domingo, 22 de julho de 2018

MOBILIDADE - TI IV PERIMETRAL COM 90% JÁ CONCLUÍDOS E NÃO TEM UMA DEFINIÇÃO, SEGUINDO MÊS A MÊS E OS PRAZOS NUNCA SE SEGUE NESTE ESTADO

Jaílson Silva( Blogueiro)

Segundo a Plena a entrega ainda segue para fim de Julho , mas o que se ve hoje é um terminal se arrastando e os prazos se vencendo e a obra hoje com 90% concluída e o que falta esta levando uma eternidade.
Pelas fotos nota-se que o terminal passou por uma faxina e os entulhos da construção foi totamente removido e as plataformas já se encontra com iluminacão instalada e as telhas também.
A rua lateral é o grande intrave desta obra , e a placa anuncia que em 120 dias estará calçada, porem já se passou 90 dias e nada do calçamento,mas os moradores que protestaram mês passado foram incluidos no novo calçamento e agora é só aguardar a sua conclução.
Com o terminal todo limpo de restos de contrução, mostra mas detalhes de como será seu funcionamento e o GRCT ainda mantém sua inauguração em Setembro de 2018.
Já a Mobibrasil se movimenta para trazer novos veiculos para a linha 2490 e assim os BRTs da mesma sejam aproveitados no TI IV Perimetral. 




FOTOS TIRADAS NESTE SABADO DIA 21/07 POR ZECA SANTA CRUZ( Cortesia ao Blog Grande Recife Mobilidade Pe) 
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
 foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)
foto :Zeca Santa Cruz ( cortesia)

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sexta-feira, 20 de julho de 2018

COMUNICADO - MUDANÇAS EM JOANA BEZERRA

Três linhas de ônibus mudam o itinerário no bairro de Joana Bezerra


O Grande Recife modifica, a partir deste sábado (21), o itinerário de três linhas que passam pelo bairro de Joana Bezerra. A alteração atende uma solicitação dos moradores da localidade e acontece aos sábados e domingos, nas linhas 510 – Nova Descoberta/Derby, 630 – Vasco da Gama/Derby e 718 – Córrego do Euclides/Derby. Confira, abaixo, o novo itinerário para estes dias, sempre a partir das 20h.

...Estação de Metrô Joana Bezerra, Avenida Central, contorno Posto de Saúde São José do Coque, Rua Conceição de Macabu, Rua Jaraguari, contorno Academia da Cidade, Avenida Beira Rio, acesso à Ponte José de Barros Lima, ponte José de Barros Lima, Avenida Governador Agamenon Magalhães...

Com a mudança, estas três linhas de ônibus deixam de atender à parada de nº 180462, localizada na Avenida Agostinho Gomes, lado oposto à da Associação de Apoio às Crianças com Deficiência – AACD.

As opções para os usuários são as paradas nº 180173, em frente à Estação Joana Bezerra; nº 180381, na Avenida Beira Rio, lado oposto à frente do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano; enº 180383, que fica na via de acesso à Ponte José de Barros Lima, lado aposto à lateral do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.

Fonte: GRCT

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

MOBILIDADE - DINHEIRO PÚBLICO TRATADO COM DESCASO PELO GOVERNO DE PERNAMBUCO


Tudo pronto, mas sistema de informação dos ônibus não entra em operação no Grande Recife

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Monitores sem informação para o passageiro podem ser vistos em várias estações de BRT. A espera pelo Simop é longa. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Saber o horário de chegada e partida dos ônibus, seja nos smartphones, em monitores instalados nos terminais integrados ou nas estações de BRT, já deveria ser algo comum para a maior parte dos 1,8 milhão de passageiros que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife. Mas não é, embora o governo de Pernambuco tenha prometido implantar, desde 2014, um eficiente projeto de informação em tempo real e controle operacional do setor, batizado de Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop). Em resumo, seria os olhos do poder público sobre o serviço prestado pelas empresas de ônibus. Os anos passaram, o investimento no projeto já alcançou a quantia de R$ 22 milhões – mais da metade do valor previsto no contrato – e toda a infraestrutura tecnológica ficou pronta, inclusive a construção de uma Central de Monitoramento da Operação (CMO). Mas até hoje o projeto não começou a funcionar.

A promessa do governo era de que aconteceria uma mudança da água para o vinho. Não só para o passageiro, mas principalmente para a transparência da gestão do transporte. Sob a ótica do usuário do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), ele contaria não só com um aplicativo, mas também com um site e informações precisas dos ônibus em monitores espalhados nos terminais e nas estações dos Corredores de BRT Leste-Oeste e Norte-Sul. O projeto-piloto deveria estar funcionando desde outubro de 2015. Um tentativa foi feita, pontualmente, na Estação Guararapes do BRT, mas pouco tempo depois apresentou falhas e deixou de funcionar. polêmica do Simop, aliás, é antiga. Depois de problemas técnicos, ainda em 2013, o então governador Eduardo Campos fez uma nova licitação e a escolhida foi a espanhola Etra, uma multinacional reconhecida pela atuação na área de tecnologia de transporte e por ser a responsável pelo sistema de informação do Transmilenio, corredor de BRT colombiano que até hoje faz sucesso no setor. O contrato com a Etra tinha custo de até R$ 40 milhões e prazo de cinco anos – vence em janeiro de 2019. As informações são de que toda a infraestrutura necessária para operar o Simop está pronta desde o ano passado. A frota de ônibus da RMR – três mil coletivos – já está totalmente equipada com a tecnologia embarcada e o app e o site foram concluídos. A Central de Monitoramento da Operação funciona há dois anos e meio na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), no Centro do Recife, mas sem que a imprensa ou a população tenham acesso.


A demora do governo em iniciar a operação do Simop, inclusive, vai resultar num questionamento judicial em breve. Entidades da sociedade civil – organizadas pela Frente de Luta pelo Transporte Público – estão fundamentando uma ação civil pública para dar entrada na Justiça. “Esta tudo pronto. O governo não coloca em operação porque não quer. Agora, quais as razões para ele não querer é que é a questão. É importante destacar que, além do gasto de muitos recursos públicos e de ser importante para oferecer um pouco mais de qualidade ao serviço de transporte à população, o Simop é fundamental para dar transparência à operação do setor. Será através dele que o governo do Estado poderá conferir a operação na hora de fazer a remuneração das operadoras. É um sistema que poderá reduzir o custo de operação e os subsídios dados ao setor, que têm impacto direto no preço das passagens”, critica o advogado Pedro Joseph, que integra a Frente de Luta pelo Transporte Público e está à frente da futura ação. Já há, inclusive, uma resolução criada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) (004/2018) que obriga as empresas de ônibus a se adequarem e a utilizarem o Simop.
¨O governo do Estado quer muito e vai colocar o Simop para operar em breve. Trabalhamos para que isso aconteça até o fim deste ano. De fato, estamos com toda a infraestrutura pronta, mas há 90 dias iniciamos o processo de revisão e checagem das informações”,
Fernando Guedes, do GRCT
Fernando Guedes, diretor de tecnologia do GRCT e o homem por trás da implantação do Simop, reconhece a demora no processo e admite que houve atropelos, mas garante que até o fim do ano o sistema estará em operação. Começará com a empresa de ônibus Globo (que vem sendo o piloto desde o início da implantação) e os consórcios MobiBrasil e Conorte, operadores dos sistemas de BRT. Mas em pouco tempo será ampliado para todo o sistema e as 19 empresas de ônibus.
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Demora foi tanta que até os monitores instalados nos terminais integrados foram retirados pelo GRCT.
“O governo do Estado quer muito e vai colocar o Simop para operar em breve. Trabalhamos para que isso aconteça até o fim deste ano. De fato, estamos com toda a infraestrutura pronta, mas há 90 dias iniciamos o processo de revisão e checagem das informações. Temos que checar os dados de georreferenciamento porque são mais de 6 mil pontos de parada. Temos que minimizar ao máximo as falhas e erros. Estamos vencendo essa etapa e vamos lançá-lo para a população. Não há, de forma alguma, omissão por parte do poder público em relação ao Simop”, garantiu o diretor. É esperar para ver.

