quinta-feira, 16 de maio de 2013

GRANDE RECIFE- ARENA PERNAMBUCO E O ESQUEMA DE MOBILIDADE


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Transporte público será prioridade para Náutico x Sporting

Créditos: Arena Pernambuco/Divulgação

Em coletiva na manhã desta quinta-feira, em um hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a Secretária Extraordinária da Copa em Pernambuco apresentou o plano de operação para a partida amistosa entre Náutico e Sporting, no dia 22 de maio, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O jogo é um dos eventos testes da Fifa e funcionará no mesmo regime da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, ou seja, o transporte público será a prioridade para o torcedor. Os carros não poderão entrar no estacionamento do estádio, com exceção dos veículos credenciados (imprensa, delegações e autoridades, por exemplo).

A principal via de acesso para a Arena Pernambuco será o metrô. O torcedor poderá pegar o transporte em qualquer estação e descer no terminal Cosme e Damião, onde haverá ônibus circulares à disposição. Esses veículos levarão o público para o estádio, deixando a uma distância de aproximadamente 600 metros. O restante do trajeto deverá ser feito caminhando. O custo da passagem do metrô é de R$ 1,60, enquanto que o circular terá o preço de R$ 2,25 (incluso ida e volta). Lembrando que a passagem do metrô não inclui ida e volta. O torcedor terá que pagar um bilhete para ir e outro para retornar para casa. Quem utilizar o circular será identificado com uma pulseira.

Quem não mora perto de algum terminal de metrô tem a opção de pegar ônibus comuns da Região Metropolitana do Recife e descer em alguma estação integrada, como Joana Bezerra, por exemplo. Lá, o torcedor deve pegar o metrô e se dirigir para Cosme e Damião, onde funcionará o mesmo processo descrito acima. O preço é de R$ 2,25 para ônibus do anel A e de R$ 3,45 para coletivos do anel B. Lembrando que será uma passagem para a ida e outra para a volta e que ainda há o custo do circular saindo de Cosme e Damião (R$ 2,25 já incluso ida e volta).




Aos que ainda assim optarem por utilizar carros, há alternativa dos estacionamentos privados. Os veículos particulares não podem entrar na Arena Pernambuco sem credenciamento. No perímetro de três quilômetros haverá postos de verificação de carros. Quem não se enquadrar nas restrições não poderá seguir adiante. O estacionamento na BR-408 também não será permitido.
A solução é se dirigir para os estacionamentos próximos ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP); nas estações de metrô (Joana Bezerra, Central do Recife e Aeroporto) e no ginásio do Geraldão. As vagas são privadas (pagas) e limitadas. Logo, é recomendado chegar cedo para evitar tumultos. Desses pontos, o torcedor terá que se dirigir ao metrô e repetir todo o processo já descrito até Cosme e Damião. No TIP ainda haverá o ônibus circular que leverá direto para a arena. O preço é de R$ 2,25.
Os táxis também terão circulação restrita até a Arena Pernambuco. Não será permitido o embarque e desembarque nas próximidades do estádio (BR-408, por exemplo). Quem utilizar este transporte terá que descer no TIP e de lá pegar o metrô.

A circulação de carros na BR-408 está liberada para pessoas que necessitam utilizar a via para se dirigir a outras localidades que não seja o estádio.

O horário de funcionamento do metrô em Cosme e Damião e dos terminais integrados será até meia-noite. Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, a expectativa é que o intervalo dos coletivos (metrô e circular) seja de no máximo três minutos.
É importante destacar que todo esse processo também repetido, em escala ainda maior, para a Copa das Confederações e Copa do Mundo. Segundo a Secopa e a Secretaria das Cidades, haverá agentes orientando os torcedores.
Blog do Jamildo

terça-feira, 14 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP INAUGURA AGORA OFICIAL.

