domingo, 24 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE - FAZ DE CONTA E TOME ENGANAR O POVO


Em PE, obras de dragagem do Rio 



Capibaribe ainda não sai do papel.


Ordem foi assinada no dia 17 de janeiro em cerimônia com o governador.
Segundo secretário das Cidades, dragagem começa até 17 de março.

Do G1 PE
5 comentários
Mais de um mês depois de assinada a ordem de serviço, as obras de dragagem do Rio Capibaribe, no Recife, não saíram do papel. A assinatura do governador Eduardo Campos aconteceu em uma cerimônia no Parque de Santana, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, no dia 17 de janeiro. A dragagem faz parte do projeto que vai permitir o transporte coletivo de passageiros no Capibaribe.
A obra, orçada em R$ 101 milhões, prevê a criação de dois corredores de transporte pelo rio. No dia da solenidade, uma draga em ação dava a entender que os trabalhos começariam no mesmo dia, mas foi retirada do local pouco depois. Desde então, as obras estão paralisadas. "Começou, parou. A cidade do Recife é cercada de rios, é um recurso que a gente poderia expolorar", acredita a estudante Mirna Albuquerque, que passa todos os dias pelo parque.
A tranquilidade do Parque Santana, no bairro da Torre, é bem diferente do que foi visto na festa da solenidade. A dona de casa Alaíde Almeida está entre os que estranharam a paralisação. "Pergunto por que parou. Estava tão bonito, eu estava esperando para poder passear pelo rio", conta Alaíde.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que a draga estava de maneira simbólica no dia da solenidade. "A draga foi colocada para que a gente mostrasse, para a cidade, o início da realização de um sonho, que foi tirado do papel. Esse sonho de fazer o nosso Rio Capibariba ser aproveitado não somente do ponto de vista ambiental, turístico, mas também do transporte público", afirma Cabral.
O prazo do contrato é de que a dragagem começasse em um prazo de 60 dias, segundo o secretário. "Pelo contrato, o prazo é de que até o dia 17 de março se inicie a dragagem", garante Cabral, lembrando ainda que a previsão é concluir todo o processo de dragagem até março de 2014. Nesse prazo, também deverão estar concluídas as obras das sete estações, que vão servir de base para o transporte fluvial no Capibaribe.
Recuperação
O projeto prevê a recuperação de 17 quilômetros do rio, que nasce em Poção, no Agreste do estado, e atravessa 42 municípios até encontrar o mar. As obras serão realizadas da BR-101 até o limite entre as cidades do Recife e Olinda. O trabalho de dragagem de toda essa extensão deve durar 18 meses, executado pelo Consórcio ETC & Brasília.
Segundo o governo estadual, para diminuir o impacto ambiental, o material será retirado do Rio Capibaribe em duas etapas. A primeira será a dragagem do material contaminado, que fica na camada inicial. Esses sedimentos serão depositados em um aterro sanitário, após passarem por uma triagem. Após esse processo, as máquinas vão retirar os materiais não contaminados, que serão levados para o bota-fora oceânico.
Projeto
A Região Metropolitana do Recife terá sete estações, que serão licitadas em fevereiro deste ano e as obras, executadas durante o processo de dragagem. As estruturas serão integradas com os demais sistemas de transportes. O programa todo foi orçado em R$ 289 milhões e vai criar um canal de navegação com 14 quilômetros para 12 embarcações. "Essa é a única obra do Brasil de corredor fluvial com transporte público de passageiros. É uma obra em parceria com as prefeituras do Recife e Olinda e governo federal, que vamos entregar em 2014 para mais de 350 mil passageiros terem uma outra opção de ir e vir para onde desejam", falou o governador Eduardo Campos.

De acordo com o governo estadual, o projeto vai permitir a ampliação do sistema integrado de transporte de passageiros na Região Metropolitana com a criação de dois corredores fluviais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário