, o limite aceitável é de seis passageiros por metro quadrado. O nível de conforto não é bom, o ideal é que todos os passageiros fossem sentados, mas esse número é específico para que não haja aumento de custos e, consequentemente, aumento da tarifa", explicou.
Ainda segundo Melibeu, houve um incremento no número de veículos que trafegam no corredor Leste/Oeste. "Através de fiscalizações presenciais, percebemos que havia necessidade de aumento da frota em quatro linhas e já fizemos esse acréscimo", contou.
FONTE: G1 PE

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A MOBIBRASIL APRESENTOU NESTA SEXTA 01/12/17 SEU BRT NATALINO COM APRESENTAÇÃO DE CORAL DO LAR MILÊNIO NO TI CAXANGÁ

A MOBIBRASIL - APRESENTOU NA ULTIMA SEXTA 01/12/17 SEU BRT DE NATAL E TEVE UM CORAL DE IDOSOS (CORAL MILÊNIO), ESTE BRT FARÁ A LINHA DIÁRIA 2 450 - TI CAMARAGIBE/ COND DA BOA VISTA E TAMBÉM HAVERÁ VIAGENS ESPECIAIS COM AS COMUNIDADES JÁ CADASTRADAS PELAS RUAS DO RECIFE E MARCO ZERO ATÉ A PCR.


VEJA ABAIXO O VÍDEO FEITO PELO BLOG .

VÍDEO: JAÍLSON SILVA







Todos querendo uma foto com Papai Noel
Equipe de Ouro da Mobibrasil o sorriso diz tudo, quando se faz o que gosta

fotos: Blog GRMPE edição Jailson Silva

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Reedição- Terminais do Corredor Leste Oeste perto de suas concluções





BRT Leste-Oeste mais perto da operação pleno

Fonte : Blog De Olho no Transito




TI da III Perimetral, localizado na esquina das Avenidas Caxangá e General San Martin, ficará pronto em dezembro próximo. Fotos: Guga Matos/JC Imagem


Seis anos depois de começar a ser construído, finalmente o Corredor de BRT Leste-Oeste, que liga Camaragibe, no Grande Recife, ao Centro da capital, está mais perto de entrar em operação plena e ver o número de passageiros transportados duplicar. Pelo menos no caso de um dos dois terminais integrados que servirão de alimentação ao sistema BRT: o TI da III Perimetral, no Cordeiro, que teve as obras paralisadas ainda em 2015, embora estivesse 90% pronto. Agora, a previsão do governo de Pernambuco é de concluir as obras, retomadas há dois meses, em dezembro deste ano. As outras pendências do corredor, entretanto, só deverão ser finalizadas em 2018, entre junho e setembro.
A conclusão da unidade custará mais R$ 1,8 milhão aos cofres públicos e deverá atrair uma demanda de aproximadamente 10 mil passageiros por dia. A principal vantagem do início da operação do terminal será a retirada de diversas linhas de ônibus convencionais que atualmente ficam presas no congestionamento diário da Avenida Caxangá. Essas linhas passarão a alimentar o terminal. Para chegar ao Centro, os passageiros utilizarão os BRTs. A previsão é que o TI da III Perimetral opere com sete linhas (sendo cinco alimentadoras, uma troncal (para o Centro) e uma interterminal). Depois de a Estação Benfica ser aberta à operação comercial na última segunda-feira, a próxima pendência do corredor a ser resolvida será o TI da III Perimetral.
Para quem esperou tanto tempo, o que importa é a previsão de conclusão. “É claro que o ideal era que esse terminal estivesse concluído desde a Copa do Mundo de 2014, como prometido. Mas o que passou, passou. O que nós queremos ver agora é a conclusão da obra porque ela vai beneficiar muitas pessoas. Sem falar que ver esse terminal quase pronto e abandonado era revoltante”, diz a dona de casa Cláudia Josefina, que reside próximo ao TI da III Perimetral.
A conclusão do terminal integrado que mais atrairá passageiros para o corredor, o TI da IV Perimetral, na Iputinga, entretanto, será um pouco mais longa. Pelos planos do governo, a unidade será finalizada apenas em junho de 2018. Quando as obras foram paralisadas, em 2015, o terminal estava 80% construído, mas a degradação da construção foi bem maior do que a sofrida pelo TI da III Perimetral. Quando estiver pronta, a unidade vai operar com nove linhas de BRT (sendo seis alimentadoras, duas troncais e uma interterminal) e atrair uma demanda de 40 mil passageiros diários, segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Serão gastos R$ 4,5 milhões para finalizar a unidade.