Terminal Integrado TIP deve ser inaugurado nesta quinta

População questiona a forma como o projeto foi conduzido

14/05/2013 01:40 - Laiziane Soares, da Folha de Pernambuco
Laiziane Soares/Cortesia
Apresentação do projeto reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados
Como parte do projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR), entrará em operação no próximo sábado (18) o novo terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o terminal integrado TIP. A inauguração oficial está prevista para esta quinta-feira (16), mas data ainda pode sofrer alteração devido a agenda do governador, entre outros fatores técnicos. A informação foi confirmada durante a apresentação do projeto na noite desta segunda (13), em evento que reuniu representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e os moradores dos Curados II e III.
Além de atender as comunidades dos bairros do Curado II, Curado III, Curado IV e Curado IV, o novo terminal também vai integrar o Parque Capibaribe, comunidade de São Lourenço da Mata. Entre os benefícios apresentados durante a reunião estão: a redução das tarifas de todas as tarifas dos ônibus que atendem a população, que passará do anel D (R$ 2,75) para o anel A (R$ 2,25); ligação com toda a malha do SEI; acesso a toda a RMR; redução de volume no corredor, que terá um aumento na velocidade.
Apesar de a proposta visar a melhoria do serviço de transporte da região, a maioria dos moradores reprovou o projeto e, principalmente, a forma como ele foi planejado. Segundo o advogado Ivo Porto, de 29 anos,  a reunião para apresentar o projeto foi uma imposição. “No final das contas, não houve um debate. As propostas vieram prontas, não consultaram a comunidade, apenas apresentaram”, destacou.
O designer Lívia Cecília, de 25 anos, também viu reprovou o projeto do novo terminal. “Isso é uma falta de respeito com o usuário. Com um ônibus direto para o Centro nossa vida já é complicada. Passamos mais de uma hora para chegar ao Recife. Imagine só ter que esperar outra condução no TIP ou optar pelo metrô, que chega de Camaragibe lotado?”, indagou.
Na reunião, a Associação dos Moradores dos Curado II e III entregou um ofício, no qual solicitava a modificação de alguns itinerários e de algumas linhas que farão integração no novo terminal. Segundo o organizador da proposta, o estudante de Direito David Freitas, a ideia é “superar a situação caótica. “Todos os moradores acreditam que não haverá benefícios, e sim transtornos”, contou o universitário, que para elaborar o texto do ofício, consultou os comentários deixados pelos curtidores da página do Facebook “Trends do Curado”.
Entre as propostas da associação estão a utilização de veículos articulados em todos os horários e a possibilidade de viagens expressas nos horários de pico, como acontece no Terminal de Camaragibe.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

GRANDE RECFE - GOVERNO AGORA TOMA ATITUDE DE QUEM MANDA NA LICITAÇÃO.


Governo do Estado manda recado a empresários de ônibus: “Se licitação der vazia, novamente, contratação será direta”

Publicado em 08/05/2013, Às 20:00

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
O novo edital de licitação das linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) será relançado no fim de maio ou, no mais tardar, no início de junho. E, se mais uma vez a licitação der “deserta”, expressão usada para definir quando não são apresentadas propostas de interessados, o governo de Pernambuco fará uso da prerrogativa legal de contratar novos operadores diretamente, sem concorrência pública. O recado foi dado, nesta quarta-feira (8/5), pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante programa na Rádio CBN.
No início de abril, depois de mais de dez anos prometendo realizar a licitação das linhas de ônibus – obrigatória pela Lei das Licitações 8.666 de 1993 -, o Estado lançou o edital da concorrência pública, um contrato estimado em R$ 15 bilhões e previsto para ser operado em 15 anos, podendo ser renovado por mais cinco. Mas no dia específico para a apresentação das propostas, nenhum empresário compareceu. Na época se especulou um boicote ao projeto do Estado motivado, sob a ótica do setor empresarial, pelas exigências feitas para a disputa, sem um retorno financeiro que equilibrasse os futuros contratos. A informação era de que os sete lotes previstos para serem operados eram deficitários.
“Não estou defendendo a contratação direta, ao contrário. Lançamos a licitação pública exatamente para que haja a concorrência, a primeira na história do Brasil a ser, inclusive, internacional. Mas o governo Eduardo Campos assumiu o compromisso de licitar um novo sistema de transporte público, com qualidade, eficiente e confortável, e não abriremos mão desse projeto. Isso é fato. Nada mudará a determinação do governo”, avisou o secretário. A contratação direta é prevista na Lei das Licitações. “A própria lei nos dá essa prerrogativa. Temos que lançar o edital da concorrência duas vezes e, se na segunda tentativa não forem apresentadas propostas, podemos decidir pela contratação direta. O que garantimos é que até o final do ano vamos ter novos operadores escolhidos. É um compromisso do atual governo”, disse.
Ajustes estão sendo feitos no edital de licitação para tentar torná-lo mais atrativo, mas o secretário não quis adiantar quais são eles. Na época em que a licitação deu deserta o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, afirmou que a renovação de toda a frota do Sistema Estrutural Integrado (SEI), de 900 coletivos e prevista para acontecer até o fim de 2014, poderia ser um dos pontos revistos.
Danilo Cabral e Nelson Menezes, também presente no programa da Rádio CBN, não quiserem voltar a comentar a possibilidade de boicote por parte do setor empresarial. “Sabemos que estamos exigindo um alto nível de qualidade para o sistema e não abriremos mão disso. Os futuros operadores terão que entender e se adequar”, acrescentou Menezes. O secretário lembrou, também, que o governo do Estado, juntamente com as prefeituras do Recife e Olinda abriram mão de R$ 50 milhões por ano em impostos, exatamente para facilitar a operacionalidade do sistema. Os empresários de ônibus, mais uma vez, preferiram o silêncio.
Confira a proposta de licitação do Estado:

Postado por Roberta Soares

sexta-feira, 10 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI TIP ESTA PRONTO

GRANDE RECIFE - RESUMO SOBRE OBRAS EM PRNAMBUCO



Arena Pernambuco já recebe estruturas temporárias para a Copa das Confederações

POSTADO POR THIAGO WAGNER DA SILVA ÀS 18:15 EM 09 DE MAIO DE 2013

Estádio está 98,4% pronto. Fotos: Rafael Bandeira/Secopa-PE
Faltando 399 dias para a Copa do Mundo, a secretaria extraordinária da Copa em Pernambuco divulgou mais um balanço de números das obras da Arena Pernambuco. O estádio está 98,4% concluído.  Dentro dos detalhes que ainda faltam para serem feitos, há a instalação das estruturas temporárias para a Copa das Confederações, em junho. Na arquibancada superior, por exemplo, haverá espaço extra para a imprensa. Pouco mais de duas mil cadeiras foram retiradas para o novo local. Recife é uma das sedes da competição e receberá três jogos, entre eles Espanha x Uruguai.
A meta é deixar tudo pronto para o dia 20 deste mês, quando o estádio receberá o primeiro evento teste, um jogo dos operários da arena com a presença da presidente Dilma Rousseff. Dois dias depois, ocorrerá o confronto entre Náutico e Sporting. Em 24 de maio, a arena será entregue para a Fifa.


No que diz respeito à mobilidade, sete das 14 intervenções estão concluídas segundo a Secopa-PE. Das que ainda faltam, a considerada mais importante é o Ramal Cidade da Copa, um dos acessos para a Arena Pernambuco. A obra está 90% pronta e tem previsão para ser entregue em maio deste ano. As outras construções estão com o mesmo prazo.

Ramal Cidade da Copa está 90% concluído


Afora a Arena Pernambuco e as principais obras de mobilidade, ainda há outras estruturas temporárias sendo instaladas no centros de treinamentos de Náutico e Sport e no estádio do Arruda, que pertence ao Santa Cruz. As seleções que irão disputar a Copa das Confederações, treinarão nesses locais. Por isso, haverá melhorias nos três locais como a instalação de estrutura para a imprensa e intervenções no acesso.

http://www.slideshare.net/JCOnLine/balano-das-obras-para-a-copa-das-confederaes



quarta-feira, 8 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - TI XAMBÁ TÊM PREVISÃO CERTA, PRA INAUGURAR DE FATO (fim de junho) MOTIVO ATRASO DOS SVELTOS TRUCKS.








O

Alimentadoras 



831 AGUAZINHA / T.I XAMBÁ 3
841 NOVA OllNDA / T.I XAMBÁ 2
842 ÁGUAS COMPRIDAS/T.I XAMBÁ 4
843 ALTO DA BONDADE / T.I XAMBÁ 5
844 SANTA CASA/T.I XAMBÁ 5
847 ALTO NOVAOllNDA/T.I XAMBÁ 2
851 CÓRREGO DO ABACAXI/ T.I XAMBÁ 2
852 CAIXA D'ÁGUA / T.I XAMBÁ 5 
838 ALTO DA CONQUISTA/T.I. XAMBÁ 7 
892 ALTO DO CAJUEIRO /T.I. XAMBÁ 5 
894 ALTO DA SUCUPIRA / T.1. XAMBÁ 2 
895 ALTO DO SOl NASCENTE / T.I. XAMBÁ 6 

lntertermlnais 
861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23
881 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.VARGAS) 20
882 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (G.L.CAVALCANTI) 11
883 T.1. XAMBÁ / RIO DOCE (TI PE•15) 12



Troncais 
820 T.1. XAMBA (CABUGÁ) 9
860 T.1. XAMBÁ (PRINCIPE) 19
810 T.1. XAMBÁ / ENCRUZILHADA 5



perimetrais 870 T.1. XAMBÁ / AFOGADOS 10 861 T.1. XAMBÁ / T.1. J. BE2ERRA 23




 TERMINAL INTEGRADO DO CAENGA VAI SER DESATIVADO ESTE MÊS AGORA DE MAIO, E ESSAS BELEZURAS VÃO ESTAR NO NOVO TI DO XAMBÁ QUE VAI SER INAUGURADO NO DIA 18/05/2013, A CAXANGÁ VAI TRAZER 80 ÔNIBUS NOVOS, SENDO O COMIL DOPPIO BRT, SVELTO V 2013, MARCOPOLO TORINO G7 2013, E COMIL SVELTO MIDI II 2013, E AS LINHAS DOS ÔNIBUS QUE RODAM NO TI DO CAENGA VÃO SER TRANSFERIDAS PARA O NOVO TI DO XAMBÁ!

GRANDE RECIFE - EMPRESA SÃO PAULO RUIM DO BOLSO E RUIM PRA OS TRABALHADORES.

JC Trânsito // manifestação

Encerrada paralisação de motoristas e cobradores da empresa São Paulo após 3 horas de negociação

Publicado em 08.05.2013, às 08h25


0851598e65798f39d81e690af8170931.jpg
Motoristas, cobradores e fiscais cruzaram os braços desde as 5h30 desta quarta-feira (8)
Foto: @EudesAndrade_/ Twitter

Do JC Trânsito Com informações de Rafael Carneiro, da Rádio Jornal A paralisação de mais de 200 trabalhadores, entre motoristas, cobradores e fiscais, da empresa São Paulo e que deixou 18 linhas de ônibus sem circular na manhã desta quarta-feira (8) foi encerrada após três horas de negociação. Os ônibus começaram a sair da garagem e voltar ao trabalho por volta das 8h30.
Os trabalhadores protestaram contra as péssimas condições de trabalho, além da demissão de 33 colegas sem justa causa na semana passada. Alguns veículos foram posicionados na porta da garagem da empresa localizada na Rua da Regeneração, no bairro do Arruda, impedindo a saída dos ônibus. A Polícia Militar foi chamada para controlar a manifestação caso saísse de controle.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários de Pernambuco, Patrício Magalhães, foi até o local negociar com os trabalhodores e apresentou 17 itens da pauta de reivindicação. Todos os funcionários concordaram com os novos termos e decidiram voltar ao trabalho. Ainda segundo Patrício Magalhães, os 33 trabalhadores desligados da empresa na semana passada serão readmitidos.

"Pedimos a volta dos funcionários demitidos e a equiparação salarial com outras empresas. Estávamos com os salários defasados", disse Crisanto Almeida, um dos motoristas da empresa que aderiu à manifestação.
Procurada pela reportagem do JC Trânsito, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco, a Urbana-PE, comunicou que a diretoria da empresa São Paulo avaliou o que poderia ser acordado ou não das reivindicações dos trabalhadores e que a manifestação girou em torno de questões gerenciais entre a empresa e os funcionários.
Já o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que vai notificar a São Paulo com base no Regulamento dos Transportes Públicos de Passageiros da RMR do Recife, Art. 99, do Grupo 7, item IX relativo à paralisação desta manhã. Para que a população não ficasse desassistida, o Consórcio solicitou ainda a outras duas empresas, que atendem a região de circulação da empresa, que remanejassem alguns coletivos para o atendimento das linhas que foram paralisadas.
Mesmo durando pouco tempo, a interrupção dos trabalhos prejudicou a circulação de passageiros dos bairros do Arruda, Beberibe, Cajueiro, Fundão e Encruzilhada. Veja as linhas da empresa São Paulo que foram afetadas no início desta manhã:
Linha 710 - Beberibe/Derby
Linha 714 - Alto José Bonifácio/Av. Norte
Linha 717 - José Amarino dos Reis
Linha 718 - Córrego do Euclides / Derby
Linha 721 - Água Fria
Linha 722 - Campina Barreto
Linha 723 - Cajueiro
Linha 724 - Chão de Estrelas
Linha 731 - Beberibe/Espinheiro
Linha 741 - Dois Unidos
Linha 742 - Linha do Tiro
Linha 743 - Alto José Bonifácio/João de Barros
Linha 744 - Dois Unidos/Bacurau
Linha 745 - Alto José Bonifácio/Bacurau
Linha 746 - Alto do Capitão
Linha 760 - Dois Unidos/Derby
Linha 800 - Dois Unidos/Afogados
Linha 914 - PE 15/Afogados

terça-feira, 7 de maio de 2013

PARAIBA - GRANDES IDEIAS AI SIM EU DOU VALOR.

Estudantes de João Pessoa estão isentos de pagar ônibus na capital

sexta-feira, 12 de abril de 2013
Cerca de 55 mil estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa começaram a usufruir, nesta quinta-feira (11), da gratuidade do transporte público na capital. O Passe Livre, sistema oficializado pelo prefeito Luciano Cartaxo nessa quarta, funcionará a partir de um cadastro de todos os alunos de escolas públicas municipais, que receberão cartões carregados com duas passagens por dia letivo.

O benefício, porém, não poderá ser utilizado para passeios ou outras ocasiões. Para garantir o uso adequado do programa, a Prefeitura vai instalar equipamentos validadores em cada uma das instituições de ensino. O aluno receberá o crédito de uma passagem e, ao chegar na escola, haverá uma máquina onde ele deve confirmar sua presença e creditar o valor da passagem da volta para casa e do dia seguinte, para retornar à escola. Caso não vá para o colégio, a passagem daquele dia será descontada e, mais na frente, precisará ser paga.