FONTE : DE OLHO NO TRANSITO COM ROBERTA SOARES

MOBILIDADE - PROJETOS MAU APLICADOS CAUSA ACIDENTES GRAVES E O PODER PUBLICO NÃO APRENDE FAZER O CERTO

Idoso cai de canteiro central da Av. Norte e fica em estado grave

Moradores da área não aprovam reforma para a requalificação da via

veja a situação desta calçada em ruínas e o canteiro central alto
Idoso sofreu um traumatismo craniano causado pela queda. Foto: Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável/Reprodução
Um idoso está em estado grave após se desequilibrar e cair do canteiro central que está sendo implantado na Avenida Norte, uma das principais do Recife. O acidente ocorreu na altura da Praça do Trabalho, em Casa Amarela. A vítima, identificada como Valdeci Pereira, de 79 anos, sofreu um traumatismo craniano e está internada na UTI do Hospital Hapvida, na Ilha do Leite. A troca do gelo baiano por uma mureta de proteção — parte das obras de requalificação da via — vem causando polêmica entre os transeuntes, que alegam dificuldades para atravessar a avenida.
De acordo com testemunhas, ao ver um veículo se aproximando, o homem não conseguiu voltar para cima do canteiro, que mede 40 centímetros de altura por 70 de largura, e sofreu a queda. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Pelo Facebook, o Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável (Icass) lamentou o acidente. Moradores da área que seguem a página reiteraram as reclamações sobre a construção do canteiro, falando inclusive em um possível protesto. “Previsível, evitável, a gente avisou. Tem parada de ônibus dos dois lados da Avenida Norte nesse local, que fica a 110 metros de distância da faixa de pedestres mais próxima. Quem desce do ônibus de um lado e vai para o outro vai atravessar fora da faixa”, afirmou um dos membros da entidade, Pedro Guedes.
Ele ainda alerta que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, se a distância entre as faixas de pedestres for superior a 50 metros, o pedestre não estará cometendo infração ao fazer a travessia nesse ponto. Uma moradora da área ressalta que o projeto não foi pensado para pedestres. “Se quem tivesse feito esse projeto andasse a pé, de bicicleta ou de ônibus, conheceria realmente a cidade”, lamentou.
Procurada pelo OP9, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), responsável pelo projeto do canteironão emitiu nenhuma resposta sobre o caso até o fechamento desta matéria.
FONTE: OP9 Portal

TCE encontra erros em obras da BR-101 e alerta DER

Irregularidades


O Tribunal de Contas do Estado emitiu um 'alerta de responsabilização' após encontrar irregularidades

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Segundo a relatora, há problemas relativos à qualidade dos serviços executados, que poderão acarretar dano ao erário, além de diminuição da durabilidade da obra
Foto: Folha Pe
O Tribunal de Contas do Estado emitiu, nesta quinta-feira (19), um “alerta de responsabilização” ao diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) em razão de irregularidades encontradas na obra de pavimentação da rodovia BR-101 (contorno do Recife) do Km 51,6 ao km 82,3.
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trecho já com falhas e degradação/ foto pesq web

De acordo com o TCE, houve irregularidades no contrato firmado com o Consórcio Andrade Guedes/Astep, tendo como objeto a elaboração dos projetos básico e de engenharia da obras.
A equipe de auditoria de obras do TCE identificou as seguintes irregularidades:
Não foi incluído no projeto básico o orçamento da obra, mas apenas o quadro de quantitativos sem os preços praticados.
Medições efetuadas em desconformidade com o cronograma físico-financeiro.
Antecipação de pagamento no valor de R$ 4.843.980,60 referente à drenagem e obras que não foram totalmente concluídas.
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foto: G1 Pe

Descumprimento de cláusula contratual e relatórios de qualidade insuficientes.
Ausência e/ou deficiências na escrituração do diário de obras.
Serviços executados com defeitos e ainda não corrigidos na pista no sentido Paulista-Prazeres e Prazeres-Paulista.
Ausência e/ou deficiência na sinalização da obra, contribuindo para o aumento do engarrafamento na rodovia.
Serviços executados em desacordo com as normas e projetos.
Deficiências na fiscalização da obra.

Dano ao erário

De acordo com a conselheira e relatora do processo, Teresa Duere, “as irregularidades descritas no relatório técnico apontam falhas em vários pontos da gestão do contrato, com destaque para os problemas relativos à qualidade dos serviços executados, que poderão acarretar dano ao erário, além de diminuição da durabilidade da obra”.
Ela enviou o “alerta” ao diretor-presidente do órgão para que adote medidas corretivas a fim de sanar as irregularidades e informando que o diretor "poderá vir a responder pessoalmente pelos eventuais danos advindos de sua omissão, estando certo de que este Tribunal não acolherá alegações de desconhecimento das irregularidades porventura suscitadas em sua defesa”.

