segunda-feira, 19 de junho de 2017

Taxistas protestam para pedir suspensão de liminar que autoriza circulação do Uber no Recife

Neste Momento seguem ...

Decisão foi emitida pela 7ª Vara da Capital em outubro de 2016. Categoria dirige rumo ao Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, região central do Recife.

Taxistas da Região Metropolitana do Recife levam caixão para protestar contra aplicativos de transporte (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Um grupo de taxistas realiza um protesto, na manhã desta segunda-feira (19), contra os serviços de transporte particular de passageiros. De acordo com o advogado dos manifestantes, Aquiles Albuquerque, eles pedem que o juiz que concedeu a liminar autorizando a circulação do Uber no Recife reconsidere a decisão de outubro do ano passado.
De acordo com a organização do ato, cerca de mil taxistas participam da carreta. A Polícia Militar acompanha o ato, mas não divulgou números. A concentração começou por volta das 6h30, em frente ao Classic Hall, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, junto a divisa com o Recife.
A manifestação divide espaço com ônibus e veículos de passeio. Por conta do protesto, o trânsito está lento na divisa das duas cidades, por volta das 10h, mas fluindo.
Taxistas saem da divisa entre Olinda e Recife, seguindo pela Avenida Agamenon Magalhães rumo ao Fórum Rodolfo Aureliano (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Taxistas saem da divisa entre Olinda e Recife, seguindo pela Avenida Agamenon Magalhães rumo ao Fórum Rodolfo Aureliano (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
“Queremos que o juiz volte atrás na liminar até que a questão que trata dos serviços de transporte de passageiros seja decidida no Congresso”, afirmou o advogado. A discussão sobre os aplicativos de transporte passaram pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisam ser aprovada no Senado.
A expectativa é de que eles percorram a Avenida Agamenon Magalhães rumo ao Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, área central do Recife. No local, funciona a 7ª Vara da Capital, que concedeu a liminar.
fonte: G1 Pe

domingo, 18 de junho de 2017

Os taxistas prometem parar Recife e Olinda nesta segunda feira 19/06/17



DF regulamenta lei que proíbe ônibus de motor dianteiro

Ônibus com motor dianteiro aos poucos serão substituídos
Serão permitidos apenas veículos nesta configuração para linhas complementares ou rurais

O GDF –  Governo do Distrito Federal publicou nesta sexta-feira, 16 de junho de 2017, regulamentação da Lei 5590, de 23 de dezembro de 2015, que proíbe a utilização de ônibus com motor dianteiro no sistema de Brasília e cidades do entorno.
Os ônibus atuais com esta configuração poderão continuar até o final da vida útil prevista em contrato.
De acordo com a regulamentação, todos os ônibus novos deverão ser de motor traseiro ou central e até 2018, 70% dos ônibus terão de possuir esse tipo de motorização. Em 2019, o total de ônibus com motor traseiro ou central terá de ser 75% da frota; em 2020, de 80% e a partir de 2021, o mínimo de frota com motor traseiro ou central deverá ser de 85%.
Veículos com motor dianteiro só serão permitidos para linhas complementares em vias não pavimentadas, rurais ou então no caso de micro-ônibus.
Desde 2012, havia negociações entre o Ministério Público do Trabalho, Sindicato dos Rodoviários e a Secretaria de Mobilidade para esta exigência.
Atualmente, o sistema do Distrito Federal conta com 3,4 mil ônibus, que operam em cinco bacias, contando com os micro-ônibus das cooperativas.
Fonte: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ontem - Idosas ficam feridas em colisão de micro-ônibus com carro na BR-101 Acidente ocorreu em Abreu e Lima - uma delas ficou presa às ferragens

Acidente na BR-101 em Abreu e Lima
Acidente na BR-101 em Abreu e LimaFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
Um micro-ônibus da CIPMotos, da Polícia Militar, colidiu com um Fox preto com placas de Jaboatão dos Guararapes na tarde desta quinta-feira (16) na BR-101, na altura de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Duas idosas estavam no carro a que estava no banco do passageiro foi logo retirada, mas a motorista ficou presa às ferragens. 

Rapidamente chegaram diversas viaturas ao local para fazer o resgate das vítimas. Às 17h15 a ambulância partiu de lá levando as duas mulheres para o hospital. A idosa que estava no banco de passageiros tem 80 anos, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com os bombeiros, a condutora, de 68 anos, apresentava "TCE (Trauma Crânio Encefálico) leve, encontrava-se consciente, porém desorientada, enquanto que a passageira apresentava TCE grave, ocorrências de vômito e inconsciência". 
De acordo com uma testemunha que não quis se identificar, o micro-ônibus ia na faixa de ônibus no sentido sul-norte. O carro com as duas idosas teria ultrapassado os carros que estavam na faixa de conversão para retornar. Quando fizeram a conversão, passando na frente dos outros que aguardavam, foram atingidas. O ônibus ainda teria tentado frear por cerca de 50 metros, mas não conseguiu evitar o acidente.

De acordo com a PRF, as vítimas foram socorridas para a UPA de Igarassu.
Acidente na BR-101 em Abreu e Lima
Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco                                                                                                                                
Acidente na BR-101 em Abreu e Lima 

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Marcopolo lança New Torino 15 metros trucado


Foto: site ônibus minha segunda casa  (Blumenau )



Renovação em Blumenau .

Mostrando o cuidado das empresas que trabalha com a intenção de proporcionar conforto e segurança aos usuários do sistema de transporte em Blumenau. 


Recife e Região Metropolitana aguarda uma quantidade maior, sobre a frota mais confortável para os usuários,  porém o que se ver em PERNAMBUCO é  fim dos ônibus articulados e trucados que era nosso diferencial no transporte de passageiros e o que se ver , são compras de veículos pesados pequenos em linhas de alta demanda e os usuários cada vez mais enlatados.
Fica aí a pergunta a consórcio Grct,  que autoriza a diminuição de tamanho na frota e assim levando o desconforto aos usuários. 
Nos resta saber se teremos uma carroceria assim , pois a Marcopolo é preferível das empresas e o modelo Torino reina aqui na capital. 

Texto: jailson silva 

terça-feira, 13 de junho de 2017

ESTAÇÃO BENFICA PROMETIDA PARA JUNHO SERÁ MESMO ? OU MAIS UM PRAZO NÃO CUMPRIDO

Estação BRT R. Benfica

Fiz os registros abaixo da obra e, espero, a estação em si comece a acelerar.

A primeira foto mostra a manutenção da interdição em trecho da via sentido subúrbio dos ônibus. Fizeram ou ainda farão a rede de drenagem. Se foi concluída, vão ter que fazer a base do pavimento e asfaltar. Também por um anel de comunicação para a superfície nas bocas de drenagem. O passeio da ilha da estação nos dois trechos está concluído pelo que vi.



Nesta segundo foto, destaquei com setas várias molduras da superfície de vidro da estação onde algumas são janelas basculantes. Há várias e vão chegar mais. São partes da estação e espero, adiante o serviço.

Esses elementos contribuir na parte da estação propriamente dita e não no seu entorno.


A terceira foto mostra o desnível entre a parte de concreto e o asfalto. Na foto, se vê a barra em amarelo, protetor lateral da estação, na parte próxima ao pavimento, que impede o BRT pelas rodas encostar demais da estrutura da estação. Logo, não vão por outra camada de concreto. Vão ter que fazer uma transição entre o concreto e o asfalto formando uma rampa. O sentido centro está na mesma situação.


Texto e fotos: Rai_ no dia 07/06/17

forum Skyscrapercity Região Metropolitana Recife / cortesia ao Blog GRMPE
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=140628172#post140628172

domingo, 11 de junho de 2017

Acidente com vítimas presas as ferragens entre ônibus e carro

Bombeiros resgatam das ferragens vítimas de acidente entre carro e ônibus no Grande Recife

Batida aconteceu no fim da noite de sábado (10), no bairro de Peixinhos, em Olinda. Quatro pessoas ficaram feridas. Três delas foram retiradas dos destroços do veículo de passeio.

Resultado de imagem para Bombeiros resgatam das ferragens vítimas de acidente entre carro e ônibus no Grande Recife
foto ilustrativa

Um acidente entre um carro e um ônibus, ocorrido em Olinda no Grande Recife, deixou quatro pessoas feridas. A batida aconteceu no fim da noite de sábado (10), no bairro de Peixinhos. Três pessoas ficaram presas às ferragens do veículo de passeio. A outra teve lesões na cabeça.
Com a ajuda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), duas equipes do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência. Os militares e os médicos levaram para hospitais particulares da Região Metropolitana as três pessoas que foram retiradas dos destroços do veículo de passeio.
Um homem de 66 anos, que estava no banco traseiro, apresentava um ferimento no crânio e havia suspeita de traumatismo. Ele seguiu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Segundo os bombeiros , os quatro feridos estavam conscientes.
A batida aconteceu por volta das 23h30. O registro foi feito na Rua Teresita Bandeira, perto do Mercado Todo Dia.
fonte: G1 Pe

sábado, 10 de junho de 2017

Reclamações e muita espera por um ônibus da linha 060 TI Tancredo / Macaxeira

Resultado de imagem para primeiro dia de funcionamento da linha 060 com brt
foto: Cortesia Daniel Julio galeria OB

Ano passado a linha 060 foi vastamente divulgada com nomes e cartazes de linha TOP propondo mais conforto e agilidade , com a utilização de BRTs ( Provisoriamente) e com acesso exclusivo de VEM eletrônico.Sendo assim mais uma linha que parcialmente teve os cobradores retirados mas porém, ainda existia metade da frota operada com ônibus comuns, velhos e quentes que até hoje é operada pela Borborema. 
Resultado de imagem para primeiro dia de funcionamento da linha 060 com brt

A Mobibrasil teve que colocar os BRTs em uso e foi naquele momento a solução perfeita pra ociosidade dos veículos parados a mais de 2 anos na garagem, por falta de conclusão das obras ditas para a copa do mundo que até hoje se arrasta.

Este ano, mas precisamente em Fevereiro a criação de novas linhas de BRT na Caxangá fez com que a empresa substitui-se os BRTs Tops da linha 060 por ônibus comuns , pois as linhas novas 2 441- EBRT BR 101 conde da Boa Vista e a 2 443 EBRT BR101- derby  precisava de BRTs e assim sem aviso algum foi retirado da linha diferente do que aconteceu antes, onde houve uma vasta divulgação para a implantação dos mesmos nesta linha 060.

Coletivo da linha TI Tancredo Neves/TI Macaxeira lotado
foto: Carolaine Lira / cortesia foto da linha 060 em qualquer horário.

A reclamação hoje é por ônibus confortáveis e pelos atrasos de quase 50 minutos entre um coletivo e outro, os estudantes da UFPE são os mais prejudicados, sempre chegando em sala de aula atrasados, e também os trabalhadores em geral que fica a ver navios pois ônibus é que não se ver mesmo. E sem falar na superlotação pois antes se tinha um BRT de 19mm e hoje tem ônibus menores de 12,50mm sem ar.
Tempo de espera, hoje (9), na Rua Acadêmico Hélio Ramos - Reprodução/cittamobi
O GRCT faz o que bem quer com a população e assim fica difícil, diz Carlos Brandão(universitário) usuário diário desta linha.

fonte : JC caderno Cidades / JC Transito - com Bruno Vinicius.


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Renovação da Mobibrasil vem com novidades e a cima de tudo com a qualidade CAIO INDUSCAR

Visita da Mobibrasil 07/06/2017


O mercado de Mercedes benz no nordeste vem crescendo, e Pernambuco não poderia ficar de fora e a Mobibrasil Recife fez uma aquisição de fazer inveja a concorrência.



A Grande novidade da Mobbrasil  São Lourenço são os novos veículos Caio Apache Vip IV, Chassi: Mercedes Benz OF-1721 Bluetec5. Alguns possuem Ar-condicionado, e alguns sem o Ar-Condicionado que irão para linhas alimentadoras da empresa.

Nessa compra a Mobibrasil trouxe os veículos com duas pinturas diferente. A primeira é lilás (Pertence ao lote 2 Mobibrasil) e outra é a nova pintura do SEI ALIMENTADORA, uma das novidades dessa compra.

VÍDEO DO ACERVO


*O negócio foi fechado com financiamento do Banco Mercedes por meio do Finame e CDC.
 *O chassi OF 1721 é especialmente indicado para o transporte urbano de passageiros.

Atende também a demandas de clientes que atuam com fretamento. Foi desenvolvido para carrocerias até 13,2 metros. Utiliza motor OM-924 LA de quatro cilindros e 208 cavalos.