De acordo com a Secretaria de Educação, a verificação da assiduidade dos alunos é um dos principais objetivos da concessão do benefício. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a medida também ajuda a combater a evasão escolar. Após a instalação das máquinas que atestarão a presença dos alunos, a Prefeitura entregará um cartão exclusivo para o crédito das passagens. Enquanto o sistema completo não é implantado, o crédito está sendo colocado nos cartões de passe que os estudantes já possuem. 

O cadastramento dos alunos deve ser realizado diretamente nas escolas, que repassarão os dados à Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP). Pelo menos cinco unidades de ensino informaram o cadastramento completo de todos os alunos.

Por Vanessa Silva

GRANDE RECIFE - GRAVE ATROPELAMENTO DE CICLISTA NO RECIFE + 1... ATÉ GUANDO?


Ciclista morre atropelado por ônibus na 




BR-101, na Iputinga, Recife






Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (7).
Homem, que estava sem documentos, morreu no local.

Do G1 PE
Comente agora
 Um ciclista morreu atropelado por um ônibus no quilômetro 66 da BR-101, na altura do bairro da Iputinga, Zona Oeste doRecife. O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (7) e, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem estava sem documentos de identificação e teria sido reconhecido por uma irmã que foi até o local. O impacto com o ônibus matou a vítima na hora.
Testemunhas contaram que ele se desequilibrou ao tentar subir na calçada, bateu na lateral do ônibus e caiu na pista. O motorista do ônibus, que faz a linha Barro-Macaxeira, não teria visto o acidente e passou por cima do ciclista. Por causa do atropelamento, uma equipe da PRF precisou interditar uma das pistas e o trânsito ficou lento.
A assessoria de comunicação da Empresa de Transporte Integrado (Urbana-PE) informou que é preciso aguardar a perícia para saber quais medidas serão tomadas pela empresa. A Urbana adiantou que a família deve receber algum tipo de assistência, mas isso depende do resultado do laudo pericial.

sábado, 4 de maio de 2013

GRANDE RECIFE - METRO MAS EM CONTA E NÃO SE INVESTE NELE POIS NÃO RENDE COMO OS ÔNIBUS.



Superintendente da CBTU-Metrorec diz que ônibus é mais caro do que parece


Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Em carta enviada ao Blog de Jamildo nesta sexta-feira (3), o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Metrô do Recife (Metrorec), José Marquer de Lima, afirmou que apostar em ônibus como principal meio de transporte em uma cidade é mais caro do que parece.
Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô

"Como contraponto aos apologistas bem remunerados que gostam de propagar os baixos custos do sistema de ônibus, devemos perguntar: quanto custa e quem paga a construção e a manutenção das vias em que trafegam milhares de ônibus todos os dias, danificando-as?", questionou.

O texto foi uma reiteração do post publicado no mês passado, "Recife só vai deixar de ser província quando investir em metrô".

Leia a carta na íntegra:

segunda-feira, 29 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - TEMPESTADE NO RECIFE

Chuva alaga ruas do Grande Recife e complica trânsito em vários pontos

CTTU informou que há locais com alagamento e retenção de veículos.
Codecipe não registrou desabamentos nem vítimas.

Do G1 PE
Comente agora
Na Imbiribeira, trechos inteiros alagados (Foto: Reprodução/TV Globo)Trechos inteiros alagados na Av. Mascarenhas de Moraes
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A chuva que atinge a Região Metropolitana do Recife desde o domingo (28) deixou vários pontos de alagamento e o trânsito complicado na manhã desta segunda-feira (29). A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou alguns pontos da capital pernambucana que os motoristas devem evitar.
A descida após o viaduto Capitão Temudo, sentido Centro da cidade, está alagada e com trânsito intenso. O viaduto Tancredo Neves, próximo à UPA da Imbiribeira, na Zona Sul, também apresenta pontos de alagamentos. Na Avenida Norte, no cruzamento com a Avenida João de Barros, na Encruzilhada, também há alagamentos. A CTTU informou que os motoristas de ônibus estão evitando parar no acostamento da Avenida Cruz Cabugá, por causa do volume de água. A companhia disse que há agentes nas ruas para orientar os motoristas.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe) informou que não há registro de vítimas ou desabamentos.Os maiores volumes de chuva foram registrados em Paulista, com 55,1 mm de domingo para segunda. Só no Recife, foram registrados 25,8 mm e duas solicitações de vistorias por risco de desabamento de barreiras, além de oito reposições de lonas e duas solicitações de corte de árvores.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, somente entre as 9h e 10h desta manhã, 23 mm de chuva foram registrados no Recife. “Se fosse distribuída no dia todo, a chuva seria considerada moderada. Mas, como foi em pouco tempo, é considerada forte”, afirmou o meteorologista  Vinícius Gomes. A previsão da Apac para o resto do dia e para terça-feira (30) é de mais chuvas, porém com menos intensidade. “A tendência é diminuir agora à tarde e pode voltar a chover à noite. Para amanhã [quarta], a previsão é de pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora do dia”, disse.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - CONDE DA BOA VISTA FOI A MAIOR MARECADAÇÃO ELEITORAL DO PT COM JOÃO PAULO,HOJE DEVERÁ SER MUDADA;

No Recife, Avenida Conde da Boa Vista é o calo do corredor de ônibus Leste-Oeste

quarta-feira, 24 de abril de 2013
“Existe uma solução para a Conde da Boa Vista.” Foi assim que o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, anunciou, nesta terça-feira, que uma das principais vias da cidade será repaginada. “Já contratamos um projeto e vamos trabalhar com o governo. Será a solução para os ônibus que transitam na área”, garantiu.

