terça-feira, 8 de abril de 2014

Vandalismo e depredações são coisas cotidianas dos clássicos Pernambucanos... e ai tem como frear estes marginais.



Quinto clássico entre Santa Cruz e Sport deixa 70 ônibus depredados

Os veículos apresentaram 131 avarias, que foram consertadas na madrugada desta segunda-feira (7)

Atualizada às 12h59

Em um ano atípico, Pernambuco teve a oportunidade de assistir a onze clássicos de futebol até o último domingo (6). Inevitavelmente, um evento que mobilizava torcidas e mexia com a emoção dos amantes do futebol acabou virando "rotina". E um mal hábito registrado em todos os jogos é a depredação dos ônibus. Só no clássico desse domingo, entre Santa Cruz x Sport, no Estádio do Arruda, 70 ônibus foram depredados. O prejuízo, apesar de ser pago pela empresa, afeta os passageiros.

Esse alerta do prejuízo é feito pelo Consórcio Grande Recife e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana –PE). Toda vez que um ônibus é depredado, ele precisa ser completamente consertado e regularizado para voltar às ruas. Caso um veículo seja parado por uma fiscalização do Grande Recife com itens de segurança irregulares, a empresa poderá ser autuada. O ônibus só será liberado quando estiver adequado.

Os 70 ônibus depredados apresentaram 131 avarias, que foram consertadas na madrugada desta segunda-feira (7). Pela manhã, quase todos os ônibus circulavam normalmente pelas ruas do Recife. Apesar disso, a Urbana alega que as empresas estão mobilizando uma equipe de plantão para consertar ônibus depredados no pós-clássico. "O que nós prezamos é a segurança dos passageiros e funcionários que trabalham nos coletivos. Infelizmente, a depredação se tornou uma prática recorrente", disse o presidente da Urbana, Fernando Bandeira.

Nos cinco clássicos, além do jogo entre Sport x Porto, que aconteceram em março, 176 ônibus foram depredados, em um total de 340 avarias. Janelas arrancadas ou apedrejadas, alçapões despregados do teto do coletivo, catracas danificadas, cobradores e motoristas destratados. O mês de março trouxe um reforço ainda pior, com os 676 veículos depredados no período do Carnaval. Março teve, por baixo, 852 coletivos danificados.

Até domingo, foram 11 clássicos. Dois jogos entre Náutico e Santa Cruz (Clássico das Emoções), quatro confrontos entre Náutico e Sport (Clássico dos Clássicos) e cinco jogos entre Sport e Santa Cruz (Clássico das Multidões). No próximo sábado (12), haverá a volta da semifinal do pernambucano, entre Sport e Santa, na Ilha do Retiro.

"Nós pedimos reforço policial, mas não surte efeito. Em todos os jogos, nós pedimos paz e temos o prejuízo no final", disse Fernando Bandeira. Através da assessoria, o Grande Recife expressou sua insatisfação com a situação do transporte público nos tempos de clássico. "Os policiais não podem defender os ônibus. Os torcedores atiram pedras, usam pedaços de pau para quebrar os veículos. Nós ainda não temos policiamento dentro dos ônibus, então o que podemos fazer é pedir que os passageiros tenham consciência", declarou a entidade.

Quem quiser denunciar situações de depredação a coletivos, o telefone do Consórcio Grande Recife é 0800-081-0158. O Grande Recife conta com 3 mil ônibus, que transportam 2 milhões de pessoas diariamente.

Total de depredações nos jogos em março:

06/03 – Sport x Santa Cruz – 57 ônibus
19/03 – Sport x Santa Cruz – 32 ônibus
22/03 - Sport X Porto – 18 ônibus
23/03 - Náutico X Santa Cruz – 21 ônibus
26/03 - Santa Cruz x Sport – 31 ônibus
30/03 - Sport X Náutico – 17 ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário