sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MOBILIDADE - Radial Sul ligará orla de Boa Viagem ao Ibura


Projeto viário já está pronto e a prefeitura diz que os recursos já estão garantidos. Entretanto, reconhece que é uma obra de execução lenta e complicada


Do JC Online

A Avenida Antônio Falcão será requalificada e ganhará faixa exclusiva de ônibus, novas calçadas e ciclovia / Edmar Melo/JC Imagem

A Avenida Antônio Falcão será requalificada e ganhará faixa exclusiva de ônibus, novas calçadas e ciclovia

Edmar Melo/JC Imagem

O projeto viário ainda está no papel e poderá levar anos para virar realidade. Mas, vingando, será uma boa alternativa para interligar os bairros da Zona Sul recifense, não só para quem usa carro de passeio, mas também para passageiros do transporte coletivo, ciclistas e pedestres. A chamada Radial Sul, assim batizada pela Prefeitura do Recife, tem como proposta a requalificação de vias já existentes – e problemáticas – para transformá-las em um corredor viário de seis quilômetros de extensão, entre a Avenida Boa Viagem e a BR-101 Sul, na altura do bairro do Ibura. Uma via com faixas exclusivas de ônibus, ciclofaixa bidirecional, calçadas amplas e acessíveis, fiação embutida e nova iluminação.

INFOGRÁFICO

Projetos da Radial Sul e das perimetrais
No total, a Radial Sul será composta por 14 vias que se espalham por quatro bairros da região. De acordo com o projeto, o corredor começa e termina em Boa Viagem, cortando também os bairros da Imbiribeira, Ipsep e Ibura. Tem início na Avenida Antônio Falcão, seguindo pela Avenida General Mac Arthur (Imbiribeira), Ruas Itacari, Itanagé e São Nicolau (Ipsep), até as Avenidas Dom Hélder Câmara e Dois Rios (Ibura). No sentido contrário, faz percurso paralelo, pelos mesmos bairros, começando nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara e seguindo pelas Ruas Pintor Antônio de Albuquerque, Itanagé, Potengy, Pampulha (Ipsep), Joaquim Bandeira (Imbiribeira), Avenida Antônio Torres Galvão e Rua Félix de Brito.
A proposta da prefeitura é transformar completamente essas vias, dotando-as de acessibilidade, arborização e iluminação moderna. “Quatro dos seis quilômetros do corredor serão formados pelo binário das Avenidas Antônio Falcão/General Mac Arthur e Antônio Torres Galvão/Félix de Brito. Onde houver espaço na via, implantaremos faixas exclusivas para os ônibus e ciclofaixas bidirecionais. Onde não for possível, haverá sempre uma faixa para o transporte coletivo e as rotas cicláveis terão continuidade por ruas menores. Vamos melhorar as calçadas e a arborização, além de construir um duto para enterrar a fiação aérea”, explica a diretora de Projetos da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves.

GALERIA DE IMAGENS

Visão aérea do binário das Ruas Antônio Falcão e Félix de Brito, em Boa Viagem
Legenda
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O JC fez o percurso da futura Radial Sul e identificou inúmeros problemas que terão que ser resolvidos pelo município. Os principais estão nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara, entre o Ipsep e o Ibura. A primeira tem graves deficiências de drenagem, alagando em dias de chuva. Também sofre com a ocupação desordenada das vias de rolamento e das calçadas. O segundo corredor, embora melhor conservado, tem trechos desnivelados que atrapalham a circulação dos veículos. “Estamos cientes de que será uma obra trabalhosa”, reconheceu Norah Neves.
A Radial Sul está no mesmo pacote dos corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, mais extensos e também com propostas de requalificação da malha viária existente. São quase R$ 800 milhões previstos no PAC da Mobilidade, verba já garantida, segundo a prefeitura. Os corredores estão na fase de projeto e devem ser licitados no início de 2015.

Colisão de ônibus - atinge mais três carros e deixa feridos na Domingos Ferreira Um dos coletivos atravessou a avenida. Quatro pessoas foram socorridas,Motorista infarta e morre em Boa Viagem hoje pela manhã.

