sexta-feira, 4 de julho de 2014

Mobilidade - Atenção Governador e Deputados o povo ta sofrendo com esses transtornos de obras que nunca acaba na data prevista,e outubro vem ai...


TI Getúlio Vargas - TI Caxangá III Perimetral

Fotos tiradas da rua ao lado da Banco Itaú. Tem muito ainda a ser feito. Estão refazendo o muro com espaço para acesso a rua que deve ser a uma saída de ônibus, possivelmente BRT, pelo posicionamento dela com relação a via central que será de circulação dos BRT, após comentar com funcionário.




Estão ajustando a plataforma coberta e falta cobrir a outra, bem como o espaço por onde os usuários irão passar ao cruzar a via de ônibus indo ou vindo da Av. Caxangá. Também estão concretando vários trechos sendo o mais adiantado o voltado para a Av. Caxangá. No lado da Av. Gal. San Martin deve ser entrada e saída de ônibus, mas terão que remover um poste na calçada. Ainda falta remover árvores no lado da Caxangá e acredito que as barracas serão removidas, pois não há espaço para pedestre tanto que parte do alargamento que será para circulação de veículos está isolado para os pedestres transitar. Outra coisa que achei desnecessário é um semáforo para pedestres tendo o do cruzamento muito próximo. Se era para instalar um semáforo, que colocasse na esquina do Banco Itaú afim dos ônibus ao saírem do TI entrarem na avenida sem dificuldade.




Por causa dos atrasos no projeto do BRT, ônibus comuns brigam por espaço com carros na Caxangá
Publicado em 03/07/2014, Às 22:00

O que era para melhorar, piorou. O atraso do governo de Pernambuco na entrega das obras do Corredor de BRT Leste-Oeste está prejudicando não só os motoristas de veículos particulares, mas, principalmente, os passageiros do transporte público, que deveriam ser beneficiados pelo projeto. O retrato dessa contradição chama-se Avenida Caxangá, principal eixo radial do transporte por ônibus na região oeste do Recife. Virou a avenida da desordem. A operação capenga do BRT – que atrasou em mais de seis meses e funciona apenas com uma linha das sete previstas inicialmente – obrigou os ônibus convencionais a abandonarem a faixa exclusiva para circular espremidos aos carros nas duas faixas de tráfego misto existentes por sentido. O resultado são congestionamentos em toda extensão da avenida e a qualquer horário, passageiros e motoristas irritados e, o que é pior, queixosos do BRT, um sistema proposto pelo Estado como uma das principais soluções de mobilidade.

As dificuldades afetam, atualmente, os usuários das 23 linhas de ônibus convencionais que trafegam pela Avenida Caxangá. Linhas operadas por 211 veículos que estão disputando espaço com quase 54 mil veículos que passam pela via diariamente. E o que mais incomoda: ônibus que há mais de 15 anos desfrutam da faixa exclusiva da Avenida Caxangá que, mesmo com defeitos e invadida por carros, proporcionava uma viagem mais rápida. O fato de a faixa exclusiva ficar restrita aos BRTs potencializa os problemas porque apenas 14 veículos estão rodando numa única linha (Camaragibe-Derby), com intervalos entre 8 e 15 minutos nos horários de pico, mas que chegam a 20 minutos em alguns momentos. Quem anda de BRT (por enquanto apenas 6 mil pessoas) é só elogio, mas os passageiros dos ônibus comuns estão usando paradas improvisadas na margem direita, que pouco protegem do sol ou da chuva.


O atraso nas obras dos terminais integrados, como o da III Perimetral, é o grande problema.

SEGUNDA LINHA DE BRT (CAMARAGIBE-CONDE DA BOA VISTA) ENTRA EM OPERAÇÃO NO PRÓXIMO MÊS

A disputa por espaço viário entre ônibus convencionais e automóveis vai demorar mais um pouco na Caxangá. Em mais uma previsão, o governo do Estado agora promete para o início de agosto um alívio na situação com o início da operação da segunda linha de BRT (Camaragibe-Conde da Boa Vista). Mas o fim dos transtornos, ao menos para o transporte público, somente em setembro, novo prazo de conclusão anunciado para o Corredor Leste-Oeste.
André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife, pede compreensão à população. “Quando o BRT estiver com as sete linhas em operação nenhum ônibus convencional fará embarque e desembarque na Caxangá. Teremos, no máximo, alguns veículos passando por pequenos trechos da avenida. Todas as linhas, hoje radiais, irão virar alimentadoras, passando pelos terminais integrados que estão em construção”, explicou.
Exemplo dado pela cttu Recife:


http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/
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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mobilidade - Caos e terror e os governates nada faz, e se até as eleições não derem um jeito a coisa vai ficar feia pra esses politicos.

Mobilidade continua dando nó na Região Metropolitana do Recife

Em vários pontos da capital, os canteiros de obras trazem problemas à população


    Encerrados os jogos da Copa do Mundo em Pernambuco algumas das intervenções de mobilidade urbana, previstas para antes do Mundial esportivo, ficaram incompletas ou inacabadas. E o pior, os transtornos para a população causados por essas ações, principalmente do Recife, seguem com os prazos de execução protelados. No topo das obras que estão em andamento, e que prejudicam o cotidiano de milhares de usuário do transporte coletivo e de veículos individuais, estão os corredores exclusivos para o sistema Bus Rapid Transit (BRT), o Norte-Sul e o Leste-Oeste.
    Arthur Mota/Folha de Pernambuco
    Na Caxangá, a implantação parcial do BRT tem prejudicado outros modais
    Para a Copa, apenas uma etapa inicial do Leste-Oeste foi entregue e um esquema especial operado para o transporte dos torcedores até a Arena Pernambuco. Porém, das 26 estações previstas no ramal, que segue do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, somente seis foram liberadas para o funcionamento da primeira linha do serviço. Com isso, a demanda de passageiros segue muito abaixo do esperado, pois, apenas uma das sete linhas previstas iniciou a operação. Além de atrasar a melhoria do deslocamento das pessoas, a demora das obras de mobilidade gera o efeito inverso, travando importantes vias da cidade.
    Um exemplo claro desse processo contraditório é a avenida Caxangá, cuja operação do corredor Leste-Oeste do BRT foi um sucesso durante o Mundial, mas, que, depois dele, vem provocando engarrafamentos, irritação e críticas de quem precisa transitar pelo local. Com a faixa para o Bus Rapid Transport interditada a outros modais, o sistema roubou o antigo espaço destinado às velhas linhas de ônibus, que devido ao fato do BRT não ter sido totalmente finalizado, continuam operando. Devido a isso, o trânsito no local se tornou caótico: nas duas outras faixas existentes, centenas de coletivos dividem espaço com carros e táxis. O deslocamento entre o viaduto da Caxangá e a Madalena, que deveria ser feito em pouco mais de 20 minutos, pode ultrapassar os 40, por conta do transtorno. “Inventaram o BRT, mas prejudicaram o resto do trânsito, deixando tudo parado”, reclamou o motorista José Luciano.
    Outro ponto problemático do corredor Leste-Oeste fica por conta da obra do Túnel da Abolição. Previsto para ser entregue em março, antes da Copa, o equipamento continua em construção. Os serviços, além de alterar o trânsito na região, deixando ruas, como a José Osório, travadas ao longo de todo dia, também afetam a vida de diversos comerciantes. Vários trabalhadores foram demitidos e os proprietários viram o movimento e os lucros caírem de 40% a 50%. “Tive uma queda de movimento de cerca de 50%. Teve dia que não pude nem abrir a loja. Só não demiti ninguém porque aqui só trabalha minha família”, afirmou Genivaldo da Silva Lima, proprietário de uma papelaria na rua Real da Torre onde, atualmente, praticamente, só circulam carros de quem mora no local.
    RIACHUELO - Na rua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista, o problema é a interdição da via. Há 40 dias os ônibus não podem entrar no local, no sentido subúrbio/cidade por conta da construção de outra estação do BRT. Como não existem informações nas paradas, muitos passageiros passam longos períodos aguardando o transporte, sem que ele chegue. “É uma falta de respeito com os usuários. Deveria haver placas orientando os passageiros sobre a mudança e onde os ônibus estão parando”, reclamou o aposentado Joaquim Ferreira de Farias, que aguardava no ponto desativado a linha para Itapissuma.
    Próximo dali, na Cruz Cabugá, na área de construção das estações de embarque e desembarque do corredor Norte-Sul, o trânsito vive constantemente conturbado, mesmo fora dos horários de pico. Em alguns pontos da via, como o que fica próximo ao Shopping Tacaruna, há apenas uma faixa liberada para a circulação dos veículos, incluindo todas as linhas de ônibus que transitam na avenida.
    Governo diz que obras estão em ponto de operacionalização
    Apesar dos transtornos vistos em várias partes da Capital, os coordenadores do plano de mobilidade executado em 2013, durante a Copa das Confederações, e este ano, nos cincos jogos da Copa do Mundo, consideraram que o serviço foi concluído com um saldo positivo. Durante coletiva realizada, ontem, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, explicou que os serviços ainda não foram concluídos como planejado, mas garantiu que todos estão em ponto de operacionalização.
    Entre os serviços inacabados estão os Corredores Leste-Oeste, Norte-Sul, o Ramal Cidade da Copa e a Via Mangue. No grupo dos que ficaram prontos estão o viaduto da BR-408, a Arena Pernambuco, a Estação de Metrô Cosme e Damião, o Terminal Marítimo de Passageiros e a Integração Cosme e Damião. Outro ponto a ser finalizado é o processo de desapropriação. Algumas famílias ainda não receberam as indenizações pagas pelo Estado para que deixassem suas residências.
    A respeito das estações dos BRTs, a secretária-executiva das Cidades, Ana Suassuna, afirmou que elas serão inauguradas à medida que foram ficando prontas. “Hoje já é possível andar pelo Ramal da Copa e pelos corredores. Tudo pode ser operacionalizado. Pernambuco foi um dos poucos que conseguiu deixar as obras nesse ponto”, garantiu Leitão.
    As questões habitacionais também foram detalhadas, ontem, pela secretária Ana Suassuna e por Ricardo Leitão. Segundo eles, o total de desapropriações foi de 594 imóveis e o valor estimado para garantir esse processo é superior a R$ 108 milhões. A maior parte dos imóveis estava localizada na área de implantação do Ramal Cidade da Copa, na Várzea (38), na cidade do Recife, e em Camaragibe (55), onde ao todo foram removidas 123 famílias.
    Nos casos referentes ao Terminal de Camaragibe e Ramal Cidade da Copa foi afirmado pelos representantes do governo que 44,18% dos expropriados já receberam 100% dos valores devidos; 25,68% receberam 80% dos valores ofertados; 17,95% receberam outros valores; e apenas 9,17% não receberam nenhum valor indenizatório até o momento, o que representa, em números, apenas nove casos. De acordo com o Estado, nesses episódios pontuais essa impossibilidade decorreu da ausência dos requisitos legais exigidos para o pagamento.
    USUÁRIOS - Nas Copas das Confederações, em 2013, e na do Mundo deste ano, o número de torcedores que utilizaram o transporte público para ir à Arena Pernambuco superou os 216 mil usuários. No primeiro evento, quando só estavam disponíveis dois modais - metrô mais ônibus circulares e o estacionamento periférico do Parqtel (e da UFPE, utilizado apenas em uma partida) - mais de 86 mil pessoas usaram os serviços. Já nas cinco partidas do Mundial 2014, com mais opções de modais - BRT, metrô mais ônibus circulares do TI Cosme e Damião e três estacionamentos periféricos - a quantidade de utilizadores ultrapassou 129 mil.
    Os ônibus expressos do BRT transportaram 10,68% dos torcedores que optaram pelos modais públicos, o que corresponde a 13.852 pessoas, e terminou sendo uma crescente de usuários durante o evento.
    PÚBLICO - Ao longo das duas competições, realizadas em 2013 e neste ano, a Arena Pernambuco recebeu ao todo oito jogos. Somando o público dos dois eventos, mais de 309 mil torcedores compareceram ao estádio.
    SEGURANÇA - O Estado investiu, entre 2007 e 2013, R$ 606 milhões em segurança pública, além de mais R$ 42 milhões oriundos do Governo Federal. Desses investimentos, ficará em Pernambuco o CICCR, o robô antibomba, imageador aéreo para helicóptero, duas plataformas de observação elevada, que captam imagens de diversos ângulos e as transmitem em tempo real para centros de controle. 