Construção do TI da III Perimetral foi paralisada em 2015 com 90% das obras concluídas. Finalização vai custar quase R$ 2 milhões

As outras pendências do Corredor Leste-Oeste têm datas diferentes para serem resolvidas. Segundo a Secretaria das Cidades, a finalização do elevado Bom Pastor e a construção de uma estação no local está com licitação em andamento e só deve começar em abril de 2018, com conclusão em setembro do mesmo ano. Já a conclusão da praça e dos acessos sobre o Túnel da Abolição só deve começar em janeiro próximo. E a adequação do Terminal Integrado de Camaragibe para receber os BRTs ainda vai ser licitada. As outras pendências, como a adequação da Avenida Conde da Boa Vista e a construção das estações em Camaragibe, não têm qualquer previsão.
A construção do corredor, embora já estivesse devagar, foi suspensa em 2015 por causa da falência do Consórcio Mendes Júnior e Servix, envolvido com a Operação Lava Jato. Desde então o Estado luta para desfazer os contratos, realizar uma nova licitação e retomar as construções. Atualmente o corredor opera com 15 estações, cinco linhas de BRT e transporta 52 mil passageiros por dia. Por enquanto, custou R$ 88 milhões, sem considerar os aditivos de contrato para conclusão das obras remanescentes. O governo de Pernambuco não deu entrevista sobre o Leste-Oeste. Apenas repassou as informações e o cronograma pela assessoria de imprensa da Secretaria das Cidades e do GRCT.

E tome assaltos e a população refém

Grande Recife registra 11 assaltos a ônibus nas últimas 24 horas


O mês de novembro já acumula 252 assaltos a ônibus em Pernambuco
Fonte > Rádio Jornal

Foto: Acervo/JC Imagem

Entre a manhã dessa quarta-feira (29) e a manhã desta quinta-feira (30), 11 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana do Recife. A contagem é feita pela editoria de polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários.
Entre os coletivos assaltados estão veículos que fazem as linhas Rio Doce/PE-15, Totó/Jardim Planalto, e PE-15/Afogados, entre outros.


Os números assustam. Entre os dias 1º de janeiro e 29 de novembro de 2017, 3.518 assaltos a ônibus já foram registrados no Estado. Apenas neste mês já foram registrados 252 assaltos a coletivos.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

COMUNICADO - Depois da repercussão negativa após o Blog GRMPE anunciar o cartaz que a CBTU informou sobre as mudanças no TI Recife, O ÓRGÃO GESTOR CANCELA A OPERAÇÃO


Nota

O Grande Recife esclarece que existe a pretensão de ampliar a integração temporal, para além do TI Cavaleiro. Entretanto não existe previsão de quando isso acontecerá. O Consórcio ainda está avaliando as demandas e estudando cada uma das situações. Assim, por hora, não existe data para implantação de integração temporal no TI Recife.
                                                     

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Esse é o posicionamento oficial do órgão

PS: O Blog Grande Recife Mobilidade Pe , apenas repassou o cartaz enviado por uma fonte da CBTU e que de alguma forma, com esta divulgação nós contribuirmos e como houve uma repercussão enorme e até travou o whatsapp do Blog com milhares de usuários querendo saber destas mudanças e em nota o GRCT cancela por momento.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

TI RECIFE - MUDANÇAS A PARTIR DESTE SABADO 02/12/17 VAI IMPLANTAR A PASSAGEM TEMPORAL PRA QUEM VEM DE ÔNIBUS ATÉ A ESTAÇÃO

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FOTO : Acervo do Blog ilustrativa consulta Google

Para tentar diminuir a evasão de renda o GRCT e o CBTU tenta diminuir este rombo onde quase 5 mil passagens dia são dados do Metrorec e o GRCT contesta e pra fechar o cerco aos usuários que não paga, vai ser criada a integração ônibus /metro com a passagem temporal com um intervalo de 2 horas para acessar os trens.
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FOTO : Acervo do Blog ilustrativa consulta Google

PS: Neste sábado dia 25/11/17 fui conferir de perto por onde o povo entra sem pagar e com um intervalo de 15 minutos, contei entrando pela rampa de saída dos ônibus do terminal, quase 65 pessoas , fazendo deste local como entrada ao interior do terminal sem pagar a passagem, e assim mostrando como a falta de honestidade e caráter tem alguns usuários.

Veja abaixo como vai ficar estas mudanças até sábado dia 02/12/17



Matéria e edição jailson Silva 


Leia Também : O GRCT cancela as mudanças no TI Recife.
https://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/2017/11/comunicado-grct-depois-da-repercussao.html

