terça-feira, 14 de maio de 2019

ARTIGO ENVIADO AO BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PERNAMBUCO



Ar condicionado nos ônibus. Pedro Joseph diz ver lobby das empresas em ação dos vereadores


Postado por: Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transpotes



 "Vereadores do Recife: vocês podem legislar sobre o transporte. Não caiam no lobby das empresas de ônibus! "


Artigo
Por Pedro Joseph, em artigo enviado ao blog Grmpe

Foi apresentado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto, na Câmara Municipal do Recife que prevê a obrigatoriedade de ar-condicionado nos veículos de transporte coletivo que circulem na cidade.

Tal projeto conta com o nosso apoio e de toda sociedade. Após 18 meses tramitando, sem nenhuma emenda ter sido apresentada e tendo sido aprovado em 1º turno pelo Plenário da Casa, que derrubou o parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Legislação e Justiça, o Projeto estava pronto para ser aprovado em 2º turno. No entanto, em uma articulação, às escondidas, da noite para o dia, o vereador Samuel Salazar apresentou um substitutivo, que na prática zera o processo de tramitação e adia essa melhoria para a sociedade. Esse substitutivo, segundo o vereador, seria para corrigir os vícios de iniciativa do projeto, haja vista que com a criação do Grande Recife Consórcio, o Município de Recife teria perdido a competência para legislar sobre o transporte.

Razão não assiste ao nobre vereador e aos demais parlamentares que se revezaram na tribuna da Casa alegando que haviam perdido a competência sobre a matéria. Como professor e advogado, além de coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público, explico-lhes:
A Constituição Federal, norma maior do nosso ordenamento jurídico, estabelece no Art. 30, incisos I e V, a competência dos municípios de legislarem e administrarem o serviço de transporte coletivo urbano. Ademais, a Lei Orgânica do Recife, igualmente, dispõe nos Artigos 6º, incisos I e XV, as atribuições do Município do Recife em legislar e disciplinar o transporte coletivo urbano.
Todavia, alegam alguns vereadores que com a criação do Consórcio Grande Recife, em 2007, o Município teria perdido a competência de legislar sobre o transporte. Mas, isto não é verdade.
O Grande Recife, criado pela Lei Estadual 13.235/2007, é um consórcio multifederativo (presença do Estado de Pernambuco e dos municípios de Recife e Olinda como sócios – ressalta-se que os demais municípios da região metropolitana ainda não se associaram ao Grande Recife, estariam impedidos de legislar? Por que razão?), conforme previsão no art. 241 da Constituição Federal, que passou a gerir o transporte coletivo urbano da Região Metropolitana do Recife. Para a criação do Consórcio foi aprovada na Câmara Municipal do Recife a Lei 17.360/2007 que autoriza a entrada do Município do Recife como sócio do Consórcio, com previsão de aporte financeiro, cessão de servidores e tecnologia da municipalidade para a empresa criada. Ora, nem a lei estadual e nem a lei municipal supracitadas dispuseram (e nem poderiam, conforme a melhor hermenêutica constitucional e precedentes do STF) sobre a perda da competência do Município de legislar sobre a matéria do transporte coletivo urbano. 
Apenas os atos administrativos do serviço de transporte, tais como realização de licitação, contratos administrativos, manutenção e estabelecimento das tarifas, foram delegados ao Consórcio Grande Recife em forma de gestão associada.
Ressalta-se, ainda, que o artigo 121 da Lei Orgânica do Município não permite a delegação da competência para legislar sobre o transporte coletivo urbano, portanto, não teria o condão da Lei 17.360/2007 excluir a competência do Município, seja porque se trataria de norma restritiva, e, portanto, precisaria constar ipsi litteris, no texto legal, seja porque a Constituição Federal e a Lei Maior do Município vedam.
Vale salientar que o transporte coletivo urbano é aquele em que não há terminal rodoviário, nem bagagens, podendo, inclusive, as pessoas irem em pé no interior dos veículos, o que difere do transporte intermunicipal rodoviário, no qual a competência para legislar e administrar é sim do Estado, que, no caso, de Pernambuco o faz por meio da EPTI – Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, criada pela Lei estadual 13.254/2007.

Portanto, o Município de Recife, por meio da histórica e libertária Casa José Mariano, pode e deve legislar sobre o transporte coletivo urbano com o fim de garantir qualidade, segurança, dignidade e bem-estar aos usuários com atenção ao disposto na Lei Federal 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) e na Lei Federal 13.460/2017 (Lei dos Serviços Públicos). 
O Parlamento Municipal deve fazer o seu papel e aprovar a obrigatoriedade de que apenas os veículos refrigerados, com ar-condicionado, poderão circular nos limites do Recife, ou seja, independente, de onde venham ou partam as linhas.
Os próprios vereadores, em suas consciências íntimas, sabem disso, e esperamos que não se submetam ao lobby das empresas de ônibus que não querem garantir qualidade na prestação do serviço, apesar dos subsídios milionários que o Estado garante ao setor, bastando lembrar dos veículos estocados nas garagens de alguns empresários denunciados por nós ao Ministério Público de Pernambuco no início deste ano.
Nobres vereadores, honrem a Casa José Mariano e façam a vontade do povo. Respaldo jurídico há, resta saber se existe vontade política.
Foto Arquivo do blog/ BUSÓLOGO cortesia