    terça-feira, 1 de julho de 2014

    Mobilidade - Integração temporal, mesmo tímida, começa no Recife



    Mais três estações de BRT do Corredor Leste-Oeste entraram em operação. Fotos: Roberta Soares
    Mais três estações de BRT do Corredor Leste-Oeste entraram em operação. Fotos: Roberta Soares

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    Ela demorou, sofreu e ainda sofre resistência por parte de alguns técnicos em transporte, mas lentamente a integração temporal começa a virar realidade no transporte público da Região Metropolitana do Recife, libertando o passageiro da perda de tempo em alguns terminais integrados, transformados em símbolos do Sistema Estrutural Integrado (SEI).  Com a ampliação do serviço de BRT (Bus Rapid Transit) no Corredor Leste-Oeste, iniciada esta semana, usuários que antes chegavam a localidades da área central da capital utilizando o ônibus convencional ganharam duas horas de prazo para pegar um segundo coletivo sem pagar uma nova tarifa. A integração temporal ainda é tímida no Recife, mas pelo menos a tecnologia, utilizada em quase metade dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, chega às ruas.


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    É possível os passageiros realizarem a integração temporal em dois pontos do Corredor Leste-Oeste. No Derby, ao descer do BRT Camaragibe-Derby, o usuário deve se dirigir à Avenida Agamenon Magalhães e pegar a linha Ouro Preto-Joana Bezerra, que passará em frente ao Hospital Português e terá ponto de retorno ao lado do TI Joana Bezerra. A segunda opção da integração sem terminal é descer na Estação de BRT Abolição, localizada na Avenida Caxangá, e pegar numa parada comum a linha Cidade Universitária (TRT), que passará pela Ilha do Leite. O mesmo procedimento vale no percurso inverso.  Mas é preciso possuir um cartão VEM.

    Entenda como será a integração temporal:Vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=Rjax1d_NQ0k

    Mobilidade - boa opção pra Empresas de Pernambuco usar esta carroceria 15 metros e motor traseiro e central.

    Na esperança de algum operador comprar o chassi, melhor ainda o conjunto abaixo já que ao menos nos corredores BRT os top adquiriram.



    Visate comprova vantagens do chassi Scania 15 metros e adquire mais quatro unidades

    O chassi Scania K310 6×2*4 foi, mais uma vez, a escolha de Viação Santa Tereza (Visate), de Caxias do Sul (RS), para renovação e ampliação da frota. Os quatro novos veículos somam-se a outros quatro, além do articulado de 23 metros — a maior configuração da Scania no Brasil — adquiridos pela empresa em 2012.

    O chassi de 15 metros é exclusividade da Scania no País e tem sido uma alternativa para sistemas de transporte urbano. Ele apresenta um terceiro eixo direcional, que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras e permite maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com vias estreitas e pouco espaço para realizar curvas mais acentuadas, como é o caso de Caxias do Sul. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%.

    Os veículos são, ainda, equipados com pedais suspensos, volante ajustável com comandos integrados e suspensão a ar com gerenciamento eletrônico, que garante deslocamentos com muita suavidade e conforto. Com capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18 metros, ele garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus. “Os chassis receberam carroceria Marcopolo Viale BRT (Euro 5) e terão capacidade para transportar até 110 passageiros, o que significa uma operação eficiente para a empresa e, ao mesmo tempo, mais conforto para as pessoas”, destaca Rafael Orlando Marcarini, gerente de vendas de caminhões semipesados e ônibus da Brasdiesel, a Casa Scania responsável pela venda.

    Visate_K3102“A configuração se adéqua perfeitamente a corredores do tipo BRT para circulação fora do horário de pico, quando não há um adensamento de passageiros. O corredor metropolitano de São Paulo, o ABD, onde mais de 70 unidades rodam nos horários que não exigem veículos de maior porte, como os articulados, é um exemplo”, ressalta Eduardo Monteiro, chefe de vendas de chassis urbanos da Scania do Brasil.

    Com 28 anos em atividade, a Visate possui uma frota de 340 veículos, distribuídos em 83 linhas para atender a população de Caxias do Sul, estimada em 436 mil habitantes.

    Fonte: Scania Brasil
    http://blogdocaminhoneiro.com/2014/0...atro-unidades/

    Mobilidade - BRT na ativa ,agora pra valer.

     // Quatro estações BRT são inauguradas no Corredor Leste-Oeste

    Publicado em 30/06/2014


    Imagem: TV Jornal
    O usuário de transporte público pode contar com quatro novas estações do Sistema Rápido de Transporte (BRT) na Avenida Caxangá a partir desta segunda-feira (30). Com a entrega das paradas de BRT, o corredor Leste-Oeste passa a operar com seis estações. As do Derby e do Cordeiro já estavam em funcionamento desde o dia 7 de junho, mas ainda faltam outras dez estações para completar o trajeto. Os passageiros também poderão mudar de BRT para ônibus sem precisar pagar mais de uma passagem ou seguir para um terminal de integração.

    A Estação Abolição fica localizada próximo à Rua Benfica, perto do túnel que também faz parte do Corredor Leste-Oeste, e liga o Terminal Integrado de Camaragibe, no Grande Recife, ao bairro do Derby. Já a Estação Getúlio Vargas fica mais adiante, ao lado do Terminal Integrado da Terceira Perimetral, que está em construção. A Estação Capibaribe está próxima ao Terminal Integrado da Caxangá. A quarta é a Estação BR-101, perto do Viaduto da Caxangá.

    Apenas uma linha de ônibus, Camaragibe/Derby, continua em operação, mas com horário ampliado, das 4h30 às 22h. Os passageiros precisam ficar atentos, pois haverá mudanças de itinerário. Quem precisar seguir para as Graças ou Ilha do Leite, deve fazer uma integração temporal com a mesma passagem do bilhete eletrônico VEM para as viagens entre BRT e o ônibus convencional.

    VEJA MAIS
    Torcedores aprovam sistema BRT na ida à Arena PE
    Ônibus BRT faz teste final no percurso que liga Centro do Recife a Arena PE
    BRT faz percurso sem paradas nas estações entre Camaragibe e Derby
    Duas estações BRT começam a funcionar neste sábado no Recife
    Primeiro teste do corredor Leste-Oeste é feito na Avenida Caxangá

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    segunda-feira, 30 de junho de 2014

    Greve - descartada no Recife ,mas chapa perdedora do pleito ensaia greve, ainda pra este mês... e será?

    Nova gestão do Sindicato dos Rodoviários descarta greve dos motoristas

    Publicação: 30/06/2014 08:21 Atualização: 30/06/2014 10:09

    Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo








    A diretoria eleita do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco descartou, nesta segunda-feira, a possibilidade de greve da categoria ainda esta semana. Nesta manhã, membros da futura gestão, que tomará posse em setembro, realizam panfletagem para informar aos trabalhadores sobre o processo de negociação que está sendo realizado com a classe patronal.

    Nesta terça-feira, dia 1º de julho, tem início a data base da classe, momento em que, tradicionalmente, os rodoviários realizam paralisações como forma de pressionar a abertura do canal de diálogo com os empresários por reajuste salarial.

    De acordo com Genildo Pereira, membro da nova gestão, desta vez, a greve estaria sendo organizada não pela antiga diretoria, que se encontra no final da gestão, mas por uma terceira chapa que teria perdido as eleições em maio deste ano. "Temos até o dia 31 para negociar", acrescentou.

    Com informações da TV Clube

    domingo, 29 de junho de 2014

    Mobilidade - A licitação de cartas marcadas e nada muda é a impressão que se tem.



    pernambuco nacional colunas 50 anos do golpe
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    MOBILIDADE
    Há décadas, mesmos sobrenomes comandam o transporte urbano na RMR
    Mesmo com a licitação dos ônibus, nomes como o da família Chaves e Schwambach não perdem a influência
    Publicado em 29/06/2014, às 07h00

    Carolina Albuquerque
    O Governo do Estado finalmente promoveu em 2014 a licitação dos ônibus. O resultado porém não trouxe surpresas. Empresas que controlam há décadas o gerenciamento do transporte urbano na Região Metropolitana do Recife (RMR) foram as vencedoras. Por trás delas, está o peso de sobrenomes como o das família Chaves e Schwambach, que juntas chegam a comandar quase 50% da frota, com a nova licitação, e há anos mantém intacta a influência sobre o transporte urbano na RMR.

    Na primeira etapa, os vencedores da licitação foram o Consórcio Conorte, para operar o BRT Norte/Sul, e a MobiBrasil, responsável pelo Leste/Oeste. A primeira é formada pelas empresas Transportadora Itamaracá, de Alfredo José Bezerra Leite, Cidade Alta e Rodotur, as duas gerenciadas pelos Filizzola.

    A família Chaves está à frente da MobiBrasil, antiga Rodoviária Metropolitana, que comprou a CRT outrora finada CTU-Recife. Na presidência estão justamente Andrea Chaves e Niege Chaves, filhas do deputado federal José Chaves (PTB).

    A família ainda emplacou dois lotes da segunda etapa da licitação. Integrada no Consórcio Tejipió, a empresa do sobrinho do parlamentar, Paulo Chaves Junior, chamada Metropolitana, ficou com a operação do lote 3. Através da Rodoviária Caxangá, também do empresário Paulo Chaves, a família também ganhou o lote 6. Os dois lotes somam uma frota de 796 veículos, o que significa 42% do total dessa segunda etapa (lotes 3,4,5,6,7).

    Os Schwambach são vencedores dos lotes 3, com a família Chaves, e 7, com o Consórcio Litoral Sul. Esse último, dividido com a Empresa São Judas Tadeu, atualmente comandada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (SETRANS-PE), Fernando Bandeira, é responsável por 54 linhas e uma frota de 431 veículos.

    Aliás, Bandeira ainda está à frente das empresas Pedrosa e Transcol, que ao lado da Transportadora Globo formaram o Consórcio Capibaribe, vencedora do lote 5. Esse opera 43 linhas e uma frota de 352 veículos. O vereador do Recife, decano da Casa José Mariano, Carlos Gueiros (PTB), é o proprietário da Transportadora Globo.

    O lote 4, responsável pela operação de 313 veículos, está nas mãos da Expresso Vera Cruz, dos empresários Francisco e Eduardo Tude de Melo. Com a licitação, caíram fora a São Paulo LTDA, que faliu, e a Rodolinda Transportes e Turismo

    sexta-feira, 27 de junho de 2014

    BRT - nova etapa e mais estações e horário estendido.


    LINHA CAMARAGIBE/DERBY PASSA A OPERAR EXCLUSIVAMENTE COM BRT EM HORÁRIO EXPANDIDO
    A operação do corredor Leste/Oeste terá novas mudanças, a partir da segunda-feira (30). Com 06 estações funcionando – Capibaribe, BR-101, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição e Derby -, a linha 2480 – Camaragibe/Derby começará a operar exclusivamente com BRT, o Via Livre, no horário das 4h30 às 22h. Toda a frota de ônibus convencional desta linha sairá de circulação e a operação será apenas do Terminal Integrado de Camaragibe passando pelo corredor exclusivo da Av. Caxangá até a estação Derby.

    Os usuários devem ficar atentos as mudanças de itinerários. Os passageiros que tiverem como destino a Rua das Creoulas e imediações devem utilizar a linha 2460 – TI Camaragibe (Príncipe). Os atendimentos que eram feitos aos bairros de Joana Bezerra e Ilha do Leite serão viabilizados através de integração temporal.

    As pessoas que tem como destino o Joana Bezerra poderão utilizar os BRTs da linha 2480 ou a linha convencional 2450 – TI Camaragibe (Centro), descer na Praça do Derby e pegar a linha 916 – Ouro Preto em uma das paradas da Av. Agamenon Magalhães no sentido Joana Bezerra. Os usuários que desejarem seguir para a Ilha do Leite deverão utilizar a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro), ou 2460 – TI Camaragibe (Príncipe), descer em uma das paradas da Av. Caxangá e fazer integração temporal com a linha 431 – Cidade Universitária (TRT). Ou, ainda, quem optar pelo BRT com a linha 2480 – Camaragibe/Derby, descerá em uma das estações a partir da Estação Getúlio Vargas e fará a integração temporal com a 431.

    Com o início dessa operação, linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) terá um reforço de 4 veículos, passando a operar com uma frota de 17 ônibus e realizando 116 viagens. O Via Livre estará operando com 14 veículos e 93 viagens. É importante ressaltar que, com a integração temporal, os usuários terão até 2 horas para validar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nas linhas citadas sem pagar uma nova passagem. A integração temporal só é válida para quem possui o Vale Eletrônico Metropolitano.

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    quinta-feira, 26 de junho de 2014

    O dia que Recife fez uma vergonha pra o mundo todo ver a falta de capacidade destes políticos corrupidos.

    JORNALISTA NORTE-AMERICANO CONSIDERA "VERGONHOSA" SITUAÇÃO DO RECIFE

    O jornalista Grant Wahl, do veículo americano Sports Illustrated, usou o Twitter para ressaltar o problema das fortes chuvas que atingem o Recife nesta quinta-feira, dia em que o estado recebe Alemanha e Estados Unidos às 13h, na Arena Pernambuco.

    Grant relatou tudo em sua conta no microblog, inclusive com foto das ruas com muita água.

    Wahl lamentou pela população brasileira: “sentido pelos cidadãos de Recife, que veem bilhões gastos em estádios e nenhuma melhoria na infraestrutura de drenagem para tempestades”.

    Outros jornalistas estrangeiros, de veículos como a CNN, também expuseram a situação complicada do Recife em suas redes sociais.

    Opine: Você concorda com o jornalista?

    BRT - quebra devido a muita chuva e muitos alagamentos pois este Brt não é aprova d'agua.


    BRT QUE SEGUIA PARA ARENA QUEBRA NA CAXANGÁ

    http://img1.ne10.uol.com.br/jcnomundial/imagem/noticias/1895949939_46a7c75ace8881f993ecd943c460f2e8
    Um dos BRT (Bus Rapid Transit) que seguia para Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), quebrou na manhã desta quinta-feira (26) no trecho da Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife. A falha aconteceu por volta das 11h30 quando o veículo passava próximo ao Hiper Bompreço.

    Os passageiros passaram alguns minutos dentro do transporte e não aguentando o calor desceram. Parte dos usuários entraram em um outro BRT. "O veículo quebrou e o motorista abriu a porta. Nós descemos e fomos para outro BRT que ficou lotado. É um absurdo um transporte inaugurado recentemente e que é tido como melhor já apresentar problemas", contou indignado Francisco de Assis.

    O conserto do BRT só terminou por volta das 12h3o. Técnicos que estavam trabalhando no local informaram que o probelma pode ter sido causado pelas chuvas. Segundo eles, a água pode ter entrado e afetado sensores.

    Fonte:JC Online
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    quarta-feira, 25 de junho de 2014

    Mobilidade - Integração Temporal Eletrônica sendo aplicada aos poucos no Recife.

    Os moradores do município de Camaragibe, que tem como destino a Cidade Universitária, passarão a ter outras opções de deslocamento. Isso porque, a partir do sábado (28), a linha 469 – Camaragibe/CDU será extinta.
    Os usuários terão do dia 23 ao dia 27 de junho para se adaptar a nova operação que será feita através de integração temporal. A mudança faz parte do processo de racionalização do SEI e do projeto de haver apenas tráfego de BRT na Avenida Caxangá.
    Os passageiros poderão utilizar as linhas convencionais 2480 – Camaragibe/Derby, 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, que transitam pela Av. Caxangá. A partir do dia 30 de junho, os passageiros do TI Camaragibe deverão utilizar as linhas 2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2460 – TI Camaragibe/Príncipe, não mais a 2480.
    Os usuários deverão descer nas duas primeiras paradas da Av. Caxangá no sentido subúrbio/cidade, e se deslocar para o Terminal Integrado da Caxangá ou para a Av. Afonso Olindense.
    No TI Caxangá, os usuários utilizarão a integração temporal na bilheteria do terminal e poderão embarcar na linha 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ou na 303 – Curado II/Caxangá (BR-232), que atendem à Cidade Universitária. Quem optar por seguir para a Av. Afonso Olindense também terá a opção da linha 432 – CDU (Várzea), além das linhas 303 e 202.
    A linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) terá um reforço de 4 veículos, passando a operar com uma frota de 17 ônibus realizando 116 viagens.Com a integração temporal, os usuários que utilizam o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) terão duas horas para embarcar das linhas 2480, 2450 ou 2460 para uma das linhas 303, 202 ou 432, sem pagar uma nova passagem. Mais informações no 0800.081.0158.

    terça-feira, 24 de junho de 2014

    BRT E METRÔ FAZ SUCESSO NA COPA 2014 E OS ESTACIONAMENTOS PARKTEL DE 40,00 FICO EM SEGUNDO PLANO.


