Paulo Henrique Ferreira, 22 anos, aprovou as inovações
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
A tecnologia está cada vez mais perto do transporte coletivo. Há dois anos informando em tempo real o horário de chegada dos ônibus, mesmo sem ser reconhecido oficialmente pelos gestores do sistema na Região Metropolitana do Recife, o aplicativo CittaMobi inova mais uma vez. Além de oferecer desde outubro a opção de compra dos créditos dos cartões Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), até o fim deste mês irá emitir alertas para informar aos usuários o vencimento dos créditos e a necessidade de nova carga para pagamento das passagens.
O CittaMobi possui 800 mil usuários. 97% usam o app pelo menos cinco vezes por semana. A compra de créditos do VEM já tem boa adesão: 36.440 recargas até agora. A recarga é possível para os cartões VEM Estudantil, Comum e Trabalhador. Nesse último caso, a compra é feita pelo trabalhador, com cartão de crédito pessoal.
O serviço tem taxa semelhante à cobrada nas compras pela internet, no valor de R$ 2,45. O usuário não precisa imprimir boletos e pagar com código de barras. A carga é lançada no cartão do passageiro no mesmo prazo e da mesma forma utilizada hoje: entre 24 horas e 48 horas e através da recarga embarcada, ao aproximar o bilhete dos validadores instalados nos ônibus.
“A recarga pelo app leva 24 horas para entrar no cartão VEM. Por isso, decidimos criar o alerta para lembrar ao usuário que ele está ficando sem crédito. Também decidimos informar quando os créditos acumulados no VEM forem expirar, já que por lei eles precisam ser usados em 180 dias”, explica Carlos Sampaio, gestor do CittaMobi.
Para realizar a recarga é necessário entrar no menu inicial do CittaMobi, optar pela compra do bilhete eletrônico, em seguida cadastrar o VEM e avançar para a opção de compra. Alguns valores preestabelecidos aparecem no menu, mas há opções para outras quantias. A partir daí, o usuário tem que registrar o cartão de crédito e confirmar a compra. Nos smartphones que dispõem da função FNC, é possível comprar aproximando o cartão de crédito do app.
O aplicativo também ganhou novas funções. A principal é permitir o registro de problemas com a linha, o ônibus ou o ponto de parada, criando uma comunicação direta com os operadores e gestores do sistema de transporte. “Será possível denunciar, por exemplo, se o veículo queimou a parada, se está atrasado, lotado ou sujo. Se o itinerário foi alterado, avaliar o motorista. São informações importantes para os operadores do sistema”, explica Sampaio.
O app ainda permite ao usuário acionar o chamado botão de pânico, que poderia ser utilizado para comunicar sobre um assalto. “Mas a ferramenta não está disponível no Grande Recife porque não há relação oficial com o Estado.”
O app disponibiliza visão geral da parada pelo Google Street View. Há também mapa do itinerário da linha e função de alarme para quando o ônibus chegar ao ponto de destino. De dentro do coletivo, o passageiro poderá acompanhar a previsão de chegada nos próximos pontos enquanto o veículo faz o percurso.
fonte: De Olho no Transito com Roberta Soares.
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