Pedro César Josephi
Advogado e consultor jurídico
Pós-Graduado em Direito (UFPE)
Mestre em Direito (UNICAP)
Professor de Direito Privado

segunda-feira, 13 de maio de 2019

ADIADO MAIS UMA VEZ A VOTAÇÃO DO AR CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

Foto: ilustrativa pesquisa web

MAIS UM ADIAMENTO! Substitutivo adia votação do projeto da climatização dos ônibus   

    Um substitutivo apresentado pelo vereador Samuel Salazar (PRTB) adiou a  segunda discussão do projeto de lei nº 360/2017, que constava na ordem  do dia da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). De autoria do  vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), o projeto visa obrigar a  instalação de equipamentos de climatização no transporte público  coletivo de passageiros do Recife.                 

  O substitutivo é uma proposta de nova redação a um  projeto. Por introduzir mudanças maiores que uma emenda, acaba alterando  integralmente o texto inicial.

De acordo com Samuel Salazar, seu substitutivo visa corrigir vícios  de inconstitucionalidade que fariam o projeto nº 360/2017 não ter  eficácia mesmo que aprovado pela Câmara. Na semana passada, o debate  sobre a proposta girou em torno da competência do município para  legislar a respeito do transporte público coletivo de passageiros após a  criação do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife  (CTM), em 2007.

O documento apresentado por Samuel Salazar foi assinado por 21 dos 39  vereadores da Câmara. “Se o projeto do vereador Alcides Teixeira Neto  passar nesta Casa, ele não vai valer. Mas temos a assinatura de mais de  20 vereadores para salvar o projeto dele e fazer com que de fato tenha  ar-condicionado nos ônibus. Hoje tem reunião da Comissão de Legislação e  Justiça para que a gente analise esse substitutivo. E amanhã a gente o  apresenta com a correção”, explicou o parlamentar.

Alcides Teixeira Neto se pronunciou em um aparte para se contrapor ao  colega. “Isso não é salvar projeto algum, muito menos um projeto que  foi feito nas ruas e buscou um clamor da população. Que a Comissão de  Legislação e Justiça seja sensível ao povo do Recife.” A Comissão tem  seis dias úteis para discutir a matéria.

Fonte : Câmara do Recife - Em 13.05.2019

          http://www.recife.pe.leg.br/noticias_antigas/substitutivo-adia-votacao-do-projeto-da-climatizacao-dos-onibus/

sexta-feira, 10 de maio de 2019

ATENÇÃO ENCRUZILHADA MUDANÇAS NO TRÂNSITO


O fluxo dos ônibus agora passará para a Rua Marquês do Paraná
Foto: Reprodução/Google Street View
Circulação viária no Espinheiro muda e cinco linhas têm alteração de itinerário

O Grande Recife vai modificar o itinerário de cinco linhas que circulam pelo bairro do Espinheiro a partir deste sábado (11). A alteração no sistema de circulação do bairro será realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e o fluxo dos ônibus, que no sentido cidade/subúrbio era realizado pelas ruas Alfredo de Castro ou José de Sá Carneiro, passará para a Rua Marquês do Paraná. Os usuários precisam ficar atentos não apenas aos novos trajetos, mas também aos pontos de embarque e desembarque na localidade.


Confira as linhas que terão seus itinerários modificados:

Linhas
821 – Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
823 – Jardim Brasil II (Estrada de Belém)

Novo itinerário:
…Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João de Barros, Rua Marquês do Paraná, Rua Castro Alves, Largo da Encruzilhada, Estrada de Belém...

A parada de nº 180073, na Av. João de Barros, no lado oposto ao Supermercado Extra, deixará de ser atendida pela linha. As opções passam a ser a parada nº 180072, também situada na Av. João de Barros, em frente à ExtraFarma; a parada nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara; ou a parada nº 120208, na Rua Castro Alves, em frente à Igreja Assembleia de Deus.

Linha 623 – Vasco da Gama (João de Barros)

Novo itinerário:
...Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João de Barros, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

Duras paradas deixarão de ser atendidas pela linha, são elas: a parada nº 180073, na Av. João de Barros, lado oposto ao Supermercado Extra e a parada nº 100302, na Rua Alfredo de Carvalho, logo após o cruzamento com a Rua Alfredo de Medeiros. Os usuários terão como opções os pontos nº 180072, também localizado na Av. João de Barros, em frente à ExtraFarma ou o ponto nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara.

Linha: 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe)

Novo itinerário:
...Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João De Barros, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua Vasco da Gama...