Um acidente complicou o trânsito na manhã desta sexta-feira (10) na avenida Domingos Ferreira. Uma colisão entre dois ônibus acabou envolvendo outros três veículos e uma motocicleta e deixou vários feridos. Quatro pessoas foram socorridas, sendo três homens e uma mulher. Dois homens e uma mulher foram socorridos para a UPA da Imbiribeira, e um homem foi levado pelo Samu para o Hospital da Restauração. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) está no local para organizar o tráfego, uma vez que a cena não foi desmontada à espera do Instituto de Criminalística (IC). Duas faixas da pista da esquerda da via estão ocupadas.
De acordo com testemunhas, por volta das 05h20, o motorista de um ônibus da Borborema, Edson Ramos de Andrade, 51 anos, sofreu um infarto e perdeu o controle do veículo, se chocando com a traseira de outro. Ele foi socorrido para o hospital da Restauração. Após a colisão que ocorreu em frente ao supermercado Bompreço, o ônibus atravessou a avenida e atingiu outros três carros que estavam estacionados no Conjunto Pernambucano, do outro lado da via. A batida com o ônibus não foi mais forte, porque o outro motorista, José Edmilson dos Santos, 44 anos, percebeu a chegada do coletivo e iniciou a saída do seu veículo.

Acidente em Afogados - Na rua 21 de abril foi palco de um acidente trágico com 3 mortos.

Três pessoas morrem em grave acidente de carro no bairro de Afogados, Zona Oeste

Além dos mortos, uma mulher ficou ferida e foi socorrida para a Restauração

 Geraldo Lélis e Júlia Montenegro, do FolhaPE















Atualizada às 8h25
O motorista de um Celta, de cor preta, colidiu, na manhã desta sexta-feira (10), por volta das 6h30, com uma árvore na rua 21 de Abril, no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. No acidente, três pessoas morreram - dois homens e uma mulher - e uma outra mulher ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área Central do Recife. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, a mulher ainda não foi identificada e o estado de saúde é considerado grave.
Peritos do Instituto de Criminalística estão no local. Dentro do veículo, foram encontradas latas de cerveja. Testemunhas informaram que as quatro vítimas moravam no bairro de Jardim São Paulo, também na Zona Oeste, e passaram a noite bebendo em um bar próximo ao local. Ainda de acordo com testemunhas, o motorista do veículo, que é dono de um box de peixes no Mercado de Afogados e foi identificado, apenas, como Charles, dirigia em alta velocidade.
As duas mulheres que estavam no carro eram funcionárias do motorista. O outro homem era namorado de uma das mulheres. Dois corpos ainda estão presos às ferragens. O Corpo de Bombeiros está no local e vai precisar serrar a lataria do carro para retirar duas vítimas fatais. O Instituto Médico Legal (IML) já chegou no local para fazer o transporte dos corpos.

Acidente Grave - BR101 enfrente ao hospital das clinicas do Recife.




Um motociclista ficou gravemente ferido, na manhã desta sexta-feira, após a colisão com um caminhão. O acidente aconteceu na BR-101, em frente ao Hospital das Clínicas (HC), na Cidade Universitária, no Recife. O helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionado para socorrer a vítima.

Foto: WhatsApp/Cortesia.

Greve - encerrada e metroviários vão aguardar as medidas pela CBTU em 90 dias.


Metroviários encerram greve e voltam ao trabalho já nesta sexta

Publicação: 09/10/2014 22:22 Atualização: 09/10/2014 22:30
A greve dos metroviários  chegou ao fim após três dias de paralisação. A categoria parou os trens para pedir mais segurança e deixou cerca de 400 mil usuários sem opção de transporte ferroviário. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que até então não havia se pronunciado, concordou com a elaboração de um estudo para a implantação de um plano de segurança para o funcionamento do metrô. Em assembleia, na noite desta quinta-feira (09), os funcionários decidiram aguardar o estudo e voltar ao trabalho já nesta sexta (10).

O levantamento deverá ser apresentado em até 90 dias e terá a participação do Sindicato dos Metroviários e da CBTU/PE. A proposta foi construída na sede da CBTU no Rio de Janeiro e contou a presença do presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais e do superintendente da CBTU/PE, Bartolomeu Carvalho. Em assembleia realizada na noite de ontem, os metroviários decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira.

O acordo foi uma alternativa depois do impasse criado na audiência de conciliação, ocorrida na última quarta-feira, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que terminou sem consenso entre as parte. Na ocasião, a proposta era para que os metroviários voltassem ao trabalho nos horários de pico e mais a redução no valor da multa de R$ 800 mil para R$ 50 mil, mas foi rejeitada. Com o fim do impasse, o sindicato terá agora que negociar a suspensão ou redução no valor da multa aplicada pelo TRT.



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Reforma infinita - TI Afogados muda mas uma vez , e o povo sofre com lentidão e entulhos.


LINHAS DO TI AFOGADOS TÊM MUDANÇA DE ITINERÁRIO

Os usuários que utilizam o Terminal Integrado de Afogados devem ficar atentos as mudanças de itinerários de algumas linhas. A partir desta quinta-feira (09/10) serão realizadas obras de pavimentação na área interna do TI e com isso, o fluxo de ônibus será alterado. 

As linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados passarão a ser seguir no sentido Estrada dos Remédios/Rua Nicolau Pereira. 

Confira abaixo as mudanças provisórias no trajeto das linhas: 

115 – TI AEROPORTO / TI AFOGADOS

Sentido: TI AEROPORTO / TI AFOGADOS

Alteração de itinerário:… Ponte Motocolombó, Avenida Sul, TI Largo da Paz, Avenida Sul, Rua Leônidas Cravo Gama, Rua da Paz, Largo da Paz, Estrada dos Remédios, TI Afogados.

Sentido: TI AFOGADOS / TI AEROPORTO

Alteração de itinerário: TI Afogados, Rua Nicolau Pereira, Rua Dr. Adelino, Rua Cosme Viana, Rua 21 de Abril, Estrada dos Remédios, Largo da Paz, Rua Motocolombó, Ponte Motocolombó......
 

914 – PE-15 / AFOGADOS

Sentido: TI PE-15 / TI AFOGADOS

Alteração de itinerário:…Rua Cosme Viana, Rua 21 de Abril, TI Afogados

Sentido: TI AFOGADOS / TI PE-15

Alteração de itinerário: TI Afogados, Rua Nicolau Pereira, Estrada dos Remédios…

Para mais informações os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento de qualidade ao Cliente no número 0800.081.0158. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Segurança e Mobilidade - Greve mantida com 100% de trens parados.




Após assembleia na Estação Central do Recife, os funcionários do metrô decidiram manter a greve em 100% do sistema. Na ocasião, a direção do Sindicato dos Metroviários apresentou a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de que 30% da operação fosse retomada, o que não foi aceito pela categoria. Com menos opções de deslocamento, cerca de 400 mil passageiros terão que enfrentar ônibus e terminais integrados ainda mais lotados nesta quinta-feira (9), terceiro dia da paralisação.
A greve poderia ter chegado ao fim à tarde, durante uma reunião entre as partes na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). Como não houve consenso, foi discutido o cumprimento da ordem judicial que previa a operação dos trens nos horários de pico, ou seja, das 5h às 9h e das 17h às 21h, de segunda a sexta, e das 5h às 13h, aos sábados. Na ocasião, a entidade que representa os trabalhadores sugeriu redução nessa carga horária, se comprometendo a levar para avaliação da classe. Se fosse aceita, a proposta também incluiria o perdão da dívida de R$ 800 mil pelos dois dias de paralisação e a redução da multa, em caso de novos descumprimentos, para R$ 50 mil diários. 
Em greve desde a última terça-feira (7), os metroviários pedem mais segurança. Eles alegam que as estações e os trens do sistema são alvos, constantemente, de assaltos, invasões e atos de vandalismo. Entre as reivindicações, estão um convênio com a Polícia Militar, a contratação de mais vigilantes patrimoniais armados e mais segurança nos dias de partidas de futebol nos estádios da Região Metropolitana do Recife.
Nesta quinta-feira, às 14h, o sindicato terá uma reunião com a CBTU no Rio de Janeiro para tratar dos pontos pedidos pela categoria, que não incluiu cláusulas econômicas, como aumento de salário, na pauta de reivindicações. Além disso, uma audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) ficou acertada para o próximo dia 16.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

BRT - A greve dos Metroviários poem a prova a capacidade do sistema e mostra fragilidade e despreparo do GRCT.

Em dia de greve,a população sai de casa e não sabe que horas chega ao seu destino,e como opção hoje boa parte da população teve uma modal de transporte pra usar, foi o BRT Leste Oeste, e por sua vez mostrou-se ineficiente e também mostra que com 52 carros em circulação ,não andou vazio em nenhum momento. Ligando o TI Camaragibe ao Centro do Recife,foi uma ajuda e tanto, mas mostrou que com invasões de faixas e sema faros sem sincronizações,e o cidadão suou dentro dos BRTs cheios e lentos em alguns trechos.A estação Guararapes filas gigantes,validadores de cartões sem funcionar por varias vezes, e dentro da estação aperto e com uma entrada e saída, ai eu queria saber como pode isso acontecer, e que logica isso é correto, Sem policiamento próximo das estações e com ausência do Grande Recife.Veja as fotos abaixo e tirem as sua conclusões,


Interior da estação Guararapes.


Porta de entrada da estação,muito impura e impura e gente entra e saindo ao mesmo tempo.