PS: Entre os itens de série traz freio-motor Top Brake, sistema antitravamento ABS, caixa de mudanças de seis marchas com radiador de óleo, polia adicional para ar-condicionado e conexão para extração de dados de telemetria (FMS). A lista de opcionais inclui suspensão pneumática, tacógrafo digital, retarder e limitador de velocidade.

A grande novidade é que os Apaches Vip IV com Ar- irão substituir a frota da linha 2040 CDU/BOA VIAGEM (CAXANGÁ) hoje operada por BRT's Articulados Modelo Millennuim sobre o chassi Scania K310IA de 19 Metros, que por sua vez serão removidos para dar suporte a linha 2443 AV. Caxangá/BR-101 (Derby) que passará a integrar ao Terminal Integrado Joana Bezerra em breve.

Segundo a Mobibrasil ainda não se tem uma data prevista para mudança, pois esta sendo feito um estudo de demanda pela empresa e o Grtc. os novos ônibus com ar, passarão pela vistória do Grct, e breve breve estarão circulando pelas ruas do Recife.

Os ônibus com ar-condicionado não possuem a cadeira do cobrador (por conta do embarque exclusivo na linha 2040). Detalhe para a versão digital da catraca  desses novos veículos que irão circular.

Fomos recepcionado pelo Dowglas, que cordialmente nos recebeu e apresentou a nova frota da empresa. O mesmo nos manterá informado sobre as novidades da  Mobibrasil.


E uma bela novidade está por vir, a Mobibrasil irá anunciar,  e nós vamos divulgar a todos breve breve, aguardem....


Abaixo segue um belo álbum de fotos inéditas e exclusivas.








 Não terá cadeira do Cobrador inovação Mobibrasil em primeira mão.





Tubulação do ar fica logo a frete por trás da primeira porta.


 Novo Painel Mercedes

placa de identificação de fabricação.



Texto: Jailson Silva
fotos: Igor Fernandes e Jailson
agradecimentos: Mobibrasil

Esteve presente para a visitação dois Busólogos de Pe o Correia Juliano e o Vanildo ( Vitão) estes amigos foram ver de perto o quanto é árduo um dia em garagem e como tudo funciona e o Blog sempre que puder levara os busólogos ao mundo dos ônibus.

Protesto contra estupro de idoso paralisa estação de metrô no Recife Manifestantes jogaram pneus na linha metroviária para impedir a circulação do transporte, por volta das 18h desta quarta-feira (7).

Protesto na estação Ipiranga após estupro de idoso
Um protesto paralisou o funcionamento da estação de metrô Ipiranga, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, por meia hora na noite desta quarta-feira (7). Os manifestantes agiram contra o estupro de um idoso de 60 anos, ocorrido na terça (6).

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por volta das 18h30, os manifestantes jogaram pneus na linha do metrô para impedir a circulação do transporte. Baseada nas imagens das câmeras de segurança da plataforma, a CBTU acredita que havia cerca de 20 pessoas envolvidas no ato. O serviço voltou a funcionar às 19h15.
EstuproSegundo a Polícia Militar, um idoso de 60 anos foi estuprado quando subia a rampa da estação, por volta das 21h. Dois homens são suspeitos do crime, mas ainda não foram identificados. Ainda segundo a PM, eles portavam arma de fogo no momento do crime.
fonte: Folha Pe

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ônibus high-tech pode derrubar custo de obras de metrô

Chamado ART, o veículo pode atingir velocidade de até 70 km/h e transportar mais de 300 pessoas

São Paulo — A China tem um novo projeto de veículo high-tech que anda sobre trilhos virtuais na cidade. Ele funciona como uma mistura do trem comum com o ônibus, já que anda na rua sem trilhos reais, mas tem a possibilidade de adicionar vagões para ampliar sua capacidade.