A parada nº 180073, na Av. João de Barros, lado oposto ao Extra Supermercado deixará de ser atendida e os usuários deverão utilizar o ponto nº 180072, também situado na Av. João de Barros, em frente à Farmácia ExtraFarma; o ponto nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara ou a parada nº 110032, na Av. Norte, sentido cidade/subúrbio, em frente à Loja Pirelli.

Linha 780 – Alto Santa Terezinha/Derby

Novo itinerário:
...Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Rua do Espinheiro, Rua Afonso Batista, Rua Alfredo de Carvalho, Rua Marquês do Paraná, Avenida Norte, Rua da Mangabeira...

Esta linha não deixará de atender a nenhum ponto de embarque e desembarque atual. Ela passará a contar com mais três opções de parada no seu itinerário. São elas: a parada nº 100302, que será remanejada da Rua Alfredo de Carvalho para a Rua Afonso Batista, logo após o cruzamento com a Av. João de Barros; a parada nº 110262, na Rua Marquês do Paraná, em frente à Escola Municipal Dom Hélder Câmara e a parada nº 110032, na Av. Norte, sentido cidade/subúrbio, em frente à Loja Pirelli.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

quinta-feira, 9 de maio de 2019

EVENTO MAIO AMARELO NA TRANSPORTADORA GLOBO COM O PROJETO SENTINDO NA PELE E CONVITE A BUSOLOGIA PERNAMBUCANA


O mês de Maio é usado por vários órgãos de trânsito e Empresas de transporte, para lembrar as pessoas que não importa a pressa ou a falta de respeito no trânsito, e foi criado o Maio Amarelo e como já fazem a 6 anos a empresa Transportadora Globo , chamou BUSÓLOGOS e BLOG GRMPE para participar do Sentido na pele no mês do evento maio amarelo.

Nesta quinta feira 09/5/19 o BUSÓLOGO Léo Moura e alguns convidados fez os testes de como um idoso sente o peso da sua idade e como é perigoso para os idosos e deficientes, o transporte público de cada dia.

Abaixo veja as fotos e vídeo do evento maio amarelo ( organização Transportadora Globo ) , fomos convidados pelo: Carmelo Souto (instrutor) , Edvaldo Sales (Gerente operação), Carlos Jorge ( instrutor).
Fotos e vídeos feitos por Leo Moura, Leonardo Lekinho e Carlos Vinícius.

Quinta-feira do evento maio amarelo organização Globo transpotes.












Texto Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes

sexta-feira, 3 de maio de 2019

MESMO COM AUMENTOS BIMESTRAL METRÔ PODE SER FECHADO EM JULHO


Metrô do Recife pode parar em julho

CBTU alega que a falta de recursos para manter o funcionamento do sistema é principal fator para o encerramento das atividades

Folha pe
Por: Maiara Melo




Ao todo, aproximadamente 400 mil usuários utilizam o sistema por dia, em 550 viagens que passam pelas 37 estaçõesFoto: Arthur de Souza

O metrô do Recife pode parar de funcionar até o mês de julho. Em meio a mais essa ameaça de paralisação do sistema por falta de recursos para manter os trens, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) inicia nesta terça-feira (30), de forma parcial, a integração temporal no Terminal Integrado (TI) do Recife. A mudança ocorre inicialmente no sentido ônibus-metrô, que tem menor fluxo.

“Dando certo, a gente implementa no sentido metrô-ônibus, que tem maior fluxo”, explicou Leonardo Villar Beltrão, superintendente da CBTU. Porém, todo esse processo pode não ir para frente, caso o sistema seja paralisado. “A gente está com essa possibilidade se não houver um reforço do orçamento. Estamos fazendo todo o esforço para viabilizar esse reforço de orçamento”, continua o superintendente.

Por mais de 10 anos o valor da tarifa do metrô ficou congelado. “O valor está muito defasado com relação aos custos com o processo inflacionário e com os custos específicos do metrô. E uma situação que já era deficitária no passado, quando a União conseguia fazer uma subvenção maior, ficou pior por conta da situação fiscal do país. A empresa precisa reequilibrar minimante a situação e diminuir o valor dessa subvenção”, conta o diretor de planejamento e relações institucionais, Pedro Cunto. Esse reequilíbrio passa por um aumento tarifário que vai chegar a R$ 4 até março de 2020. No dia 05 de maio passa a ser R$ 2,10. No dia 07 de julho, R$ 2,60; em 08 de agosto, R$ 3; passa para R$ 3,40 no dia 03 de novembro; R$ 3,70 em janeiro de 2020 para finalmente chegar aos R$ 4 no dia 07 de março.


“No Recife, os custos esse ano vão chegar a R$ 541 milhões aproximadamente. Nosso faturamento, hoje, com a tarifa a R$ 1,80, está em torno de R$ 70 milhões. Então você tem um déficit de 480 milhões que é coberto pelo Governo Federal”, explica Pedro Cunto. “Isso vem fazendo com que nos últimos cinco anos a nossa operação esteja piorando. A gente está com os trens parados porque não temos recurso para manutenção e com a operação em risco a partir do segundo semestre.”