Comentário ( Jaílson silva)

Como houve mudança na direção do DER no último dia 22, o "alerta de responsabilização” foi enviado ao diretor que saiu e ao que entrou: Carlos Augusto Barros Estima e Silvano José Queiroga de Carvalho Filho, respectivamente.
Agora avisou ao Governador Paulo Câmara pois ele é o responsável por ser contra aos alertas feitos a este fato , já anunciado pelo TCE...

Edição: Jaílson Silva
Fonte: JC Online

quinta-feira, 19 de julho de 2018

TI IGARASSU- EM OBRAS COM PROJETO DE 2012

TI IGARASSU HOJE EM OBRAS COM PREVISÃO PARA NOV/2019

O Corredor Norte-Sul foi elaborado visando expandi-lo em sua capacidade máxima a médio ou longo prazo, tomando como base a utilização de veículos Biarticulados, mesmo não havendo, hoje, expectativa de utilização desses.
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foto/ilustrativa

Para a implantação do novo modal, o BRT, o Corredor precisou sofrer algumas adaptações, em função das características e particularidades do mesmo. Da mesma forma, os Terminais de Integração precisaram se adaptar ao esquema operacional do novo veículo ( TI IGARASSU ).

 O BRT assume um importante papel no desenho do SEI, absorvendo as linhas troncais, oferecendo mais conforto e mais eficiência ao usuário. Os veículos trafegam isolados em faixas exclusivas (fictício) por quase todo o seu itinerário (Sonho). 
Assim, os Terminais de Integração passam a ter um papel ainda mais importante no desenho da rede de transportes, tendo a responsabilidade de distribuir os usuários advindos das linhas alimentadoras no novo modal das linhas troncais, otimizando esquema operacional.

Esse projeto apresenta as novas caraterísticas no Terminal de Integração de Igarassu, considerando sua ampliação espacial e operacional, passando a operar com o dobro de sua capacidade. A Rede atual se mantém, havendo apenas a substituição dos veículos utilizados nas linhas troncais pelo BRT.


A plataforma teve sua área dobrada, aumentando sua capacidade operacional, ampliando o horizonte desse Terminal, possibilitando a expansão da rede com novas posições para linhas alimentadoras, inter-terminais e troncais que, por ventura, precisem ser hospedadas nesse Terminal.
Makert do Projeto com amplitude / ilustrativo

O acesso do usuário ao Terminal será feito através de uma nova bilheteria, oferecendo um bicicletário dimensionado para atender a enorme demanda do local. O usuário, para acessar a plataforma de embarque e desembarque, fará a travessia através de um túnel inferior à pista dos ônibus, evitando situações de risco e/ou a retenção dos ônibus em operação, que hoje precisam parar para aguardar a travessia dos mesmos. Para pessoas com deficiência foram instaladas plataformas elevatórias. Quando da impossibilidade da utilização dessas plataformas elevatórias, a travessia será realizada, exclusivamente pelas pessoas com deficiência física, em nível, através da utilização de acessibilidade por rampa, procurando alcançar as premissas do desenho universal.
Ilustração Market / como ficará a nova entrada  com bicicletário

As edificações existentes serão demolidas e substituídas por novas instalações, posicionadas em locais mais adequados, respeitando as necessidades do novo modal, oferecendo ao usuário uma visão mais limpa da plataforma. Para os operadores e gestores do Terminal, de acordo com as necessidades expostas pelo Grande Recife Consórcio de Transportes, foi dimensionado um bloco administrativo, com salas, sanitários, refeitório oferecendo as melhores condições de trabalho possível.

As baias do BRT foram dimensionadas para operar com veículos Biarticulados, com layout angulado, facilitando sua parada e sua partida, evitando manobras, aumentando a eficiência do serviço.
Ilustração como ficará a nova cobertura e a sua amplitude para a circulação dos usuários / divulgação 

A nova cobertura do Terminal oferece beirais de três metros de comprimento, assegurando ao usuário melhor proteção das intempéries, como o sol e a chuva, tanto enquanto aguarda o embarque na fila, quanto no embarque propriamente dito.

