segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GRANDE RECIFE VAI CRESCER




O projeto de requalificação urbanística do Cais José Estelita, denominado Novo Recife, passou por ajustes e pretende fazer mais referências à memória arquitetônica e histórica do lugar e melhorar a mobilidade na região. Dentre as novidades, estão a construção de um viaduto no Cabanga, cruzando a Avenida Engenheiro José Estelita, novos acessos para a Ilha do Leite e avenidas Sul e Dantas Barreto e a implantação de uma ciclovia de Boa Viagem à Avenida Norte. No sentido Centro/Zona Sul, será criada mais uma faixa de rolamento na avenida já existente, que possui três faixas nesse sentido, sendo uma ociosa, e duas no sentido contrário. Dentro do complexo, haverá uma via paralela ao cais com duas faixas. Na próxima quarta, o projeto será discutido mais uma vez em audiência pública na Câmara.

De acordo com o consórcio Novo Recife, formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão, GL Empreendimentos e Ara Empreendimentos, todo o complexo terá permeabilidade e irá se comunicar com os bairros de São José, Cabanga e Ilha do Leite. Quem vier da Zona Sul pela ponte Agamenon Magalhães poderá acessá-lo diretamente por um viaduto que será feito ao lado do Capitão Temudo, cruzando a Av. Engenheiro José Estelita. Dentro do complexo, o estudo prevê uma passagem em nível para a Avenida Sul, de onde será possível acessar a Imperial e a Ponte Joaquim Cardozo, desembocando na Ilha do Leite.

Para viabilizar esses acessos, o consórcio está se comprometendo com a prefeitura a requalificar vias inseridas nesse trajeto, o que inclui desapropriações num trecho da Avenida Central. Também está sendo negociada com o governo federal a retirada de partes ou de todo o muro da antiga Refesa que margeia a Avenida Sul. O muro, inclusive, é um dos entraves encontrados pelo consórcio para permitir que a área do entorno do complexo seja inserida no processo de urbanização que vai acontecer da beira do cais até a linha férrea.

“Faremos os acessos viários para carros e pedestres, mas não podemos avançar pois o terreno não é nosso”, explicou um dos arquitetos que assinam o projeto, Jerônimo da Cunha Lima. Segundo o arquiteto, se o projeto seguisse, por exemplo, o mesmo traçado de construção da Avenida Boa Viagem, aos invés de 12 edifícios, seriam erguidos 50 na mesma área.

Segundo os empreendedores, há uma grande expectativa para que o poder público utilize a atual linha férrea para a circulação de um VLT, que sairia do novo terminal marítimo de passageiros e iria até o encontro das linhas Sul e Centro, onde o usuário faria a conexão para o metrô. Já o viaduto das Cinco Pontas, cuja demolição foi sugerida pelo Iphan como uma das medidas mitigadoras do projeto, poderá ou não permanecer. O consórcio está disponibilizando R$ 2 milhões para fazer a derrubada. Caso a PCR não concorde com a ideia, o dinheiro será deslocado para outra ação compensatória a ser indicada pelo Iphan.

VLT - Ainda em relação ao projeto Novo Recife, a Prefeitura estuda uma forma de utilizar a linha férrea que passa pela área e é a mais antiga do Brasil, datada de 1885. De acordo com Braga, pode ser colocado um Veículo leve sobre trilhos (VLT) em cima do trilho, para ligar Afogados ao Centro. A questão está sendo debatida com o Porto do Recife e o Governo do Estado, por exemplo.

4 comentários:

  1. Jailson Silva meu caro colega,sem querer ser chato mais vc precisa administrar melhor as postagens do seu blog.Fica ruim para o layout do seu Blog e para os seus leitores também.Existem recursos na barra de ferramentas na pagina de postagem do Bloger que podem resolver isso muito bem ( o enquadramento das postagens copiadas e coladas ) .Na barra de ferramenta na pagina "nova postagem"na parte superior no lado esquerdo existe uma letra maiúscula " T " inclinada na cor azul com um traço em baixo junto as tres letras coloridas " abc " com um V abaixo delas.Veja como e simples:após copiar e colar a sua postagem na pagina do seu blog,use o recurso do copiar novamente deixando toda a matéria colada na sua pagina recoberta com a tarja azul,toda ela, depois e só clicar na letra " T " acima citada e pronto a sua postagem estará enquadrada dentro dos limites da largura do seu blog.Depois é só eliminar os intervalos e os espaços vazios (Delete), arrumar o tamanho das fotos coloca-las no local a escolher ( Esqerda - centralizada- direita).pronta tudo estará resolvido.Também já passei por isso e tive que quebrar a cabeça sozinho.Peço desculpas por estar passando essas informações através dos comentários pois não tinha outro meio ( e-mail) para faze-lo in box.Como acompanho diariamente o seu blog além de muitos outros tomei a liberdade de lhe dar essa pequena contribuição. Abçs. Pregopontocom ( esteja a vontade para apagar após a leitura)

    ResponderExcluir
  2. Se sair mesmo do papel, sera um grande avanço para a cidade do recife. Vlt ja....

    ResponderExcluir