JC TRÂNSITO // OLINDA
Avenida Presidente Kennedy: retrato do descaso e da desorganização
Neste ponto da avenida, carroças disputam lugar com carros e ônibus circulam na faixa do tráfego misto
Fotos: Patrícia Bonfim/JC Trânsito
Patrícia BonfimDo JC Trânsito
A Avenida Presidente Kennedy, uma das vias mais movimentadas e importantes de Olinda, no Grande Recife, é a reprodução da negligência dos governantes, das irregularidades dos motoristas e do desrespeito à população.
Cortando cerca de quatro bairros, entre eles Peixinhos, Aguazinha, Sapucaia e Vila Popular, a avenida é de grande utilidade para a população, além de fazer integração com outras vias principais do município, como a Perimetral e a Pan Nordestina.
O corredor exclusivo para ônibus que foi construído em Olinda se parece com as estruturas das avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista. Os coletivos trafegam por um corredor que foi instalado no meio da via, enquanto que os demais veículos circulam pelas faixas laterais. Em Olinda, foram criadas 16 paradas de ônibus, oito em cada sentido.
O resultado das obras, entretanto, é insatisfatório e lamentável. O novo sistema de tráfego na avenida aumentou o número de acidentes na via e deixou o trânsito numa total desordem. A construção, que custou mais de R$ 8 milhões e durou pouco mais de um ano, foi concluída, porém quem utiliza a via não consegue entender o motivo de o trânsito ainda continuar caótico.
Cortando cerca de quatro bairros, entre eles Peixinhos, Aguazinha, Sapucaia e Vila Popular, a avenida é de grande utilidade para a população, além de fazer integração com outras vias principais do município, como a Perimetral e a Pan Nordestina.
O corredor exclusivo para ônibus que foi construído em Olinda se parece com as estruturas das avenidas Caxangá e Conde da Boa Vista. Os coletivos trafegam por um corredor que foi instalado no meio da via, enquanto que os demais veículos circulam pelas faixas laterais. Em Olinda, foram criadas 16 paradas de ônibus, oito em cada sentido.
O resultado das obras, entretanto, é insatisfatório e lamentável. O novo sistema de tráfego na avenida aumentou o número de acidentes na via e deixou o trânsito numa total desordem. A construção, que custou mais de R$ 8 milhões e durou pouco mais de um ano, foi concluída, porém quem utiliza a via não consegue entender o motivo de o trânsito ainda continuar caótico.
A bagunça é generalizada: carros e ônibus circulam em qualquer faixa
A pista, embora precariamente, está sinalizada horizontalmente com letreiros determinando os trechos dos ônibus e do fluxo misto. Contudo, falta fiscalização para que os condutores sigam as novas regras de tráfego da avenida. O que se vê é uma verdadeira confusão: ônibus circulam na faixa dos carros e os autopasseios trafegam pelas baias dos coletivos.
O trânsito confuso complica a vida dos moradores que precisam pegar ônibus e não sabem em que parada ficar, se na nova ou na antiga. "Não tá fácil porque ninguém está entendendo o que foi feito aqui", afirma a moradora Roseane Benício, 38 anos. A maioria dos ônibus continua a utilizar as estações antigas para embarque e desembarque de passageiros, que ainda não foram desativadas. As novas paradas, construídas no meio da avenida, estão abandonadas e acumulam lixo e entulhos.
Comerciantes tomaram posse da via e montaram suas barracas na faixa lateral
Sem fiscalização, incontáveis veículos param e estacionam na avenida, despreocupados em serem autuados. O corredor dos ônibus também é utilizado como estacionamento de motos, carros e caminhões que realizam carga e descarga de mercadorias. Além disso, quase não há espaço nas calçadas: veículos ocupam a área que é destinada aos pedestres e, em alguns trechos, são os comerciantes que utilizam o espaço. Os ambulantes tomam as calçadas e fazem, do lugar, seus locais de trabalho.
Constantemente, veículos ligam o alerta e param na avenida em horário de pico
A equipe do JC Trânsito também registrou flagrantes de imprudência. Um carro do Governo do Estado fez um retorno proibido e cruzou a avenida, seguindo para o outro lado da via. De acordo com moradores, a manobra é frequente e não há fiscalização para coibir a ação.
Ciclistas e motoristas se arriscam e arriscam a vida da população para realizar conversões proibidas; carroças dividem o espaço da avenida com os carros
Durante toda manhã, a reportagem constatou que não há agentes de trânsito no local para organizar o tráfego e autuar os motoristas infratores. E, por conta da desorganização no tráfego, o Terminal Integrado (TI) de Xambá, recentemente construído às margens da avenida e que deveria estar ajudando no deslocamento mais veloz da população através do Sistema Estrutural Integrado (SEI), está pronto e fora de uso.
TI de Xambá pronto mas ainda não foi inaugurado
Erros de planejamento e execução na obra da avenida Presidente Kennedy impediram a inauguração do TI. A reclamação é geral. "A via ficou muito estreita", diz o taxista Luciano Lima, 37. “Vários acidentes já aconteceram aqui porque as curvas ficaram estreitas e perigosas. Tem pontos aqui que a própria população interditou porque muita gente estava se acidentando”, continua o taxista.
Moradores interditaram a avenida em pontos que geram perigo para a população
De acordo com Grande Recife Consórcio de Transporte, a inauguração do Terminal Integrado de Xambá está prevista para o primeiro trimestre deste ano, sendo a próxima inauguração realizada pelo Consórcio após o TI de Cajueiro Seco.
Já a Secretaria Estadual das Cidades, através do Prometrópole - órgão responsável pela construção das obras -, informou que o serviço, envolvendo a requalificação da avenida, a construção de 16 paradas de ônibus e mais a sinalização da via com faixas e placas, já foi concluído e que a organização de tráfego na via deve ser feita pelo município. Além disso, segundo o Prometrópole, a responsabilidade de elaborar um projeto em locais onde deveria existir semáforos de pedestres é da Prefeitura; o Prometrópole só executa.
A equipe do JC Trânsito também entrou em contato com a Prefeitura de Olinda e a Secretaria de Trânsito do município sobre a falta de fiscalização na via, de manutenção e de limpeza urbana. Em nota, a assessoria informou que após o Carnaval iria intensificar os trabalhos na avenida Presidente Kennedy. “Serão concluídos os loopings de quadra, o canteiro central e melhorada a sinalização vertical. Após isso, serão realizadas medidas educativas para conscientização da população em relação ao novo tráfego na Avenida. A previsão é de que no início de março a situação esteja normalizada”, comunica a nota.
A reportagem fez uma nova visita na avenida na manhã desta sexta-feira (15) para comprovar as ações que a Prefeitura iria colocar em prática após a folia, mas o que se verificou foi mais do mesmo: nenhuma fiscalização de trânsito está sendo realizada na via. Não há agentes de trânsito para orientar os motoristas e a mesma desorganização continua. O lixo e os entulhos, no entanto, estavam sendo recolhidos por equipes de limpeza urbana. Espera-se, a partir de agora, que o município de Olinda cumpra com todas as suas promessas e promova uma maior fluidez no trânsito da avenida.
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