A estrutura em concreto visa uma solução arquitetônica de baixa manutenção, adotando um partido claro e de fácil leitura de forma articulada, intercalando pilares, quebrando desta forma a rigidez do partido adotado, tornando assim uma arquitetura leve e expressiva,  além de manter uma unidade com os demais terminais do corredor Norte/Sul.

Vejam como foi idealizado o projeto desde 2012 e até hoje não concluído, mas hoje o TI Igarassu encontrasse em reforma para idealizar este projeto, com previsão de conclusão novembro de 2019.
















FONTE: HUGO FRANCA (Arquiteto)
Edição: Jaílson Silva


terça-feira, 17 de julho de 2018

INSEGURANÇA E TERROR/MORTE -LINHA PE15 AFOGADOS

Passageiro armado reage a assalto a ônibus e fere três em Olinda


Dois dos feridos subiram no ônibus para roubar os passageiros do ônibus que fazia a linha PE 15/Caxangá. O outro ferido é passageiro
Fonte: JC Online




Eles anunciaram o assalto próximo ao Lixão de Aguazinha, em Olinda
Foto: Cortesia/Whatsapp
Dois homens que tentavam assaltar um ônibus na manhã desta terça-feira (17) em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, acabaram baleados por um passageiro que estava armado e reagiu à investida. Outro, que também era passageiro do veículo, acabou sendo baleado durante a ação.
A investida aconteceu por volta das 9h30, na Avenida Senador Nilo Coelho, mais conhecida como Segunda Perimetral. A dupla subiu no ônibus, que fazia a linha PE 15/Afogados, e até chegou a pagar passagem. Na altura do Aterro Sanitário de Aguazinha, anunciaram o assalto. Eles usavam uma arma falsa, que imitava uma pistola, usada para amedrontar as vítimas. Um rapaz, que estava dentro do ônibus, se levantou da cadeira, sacou a arma e efetuou os disparos.
O passageiro que reagiu ao assalto não foi identificado pela polícia. De acordo com testemunhas, logo assim que o ônibus parou e abriu as portas, os passageiros correram, inclusive o autor dos disparos, que fugiu do local. Ainda não se sabe se ele era autorizado a portar arma de fogo e se tem algum cargo de policial.


De acordo com a Polícia Militar, um dos assaltantes foi pego pela população ao tentar fugir. Leandro Oliveira da Silva, de 22 anos foi detido por populares, que amarraram os pés dele com uma corda, até a chegada dos agentes do 1º Batalhão. O outro, um adolescente de 17 anos, fugiu, mas foi identificado pouco tempo depois, após dar entrada no mesmo hospital em que o comparsa tinha sido socorrido pelos PM’s.
“Levamos o meliante e o passageiro ferido para a UPA da Cidade Tabajara para receberem os atendimentos. Quando estávamos lá, o outro rapaz deu entrada com o ferimento de bala. Logo identificamos que se tratava do comparsa que participou do assalto”, relata o militar que atendeu a ocorrência. Os dois já têm passagem pela polícia.

Autuados

Após os primeiros atendimentos, os três feridos foram encaminhados ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. O passageiro passa bem e deve ser liberado em alguns dias. Os dois assaltantes já receberam voz de prisão e serão levados para a Central de Plantões da Capital assim que receberem alta da unidade de saúde.

FONTE: JC ONLINE

Rodoviários aceitam proposta patronal e descartam greve

A proposta é de reajuste de 4% no salário e aumento do vale alimentação para R$ 250,00

Resultado de imagem para JC Online Com informações da repórter Roberta Soares, do Jornal do Commercio

A assembleia ocorreu na manhã desta terça, na sede do Sindicato
Foto: Divulgação/Sindicato dos Rodoviários
Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (17), os rodoviários aceitaram a proposta da classe patronal de 4% de reajuste salarial e aumento do vale alimentação para R$ 250,00. A assembleia aconteceu na sede do Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana, no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. Com a aprovação da proposta, a categoria descarta a possibilidade de greve este ano.
"Após apresentarmos a contraproposta da patronal a categoria, por unanimidade, acatou o reajuste dos 4% no salário e de 8,69% no tíquete. Portanto, está descartado qualquer movimento paredista dos rodoviários", relata Genildo Pereira. Além do reajuste, o Sindicato também pleiteava, junto à classe patronal, a redução ou ampliação remunerada do intervalo intra jornada. Neste ponto, os rodoviários votaram pela não obrigação da intra jornada. Pontos como a manutenção dos postos de trabalho dos cobradores e a não terceirização dos rodoviários já haviam sido garantidos pelos patrões.

Oposição ao sindicato
Na semana passada, motoristas e cobradores vinculados à oposição ao Sindicato dos Rodoviários realizaram uma manifestaçãono Centro do Recife. Os rodoviários pediam reajuste de salários. "A decisão de aprovar a pauta traz um retrocesso parcial aos trabalhadores. Em relação às cláusulas econômicas, nós achamos que poderia ter avançado mais. Não é o ideal para os trabalhadores", relatou Aldo Lima, da oposição ao Sindicato, sobre a decisão desta terça-feira (17).

Confira nota do Sindicato dos Rodoviários sobre a assembleia:

ASSEMBLEIA DOS RODOVIÁRIOS APROVA REAJUSTE SALARIAL
A classe rodoviária, reunida em assembleia geral nesta terça-feira (17/07), aprovou por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 4% e o vale-alimentação de R$250,00. Os valores são frutos de intenso trabalho do Sindicato dos Rodoviários em três rodadas de negociação com os patrões. Também foram aprovados a não terceirização no setor, a manutenção dos postos de trabalho dos cobradores e o intervalo intra jornada de 30 minutos até 4 horas, sendo as duas últimas horas remuneradas, a partir da vontade do rodoviário em fazer as horas. Com consenso e responsabilidade, rodoviários mostraram união e responsabilidade em assembleia.

fonte: JC Online
Com informações da repórter Roberta Soares, do Jornal do Commercio

Grande Recife convoca usuários do VEM Livre Acesso para troca de cartões

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novos cartões Livre Acesso/foto divulgação
A substituição dos atuais cartões por novos tem início nesta terça-feira (17), no Posto de Atendimento do VEM. O processo é inteiramente gratuito, mas deve ser agendado por site ou telefone. A troca é fundamental para os usuários que já possuem o benefício e visa inibir fraudes com a utilização irregular dos cartões, garantindo a gratuidade de pessoas com deficiência.

Para solicitar a troca, o beneficiário deve acessar o site www.troqueseuvem.com.br e digitar o número do CPF. Em seguida, confirmar os dados que aparecem na tela, além de informar número de telefone e e-mail. Depois, o usuário deve escolher o dia e horário que será atendido para só então finalizar o agendamento. Este mesmo procedimento pode ser feito pelos telefones 3125-7575 ou pela Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife (0800 081 0158).

No dia e hora marcados para o atendimento, o usuário deverá comparecer ao Posto de Atendimento do VEM – localizado na Rua da Soledade, nº 259 – munido de CPF, documento oficial com foto (RG, carteira de motorista ou profissional) ou Certidão de Nascimento para menor de 16 anos que não possua RG e cartão VEM Livre Acesso que deverá ser entregue no ato da troca pelo cartão novo.

É importante destacar que nem todos os cartões VEM precisam ser trocados, somente os de Livre Acesso. Alguns usuários já fizeram a troca no início do ano. Estes também não precisam mais substituir seus cartões. Apenas aqueles que possuem a gratuidade e o documento com o layout antigo devem fazer a troca.

Isso acontece porque algumas pessoas tiveram o benefício indeferido e o cartão cancelado durante o processo de recadastramento iniciado em novembro de 2016. Mesmo assim, continuam embarcando nos ônibus, pois, apesar de bloqueados, os cartões ainda possuem o mesmo visual daqueles utilizados por quem permaneceu com o direito à gratuidade.

Atualmente, pouco mais de 35 mil usuários são beneficiados com o VEM Livre Acesso e o cartão possui dois layouts: um individual e outro para pessoas com deficiência que precisam de acompanhante. A expectativa do Grande Recife e da Urbana-PE é trocar todos estes cartões até o fim do ano porque, a partir de janeiro de 2019, apenas os documentos com o novo visual serão aceitos nos ônibus.


Serviço:
Troca dos cartões VEM Livre Acesso
Posto de Atendimento do VEM
Rua da Soledade, 259 – bairro da Boa Vista