De um total de 40 trens, apenas 27 funcionam. Os 13 estão parados e servem para fornecer peças para os trens que estão em circulação e apresentam defeitos. “A gente está tentando aumentar essa receita. Elevar a tarifa para R$ 4 é um primeiro passo. Mas isso só vai chegar a uma receita de R$ 130 milhões pela nossa projeção. Falta o segundo passo aqui no Recife que é a repactuação da integração tarifária, que é completamente diferente do que é vigente no resto do país”, continua Cunto.

Hoje no Recife quem acessa os terminais integrados por meio de ônibus não paga nada pra CBTU. “Isso quer dizer que são 54% dos usuários. Mais da metade. Então a gente transporta mais de 200 mil pessoas por dia em que a CBTU não recebe nenhuma receita por isso.” Nos demais estados do Brasil existem dois modelos: uma tarifa integrada um pouco mais alta, cuja diferença é repassada para a CBTU, ou o Estado assume essa diferença. “O que a CBTU Recife vem buscando nos últimos dois anos, mas ainda não conseguiu, é repactuar essa integração, seja da forma que for. Esperamos que de uma forma que não afete o usuário, mas que melhore a nossa receita acima desses R$ 130 milhões. Nosso custo hoje é um custo ruim, que não permite que a gente recupere a integração”, insiste o diretor.

Além disso, a CBTU denuncia que há aproximadamente dois anos vem tendo paralisações no pagamento por parte do Grande Recife Consórcio de Transporte. “Hoje a gente está com processo na justiça, cobrando esses valores, que já chega a R$ 110 milhões”, conta Cunto. “Aqui no Recife a subvenção por parte do Governo Federal chega a R$ 480 milhões. É normal ter subvenção em metrô, acontece no mundo inteiro, é uma operação mais cara, mas não nesse patamar. A gente está buscando o reequilíbrio de vários componentes para minimizar essa subvenção. Do jeito que está hoje e com o contingenciamento definida pelo Ministério da Economia, hoje a nossa operação no segundo semestre é incerta”, lamenta o diretor. Os maiores custos de manutenção do sistema é em energia elétrica, com R$ 24 milhões, e com segurança, R$ 18 milhões. Ao todo, 400 mil usuários utilizam o sistema por dia, em 550 viagens que passam pelas 37 estações.

Por meio de nota, o Grande Recife informou que o repasse tarifário dos valores do VEM para a CBTU é de responsabilidade da Urbana-PE que quitou os pagamentos referentes ao ano de 2016. O valor do repasse referente ao ano de 2019 já foi realizado até o mês de março, pelo Grande Recife à CBTU. O Consórcio reconhece a dívida no valor atualizado de R$ 90.681.488,04. Até o fechamento desta edição a Urbana-PE não retornou o contato da reportagem.
Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes de ônibus.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

CBTU - METRO SERÁ ENTRE AOS GOVERNOS ESTADUAIS


EM 24 MESES

Responsável pelo metrô, CBTU deve ser repartida e entregue para os Estados

Informação foi recebida pelo senador Carlos Viana em reunião com Romeu Zema e representante do governo federal

Qui, 02/05/19
Carlos Viana, senador pelo PSD
O senador Carlos Viana (PSD-MG) afirmou à coluna que a CBTU, atual responsável pela operação do metrô na capital e subordinada ao governo federal, deverá ser repartida em diversas companhias menores, que terão suas gestões entregues aos respectivos Estados. Além de Belo Horizonte, a CBTU administra os metrôs de João Pessoa, Natal, Maceió e Recife. A informação surgiu em uma reunião, na última segunda-feira, entre Viana, o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo. A expectativa é que a concessão para o governo estadual aconteça em 24 meses. Um grupo de trabalho conjunto deve acompanhar a transferência do metrô da capital. “Entendo que essa seja a melhor maneira, e a mais segura, para que o metrô entre na pauta de novos investimentos”, argumentou Viana.
Foi o senador, aliás, quem sugeriu o escalonamento do aumento de passagens do metrô, para evitar uma elevação súbita do valor. O primeiro aumento será já neste domingo, quando a tarifa vai passar para R$ 2,40, e será elevada até março de 2020, quando custará R$ 4,25.
Fonte: Otempo

quarta-feira, 1 de maio de 2019

BIOMETRIA FÁCIL CHEGOU NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA E USE SEU "VEM" ELE É APENAS SEU

Foto: Pesquisa web/Blog GRMPE

A biometria facial para o Vale Eletrônico Metropolitana (VEM) já está funcionando em alguns veículos do Grande Recife. Em caso de irregularidades detectadas, o cartão será suspenso em 48 horas.

O combate às fraudes é concentrado nas modalidades estudante, livre acesso, passe livre e rodoviários. Cerca de 2900 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) já contam com a nova tecnologia. Ao aproximar o cartão do validador, uma câmera instalada junto a catraca faz cinco fotos do passageiro.

Na garagem, as imagens são repassadas à central da Urbana/PE para a verificação das informações.

Caso a biometria facial não corresponda, será feita uma checagem manual dos dados do usuário do VEM.

Fonte: Urbana-PE

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segunda-feira, 29 de abril de 2019

INTEGRAÇÃO TEMPORAL FINALMENTE COMEÇA AMANHÃ PARCIALMENTE ÔNIBUS METRÔ...


Integração temporal passa a valer para quem desembarca no TI Recife




Começa a valer, a partir desta terça-feira (30), a integração temporal para usuários do TI Recife. Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Dessa forma, ao desembarcar no terminal, os usuários terão de sair por um conjunto de catracas, recém instaladas, e entrar novamente na Estação. Com isso, o passageiro terá de aproximar o cartão VEM à catraca do metrô para ter acesso às plataformas, sem a cobrança de uma nova tarifa.

Ao longo desta semana, o Consórcio e a CBTU irão avaliar o comportamento do passageiro com a mudança na circulação. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário. Ou seja, também no percurso metrô-ônibus.

Neste sentido, saindo do metrô em busca de uma das cinco linhas que operam no TI Recife, os usuários terão de passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao terminal e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.

Circulam pelo TI Recife as linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) que, juntas, transportam uma média de 21 mil usuários por dia. Estas linhas farão integração temporal com ônibus, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que vem sendo comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão).

Ao longo das últimas semanas, a mudança tem sido comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, orientadores do Grande Recife continuarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

quarta-feira, 24 de abril de 2019

CBTU RECIFE VAI AUMENTAR A PASSAGEM EM ESCALA DE 1° MAIO 2,10 E ATÉ MARÇO DE 2020 VAI CHEGAR A 4,00

COM AUMENTOS BIMESTRAL ATE 2020 R$ 4,00 será?

Veja abaixo como ficou na justiça federal de Belo Horizonte MG.
O aumento em Recife fica da seguinte forma:

# 1° maio de 2019  até  30 de  junho de 2019 o metrô vai custar R$ 2,10

# De 1° Julho de 2019 à 31 de agosto de 2019 vai custar R$ 2,60.

# De 1° Setembro de 2019 à 31 de Outubro vai custar R$ 3,00.

# De 1° de novembro à 31 de Dezembro 2019 vai custar R$ 3,40.

# De 1° de Janeiro à 28 de fevereiro de 2020 vai custar R$ 3,70.

# De 1° de março a 30 abril de 2020 vai custar R$ 4,00.

Investimentos

No acordo, a CBTU também comprometeu-se a investir, até o dia 31 de dezembro de 2020, o valor de
R$ 2 milhões em projetos voltados para programas de mobilidade urbana, meio ambiente e/ou sustentabilidade, no sistema metroferroviário.


Foto: Cortesia recebimento por Whatsapp

terça-feira, 23 de abril de 2019

CBTU CONSEGUIU REVOGAR A SUSPENSÃO DO AUMENTO E DEVE APLICAR O AUMENTO EM BREVE


CBTU EM MINAS GERAIS, ENTROU NA JUSTIÇA E CONSEGUIU LIMINAR QUE SUSPENDIA O AUMENTO E GANHA O DIREITO DE APLICAR ESTE AUMENTO ANTES SUSPENSO.
COM ISSO A PASSAGEM DEVE VOLTAR AO REAJUSTE DE R$ 3,20 NOS PRÓXIMOS DIAS CASO , NÃO HAJA ALGUMA OUTRA LIMINAR ANULANDO ESTA REVOGAÇÃO.
VEJA ABAIXO A LIMINAR:


file:///C:/Users/Manu/Downloads/REVOGACAO%20DE%20LIMINAR%20REAJUSTE%20TARIFA%20CBTU.PDF.pdf

MAIS NOTICIAIS EM BREVE AQUI...

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Integração Temporal adiada mais uma vez

Nota CBTU


A CBTU Recife e o Consórcio Grande Recife informam que ao iniciar a conversão entre os sistemas gerados pela Urbana e pela CBTU para implantação da integração temporal no Terminal Integrado de Recife foi constatado que os códigos gerados pelos dois bancos de dados não se comunicavam.  Um esforço conjunto está sendo feito para que a integração tenha início no dia 30 de abril. Até lá terão continuidade as ações educativas de orientação aos usuários.
Att,
Gerência Operacional de Comunicação.

A NOVELA PARECE QUE ACABOU MAS GOVERNO ANUNCIA COMO ALGO QUE FOI SEU FEITO E SABEMOS QUE A FLTP-PE E EM AÇÃO PÚBLICA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

A FLTP-PE EM AÇÃO JUDICIAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO , ATRAVÉS DO ADVOGADO E CONSELHEIRO PEDRO JOSEPH QUE DENUNCIOU A EXISTÊNCIA DE ÓNIBUS COM AR CONDICIONADO ESTOCADOS A MAIS DE UM(01) ANO NAS GARAGENS.
A JUSTIÇA DEU UM PRAZO PARA ESTA FROTA ÔNIBUS IR PARA AS LINHAS E ASSIM PROPORCIONAR MAIS CONFORTO AOS CLIENTES ( PASSAGEIROS)
ABAIXO VEJA A NOTA DO GRCT NA ÍNTEGRA


NOTA DO GRCT NA ÍNTEGRA

Governo garante 60 novos ônibus com ar-condicionado na Região Metropolitana do Recife
A partir desta terça-feira (23), até próximo dia 02 de maio, 60 novos veículos com ar-condicionado entrarão em operação no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP-RMR), beneficiando 65 mil passageiros/dia. Esses ônibus atenderão às linhasPE-15/Afogados(14 veículos), TI Xambá/ Príncipe(14 veículos),Jaboatão (Parador)(08 veículos),Circular/ Príncipe(09 veículos),Circular/ Conde da Boa Vista (03 veículos) e Circular/ Rua do Sol (08 veículos). Os quatro veículos restantes farão parte da frota reserva, dois para cada operadora (Caxangá e Metropolitana).
A melhoria da frota faz parte de um esforço do Governo de Pernambuco para oferecer condições cada vez melhores nos serviços oferecidos aos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR). Com esses 60 ônibus, a frota da RMR possui um total de 289 veículos com ar-condicionado, beneficiando mais de 300 milpassageiros diariamente.
“Sabemos que há uma necessidade de ampliar o número de veículos climatizados, mas esse é um avanço que ocorrerá de forma gradativa. O governo entende que é necessário promover essa melhoria, pensando no bem-estar das pessoas que utilizam o transporte público no Grande Recife”, ponderou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.
Apesar da difícil conjuntura econômica do país e das implicações diretas que a crise causa aos estados, o Governo de Pernambuco segue realizando aportes significativos para garantir a qualidade do serviço, com o menor impacto possível ao bolso do consumidor. Somente esse ano, o Estado aportaráR$ 253,50 milhõesem subsídios em itens como concessão, gestão, fiscalização, terminais integrados, estações de BRT, linhas alimentadoras, passe livre estudantil e ICMS do óleo diesel e dos ônibus novos. 
Nota via e-mail ao blog Grmpe

quarta-feira, 17 de abril de 2019

INTEGRAÇÃO TEMPORAL ADIADA PARA INICIAR VALENDO NA TERÇA FEIRA 23/4/19


Consórcio estende prazo para ação educativa no Terminal Integrado Recife


O Grande Recife amplia até a segunda-feira (22) a ação educativa que orienta usuários do Terminal Integrado Recife sobre o processo de implantação da integração temporal no equipamento. Com isso, o início da nova operação ocorrerá na terça-feira (23). A mudança acontece por conta do feriado da Semana Santa, quando deve haver uma baixa na demanda de passageiros no TI.

Com o início da integração temporal, passageiros só poderão embarcar numa das cinco linhas que operam no TI Recife mediante o Vale Eletrônico Metropolitano (Comum, Trabalhador, Estudante, Passe Livre e Livre Acesso). Aqueles que ainda não possuem o cartão VEM, podem adquiri-lo com um operador dentro do terminal ao custo de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão) ou com cobradores dentro dos ônibus.

Devido a mudança na operação, ao desembarcar do metrô em direção ao terminal, os usuários terão de passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao TI e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.

No sentido contrário, os usuários das linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá), terão de sair por uma portaria recém instalada na lateral do terminal e entrar novamente na Estação do Metrô. Desta forma, o passageiro terá de aproximar o cartão VEM à catraca do metrô para ter acesso às plataformas, sem a cobrança de uma nova tarifa.

A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. As cinco linhas que operam no TI Recife farão integração temporal com linhas, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

quinta-feira, 11 de abril de 2019

TEMPORAL NO TERMINAL RECIFE SERÁ QUE AGORA ACONTECE? VAMOS ACOMPANHAR



Estação Recife funcionará em esquema de integração temporal
Em mais uma ação conjunta com o Grande Recife, o processo de mudança tem início neste sábado, 13
 
A partir do dia 22 de abril, a Estação Recife irá funcionar com o esquema de integração temporal. Com a mudança, os 45 mil usuários que diariamente fazem a integração metrô/ônibus e ônibus/metrô na Estação Recife farão o segundo embarque exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum, Trabalhador, Estudante ou Livre Acesso sem que seja debitada uma nova tarifa dentro do período de duas horas. Em ação conjunta com o Consórcio Grande Recife, a Integração Temporal já é realizada na Estação Cavaleiro, desde julho de 2017; e na Estação Largo da Paz, desde junho de 2018.
Neste sábado, 13, já tem início o processo de mudança na operação. A iniciativa envolve as linhas do SEI, na Região Metropolitana do Recife, e terá ação educativa até o domingo (21), quando o usuário ainda poderá embarcar nos ônibus do TI Recife pagando a passagem em dinheiro.
Com a mudança na operação, o passageiro que desembarcar de qualquer uma das cinco linhas de ônibus no terminal integrado terá de sair por uma portaria recém instalada na lateral do terminal e entrar novamente na Estação Recife, onde deverá passar novamente o cartão VEM nos validadores instalados nas catracas da estação para ter acesso às plataformas, sem que seja debitada uma nova tarifa.
De igual maneira, o passageiro que desembarca na Estação Recife deverá passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao TI e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.
As cinco linhas que operam no TI Recife farão integração temporal com linhas, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que será comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão).
A mudança vai ser comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, durante a primeira semana, orientadores do Grande Recife estarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.
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Fonte: CBTU Recife via e-mail ao blog Grmpe
  