Entrada da estação Guararapes fila e os validadores como todas as noites, fica fora do ar por horas.

Agora como será este sistema ao inaugurar as 7 linhas de BRTs e com uma frota de 98 carros,acho que a conta não bate,e a demanda desta área esta subestimada pelos dirigentes do GRCT.

Greve do Metrô Recife - Volta para casa não foi fácil no primeiro dia da greve do metroviários no Grande Recife


No TI Barro, passageiros se espremeram para embarcar
fonte:Luiz Filipe Freire, com informações de Rodrigo Passos

No primeiro dia da greve dos metroviários, a volta para casa foi mais tranquila em alguns pontos, mas ainda mais difícil em outros. No terminal integrado (TI) da Joana Bezerra, na área central do Recife, por exemplo, pessoas entrevistadas pela reportagem da Folha de Pernambuco afirmaram que a movimentação estava abaixo do que é registrado normalmente. No TI do Barro, entretanto, relatos deram conta de que a longa espera por ônibus, que já é comum nos dias sem greve, foi ainda mais humilhante para os passageiros.
Através do WhatsApp FolhaPE (81 8187.9290), o internauta Luiz Nogueira enviou imagens de como foi difícil embarcar em um coletivo, no início da noite. Filas gigantes, pessoas entrando nos ônibus sem esperar o desembarque de quem chegava e veículos saindo com as portas abertas por conta da superlotação foram cenas comuns de se ver. O problema começou antes mesmo de chegar ao TI.
“Na BR-101, os ônibus demoraram e não estavam parando. O povo só conseguia pegar um quando ia para o meio da pista e ficava na frente deles. Isso sem falar que eles estavam muito cheios quando vinham”, relatou o internauta, temendo pela segurança no local, que é deserto.
Nas ruas, a reclamação era a mesma. A situação não foi fácil, principalmente em pontos onde a concentração de pessoas, normalmente, costuma ser grande. Na avenida Conde da Boa Vista, na área central da Cidade, algumas linhas demoraram mais que o normal para passar.
O Grande Recife Consórcio de Transporte esclareceu que o reforço nas linhas de ônibus durante a greve não teve o objetivo de suprir a falta do metrô, que transporta cerca de 400 mil pessoas por dia, mas de tentar amenizar a demanda por transporte, principalmente nos TIs. Conforme o órgão, 123 linhas que circulam em áreas alimentadas pelos trens foram diretamente afetadas pela paralisação.
Foram colocados 81 ônibus a mais nas ruas do que em um dia útil normal. Além disso, houve a criação de duas linhas especiais: a TI Jaboatão/TI Barro e a TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra. O esquema continuará até o fim da greve, que é por tempo indeterminado.
Iniciada à 0h desta terça, a paralisação dos metroviários tem o objetivo de reivindicar mais segurança nas estações e trens do sistema, que, segundo os trabalhadores, são diariamente afetados por roubos, atos de vandalismo e invasões. De janeiro a setembro deste ano, teriam acontecido cerca de 1,6 mil casos do tipo.
Entre as reivindicações da categoria, estão a contratação de vigilantes patrimoniais armados e a formalização de convênios com a Polícia Militar para a garantia da segurança. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTTU), por sua vez, confirma somente quatro assaltos em trens até o início deste mês e 17 furtos ou tentativas de furto, além de três roubos em terminais da Linha Centro e em um da Linha Sul.
Apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE) de que os trens circulassem nos horários de pico - sob o risco de multa diária de R$ 800 mil, em caso de descumprimento -, a categoria paralisou 100% do sistema no primeiro dia do movimento. Nesta quarta (8), às 15h, representantes do Sindicato dos Metroviários e da CBTU terão uma reunião na sede do Tribunal para falar das reivindicações.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Greve decretada Metroviários - A partir da meia noite desta terça os trens pararam.Linhas de ônibus reforçadas para atender usuários durante a greve do metrô

Foto: Linhas de ônibus reforçadas para atender usuários durante a greve do metrô. Duas linhas especiais vão interligar terminais integrados. Outras terão aumento na frota. Veja quais: http://bit.ly/1vJKRRl

Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco
Foto: Leo Motta/Folha de Pernambuco

Duas linhas especiais vão interligar terminais integrados. Outras terão aumento na frota