    21/06/2014 13h51 - Atualizado em 21/06/2014 14h06
    Aumenta número de torcedores que usam metrô e BRT para ir à Arena PE
    Mais de 24.000 utilizaram os modais para chegar ao estádio, diz Secopa.
    Conforme balanço, 3.483 usaram ônibus (8,65%) e 11.965, trem (29,7%).
    Do G1 PE



    Governo apresentou balanço do 2º jogo na Arena PE neste
    sábado (Foto: Débora Soares/G1)
    A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa-PE) informou, neste sábado (21), que a quantidade de torcedores que utilizaram o Bus Rapid Transit (BRT) e metrô para chegarem à Arena Pernambuco, no segundo jogo do Mundial no estado, aumentou. Itália e Costa Rica se enfrentaram na sexta (20). Conforme o balanço, 3.483 pessoas usaram ônibus (8,65% do total) e 11.965, trem (29,7%). Na primeira partida, foram 2.171 e 10.097 passageiros, respectivamente.
    No Corredor Norte-Sul, foram 13 viagens feitas por sete BRTs em um intervalo de 37 minutos. No Leste-Oeste, foram 70 viagens por 30 ônibus de 9 em 9 minutos. Para quem chegou de metrô, foram utilizados 51 circulares para fazer o percurso Cosme e Damião-Arena PE, com intervalo de 3 minutos. Utilizaram os estacionamentos periféricos 22,44% dos torcedores e o restante do público (39,21%) seguiu para o estádio em veículos credenciados pela Fifa.


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    "Apesar de pequenos, tivemos um aumento no número de pessoas transportadas por modais públicos, 24.488 [contra 23.418], o que era nosso objetivo. Em uma hora e meia, conseguimos retirar todas as pessoas das paradas ao redor da Arena", informou a secretária-executiva das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna. Os números foram apresentados no Centro Aberto de Mídia, na Torre Malakoff, Bairro do Recife, área central da cidade.
    Já o fluxo dos estacionamentos periféricos diminuiu em comparação ao jogo entre Japão e Costa do Marfim, em 14 de junho. No Parqtel foram 6.295 torcedores, 2.164 no RioMar e 611 no Cordeiro.
    Na ida ao estádio, muitos torcedores reclamaram de retenção na Avenida Abdias de Carvalho e na BR-232. Segundo o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, o problema ocorreu porque a seleção da Costa Rica se atrasou para sair do hotel. "A operação que traz e leva as delegações é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e eles acharam melhor esperar a chegada do ônibus que trazia a Costa Rica, deixando a Abdias bloqueada por mais tempo", explicou.

    Postos de saúde atenderam a 82 pessoas, sem casos graves (Foto: Vitor Tavares / G1)
    Alimentos estragados
    A Vigilância Sanitária fez 79 inspeções e identificou 320 kg de arroz e feijão impróprios para consumo, além de salada crua e pudim. Segundo a secretária-executiva de Saúde de Pernambuco, Ivette Buril, os alimentos seriam consumidos pelos trabalhadores. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada sobre o caso, assim como a Fifa, e irá notificar a empresa responsável pela distribuição, com sede em Campinas (SP).
    Os postos de saúde dentro da Arena Pernambuco atenderam a 82 pessoas, sendo 42 torcedores, 36 trabalhadores e quatro pessoas da equipe da Fifa ou público VIP. Em sua maioria, os casos foram resolvidos no local, mas dois pacientes foram levados para rede privada e um para o Hospital Pelópidas Silveira. Ivette Buril não soube informar se eles já haviam recebido alta.
    Já as Unidades de Apoio Avançadas (UAA) realizaram oito atendimentos, mas todas as pessoas foram medicadas e liberadas em seguida.
    Esquema de segurança
    De acordo com a Secopa, 2.250 profissionais das polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Científica, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharam no esquema de segurança do jogo. No total, 11 boletins de ocorrência foram registrados por motivos diversos, como extravio e furto. Nas proximidades da estação Cosme e Damião, sete pessoas foram abordadas por estarem se comportando de maneira suspeita. O grupo foi liberado após consulta de antecedentes criminais. O público total da partida foi de 40.285 torcedores.

    Público do jogo de Itália e Costa Rica foi de 40.285 (Foto: Fernando Rêgo Barros/TV Globo)

    domingo, 22 de junho de 2014

    Mobilidade - Opreço que se paga por uma copa do mundo, e a população fica nas paradas a espera do coletivo e o GRCT direciona a frota pra Arena.



    O Grande Recife consorcio, mobilizou quase toda sua frota do eixo central da região Metropolitana do Recife , isso ocorreu nesta sexta  feira dia 20/06/14 pra atender o jogo na Arena Pernambuco.

    Várias linhas foram desfalcadas de veículos e entre as 09hrs até as 17 hrs a população ficou nas paradas de ônibus sem saber o que estava acontecendo.O que se viu, foi o usuário sem vez no quesito serviço, e o GRCT por sua vez deu prioridade a Arena- PE, isso foi um absurdo.

    Aqui vai alguns exemplos de linhas afetadas: Roda de Fogo 02 carros rodando entre as 9:00 e 17:00 hrs , CDU/BVIAGEM/CAXANGÀ 06 carros rodando neste periodo,Eng do Meio 03 carros e assim por diante.
    Outra area afetada foi as linhas que a Cidade Alta,Itamaracá, Transcol, Globo Transportes atua, onde os usuários atendidos por essas empresas sofreram nas paradas e muitos se perguntavá se era greve ou protestos.E aguardem que segunda tem mas jogo na Arena e além da frota reduzida pra atender a Arena - PE neste mesmo horário as pessoas estaram voltado pra casa para assistir o jogo da seleção Brasileira...
    espero que todos se preparem pra este dilema que o Òrgão GRCT tem preparado pra você usuário comum do dia a dia.

    quinta-feira, 19 de junho de 2014

    Mobibrasil - Licitação começa com tudo agora.


     





    Linhas começam a ser operadas por empresas vencedoras da licitação

    Com o término da 1ª etapa da licitação das linhas de ônibus, a empresa vencedora do segundo lote, MobiBrasil (antiga Rodoviária Metropolitana) começou a fazer as adequações necessárias para este novo momento do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Todas as linhas terão acrescentado o número 2 na frente, além disso, ela também operará a 920 – Rio Doce/CDU, antes de responsabilidade da Rodoviária Caxangá.

    Confira as linhas que passarão para a MobiBrasil e seus novos códigos:

    2402- Parque Capibaribe/ Caxangá
    2410- Parque Capibaribe/ TI TIP
    2419- Matriz da Luz / TI Camaragibe
    2420- Muribaba/ TI Camaragibe
    2442- Jd Primavera(V. Pedreiras)
    2445- Tabatinga
    2446- UR-07
    2448- Jardim Petrópolis
    2450- T.I. Camaragibe (Centro)
    2457- São Lourenço( Bacurau)
    2459- Cosme e Damião
    2460- TI Camaragibe( Príncipe)
    2462- Lot. Santos Cosme Damião( Bacurau)
    2463- Araçoiaba/ TI Camaragibe
    2464- Jardim Teresópolis / T.I. Caxangá
    2466-Vera Cruz/ TI Camaragibe
    2467- Chã de Cruz/ TI Camaragibe
    2469- TI Camaragibe/CDU
    2473- Lot. João Paulo II/ TI Camaragibe
    2475- Timbi/ TI Camaragibe
    2476- Santa Mônica/ TI Camaragibe
    2477- Santa Terezinha/ TI Camaragibe
    2478- Santana/ TI Camaragibe
    2480- T.I. Camaragibe/ Derby
    2483- Lot. S. João e S. Paulo/ TI Camaragibe
    2486- Penedo/ T.I. Camaragibe
    2487- Várzea Fria/ T.I. Camaragibe
    2488- Vila da Fábrica/ T.I. Caxangá
    2489- Bairro dos Estados/ T.I. Caxangá
    2490- T.I. Camaragibe/ T. I Macaxeira
    2491- São Lourenço/ TI Camaragibe
    2492- Parque Capibaribe/ TI Camaragibe
    2493- Tiúma/ TI Camaragibe
    2920- Rio Doce/ CDU



     http://www.granderecife.pe.gov.br/web/grande-recife/exibir_noticia?groupId=1726912&articleId=3076877&templateId=1731187


    Metrô - rumo a Arena Pernambuco pra 20/06/2014.




    Metrô vai circular às 9h para suprir demanda de torcedores que vão à Arena PE

    Frota disponibilizada suporta atender até 13 mil passageiros por hora

    19/06/2014 12:10 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
    Nesta sexta-feira (20), dia do jogo entre Itália e Costa Rica na Arena Pernambuco, o esquema de circulação do metrô será alterado. De acordo com a CBTU, todos os trens da linha Centro que circulam para Camaragibe vão começar a circular às 9h.  O intuito é conseguir suprir a demanda de usuários que vão à Arena para assistir a partida, que começa às 13h.
    Ainda conforme a CBTU, o intervalo médio de espera nas plataformas será de cinco minutos e a frota disponibilizada suporta atender até 13 mil passageiros por hora. O referido esquema funcionará das 15h às 18h para o retorno dos torcedores após o jogo.
    Os usuários das linhas Recife/Jaboatão nos dois sentidos devem desembarcar na estação Coqueiral onde deverão seguir em outro trem com destino a Jaboatão ou Recife. O trecho de Coqueiral a Jaboatão funcionará com intervalo médio de quinze minutos para facilitar a circulação dos passageiros.
    O esquema de circulação da Copa encerrará às 18 horas, quando os trens da linha Centro voltarão a circular normalmente com 01 trem para Camaragibe e 01 trem para Jaboatão.

    Mobilidade - BRT como se esperava nada aqui em Pernambuco se entrega na data, se uma obra tiver uma data de conclusão coloque mais 3 vezes .

    Mais atrasos no BRT pernambucano

    Publicado em 18/06/2014, Às 12:21

    Estações ainda incompletas. Foto: Héli Scheppa/JC Imagem
    Estações ainda incompletas. Foto: Héli Scheppa/JC Imagem

    Os atrasos na operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano continuam. Além de o Corredor Leste-Oeste, principal eixo de transporte para os jogos da Copa do Mundo no Estado ter entrado em operação atrasado e com menos de 10% de sua capacidade, agora é o Corredor Norte-Sul que passa por dificuldades e, por isso, não entrou em funcionamento como prometido no último domingo, dia 15. Depois de vários adiamentos, a operação comercial do corredor, que começou a ser construído antes do Leste-Oeste e deveria estar pronto desde dezembro de 2013, está sendo jogada para julho.

    E, mesmo assim, com apenas duas estações (Tacaruna e Praça da República, na Avenida Dantas Barreto) e sem uma data certa. Apenas mais uma previsão de muitas feitas pelo governo de Pernambuco nos últimos meses, devido ao atraso nas obras. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transportes fala no dia 5 de julho. A data, um sábado, marcaria o início da operação comercial do sistema, quando passageiros são transportados. E, assim como foi e está sendo o BRT Leste-Oeste, num horário reduzido: das 9h às 16h. Nada mais, nada menos.
    Na verdade, diante de tantos atrasos envolvendo as obras de mobilidade para a Copa do Mundo no Estado (apenas a passarela ligando o Aeroporto Internacional do Recife e o metrô e o TI Cosme Damião foram finalizados, mas com mais de uma ano depois do prometido), o Norte-Sul terminou sendo preterido diante do Corredor Leste-Oeste. “Infelizmente tivemos que escolher onde concentrar esforços e optamos por agilizar os trabalhos no Leste-Oeste, que é o eixo principal de transporte para a Arena Pernambuco. Nem as estações ficaram prontas nem tínhamos fôlego operacional para os dois corredores”, afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes.
    Nenhuma estação de BRT do Corredor Norte-Sul está finalizada e, agora, com a Copa do Mundo acontecendo, é que o ritmo diminuiu. Praticamente não se vê gente trabalhando nas unidades ao longo do percurso do corredor. O Norte-Sul entrou parcialmente em operação apenas para o primeiro jogo da Copa no Estado, no último sábado, sem nenhuma estação exclusiva do corredor pronta. Funcionou do TI PE-15 (sem qualquer melhoria para receber o BRT) para a Estação Guararapes, que é o principal ponto de troca dos dois corredores, e transportando apenas 250 mil dos 2 milhões de passageiros que usaram o sistema BRT no dia.
    Leia mais na edição impressa do JC

    Postado por Roberta Soares

    BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim de...

    BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PE: Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim de...: CONORTE   Até o final do ano, toda a frota da Cidade Alta Transportes receberá nova marca e novas cores. É que a partir de primeiro de ma...

    Conorte entra na ativa,esta licitação até o fim deste ano de 2014.

    CONORTE
     
    Até o final do ano, toda a frota da Cidade Alta Transportes receberá nova marca e novas cores. É que a partir de primeiro de maio a empresa passa a fazer parte do CONORTE. O consórcio ficará responsável por todo o transporte público de passageiros na área norte da Região Metropolitana do Recife. Além da Cidade Alta, outras duas empresas também vão integrar o consórcio, são elas: Rodotur e Itamaracá. Com a mudança, a população não verá mais nas ruas os ônibus das três empresas, mas sim, os coletivos com a marca do consórcio. Para os passageiros haverá mais opções de itinerários e mais veículos à disposição. Ao todo, serão 535 ônibus que vão atuar em 70 linhas, desde Araçoiaba até o Recife. Para quem trabalha nas três empresas, a mudança virá em forma de cursos de qualificação. Principalmente por conta do novo sistema de transporte que será implantado na Região: o BRT. Ao longo do itinerário, os passageiros só poderão embarcar em terminais exclusivos, onde eles pagam a passagem antes mesmo de entrar no veículo.
    Os coletivos serão maiores e mais confortáveis: todos são equipados com ar condicionado, câmbio e piloto automático, o que exigirá menos esforço dos motoristas, e terão 21 metros de comprimento por 2,5m de largura. 
     
    Algumas fotos:
       

    terça-feira, 17 de junho de 2014

    Mobilidade - faixa azul ou transparente , pois os condutores não estão vendo ou a impunidade fala mas alto.

    Faixa Azul de Boa Viagem entra em operação com muito desrespeito

    Invasão da Faixa Azul foi comum no primeiro dia de operação. Multa é de R$ 53,20. Fotos: Guga Matos/JC Imagem
    Invasão da Faixa Azul foi comum no primeiro dia de operação. Multa é de R$ 53,20. Fotos: Guga Matos/JC Imagem

    O terceiro corredor de BRS (Bus Rapid Service) do Recife, batizado de Faixa Azul, entrou em operação nesta segunda-feira (16/6) na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul, evidenciando a necessidade urgente de a Prefeitura do Recife implantar a fiscalização eletrônica para evitar a invasão do espaço exclusivo dos ônibus pelos veículos particulares. Embora em menor quantidade do que na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, onde funciona o segundo corredor, foram muitos os flagrantes de desrespeito no Pina e em Boa Viagem.
    Mesmo assim, quem andou de ônibus estimou um ganho entre dez e quinze minutos na viagem. O Faixa Azul da Domingos Ferreira tem 5,8 quilômetros e, na verdade, começa na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, após o acesso ao RioMar Shopping. Segue pela pista oeste da Domingos Ferreira até a Rua Barão de Souza Leão. Funciona das 6h às 22h, de segunda à sexta-feira. Os veículos particulares podem entrar no Faixa Azul apenas para acessar o comércio e edifícios, além de fazer conversões à direita. Quem for pego trafegando livremente poderá ser multado em R$ 53,20.
    No corredor trafegam 34 linhas de ônibus, que transportam 200 mil passageiros por dia. Por enquanto, está sem equipamento de fiscalização eletrônica, contando apenas com os agentes de trânsito, que são poucos para a extensão da via. Mas a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, garante que na segunda quinzena de agosto as câmeras deverão ser instaladas, forçando o respeito.  A fiscalização eletrônica está em fase de licitação. A implantação da Faixa Azul foi possível após a liberação da pista oeste da Via Mangue, que deverá absorver 49% do tráfego da Domingos Ferreira.

    FaixaAzul_Guga1

    Postado por Roberta Soares

    sábado, 14 de junho de 2014

    Via Mangue - Via Mangue engarrafa em menos de uma hora de inaugurada

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    Do JC Trânsito
    A primeira parte da Via Mangue, que liga as zonas Norte e Sul do Recife, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), e em poucos minutos após ser liberada para o tráfego de veículos já ficou engarrafada. A liberação aconteceu por volta das 18h, no entanto estava prevista para às 17h.
    Os primeiros motoristas a passar pela nova pista oeste da nova via,  que tem o fluxo sentido Centro/Boa Viagem, ainda conseguiram encontrar tráfego tranquilo. Com o passar dos minutos e a chegada do horário de pico o local sofreu com seu primeiro congestionamento.
    Já a pista leste, sentido Boa Viagem/Centro, deve ser inaugurada no dia 1º de setembro. a obra só deve ser totalmente entregue à população no mês de dezembro deste ano.
    Antes mesmo de ser inaugurada, a Via Mangue já era motivo de piada nas redes sociais, uma vez que os internautas já previam o engarrafamento. Um evento foi criado no Facebook, intitulado " 1º Engarrafamento da Via Mangue", com a confirmação de  2,3 mil usuários da rede social.