quarta-feira, 10 de abril de 2019

CICLISTA VAI SER EXCLUÍDO DA NOVA CONDE DA BOA VISTA NOVAMENTE ?


|  Portal de Mobilidade Urbana Sustentável


Ciclista é excluído em obra de requalificação no centro do Recife

Projeto de reforma da avenida Conde da Boa Vista, iniciado na terça (2), não terá ciclovia. Para presidente da Emlurb, a segurança será de responsabilidade do ciclista



Fonte: Mobilize Brasil/ Ameciclo | Autor: Regina Rocha/ Mobilize 




Projeto no Recife deixará ciclista largado à própria sorte
créditos: Reprodução G1



As obras de requalificação da avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, uma das mais movimentadas e importante corredor de ônibus e pessoas, tiveram início na terça-feira passada (2) e devem durar até novembro de 2020.



Segundo a Prefeitura, o projeto tem como objetivo tornar a via mais acolhedora, arborizada e eficiente para pedestres, passageiros do transporte coletivo e ciclistas. Para estes últimos, no entanto, não é prevista qualquer infraestrutura voltada à bicicleta, mas tão somente rotas nas ruas do entorno. Ao todo, a reforma demandará investimentos de cerca de R$ 15 milhões.



Desenho do projeto da nova Avenida Conde da Boa Vista, no Recife. Imagem: PDR



A ciclovia na Conde da Boa Vista, além de ter sido solicitada pelos ativistas aos gestores do projeto desde que os estudos iniciaram em 2016, e de ter motivado conversas com o poder público ao longo de todo esse tempo, simplesmente ficou de fora do projeto, denuncia a Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife.



Plano Cicloviário

Segundo Rogério Alves, da Ameciclo, a medida contraria o Plano Diretor Cicloviário (PDC): "Segundo o PDC, na conde da Boa Vista deveria passar uma ciclovia, e não sabemos o motivo de a Prefeitura ter optado pela sua exclusão. Curioso porque o engenheiro Eduardo Coelho, que esta à frente dessa reforma, também participou da construção do PDC".



Em nota (abaixo), a Ameciclo critica as declarações do presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Roberto Gusmão. Diz a entidade:



"Em entrevista ao jornal Bom Dia PE (TV Globo) no dia 1º de abril de 2019, o presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, disse que a segurança dos ciclistas a partir da reforma da Conde da Boa Vista passa a ser de responsabilidade dos próprios ciclistas (!).


A resposta vem depois de a jornalista provocar questionando a ausência da execução prevista naquela via do Plano Diretor Cicloviário. O presidente mostra desconhecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina que a responsabilidade pela segurança no trânsito é dos condutores dos veículos maiores.


Também mostra desconhecer a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determina a prioridade do planejamento aos modos ativos de transporte sobre os modos motorizados (incluindo os modos coletivos motorizados).

O presidente Roberto Gusmão também desconhece a Lei Orgânica do Município, que estabelece a participação social, inclusive a partir da disponibilização da informação, uma vez que não convidou - ao menos não forneceu nenhuma ata nem estudos para nosso pedido de informação - a sociedade civil para opinar sobre o projeto, o que permitiria encontrar soluções alternativas para a inclusão com segurança do ciclista na via mais movimentada da cidade.


O presidente desconhece ainda a Lei da Transparência, na qual deveria ter disponibilizado de forma acessível o projeto da via, abrindo assim espaço para a participação social. No entanto, preferiu sonegar informação a partir de nossos pedidos até a última instância, quando a corregedoria obrigou-o a responder, mas o fez de forma incompleta.


Por isso, reiteramos aqui a necessidade de incluir a segurança do ciclista na Conde da Boa Vista, conforme planejamento e legislações vigentes. Reiteramos a necessidade de conversar com a sociedade civil para a melhoria do projeto da Conde da Boa Vista e entorno. O desconhecimento da legislação não o faz isento de segui-la, mas mostra que a Prefeitura do Recife está despreparada para conversar com a população.