Por conta da greve dos metroviários, que será deflagrada à 0h desta terça-feira (7), o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de ônibus para tentar minimizar os problemas para a população. Haverá o reforço na frota e a criação de linhas especiais. A Polícia Militar também dará reforço ao atendimento nos terminais integrados (TIs).
No total, 123 linhas que circulam em áreas alimentadas pelo metrô serão diretamente afetadas pela greve. Por causa disso, nove linhas serão reforçadas, a maioria com destino ao Centro da capital pernambucana. Conforme o órgão gestor do sistema, serão 81 veículos a mais do que um dia útil normal.
As linhas especiais criadas para o período da paralisação serão a TI Jaboatão/TI Barro e a TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra. Os passageiros que embarcarem ou desembarcarem em um desses terminais poderão usar essas linhas provisórias sem pagar uma nova passagem, como já é feito através das linhas que atendem normalmente os TIs.
Confira mais detalhes sobre o esquema especial para o dia de greve:
115 – TI Aeroporto/TI Afogados: terá parte de sua frota com itinerário estendido até o TI Recife
232 – Cavaleiro: vai integrar no TI Cavaleiro
2469 – TI Camaragibe/CDU: terá sua frota com itinerário estendido até o TI Barro
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) e 347 – TI TIP (Derby): terão suas operações unificadas
200 – TI Jaboatão: terá a frota reforçada
370 – TI TIP/TI Aeroporto: terá a frota reforçada
2450 – TI Camaragibe (Centro) – BRT e ônibus convencionais: terá a frota reforçada

Greve Metrô Recife - sai hoje a descisão deste protesto por segurança e qualidade.


Metroviários realizam assembleia na noite desta segunda para decidir rumos da greve


Foto: Metroviários realizam assembleia na noite desta segunda para decidir rumos da greve: http://migre.me/m8C7m

Categoria deve paralisar as atividades a partir da meia-noite da terça-feira


fonte: Júlia Montenegro, do Folha PE

Metroviários realizam, às 18h desta segunda-feira (6), uma assembleia geral extraordinária para discutir a deflagração da greve. O encontro acontece na sede da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco, na rua Coronel Lamenha, 263 no bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife. 
A categoria paralisa as atividades a partir da meia-noite da terça-feira (7). Segundo o presidente do sindicato dos metroviários, Diogo Moraes, a reivindicação da categoria é por conta da falta de segurança no sistema. Os trabalhadores se queixam que estações são invadidas, assaltadas e depredadas, pondo em risco a vida dos metroviários e usuários.

sábado, 4 de outubro de 2014

Eleições 2014 - GRANDE RECIFE ORGANIZA ESQUEMA ESPECIAL PARA AS ELEIÇÕES 2014 E SUA MOBILIDADE PARA OS ELEITORES.



O Grande Recife, com objetivo de auxiliar o deslocamento dos eleitores, organizou um esquema especial de ônibus para o próximo domingo (5/10). 

Linhas do Sistema Público de Transporte de Passageiro terão acréscimo de frota e viagem. Além disso, 21 linhas não usualmente não operam aos domingos e feriados funcionaram no dia da votação. Ao todo, serão 1.248 veículos realizando 14.768 viagens, o que corresponde a 263 carros e 2.245 viagens a mais do que um domingo normal.

Confira abaixo a relação das linhas que operarão excepcionalmente neste domingo (5/10). 

013 – Jardim Beira Rio (Pina)
018 – Brasília Teimosa
033 – Aeroporto
039 – Setúbal (Príncipe)
042 – Aeroporto (Opcional)
072 – Candeias (Opcional)
111 – Pinheiros
304 – Circular (Curados)
330 – Casa Amarela/CDU (TRT)
347 – TI TIP (Derby)
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
644 – Largo do Maracanã
1933 – Abreu e Lima/Paulista
1935 – Paratibe/PE-15
1949 – Caetés/Centro de Paulista (Paratibe)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1986 – Rio Doce/Derby
1988 – Desterro (Integração)
2448 – Jardim Petrópolis
2477 – Santa Terezinha/TI Camaragibe
517 – Córrego do Inácio


Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sem terra e sem tetos - TI Joana Bezerra volta a ter terreno invadido no Recife.

Terminal Integrado Joana Bezerra deve ser inaugurado até o fim deste outubro, segundo a Secretaria das Cidades / Fotos: Elvis de Lima
Terminal Integrado Joana Bezerra deve ser inaugurado até o fim deste outubro, segundo a Secretaria das Cidades
foto: Elvis de Lima Ne10.

