Projeto viário já está pronto e a prefeitura diz que os recursos já estão garantidos. Entretanto, reconhece que é uma obra de execução lenta e complicada
Do JC Online
A Avenida Antônio Falcão será requalificada e ganhará faixa exclusiva de ônibus, novas calçadas e ciclovia
Edmar Melo/JC Imagem
O projeto viário ainda está no papel e poderá levar anos para virar realidade. Mas, vingando, será uma boa alternativa para interligar os bairros da Zona Sul recifense, não só para quem usa carro de passeio, mas também para passageiros do transporte coletivo, ciclistas e pedestres. A chamada Radial Sul, assim batizada pela Prefeitura do Recife, tem como proposta a requalificação de vias já existentes – e problemáticas – para transformá-las em um corredor viário de seis quilômetros de extensão, entre a Avenida Boa Viagem e a BR-101 Sul, na altura do bairro do Ibura. Uma via com faixas exclusivas de ônibus, ciclofaixa bidirecional, calçadas amplas e acessíveis, fiação embutida e nova iluminação.
No total, a Radial Sul será composta por 14 vias que se espalham por quatro bairros da região. De acordo com o projeto, o corredor começa e termina em Boa Viagem, cortando também os bairros da Imbiribeira, Ipsep e Ibura. Tem início na Avenida Antônio Falcão, seguindo pela Avenida General Mac Arthur (Imbiribeira), Ruas Itacari, Itanagé e São Nicolau (Ipsep), até as Avenidas Dom Hélder Câmara e Dois Rios (Ibura). No sentido contrário, faz percurso paralelo, pelos mesmos bairros, começando nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara e seguindo pelas Ruas Pintor Antônio de Albuquerque, Itanagé, Potengy, Pampulha (Ipsep), Joaquim Bandeira (Imbiribeira), Avenida Antônio Torres Galvão e Rua Félix de Brito.
A proposta da prefeitura é transformar completamente essas vias, dotando-as de acessibilidade, arborização e iluminação moderna. “Quatro dos seis quilômetros do corredor serão formados pelo binário das Avenidas Antônio Falcão/General Mac Arthur e Antônio Torres Galvão/Félix de Brito. Onde houver espaço na via, implantaremos faixas exclusivas para os ônibus e ciclofaixas bidirecionais. Onde não for possível, haverá sempre uma faixa para o transporte coletivo e as rotas cicláveis terão continuidade por ruas menores. Vamos melhorar as calçadas e a arborização, além de construir um duto para enterrar a fiação aérea”, explica a diretora de Projetos da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves.
GALERIA DE IMAGENS
Visão aérea do binário das Ruas Antônio Falcão e Félix de Brito, em Boa Viagem
O JC fez o percurso da futura Radial Sul e identificou inúmeros problemas que terão que ser resolvidos pelo município. Os principais estão nas Avenidas Dois Rios e Dom Hélder Câmara, entre o Ipsep e o Ibura. A primeira tem graves deficiências de drenagem, alagando em dias de chuva. Também sofre com a ocupação desordenada das vias de rolamento e das calçadas. O segundo corredor, embora melhor conservado, tem trechos desnivelados que atrapalham a circulação dos veículos. “Estamos cientes de que será uma obra trabalhosa”, reconheceu Norah Neves.
A Radial Sul está no mesmo pacote dos corredores da Segunda e Terceira Perimetrais, mais extensos e também com propostas de requalificação da malha viária existente. São quase R$ 800 milhões previstos no PAC da Mobilidade, verba já garantida, segundo a prefeitura. Os corredores estão na fase de projeto e devem ser licitados no início de 2015.