, fabricante responsável pelo projeto, chama o novo veículo de smart bus ART (sigla em inglês para “veículo autônomo de trânsito rápido”)– o que esclarece que o veículo é um ônibus.
Equipado com sensores para seguir as faixas pintadas e outros sensores na estrada pela qual percorre, ele não precisa de um motorista humano atrás do volante para conduzi-lo, apesar de ainda haver um nesta fase inicial.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2013, com o objetivo de reduzir o caótico trânsito dos centros urbanos da China. O ART tem capacidade de acomodar 307 passageiros (com três vagões; com cinco, são mais de 500) e atinge velocidade máxima de 70 kmh, impulsionado pela energia armazenada em sua bateria. A cada parada de 10 minutos, o veículo recebe energia para mais 25 km de percurso.
O ART pode representar uma forma de aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade sem que seja necessário fazer obras comuns de metrô e trem. Na China, o custo por quilômetro de metrô é de 58 mi a 102 mi de dólares, enquanto o trecho custaria 2,2 mi de dólares para criar uma pista virtual para o ART.
O veículo foi apresentado na última semana, quando andou sobre uma pista de 6,5 quilômetros. A expectativa é de que ele esteja nas ruas da cidade chinesa Zhuzhou a partir do ano que vem.
Vale notar, porém, que o último projeto de ônibus inteligente provindo da China, que andava sobre carros nas ruas, sofreu evasão de investimentos e agora está parado pegando poeira.
Veja o vídeo de divulgação do smart bus ART. Na sequência, veja o vídeo que mostra parte dos testes com o veículo.

Fonte: Exame


terça-feira, 6 de junho de 2017

A Corrupção mancha a história do transporte coletivo de passageiros em Pernambuco

Asa Branca e Borborema mantinham esquema de corrupção

Empresários Filipe Rodrigues de Melo e Osvaldo José dos Santos Farias pagavam propina ao tenente-coronel da PM e ao atual chefe de fiscalização do DER para prejudicar empresas concorrentes com fiscalizações constantes








Reprodução/InternetReprodução/Internet

O coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Clóvis Fernando Pereira, e o atual chefe de Fiscalização e Vistoria do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Laurent Licari,foram indiciados por corrupção passiva. De acordo com informações da Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decasp), eles organizavam fiscalizações em veículos de transporte de algumas empresas específicas no intuito de prejudicá-las.

vantagens financeiras dos empresários Filipe Rodrigues de Melo, da empresa Asa Branca, e Osvaldo José dos Santos Farias, da Borborema. De acordo com a investigação, ao longo dos anos de 2015 e 2016, o coronel da PM recebeu uma quantia de R$ 64 mil em depósito bancário. "Ele não soube explicar de onde teria vindo esse dinheiro identificado em suas transações bancárias", disse Patrícia Domingos, delegada à frente do caso. 
O crime era organizado em reuniões entre os empresários e os servidores públicos. Clóvis e Laurent se reuniam para organizar onde seriam os pontos específicos de fiscalizações, data e horário das operações. Os empresários também participavam dos encontros para fornecer informações sobre localizações exatas. "As empresas de transporte concorrente eram prejudicadas porque sofriam muito mais infrações, multas e tinham veículos apreendidos", relatou a delegada. 
Enquanto as empresas que pagavam propinas eram beneficiadas sofrendo apenas algumas fiscalizações. "Empresas prejudicadas como a RCR e a Astrotur sofriam prejuízo porque eram expostas na mídia de forma negativa por não ser profissional, seus funcionários se atrasavam para o trabalho devido as constantes fiscalizações e a quantidade de multas era enorme", explicou Domingos. 
A investigação aponta que a Asa Branca e a Borborema se beneficiavam dessa situação porque além de ficarem com a imagem positiva, também conseguiam mais contratos, principalmente no interior do Estado. "Foi mencionado durante a investigação que caso a Astrotur perdesse contratos no interior de Pernambuco, a Borborema poderia facilmente abocanhá-los".
A denúncia do crime foi feita pelas empresas prejudicadas e por policiais militares que percebiam a situação e teriam ficado revoltados com a atitude dos gestores Clóvis e Laurent. Em depoimento prestado à Polícia Civil, o tenente-coronel e o atual chefe de fiscalização do DER negaram as acusações e afirmaram que realizavam seu trabalho de forma lícita. 
Mas, para a delegada, a investigação do caso foi bem clara e se baseou em provas como quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal. A polícia também ouviu muitas testemunhas presenciais. Clóvis e Laurent foram indiciados por corrupção passiva e os empresários Filipe e Osvaldo por corrupção ativa. Apesar disso, nenhum dos quatro foram presos. "Não pedimos a prisão porque esse crime não é praticado mediante violência ou grave ameaça. Mas pedimos o afastamento do chefe do DER", concluiu Patrícia. 
O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: SDS
Texto: Leia já