Enquanto a construção do novo Terminal Integrado Joana Bezerra, na área central do Recife, não sai do papel, comunidades circunvizinhas voltam a ocupar o espaço que deveria ser público. Diversas famílias chegaram a receber indenizações para sair do local onde o terminal está sendo erguido desde setembro de 2012, mas, sem fiscalização, algumas voltaram para o mesmo local ou para áreas bem próximas que também deverão ser desapropriadas. 
Em meio a um cenário sem calçamento e saneamento básico, várias famílias continuam construindo casas livremente no entorno do terminal. Cimento, areia, tijolos e madeiras reaproveitadas são alguns materiais usados na construção de novas moradias. Numa viela, bem próximo a uma das entradas da obra cercada por tapumes, uma senhora cava um buraco na tentativa de facilitar a passagem da água de esgoto que é despejada a céu aberto. Do outro lado, homens usam furadeiras para instalar uma porta numa das casas recém-construídas, sem medo de fiscalização.
De acordo com uma dona de casa, que não quis ser identificada temendo retaliação, várias famílias receberam indenizações "de valor muito baixo". "Minha casa [de alvenaria] foi avaliada em R$ 24 mil. Onde é que eu vou comprar uma casa nova com esse dinheiro? Fui praticamente obrigada a sair do lugar onde vivi durante 14 anos", disse. Ainda segundo a mulher, ela mesma construiu uma nova casa, também de alvenaria, apenas alguns metros dos tapumes que cercam a obra do terminal.
A Procuradoria Geral da União (PGU), órgão responsável pelas desapropriações no terminal, informou que os valores das indenizações foram aceitos das famílias. "É importante frisar que, nas desapropriações judiciais (apenas 10 processos judiciais), o justo preço é definido pelo Poder Judiciário que, através da perícia judicial, realizada por perito especializado indicado pelo juiz competente, determina, subsidiado nos dados apresentados, o valor que deve ser considerado como justo". No total, já foram pagos R$ 3.241.514,97 em indenizações para a obra do TI de Joana Bezerra entre dezembro de 2012 e outubro de 2013.
 Fui praticamente obrigada a sair do lugar onde vivi durante 14 anos 
Ainda segundo a PGU, as famílias que foram contempladas com as indenizações podem utilizar o valor pago para adquirir novas unidades habitacionais. Ao todo, 194 casas precisaram ser desapropriados pela Procuradoria. Desse número, 184 foram concluídos e dez foram ajuizados. A PGU informou que em apenas três casos o pagamento da indenização ainda não foi realizado devido a impedimentos por problemas processuais. 
TERMINAL INTEGRADO - O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria da Cidades, divulgou um novo prazo para a entrega do Terminal Integrado Joana Bezerra. Orçada em R$ 9, 4 milhões, a obra, que devia ser concluída há um ano, tem previsão agora de ser inaugurada até o fim deste outubro. Segundo a Secretaria das Cidades, o atraso se deu por causa das chuvas e da demora no repasse de recursos do Governo Federal. Hoje 90% da obra já foram executadas.
O TI Joana Bezerra contará com bicicletário, lanchonetes, central de atendimento ao cliente e acessibilidade plena. As plataformas serão construídas para receber os coletivos comuns e os que operam o sistema BRT (Bus Rapid Transit), nos quais o embarque e desembarque são feitos em nível, oferecendo mais conforto e segurança para os passageiros.
Para os estudantes André Luís, 20 anos, e Bianca Oliveira, 17, o terminal já deveria ter sido inaugurado
Para os estudantes André Luís, 20 anos, e Bianca Oliveira, 17, o terminal já deveria ter sido inaugurado
No local,  circulam diariamente 50 mil pessoas e a expectativa é que o número aumente para 67 mil. Para não prejudicar as pessoas que precisam pegar ônibus na área, a antiga estrutura continua funcionando normalmente até a conclusão das obras do novo terminal, construído ao lado do velho. O Grande Recife, responsável pela relação das linhas de ônibus e BRTs que deverão circular quando o novo terminal estiver pronto, disse que ainda não definiu as alterações necessárias.
Sujeira, ambulantes circulando livremente, falta de espaço, calçadas estreitas, demora e longas filas, além da ausência de uma estrutura confortável que proteja os usuários dos ônibus contra chuva e sol foram alguns dos problemas relatados. Os estudantes André Luís, 20 anos, e Bianca Oliveira, 17, criticam a demora na entrada do novo terminal. "Eu acho que essa obra já deveria ter sido entregue há muito tempo. Mas, pelo visto, deve demorar ainda bastante tempo. Isso é uma falta de planejamento", comentou André. 
Dona de casa Rosilene Maria, 27, sente na pele as dificuldades da atual situação do TI
Dona de casa Rosilene Maria, 27, sente na pele as dificuldades da atual situação do TI
A dona de casa Rosilene Maria, 27, sente na pele as dificuldades da atual situação do TI. "Não vejo a hora do novo terminal ficar pronto. Essa obra parece estar sendo feito a passos de tartaruga", critica Rosilene, que precisa se distanciar de Camaragibe até Recife toda semana, para levar a filha à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), localizada próximo.
INVESTIGAÇÃO - Em 2013, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou através do Diário Oficial a instauração de inquérito civil com o objetivo de investigar possíveis irregularidades nos licenciamentos ambientais e urbanísticos do TI Joana Bezerra.
Em nota, o MPPE disse que a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo enviou ofícios às secretarias de Habitação do Recife e das Cidades do Estado, mas ainda não teria recebido  resposta. A solicitação foi feita um ano atrás. As secretarias deveriam ter enviado as informações em um prazo de dez dias úteis, de acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado de Pernambuco no dia 10 de setembro de 2013. O documento está disponível publicamente no site do MPPE.


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

BRT EXPRESSO - CORREDOR NORTE/SUL GANHA MAIS UMA LINHA DO VIA LIVRE BRT



A partir desta sexta-feira (3/10), os usuários do Via Livre Norte/Sul terão mais uma opção de linha para se deslocar até o centro do Recife.A 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) passa a operar exclusivamente com BRT atendendo, nos dois sentidos, as quatro estações em operação no corredor: Tacaruna, 13 de Maio, Riachuelo e Praça da República. Com a mudança, a linha sairá do TI Pelópidas Silveira, deixará de trafegar pela Rua do Sol e passará a fazer retorno na Av. Dantas Barreto, realizando itinerário pela AV. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, AV. Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo.


Os usuários do TI PE-15 também serão beneficiados com a nova linha. Com o início da operação só com BRT, a 1979 também passará a integrar no terminal, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto subúrbio/cidade, dando mais opções aos usuários com destino ao centro do Recife. Dentro do TI PE-15 o embarque e desembarque da linha serão indicados nas plataformas.


Ao todo, a 1979 irá circular com 12 BRTs realizando 88 viagens com um intervalo de cinco minutos nos horários de pico. Esta linha circula de segunda a sexta das 5h30 às 19h40. A operação do Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) não será alterada e continuará com 14 BRTs, 147 viagens e um intervalo de cinco minutos entre um veículo e outro.Com a novidade, as duas linhas do Via Livre Norte/Sul passe a atender 17.800 mil passageiros por dia.


HISTÓRICO DO CORREDOR


Desde julho desde ano, o corredor Norte/ Sul encontra-se em operação com a linha 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) que circula de domingo a domingo das 5h às 22h. Cada estação de BRT tem capacidade para atender cerca 300 pessoas.


Para mais informações o usuário dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Falência -Decretada a falência do Grupo Busscar

Decretada a falência do Grupo Busscar Leo Munhoz/Agência RBS


Juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Luís Felipe Canever, publicou a sentença no final da manhã desta terça

O juiz Luís Felipe Canever, da 5ª Vara Cível de Joinville, julgou improcedente o pedido de recuperação judicial e decretou a falência do Grupo Busscar, formado pelas empresas Busscar Ônibus S.A.; Busscar Comércio Exterior S/A; Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda.; TSA Tecnologia S.A.; Tecnofibras HVR Automotiva S.A.; Climabuss Ltda.; Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda. e Lambda Participações, cujos administradores são Cláudio Roberto Nielson e Fábio Luis Nielson. A sentença foi publicada no final da manhã desta terça-feira.
O juiz confirma como administrador judicial da massa falida o  Instituto Professor Rainoldo Uessler (IPRU), tendo como representante Rainoldo Uessler, que já vinha cuidando do caso.
Canever também determinou a continuidade provisória das atividades da falida Tecnofibras HVR Automotiva S. A, alegando que a empresa sempre se manteve operacional e que ela terá a fiscalização do administrador judicial, responsável por tomar as medidas necessárias para a "boa administração da massa e da empresa".
A decisão do juiz confirma o resultado da sétima assembleia de credores da Busscar, realizada no dia 9 de setembro, que indicou a provável falência da ex-fabricante de ônibus de Joinville.

Na ocasião, os bancos Santander, BNDES e os tios dos sócios da empresa, os principais credores, rejeitaram o plano de recuperação apresentado pela companhia.

Entre os trabalhadores, 53% votaram a favor do plano de recuperação da empresa, especialmente aqueles que eram funcionários da Tecnofibras, única empresa do grupo que ainda permanece sadia e atuante no mercado, com mais de 400 funcionários. 

VLT - USO RACIONAL E INTELIGENTE EMPOU DA MOBILIDADE ... AV NORTE NECESSITA DISTO.


O estudo para operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prevê a eliminação de 125 linhas do transporte coletivo de Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, além da extinção do funcionamento dos micro-ônibus na Capital.

Porém, o plano de funcionamento poderá ser colocado em prática somente com a conclusão total dos dois trechos do modal e não há previsão de entrega das obras. O material é elaborado com base no atual modelo de transporte das cidades, que hoje contam com 630 ônibus circulando. Quando colocado em prática, o número de ônibus será reduzido para 480 veículos. O maior impacto é previsto para as regiões “cortadas” pelo VLT, que terá uma linha partindo do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Terminal do CPA 1, em Cuiabá. 

O segundo trecho segue do Porto até o Coxipó, na Capital. Assessor de mobilidade urbana Rafael Detoni, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), garante que a redução do número de linhas e ônibus não afetará a frequência dos coletivos e a espera dos passageiros nos pontos, uma vez que o novo modelo prevê a redução do tempo de circulação dos carros, em decorrência da diminuição do percurso percorrido. 

Destaca que, atualmente, os coletivos partem dos bairros sentido ao Centro, ou outros pontos mais distantes. Com isso, há uma coincidência de linhas em alguns trechos como, por exemplo, na avenida Historiador Rubens de Mendonça. Com o novo modelo, os ônibus terão as viagens reduzidas dos bairros até os pontos de integração com o VLT, que percorrerá as linhas mais longas. 

Assim, não haverá necessidade dos coletivos “concorrerem” com o modal e passarão a atuar de forma mais concentrada nos bairros, funcionando como alimentadores da linha principal. Cita que regiões mais distantes do percurso do VLT também terão impacto, porém bem menor que os previstos para os bairros próximos às linhas do modal. Das atuais 232 linhas operantes em Cuiabá, Várzea Grande e Intermunicipal, somente nove não serão alteradas com o início da operação do VLT e três do Intermunicipal serão mantidas. Isso reflete em redução de quilômetros rodados ao mês de 18% em todo o sistema. 

Em Cuiabá, a queda será de 21% e no intermunicipal, 45%. Em Várzea Grande haverá um aumento de 21% na quilometragem operada mensalmente. Detoni aponta que isso ocorrerá na cidade em decorrência da mudança do Terminal André Maggi para a região do Aeroporto. “A maioria dos ônibus de Várzea Grande faz integração no Terminal. Com a mudança de local, os ônibus terão que percorrer uma distância maior, por isso o incremento”. O estudo foi realizado entre agosto e dezembro de 2013. 

Questionado se a demora na entrega da obra compromete a validade do projeto de operação, Detoni afirma que não. Já a entrega parcial do VLT não surtiria o efeito desejado com o planejamento. “É um modelo de transporte integrado e as duas linhas são necessárias para o funcionamento adequado do modelo de operação proposto”. Atualmente as obras do VLT estão concentradas na avenida da FEB, em Várzea Grande, e a previsão oficial de entrega do modal é dezembro de 2014.

Informações: Só Notícias/Gazeta Digital

Greve - Metroviários decidem fazer greve padrão ,com metro em horaário de picos e sem nas horas normais.


foto : Diário Pernambuco

Após três horas de assembleia, os metroviários do estado decretaram greve, na tarde desta terça-feira (30). A paralisação, no entanto, só começa na próxima terça (07) e uma nova assembleia está marcada para a segunda (06), quando serão definidos os detalhes da manifestação.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Carlos Ribeiro, os trabalhadores optaram por esperar as eleições para comprovar que a decisão é apartidária. "Não estamos nos manifestando por questões políticas. Realmente queremos a melhoria das nossas condições de trabalho. É um risco para as nossas vidas", justificou.

Greve no metrô do Recife - Por segurança e condições dignas de trabalho
Assaltos, insegurança, sucateamento - - esses termos resumem bem a realidade do metrô do Recife - um bem público que deveria oferecer o que há de melhor a população ( já que é mantido pelos nossos impostos) mas que porém caminha em uma desenfreada degradação. Nós, metroviários, atuantes nesse sistema queremos mostrar nossa indignação através da greve por tempo indeterminado, um movimento que não busca aumento salarial mas sim CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, SEGURANÇA NÃO SÓ PARA NÓS MAS TAMBÉM PARA OS USUÁRIOS que também estão sofrendo com a insegurança (muitos já foram assaltados dentro dos trens e nas plataformas das estações) . 
Esperamos que todos compreendam nossas intenções e se unam a nós apoiando e de alguma forma demonstrando a sua indignação .
Segundo dados divulgados pela Polícia Ferroviária Federal, somente neste ano foram registrados 1,6 mil assaltos no metrô do Recife.