Sim, a segurança do ciclista depende em primeiro da estrutura que a prefeitura possa prover aos ciclistas, depois dos motoristas que o respeitem. Portanto, presidente, se houver morte na via, a culpa também é sua." (Ameciclo)

terça-feira, 9 de abril de 2019

RENOVAÇÃO 2019 GLOBO ( CAPIBARIBE) VEM COM TORINO NA PINTURA DO SEI



FOTO: IGOR FELIPE > BLOG GRMPE

Os novos veículos da Globo são equipados na configuração convencional, com 12,5 metros de comprimento, três portas do lado direito, chassi Mercedes-Benz OF-1721 e capacidade para 34 passageiros sentados em poltronas City estofadas. Eles serão utilizados no transporte urbano e metropolitano do Recife, principalmente na Zona Norte da capital pernambucana, onde a Empresa tem forte atuação e participa do lote 05 Capibaribe ainda não assinado.

Por conta da diversidade operacional, os veículos estão vindo no Padrão do SEI Radial e Perimetral e na cor do Consórcio Capibaribe Lote 05.
Além dessa venda para a Transportadora Globo, a Marcopolo vai entrega  novas unidades também de  TORINO para outras operadoras do Grande Recife, entre elas já adiantamos as compras para o Grupo Pedrosa, sendo 20 veículos , 10 para a SJT - São Judas Tadeu e 05 para Transcol.
Fomos Recebidos Pela equipe Globo: Sr Allison Direção e Rafael (controle) somos gratos pela oportunidade de conhecer sua recente frota.

Fonte: Blog GRMPE>IGOR FELIPE 
GARAGEM DA GLOBO BR101 GUABIRABA

segunda-feira, 8 de abril de 2019

ATENÇÃO OLINDA SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM ESGOTO TRÁS MUDANÇAS EM LINHAS ÔNIBUS



Serviço em rede de esgoto muda o itinerário de 22 linhas de ônibus em Olinda


Um trecho da Avenida Sigismundo Gonçalves, em Olinda, será interditado para serviços na rede de esgoto local. A via fica fechada no sentindo Recife/Olinda, próximo à Praça Barão de Rio Branco (Praça do Jacaré), a partir da tarde desta segunda-feira (08). Por isso, o Grande Recife muda temporariamente o itinerário de 22 linhas de ônibus que passam pelo local. A previsão é que os trabalhos perdurem até o dia 21 de abril.

Confira, abaixo, as linhas que terão desvio no seu itinerário:

881 - TI Xambá/rio doce (Av. Getúlio Vargas)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce
886 - Ouro Preto/Rio Doce
910 - Piedade/Rio Doce
1911 - Ouro Preto (Cohab)
1950 - Engenho Maranguape/Varadouro
1972 - Bultrins
1973 - Casa Caiada
1974 - Jardim Atlântico
1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista)
1982 - Conjunto Beira Mar/Derby
1983 - Rio Doce (Princesa Isabel)
1985 - Rio Doce (Bacurau)
1987 - Rio Doce (Príncipe)
1990 - Pau Amarelo/Varadouro
1992 - Pau Amarelo
1993 - Conjunto Praia do Janga
1994 - Conjunto Beira Mar
1995 - Pau Amarelo (Bacurau)
2920 - Rio Doce/CDU
2930 - Rio Doce/Dois Irmãos

...Avenida Olinda, Largo do Varadouro, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Santos Dumont, Avenida Manoel Borba, Avenida Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo, Rua do Farol...

Por conta da interdição, as paradas de nº 160045 e nº 160046, na Avenida Sigismundo Gonçalves, deixam de ser atendidas. As opções para os usuários são as paradas de nº 160044, na Avenida Olinda, em frente à Delegacia do Varadouro; e nº 160047, na Avenida Olinda, em frente à Praça do Carmo.

Além destas, duas paradas provisórias serão implantadas, na manhã desta terça-feira (09), no percurso do desvio: uma na Avenida Santos Dumont e outra na Avenida Manoel Borba.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).

sábado, 30 de março de 2019

AV NORTE E INTEGRAÇÃO TEMPORAL ( Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes)


A Intenção do Grande Recife consórcio de transporte é fazer a integração Temporal na Av Norte ainda este ano, o assunto vai ser discutido na Reunião do conselho de transporte público, no dia 24 de maio.

Os estudos ate lá, já deve está concluído  e a intenção  é que a população ande pela avenida Norte e possa descer  de qualquer ônibus e no intervalo de duas horas , com apenas 1 Passagem , assim fazendo cumprir uma promessa de campanha de 2014 do atual , governo Paulo câmara.

Na época falaram que com a integração Temporal , os passageiros iriam economizar, e ter um ganho de tempo. Mas até hoje não tem nada concreto neste dilema.
O GRCT quer diminuir o numero  de ônibus indo até o centro da cidade e diminuir os congestionamentos.

Na época era 2,15 a passagem e se for aplicado a situação será igual a Av Caxangá mas sem precisar, ir até o terminal da Macaxeira e sim usar corredor da avenida para integrar pelo trajetória de toda a avenida na linha 645 - Av Norte/ TI Macaxeira.
Vamos aguardar e acompanhar como será mas está tentativa de amenizar os engarrafamentos.
Fonte: GRCT
Texto: Jailson Silva