GRANDE RECIFE REFORÇA LINHAS DE ÔNIBUS PARA 113ª FESTA DO MORRO

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imagem do Acervo do Blog

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição tem início na próxima quarta-feira (29), no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Em sua 113ª edição, a festa vai contar com shows e missas em homenagem a Nossa Senhora, padroeira da cidade do Recife. E para quem vai participar deste evento e precisa do transporte público, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um reforço especial para as linhas que circulam pela Av. Norte.
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foto: Jailson silva
Para atender ao público que comparecerá nos primeiros dias da festa, desta quarta-feira (29) a sexta-feira (1º de dezembro), haverá reforço de cinco linhas que atendem as proximidades do morro. Neste caso, 57 veículos irão realizar 438 viagens. Ou seja, 5 veículos e 50 viagens a mais do que dias úteis normais.
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foto: jailson silva
No sábado (2), serão 12 linhas que circulam pelas proximidades com a frota e viagens reforçadas. Dessas 12 linhas, três são bacuraus. Serão 186 veículos que irão realizar 1630 viagens. Ou seja, serão 21 veículos realizando 146 viagens a mais do que um sábado normal.
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foto jailson silva 
No domingo (3), 18 linhas que circulam próximas ao Morro da Conceição também serão reforçadas. Das linhas que serão reforçadas, quatro são bacuraus. Ao todo, 165 veículos irão realizar 1484 viagens. Ou seja, serão 40 veículos e 209 viagens a mais do que dias um domingo comum.
A partir da segunda-feira (4) até a quarta-feira (6), serão cinco linhas que receberão reforço na frota e viagens. Serão 57 veículos, que irão realizar 438 viagens. Ou seja, 5 veículos e 50 viagens a mais do que dias úteis normais.
É importante salientar que para os dias 7 e 8 de dezembro, véspera e dia de Nossa Senhora da Conceição, será montado outro esquema especial de mobilidade. Será uma estrutura maior, para atender um grande número de usuários, que será divulgado posteriormente.
Confira as linhas que receberão o reforço e os dias: 

Quarta-feira a sexta-feira (29/11 ao dia 01/12):
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
644 – Largo do Maracanã;
710 – Beberibe/ Derby

Sábado (02/12):
515 – Nova Descoberta (Bacurau);
517 - Córrego do Inácio;
612 - Morro da Conceição;
613 - Morro da Conceição (Bacurau);
621 - Alto Treze de Maio;
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
624 – Brejo;
626 – Brejo (Bacurau);
631 – Nova Descoberta (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau);
710 - Beberibe/Derby.
Domingo (03/12):
513 – Córrego da Areia;
517 - Córrego do Inácio;
612 - Morro da Conceição;
613 - Morro da Conceição (Bacurau);
621 - Alto Treze de Maio;
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
623 - Vasco da Gama (João de Barros);

624 – Brejo;
626 - Brejo (Bacurau);
630 - Vasco da Gama/Derby;
631 - Nova Descoberta(Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau);
645 - TI Macaxeira (Av. Norte);
710 - Beberibe/Derby.

Segunda-feira a quarta-feira (04 a 06/12):
622 - Vasco da Gama (Cabugá);
640 - Guabiraba/Derby;
642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
644 – Largo do Maracanã;
710 – Beberibe/Derby.

Para outras dúvidas, sugestões ou informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo whatsapp (9.9488.3999).

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Atualizada Nota de Pesar. - O Blog GRMPE deixa aqui os sentimentos de todos os Busologos de PE

Morre fundador do Grupo Borborema e Real Alagoas Viação Arthur Schwambach

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 dono da Real Alagoas. Morreu, aos 97 anos, o empresário Arthur Bruno Schwambach, fundador do Grupo Borborema, de transporte público. O grupo atua em Alagoas e é popularmente conhecido como Real Alagoas.


Assistam a história deste empreendedor fabuloso.

Nota do Grande Recife Consórcio 

O corpo do empresário foi velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e sepultado às 14h.



fotos do acervo blog e da Folha Pe

O empresário Arthur Bruno Schwambach morreu, aos 97 anos, na madrugada desta quarta-feira (22), no Recife. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), por nota, lamentou o falecimento do fundador do Grupo Borborema. 

Segundo o Urbana-PE, "ele representa um ícone do setor de transportes". Schwambach foi presidente da Urbana-PE na década de 1960, quando era chamada de Setrans-PE. Nascido no Espírito Santo, Schwambach mudou-se ainda jovem para o Recife, onde fundou a Borborema na década de 1950. 

“Ele contribuiu enormemente para a organização e desenvolvimento do transporte público na Região Metropolitana do Recife. Também teve atuação nacional em outros órgãos do setor de transportes e, como empresário, expandiu a Borborema para atender a outros estados do Nordeste”, descreveu a nota. 

“Seu trabalho é reconhecido não só em Pernambuco mas nacionalmente, por seu pioneirismo e engajamento para o crescimento e desenvolvimento do setor de transportes”, afirma o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, que manifestou pesar e solidariedade à família. 

Quem também lamentou a morte do empresário, por nota, foi a Secretaria Estadual das Cidades. “Em reconhecimento ao trabalho em benefício ao transporte coletivo do Nordeste, o empresário Arthur Bruno Schwambach será sempre lembrado como uma das lendas do setor, em nosso País. Sua trajetória nos mostra o quanto ele foi um desbravador, exemplo de perseverança, empreendedorismo e dedicação ao segmento. Em nome de todos que fazem a Secretaria das Cidades, gostaria de externar os nossos mais sinceros sentimentos à família Schwambach”, destacou o secretário da pasta, Francisco Papaléo.

O corpo do empresário foi velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e sepultado às 14h.