A proposta de reforma da via surge num momento emblemático. Afinal, a avenida faz parte do Corredor Leste-Oeste, em execução, mas foge dos padrões desenvolvidos para o sistema de transporte público do futuro, com espaço exclusivo para ônibus, que terá, entre outras vantagens, pagamento de tarifa antes do embarque, em estações no nível dos veículos.

A Secretaria Estadual das Cidades informou que ainda não há prazos para a execução da obra, porque o projeto está na fase de estudos. O Grande Recife Consórcio de Transporte adiantou, em nota, que cabe ao governo a implantação, em toda a via, de um corredor exclusivo de ônibus. Será a continuidade do Leste-Oeste, entre Camaragibe, no Grande Recife, e o Derby, área central da capital.

A Conde da Boa Vista, com 1,7 quilômetro de extensão, passou por ampla e polêmica reforma, sendo inaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar o transporte coletivo, ganhou parada de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio. O serviço custou, na época, R$ 14 milhões.

Ao longo do tempo, no entanto, a proposta da nova Conde da Boa Vista se mostrou inviável. Nos horários de pico, há engarrafamentos de ônibus e passageiros reclamam da demora. Como se não bastasse, a falta de controle urbano permitiu que os camelôs invadissem paradas de coletivos e calçadas, dificultando a mobilidade de quem circula a pé.

A proposta de repaginação da Conde da Boa Vista foi abordada durante a 2ª Reunião do Fórum Técnico Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. Participaram representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), de prefeituras do Grande Recife e Goiana, além de Curitiba (PR). O objetivo era apontar soluções para minimizar os transtornos causados pela falta de planejamento e pelo crescimento da frota de veículos.

No evento de ontem, João Braga disse também que atuará dando mais vantagens para quem anda de transporte público, dificultando quem utiliza transporte individual. A longo prazo, pretende mudar a cultura de quem precisa se locomover por longas distâncias. “Se apenas 30% da população utiliza carro e ocupa 70% do sistema viário, então é justo que esse pessoal pague mais caro por isso.”

Várias medidas, segundo o secretário, serão tomadas para causar esse impacto nos motoristas, além da restrição a carros, já anunciada. “Em até seis meses, será proibido estacionar carros nas vias que passam ônibus. A aplicação de multas será mais rigorosa, assim como o combate à corrupção. Pedestres serão a prioridade.”

Informações: Jornal do Comércio

GRANDE RECIFE - OS BRT´S ESTAM CHEGANDO AS SUPERMAQUINAS

Como serão os novos ônibus do Recife e RMR, confira:

terça-feira, 24 de abril de 2013
Qual e como serão os novos e esperados ônibus para o sistema de transporte coletivo para a Região Metropolitana do Recife, obras e mais obras estão espalhadas por todos os cantos das cidades em que os corredores de ônibus passarão, prometendo para os usuários um transporte coletivo confortável e acima de tudo com eficiência.

E as primeiras imagens de alguns dos modelos começaram a serem mostradas mostrando como será os novos ônibus.

Os corredores terão um investimento de R$ 940 milhões, sendo R$ 180 milhões para o Leste-Oeste, que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata (Cidade da Copa), R$ 280 milhões para o Norte-Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, e R$ 480 milhões para a BR-101, que será requalificada e terá um corredor exclusivo de ônibus.

Blog Meu Transporte



 

terça-feira, 23 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESA CAXANGÁ RENOVANDO PRA O TI XAMBÁ


Rodoviária Caxangá adquire 55 Mercedes novos

ônibus
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus Mercedes Benz. Executivos do Grupo Metropolitana estiveram na sede da fabricante em São Bernardo do Campo e conheceram, entre outros modelos, o superaticulado O 500 MDA. Foto: Divulgação Mercedes Benz.
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus novos Mercedes Benz
Empresa de Olinda se prepara para renovar a frota para o passageiro habitual e para atender demanda da Copa do Mundo de 2014
ADAMO BAZANI – CBN
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o poder público investe em novos sistemas de transportes para atender a população local e também a demanda maior que deve ser gerada pelo evento esportivo.
Se as prefeituras e estados investem em infraestrutura, como em corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – as operadoras começa a renovar suas frotas, não só nas cidades-sedes mas também em municípios de grande e médio porte que têm ligação com estas cidades.
É o que ocorre em Olinda.
A Empresa Rodoviária Caxangá acabou de adquirir 55 chassis novos de ônibus da Mercedes Benz.
De acordo com a fabricante, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, foram 50 unidades de motor dianteiro OF 1721 Euro V e cinco ônibus articulados O 500 MA.
Os veículos vão operar em linhas integradas ao Terminal Xangá, em Olinda, que faz parte do sistema de Transporte da Região Metropolitana de Recife.
Em nota à imprensa, divulgada pela Mercedes Benz, o diretor do Grupo Metropolitana, Paulo Júnior, disse que a compra significa melhor atendimento ao passageiro e mais capacidade de transporte para a companhia.
O Grupo Metropolitana tem hoje cerca de mil ônibus, sendo que cerca de 95% do total são da marca Mercedes Benz.
Executivos do Grupo foram conhecer a planta de São Bernardo do Campo e as opções da empresa para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, tanto em relação a modelos de ônibus como assistência técnica e orientação com profissionais especializados nestes sistemas de operação.
Além dos chassis convencionais como o padron O 500, o de motor dianteiro OF e os micros LO, para os novos corredores, a Mercedes demonstrou o modelo que 0 500 MDA, denominado pela marca de superarticulado, que possui quatro eixos, sendo dois no “vagão” depois da articulação e maior capacidade de transporte em relação ao articulado padrão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

terça-feira, 16 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESAS DE ÔNIBUS PERNAMBUCANAS BOICOTARAM A LICITAÇÃO... CABE O NOSSO GOVERNADOR ESTATIZAR ESSE SISTEMA PARA CONTROLE DA ESTADO.

Empresários ignoram licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

Publicado em 16/04/2013, Às 12:56


 
O transporte público de qualidade operado por ônibus sofre mais um baque.  Agora pela manhã deu vazia a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife, um contrato de R$ 15 bilhões, discutida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos e em processo de ser viabilizada há mais de cinco. “Dar vazia” é um expressão usada tecnicamente para informar que ninguém se interessou em apresentar propostas para concorrer à prestação do serviço de transporte da RMR, uma operação estimada em R$ 60 milhões por mês.
Não só os empresários pernambucanos que operam o setor atualmente deixaram de participar, mas também os nacionais e até internacionais, já que a concorrência pública é aberta para o mundo. Nos bastidores, comenta-se que ninguém compareceu porque as exigências e critérios da licitação eram muitas, sem o retorno financeiro que equilibrasse a conta. A informação é de que os 7 lotes previstos eram deficitários. Ou seja, do jeito que está no edital, seria um negócio deficitário – a receita não cobriria os custos.
Na audiência pública realizada pelo governo do Estado para discutir a proposta,  ano passado, os empresários do setor, alguns técnicos e representantes da população deixaram claro que existiam falhas no processo porque havia muitas exigências e pouca perspectiva de retorno finaceiro. Por isso ninguém compareceu. Os empresários do setor não falam, mas especula-se que houve um movimento orquestrado para boicotar o processo. O sinal de alerta fica por conta da ausência dos possíveis concorrentes nacionais e internacionais.
A Secretaria das Cidades e o Grande Recife Consórcio de Transportes ainda não se pronunciaram, mas deverão fazê-lo até  o fim do dia. O Urbana-PE, sindicato do setor, também não, alegando que o tema diz respeito a uma relação particular das empresas.
ENTENDA O PROCESSO
A licitação das linhas de ônibus é prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2000) que o processo é estudado e prometido.
As exigências do governo são muitas exatamente para garantir um salto de qualidade no sistema. O problema é que o governador Eduardo Campos exige que não haja aumento das passagens e, sem um subsídio direto – como acontece no mundo inteiro – o serviço não conseguiria ter a qualidade desejada se pagando apenas com a receita do sistema.
Pelos prazos oficiais anunciados em março de2012, até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos.  A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco.
CONHEÇA A PROPOSTA DE LICITAÇÃO APRESENTADA PELO GOVERNO:

Postado por Roberta Soares

GRANDE RECIFE - É HOJE A GRANDE REVOLUÇÃO DO TRANSPORTE EM PERNAMBUCO.

Ônibus » Dia decisivo para a mobilidade. Grande Recife recebe propostas de empresas

Publicação: 16/04/2013 07:26 Atualização: 16/04/2013 09:08

 O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo
O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo
O dia de hoje é decisivo para o futuro do transporte na RMR. O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. As análises devem durar um mês e os nomes das sete vencedoras serão conhecidos até agosto. É a primeira vez que a rede pública de ônibus será licitada. Hoje, as empresas operam em regime de permissão. Com a licitação, toda a frota terá ar-condicionado e câmbio automático até junho de 2014, atendendo aos moldes do BRT (transporte rápido por ônibus), que será implantado nos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A licitação integra um conjunto de medidas para melhorar o sistema. Dentro dessa estratégia, o govermo do estado inaugurou ontem o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbibeira, que vai atender 64 mil usuários diariamente, com 25 linhas de ônibus e uma de metrô (leia matéria abaixo).

As linhas serão licitadas em sete lotes: Domingos Ferreira/BR-101, Mascarenhas de Moraes, Belmino Correia (Camaragibe), José Rufino/Abdias de Carvalho, Rosa e Silva, BR-101/PE-15 e Beberibe/Presidente Kennedy. Cada um não terá mais de 20% das 391 linhas e nenhuma empresa ou consórcio poderá explorar mais de um lote. O edital foi lançado em janeiro. “A finalidade é que o estado contrate a melhor proposta técnica e financeira”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Após a assinatura do contrato em agosto, as empresas terão seis meses para iniciar a operação. “É uma concorrência complexa, porque o sistema está mudando, mas a expectativa é de que até o fim do ano a gente tenha novas empresas na rua”, informou o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes.

Pela primeira vez, o usuário dará uma nota sobre o tipo de serviço que usa todos os dias. A opinião do passageiro terá peso 3,5 na avaliação semestral que medirá o desempenho das empresas. Os outros critérios são confiabilidade (peso 3), segurança (peso 2) e adequabilidade (peso 1,5). Com nota menor ou igual a 5, a empresa poderá perder o direito de operar.

Os indicadores de qualidade, definidos no edital, levam em conta o cumprimento das viagens, a duração dos intervalos, o índice de quebra dos ônibus e a satisfação do usuário. A remuneração mensal paga pelo Grande Recife às empresas ou aos consórcios irá depender de uma avaliação mensal que medirá os indicadores.

A licitação

A frota atual
385 linhas
2.456 ônibus convencionais
214 ônibus articulados
21 opcionais
2.691 ônibus + 5% de reserva técnica
2 milhões de passageiros por dia

A frota com a licitação
391 linhas
1696 convencionais
31 opcionais
489 articulados
136 leves
221 modelo BRT
71 alongados
2.644 ônibus será a frota após a licitação + 5% de reserva técnica

O que vai mudar com a licitação

- Refrigeração da frota do SEI até junho de 2014
- Regrigeração de toda a frota até 2020
- Câmbio automático dos ônibus do SEI até junho de 2014
- Câmbio automático de toda a frota até 2020
- 3,5 anos é a idade máxima para a renovação dos ônibus convencionais
- 5 anos é a idade máxima para renovação dos ônibus articulados (sanfona)

Indicadores de qualidade

- Cumprimento das viagens
- Cumprimento dos intervalos
- Índice de quebra
- Índice de satisfação do cliente

Distribuição das linhas em 7 lotes

Lote 1 - Corredor da Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
Frota: 429
Linhas: 55

Lote 2 - Corredor da Avenida Mascarenhas de Moraes
Frota: 351
Linhas: 52

Lote 3 - Corredor José Rufino e Abdias de Carvalho
Frota: 406
Linhas: 71

Lote 4 - Corredor da Avenida Belmiro Correia (Camaragibe)
Frota: 243
Linhas: 37

Lote 5 - Corredor das avenidas Rosa e Silva, Rui Barboda e Avenida Norte
Frota: 351
Linhas: 43

Lote 6 - Corredor das avenidas Beberibe e Presidente Kennedy
Frota: 366
Linhas: 56

Lote 7- Corredor da BR-101/PE-15 (Nrte/Sul) e corredor PE-01 (Olinda)
Frota: 498
Linhas: 77

20% é o limite das linhas por lote. Cada empresa ou consórcio só pode ter um lote

Renúncia fiscal
R$ 41 milhões em ICMS sobre combustível e dos veículos
R$ 11 milhões em ISS dos municípios consorciados: Recife e Olinda

Prazos
15 anos é o tempo de duração dos contratos
Renovável por mais 5 anos
1 mês é o tempo que devem durar as análises das propostas
Em agosto devem ser assinados os contratos com as empresas vencedoras
6 meses (3 meses renováveis por mais 3) é o tempo para o início da operação, após a assinatura dos convênios

O Terminal Integrado Tancredo Neves

-    Às 5h de sábado o terminal começa a funcionar
-    R$ 8,6 milhões investidos
-    12 meses de obras
-    64 mil usuários beneficiados diretamente
-    20 localidades atendidas (Recife e Jaboatão)
-    25 linhas de ônibus e 1 de metrô circularão pelo terminal
-    196 ônibus
-    2.109 viagens por dia
-    3,2 mil metros quadrados de área construída
-    14 mil metros quadrados de terreno

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transportes e Secretaria das Cidades.