Uso da porta do meio havia sido restrito após acordo entre empresas e o Procon-PEFoto: Edmar Melo/JC Imagem
O uso da porta do meio para embarque e desembarque de passageiros fora dos terminais integrados, com exceção de deficientes, estava proibido desde o início do mês, após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por representantes das 13 empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana do Recife. O acordo foi feito com o Procon-PE, que entendeu a medida como uma forma de melhorar a segurança no transporte público após acidentes como o que matou a estudante Camila Mirelle em maio - a universitária faleceu após cair de um veículo da linha Barro/Macaxeira que estava superlotado.
O promotor Humberto Graça, no entanto, discorda dessa justificativa. "Da ótica do Ministério Público, não há acréscimo ou diminuição de risco no fato de estar com a porta central fechada ou aberta. O ônibus possui outras portas e a gente não pode adotar o fechamento de todas as portas, isso não existe", ironizou em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta quinta-feira. "O que o Ministério Público entende em relação à porta central, o grande problema que a gente vislumbra é a questão da evasão, que muitas pessoas se aproveitam para acessar o ônibus sem pagar a sua passagem", disse ainda.
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) ainda não se posicionou sobre o assunto.
Apesar da liberação desta quinta-feira, ainda está em tramitação na Câmara Municipal do Recife um projeto de lei para proibir o uso da porta do meio. O PL, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), aguarda um parecer para ir a votação.
fonte: JC Trânsito
quer dizer: fica cada vez mais claro a relação promiscua entre imprensa e judiciário! esses"promotores"não tem o que fazer e atendendo solicitação da Midia(SIM! passaram por cima do Procon-PE),liberaram de novo essa porta do meio. e pior: mostra um senhor silencio de nossa sociedade Recifense cada vez mais entregue a essa gente! desceram o pau em Carlos Gueiros por propôr isso(por ser político-vereador). quando o Procon assinou com as empresas muitos tambem chiaram mas,com a imprensa(repito,a imprensa daqui e o judiciario passaram por cima do Procon-PE),os babacas daqui aplaudem essa gente. tambem amigo,uma terra que endeuso Radio AM(Jornal-Geraldo Freire,Cardinot,Gino Cesar),esperar que Recife vá pra frente desse jeito,é mais fácil o Sport voltar pra copa Sul Americana!
ResponderExcluirCaro amigo, não tenho nada haver com a mídia ou orgons publico como você cita acima.
ResponderExcluirQuando escrevi sobre o assunto neste blog, tempos atrás, contra a lei de autoria do vereador Carlos Gueiros, por não ver sentido de um ônibus de três portas, ter a do meio fechado durante o percurso, onde os mesmos só andam lotado, principalmente em horário de pico.
O amigo já se imaginou num desses ônibus e querer descer e não conseguir descer na sua parada de ônibus, porque o mesmo se acha lotado.
Sou afavor do uso correto e seguro, como já vem sendo implantado o anjo da Guarda nos veículos impedido os mesmos sairem de portas abertas.
Assim não era necessário as empresas adquirirem ônibus de três portas, se o intuito é facilitar o desembarque.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir