sábado, 23 de dezembro de 2017

PASSEIO DE NATAL MOBIBRASIL 2017 TRENÓ DE NATAL MOBI

O Blog GRMPE e o Club dos Busólogos Pe agradecemos a empresa Mobibrasil que nos proporcionou uma noite de magia e alegria .... feliz Natal e prospero ano Novo.

Galeria de Natal 2017 passeio Mobibrasil Recife :










































COMUNICADO

PARTICIPE DA PESQUISA DE ORIGEM E DESTINO METROPOLITANA DA RMR

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria das Cidades e em parceria com a Prefeitura do Recife/Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), está realizando a Pesquisa Origem-Destino Metropolitana 2017/2018. A ferramenta de análise está sendo aplicada como parte integrante da elaboração dos Planos de Mobilidade dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Além disso, a pesquisa está sendo desenvolvida a partir da metodologia implantada em 2015, no Recife, pelo Instituto, responsável pelo desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana da capital do Estado.
A partir da Pesquisa de Origem e Destino, que já está disponível no site do Instituto (pesquisaodmetropolitana.recife.pe.gov.br), os municípios terão dados que revelam as necessidades atuais de deslocamentos da população. Também é possível acessar a pesquisa pelo celular ou tablet.
Em âmbito metropolitano, a última pesquisa foi realizada em 1997. O ICPS realizou a primeira edição da pesquisa Origem-Destino com a nova metodologia em 2015/2016, coletando informações sobre mais de 84 mil pessoas. A meta para a pesquisa metropolitana é ultrapassar 100 mil pessoas pesquisadas.
Planos de Mobilidade - O objetivo dessa ação é apoiar os municípios da Região Metropolitana na construção dos Planos de Mobilidade, já que todos são obrigados a desenvolverem seus planos, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) atendendo a princípios, diretrizes e objetivos definidos na lei, tais como: acessibilidade; desenvolvimento da sustentabilidade da cidade; segurança de pedestres e ciclistas; eficiência, eficácia e efetividade da circulação urbana; prioridade dos transportes não motorizados; integração entre os modos e serviços do transporte urbano; promoção da inclusão social;  consolidação de uma gestão democrática como instrumento e garantia da consolidação contínua do aprimoramento da mobilidade urbana; entre outros pontos destacados na lei. A estimativa é que os municípios economizem recursos da ordem de R$ 7 milhões, aderindo à nova metodologia.
O envolvimento da população na resposta à Pesquisa de Origem e Destino é de fundamental importância para o levantamento das informações necessárias para a elaboração dos planos. O objetivo central é conhecer como se dão os deslocamentos feitos pelas pessoas a partir de questionamentos simples, com a motivação das viagens e a forma como as realizam. Por isso, o envolvimento das pessoas é preponderante para a qualidade do trabalho que está sendo executando.
Ao final da pesquisa, o ICPS fará o tratamento dos dados e disponibilizará relatórios e o próprio banco de dados da pesquisa para o governo do Estado, que encaminhará esses resultados a todos os municípios da RMR.
A pesquisa ficará disponível para ser respondida até o mês de março do próximo ano. Esta fase da consulta se refere ao período 2017/2018. As pessoas que participaram da pesquisa realizada pelo ICPS em 2016/2016 também devem participar dessa edição. Com a nova metodologia será possível realizar as pesquisas com uma frequência muito mais adequada à dinâmica atual da sociedade.
Link para a Pesquisa:
http://pesquisaodmetropolitana.recife.pe.gov.br
FONTE:
Marca Grande Recife

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

TI III PERIMETRAL - 6 ANOS DE ATRASO E EM 2018 ELE VEM PARA DAR MAIS AGILIDADE A OPERAÇÃO DO LESTE OESTE








Após seis anos de obras e paralisações, um dos terminais do BRT Leste-Oeste é concluído



foto : Arquivo do Blog / JC IMAGENS


São seis anos de espera e pelo menos três de abandono. E mais de R$ 6,2 milhões gastos. Mas o processo chegou ao fim: o Terminal Integrado da III Perimetral, essencial à operação do Corredor Leste-Oeste do BRT, localizado no Cordeiro, Zona Oeste do Recife, está pronto. Foi, finalmente, concluído, e espera apenas o início da operação comercial. A previsão para isso acontecer, segundo a Secretaria Estadual das Cidades (Secid), é na segunda quinzena de janeiro, quando a unidade deverá começar a atender entre 10 e 15 mil passageiros por dia.


Estamos muito felizes porque vencemos mais esse obstáculo. A conclusão do TI da III Terminal é uma vitória, principalmente depois de tantas dificuldades enfrentadas com a paralisação da obra e o distrato que tivemos que fazer após a Mendes Júnior ter abandonado o contrato”,


André Viana, da Secid

O TI da III Perimetral teve as obras paralisadas ainda em 2015 – embora estivesse 90% pronto –, sendo retomadas em dezembro do ano passado. A conclusão da unidade custou R$ 1,8 milhão aos cofres públicos por ter ficado tanto tempo com as obras paradas. Para quem não lembra, é o segundo TI do Corredor Leste-Oeste e deveria, assim como o Terminal Integrado da IV Perimetral (ainda em obras), ter sido concluído ainda para a Copa do Mundo de 2014.


Corredor Leste-Oeste só ficará pronto em 2017

Começaram os improvisos no Corredor Leste-Oeste


A principal vantagem do início da operação do terminal será a retirada de diversas linhas de ônibus convencionais que atualmente ficam presas no congestionamento diário da Avenida Caxangá. Essas linhas passarão a alimentar o terminal e, para chegar ao Centro do Recife, os passageiros utilizarão os BRTs. A previsão é que o TI da III Perimetral opere com sete linhas (sendo cinco alimentadoras, uma troncal (para o Centro) e uma interterminal). Também haverá um benefício direto para a circulação dos automóveis, que dividem o espaço com os ônibus comuns na Avenida Caxangá.


A secid

“Estamos muito felizes porque vencemos mais esse obstáculo. A conclusão do TI da III Terminal é uma vitória, principalmente depois de tantas dificuldades enfrentadas com a paralisação da obra e o distrato que tivemos que fazer após a Mendes Júnior ter abandonado o contrato. Conseguimos, com muito esforço, fazer uma nova licitação para finalizar as pendências do Corredor Leste-Oeste, que estava totalmente parado. Mesmo fracionada, conseguimos garantir a retomada dos trabalhos para atender à expectativa da população”, comemorou o gerente de obras da Secretaria Executiva de Mobilidade da Secid, André Viana.




foto: Arquivo Blog/ JC IMAGENS

Embora concluído, o TI da III Perimetral só poderá entrar em operação após alguns ajustes que serão feitos pelos técnicos do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), responsável pelo transporte por ônibus na Região Metropolitana do Recife. Nesta quinta-feira (21/12), serão realizados testes com um BRT para avaliar a circulação no terminal. “Sabemos da expectativa da população diante da obra, mas esses ajustes são fundamentais. Precisamos ver como o BRT vai se comportar na entrada e saída do TI. Se teremos que promover mudanças em vias próximas para facilitar a circulação, por exemplo”, pondera André Viana.


Apesar da longa espera pela conclusão do terminal e da previsão de início de operação para a segunda quinzena de janeiro dada pela Secid, o GRCT afirmou, por nota, ser muito cedo para responder sobre a data de funcionamento do terminal.


Corredor de BRT Leste-Oeste terá fiscalização eletrônica para evitar invasõesÉ difícil chegar ao BRT pernambucano. Também falta conexão entre os corredores e com o metrôDesafios do BRT pernambucano: prioridade nas ruas, lotação e assalto

TERMINAL DA IV PERIMETRAL

A população, entretanto, ainda irá esperar mais um pouco pelo segundo e mais importante terminal integrado do Corredor Leste-Oeste – o TI da IV Perimetral (entroncamento da Avenida Caxangá com a BR-101). A unidade também enfrentou a mesma paralisação do TI da III Perimetral, com a diferença que a obra estava menos avançada – 70% feita. Os trabalhos foram retomados em julho deste ano e só devem ser concluídos em julho de 2018. O terminal tem uma previsão de demanda bem maior do que o da III Perimetral – 50 mil passageiros por dia – e a operação de nove linhas, sendo seis alimentadoras, duas troncais (para o Centro) e uma interterminal. 

TESTES REALIZADOS NESTA QUINTA FEIRA 21/12/17 COM BRT NO TERMINAL .

 ¬ SOBRE OS TESTES FOI SATISFATORIO E APROVADO PELA EQUIPE DA MOBIBRASIL, MAS FORAM FEITAS ALGUMAS RESALVAS E ALGUNS AJUSTES DEVEM SER FEITAS NA PLATAFORMA DO BRT E NA SAIDA DOS MESMO PELA RUA DE PARALELEPIPEDOS QUE FOI SUJERIDO A COLOCAÇÃO DE PISO DE CONCRETO E NO MAIS EM JANEIRO SE ASSIM FIZEREM OS AJUSTE.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

COMUNICADO

JOGO DO BEM TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE ÔNIBUS






A Arena de Pernambuco será palco de um grande evento. Será a segunda edição do Jogo do Bem, que acontecerá nesta quinta-feira (21), a partir das 20h. Vários jogadores do futebol da atualidade e do passado marcarão presença no evento organizado pelo pernambucano Hernanes, que atualmente joga no São Paulo. O Grande Recife preparou um esquema especial de mobilidade, para quem for utilizar o transporte público. Confira os detalhes:
Indo pela linha Centro do Metrô e desembarcando na estação Cosme e Damião, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena estará à disposição a partir das 17h. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa. Elas podem ser adquiridas tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente.
O usuário que utiliza o metrô, também pode optar em desembarcar na Estação Rodoviária, e terá acesso ao evento pelo Terminal Intergrado TIP, por meio da linha 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP. A linha também terá reforço, a partir das 14h, a depender da demanda de usuários no dia.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.
FONTE: 
Marca Grande Recife

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NOTÍCIA | INSEGURANÇA - Recife vive a maior crise de segurança já vista neste estado

Segundo SDS, número de assaltos a ônibus cai pelo terceiro mês seguido


Em novembro foram registradas 12 ocorrências de assaltos a ônibus a menos que no mês de outubro
Fonte : Rádio Jornal

Foto: Leopoldo Monteiro/TV Jornal

DADOS DA SDS :

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife caiu pelo terceiro mês consecutivo. É apontada uma queda gradativa: foram registrados 75 casos em setembro, 65 em outubro e 53 em novembro. Em 2017 janeiro é considerado o pior mês com 199 investidas registradas.
Os dados trazem ainda, o registo de todas as modalidades de roubo incluídas em Crimes Violentos Contra o Patrimônio Público (CVP). Em novembro foram contabilizados 8.083 casos.
Relatando:
Discurso muito bonitinho da SDS mas a realidade é outra e só neste final de semana entre a sexta e a madrugada desta segunda foram 31 assaltos a ônibus e 6 a BRT todos do corredor Norte sul.
Esta situação já saiu do controle e ontem o Blog  fez uma rota entre 3 terminais e nada de policia nestes locais e em Joana Bezerra 2 ônibus foram assaltados bem pertinho do terminal, na academia da cidade e já fazia 2 horas do ocorrido, a policia foi chamada e não chegou.
Em afogados, o terminal virou ponto de venda de drogas e teve um linchamento de um drogado que foi pego pela BBC no metro roubando um cell e a policia foi chamada e até hoje se espera pela viatura. Na PE15, a mesma situação varias pessoas vendendo dentro do terminal e outras fazendo pequenos delitos como roubo a cell e nada de policia e assim foi o Domingo sem policia nos  3 terminais...

Multa de 170,00 para quem não pagar tarifa no BRT do Recife , o que você acha?


O órgão gestor tem que resolver isso urgente e ai temos uma boa ideia.




Lei municipal foi aprovada no Rio de Janeiro. O que você acha de ser adotada no sistema da RMR? Foto: BRTRio/Divulgação








Calma. A iniciativa que titula esta coluna não é na Região Metropolitana do Recife. Mas poderia ser, já que o sistema pernambucano, embora bem menor do que o carioca, tem praticamente os mesmos índices técnicos de evasão de receita – o famoso calote, como definem, sem frescura, os cariocas: 12%, enquanto no Rio se trabalha com 15%. Depois do VLT Carioca, que desde 2016 coloca à prova a honestidade dos passageiros ao retirar as catracas de acesso ao Veículo Leve Sobre Trilhos e confiando o pagamento da tarifa a cada usuário, o Rio de Janeiro está oficializando a mesma concepção de cobrança ao Sistema BRT. A Lei 6.299/2017, aprovada este mês e de autoria do vereador Felipe Michel (PSDB), prevê multa de R$ 170, acrescida de 50% no caso de reincidência (ou seja, R$ 255), para as pessoas que forem flagradas sem pagar a passagem no BRT.


A lei foi vetada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), mas teve o veto derrubado pela Câmara Municipal e teve um prazo de 60 dias para ser regulamentada. A dimensão do BRT carioca diante do VLT é enorme e, por isso, a operacionalização da lei é bem mais difícil. Afinal, o BRT Rio tem três corredores, frota de 440 articulados, com 135 estações e terminais. Além disso, são 450 mil passageiros transportados diariamente. Mas o mecanismo foi criado e, agora, o poder público e o setor operacional só não fazem uso se não quiserem. E, que tal, se a mesma proposta fosse trazido para o BRT Via Livre, que opera nos Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste?












A nova lei carioca diz que a conferência e a validação dos cartões será feita por um agente público – no caso do VLT, os fiscais da honestidade são da concessionária e, nos flagrantes, um agente da Guarda Municipal entra em cena para aplicar a multa. Confirmado o (calote), o passageiro receberá a multa e tem o prazo de dez dias para fazer o pagamento. Se ignorá-la, o devedor poderá ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e na Dívida Ativa do Município, que realiza a cobrança judicial.

Modelo é igual ao adotado no VLT Carioca, desde 2016. Nele, não há catracas e a honestidade dos passageiros é testada. Fotos: Roberta Soares




É o mesmo modelo de penalização do VLT, que, pelo menos segundo os números informados oficialmente, teve um alto índice de evasão no início da operação, em junho de 2016, mas este ano não ultrapassou os 10%. E só tem caído. Números apresentados pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro mostraram que entre 5 de setembro de 2016 e o dia 30 de setembro deste ano, foram aplicadas 8.970 multas a passageiros por não pagamento da tarifa do VLT. Fevereiro teve o maior número de infrações: 950 pessoas. Mas em setembro passado, já havia uma queda brusca de 521 multas. De forma geral, passados dois anos, o fato é que 90% dos passageiros pagam a tarifa do VLT.



Confira, no vídeo de 2016, como é feita a validação do pagamento no VLT Carioca:













Mesmo que o passageiro não pague a multa por ter sido flagrado sem o pagamento da tarifa do VLT – de R$ 3,80 –, só o constrangimento que ele passa ao ser abordado pelo fiscal e, posteriormente, multado por um guarda municipal, educa e inibe o calote. E, pelo menos no caso do VLT Carioca, aqueles que resolverem não validar a passagem nos validadores distribuídos pelos vagões devem saber que o risco de passar um vexame é grande. O Blog De Olho no Trânsito já acompanhou a operação do bonde moderno carioca e pode garantir: a fiscalização existe de fato e a todo momento os fiscais entram e escolhem passageiros aleatoriamente.













A operacionalização da nova lei no Sistema BRT é que será o grande desafio dos cariocas e será o de qualquer sistema que venha a copiar a lei porque o VLT tem menos composições e uma operação concentrada – são apenas duas linhas que rodam na área central da cidade. O Consórcio BRT, que gerencia o BRT Rio (que inclui os Corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica), já demonstra preocupação com essa realidade.


“Estamos felizes com a nova lei, sem dúvida, até porque temos sofrido muito com a evasão de receita e, ainda mais, com a perda de passageiros, que hoje é de aproximadamente 20% devido à crise financeira do País e do Rio de Janeiro. Mas é preciso que a regulamentação aconteça. Só ela vai definir como será a aplicação da lei na prática. A utilização dos fiscais e da Guarda Municipal, como acontece no VLT Carioca, por exemplo, é o principal ponto. Há um custo que precisa ser estimado”, pondera a diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier.





Equipamento instalado na Estação Benfica do BRT, no Recife, era agressivo e teve que ser alterado após muitas reclamações dos usuários. Foi a primeira ação para inibir as invasões no sistema




Segundo o Consórcio BRT, a despesa com o fiscal que vai validar o pagamento das passagens, que na lei é de responsabilidade das concessionárias, não está previsto da planilha de custo do sistema. “É preciso saber quem pagará por esse custo, que não é barato porque temos 135 estações e terminais, que funcionam 24h. Ou seja, são três turnos de operação. Seriam necessários, numa conta rápida, cerca de 400 fiscais. Além dos agentes da Guarda Municipal, que aplicariam as multas. Tudo isso precisa ser definido na regulamentação da lei”, argumenta Suzy Balloussier. Na lei que penaliza o passageiro que anda no BRT sem pagar, inclusive, é prevista multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil para as concessionárias que descumprirem a determinação de disponibilizar os fiscais e seguranças.


fonte : Blog De Olho no transito

sábado, 16 de dezembro de 2017

O Blog esta de olho...


Obras da BR-101 na mira do TCE mais uma vez

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem (drone)

A restauração do chamado contorno urbano da BR-101 na Região Metropolitana do Recife voltou a gerar polêmica. Depois de ser criticada por entidades nacionais de engenharia, professores da UFPE e receber um alerta de má condução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a obra está sendo executada sem fiscalização. Ou seja, sem a empresa que fiscaliza se a reconstrução da rodovia está sendo bem feita e seguindo o determinado na licitação. Nesta quinta-feira (14/12), após concluir uma investigação que apontou diversos vícios, o TCE determinou, via medida cautelar, a suspensão da concorrência pública realizada pelo governo de Pernambuco para contratar a empresa que fará a fiscalização ao custo, inicial, de R$ 5,5 milhões. A determinação do TCE não provocará a paralisação da obra de restauração, em andamento desde setembro deste ano, mas é mais uma desconfiança lançada sobre uma intervenção estrutural para a mobilidade e a economia do Estado, esperada há mais de 20 anos e que vai custar R$ 190 milhões aos cofres públicos da União e do Estado.

Decidimos não suspender a obra, em comum acordo com o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU) para não prejudicar a sociedade, já que as condições de trafegabilidade da BR-101 estavam tão ruins, que paralisar os trabalhos agora, mesmo sendo equivocados, seria pior. Mas agora eles terão que fazer uma nova licitação para contratar a empresa de fiscalização”,


Teresa Duere, conselheira do TCE

A determinação para suspender a Concorrência 007/2017 foi da conselheira Teresa Duere, numa decisão definida como monocrática (dada por apenas uma pessoa), e que teve como embasamento os resultados de uma auditoria realizada pela Gerência de Auditorias em Licitações de Obras e Serviços de Engenharia do TCE. Nela, os técnicos encontraram irregularidades no processo licitatório. Entre os vícios, a elaboração de licitação sem projeto básico ou termo de referência, e de orçamento que incluiu itens de serviços inerentes a obras rodoviárias executadas em regiões distantes das cidades, sem considerar que a restauração se dá numa área urbana. Além disso, o TCE identificou a inadequada utilização de índices de atualização financeira para possíveis atrasos e reajustes do contrato, além de vícios e equívocos já elencados em observações anteriores enviadas ao governo de Pernambuco, via Secretaria de Transportes (Setra) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE).

“São duas coisas diferentes. Decidimos não suspender a obra, em comum acordo com o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União (TCU) para não prejudicar a sociedade, já que as condições de trafegabilidade da BR-101 estavam tão ruins, que paralisar os trabalhos agora, mesmo sendo equivocados, seria pior. Como as pessoas iriam conseguir ir e vir naquela rodovia? Por isso, optamos por emitir um alerta de responsabilidade à Secretaria de Transporte e ao DER-PE sem resultar numa medida cautelar, informando que, no futuro, os atuais gestores poderão responder civil e criminalmente. Já a suspensão da licitação se deu porque o edital estava cheio de vícios que não foram corrigidos, apesar dos alertas que fizemos. Agora, eles terão que refazer o edital e contratar uma empresa que, com certeza, dirá que o projeto, do jeito que está sendo executado, é um equívoco. A obra da BR-101 está sendo feita de forma completamente equivocada e irregular, com um custo alto e que possivelmente deverá durar um inverno e meio”, criticou Teresa Duere.

Abaixo, os pontos alertados pelos engenheiros:




Já havia uma crítica severa à contratação da empresa de fiscalização, feita pelas entidades nacionais de engenharia, porque a obra começou sem que a empresa de fiscalização tivesse sido contratada com antecedência. No dia 6 de dezembro, entretanto, antes da decisão do TCE, o DER-PE já tinha suspendido o processo licitatório que visava contratar empresa para fiscalizar as obras que estão sendo realizadas no trecho da BR-101. Foi a terceira vez consecutiva, como alertou a deputada estadual Priscila Krause (DEM). Mas, diferentemente das duas vezes anteriores, dessa vez a suspensão é do tipo sine die, ou seja, sem previsão para reabertura. Enquanto isso, a obra segue, mesmo com questionamentos técnicos e sem qualquer tipo de fiscalização.

Por nota, o DER-PE esclareceu que segue as orientações do TCE e que lançará um novo edital de licitação com os ajustes solicitados pelo tribunal. Acrescentou, ainda, que esse tipo de procedimento faz parte da normalidade.




“Talvez seja o momento de haver uma dispensa de licitação para que essa empresa de fiscalização seja contratada rapidamente porque ela é fundamental para apontar os equívocos de como o projeto está sendo executado. Ficar sem ela é ainda pior”, alerta o engenheiro Stênio Cuentro, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco (Abenc-PE), uma das entidades que assinou um documento de alerta sobre os erros da obra, encaminhado ao governo de Pernambuco.
fonte:
DE OLHO NO TRÂNSITO



Estamos de olho ...

Transporte

As linhas são a 2417 - Nova Morada/TI Caxangá e a 2488 - Vila da Fábrica/TI Caxangá Mais duas linhas de ônibus têm cobradores retirados sem autorização

A empresa foi notificada para que voltasse a operar com os profissionais
JC Online


As linhas são a 2417 - Nova Morada/TI Caxangá e a 2488 - Vila da Fábrica/TI Caxangá
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Mais duas linhas de ônibus da empresa MobiBrasil começaram a operar sem cobradores sem autorização do Grande Recife Consórcio de Transporte. As linhas são a 2417 - Nova Morada/TI Caxangá e a 2488 - Vila da Fábrica/TI Caxangá. A medida contrariou a determinação do governador Paulo Câmara, para que fossem suspensas as retiradas dos profissionais.
Nessa quinta-feira (14), o JC Trânsitodenunciou a situação da 2415 - Sítio das Palmeiras/EBRT Getúlio Vargas, que também começou a rodar sem cobradores. Todas as linhas são da empresa MobiBrasil. De acordo com o Grande Recife, a empresa foi notificada para que voltasse a operar com os profissionais e a situação foi normalizada nessa quinta (14).
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Suspensão da retirada

Anteriormente à determinação do governador Paulo Câmara, que ocorreu em abril deste ano, várias linhas da RMR deixaram de circular com cobradores, que ocorreu em abril. Ao todo, são 32 linhas, sendo que 27 delas passaram pela mudança somente no mês de março deste ano. A suspensão da retirada veio depois das críticas recebidas pelos usuários do sistema.
"Foi uma decisão pessoal do governador. Ele me ligou e deu a determinação. Ele entende que os passageiros estão sendo prejudicados e ficou sensibilizado com as reclamações. Se fizermos uma análise da repercussão na mídia em geral vemos que os usuários não estão satisfeitos porque a rede de vendas dos cartões e créditos eletrônicos do VEM não é satisfatória", explicou Francisco Papaléo, secretário das Cidades, à época da determinação, em entrevista ao De Olho no Trânsito.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Faixa Azul da Estrada dos Remédios, a sétima do Recife, vai entrar em operação segunda-feira (18)




Equipamento terá 3,6 quilômetros de extensão e começou a ser sinalizado. Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem


Já está parcialmente sinalizada a sétima Faixa Azul do Recife, a versão recifense do sistema BRS (Bus Rapid Service), que chegou ao Brasil em 2010 pelo Rio de Janeiro e tem proporcionado ganhos de até 100% na velocidade comercial dos ônibus. O novo equipamento está sendo implantado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) na 2ª Perimetral da cidade, na Zona Oeste da capital. Terá 3,6 quilômetros de extensão, começando na Estrada dos Remédios, em Afogados, seguindo pela Avenida Visconde de Albuquerque, na Madalena, e terminando na Rua José Bonifácio, na Torre.
A operação do novo equipamento começará na próxima segunda-feira (18/12). Por enquanto, apenas parte da sinalização horizontal foi feita. As placas indicativas da prioridade dos ônibus ainda não foram instaladas. O novo trecho está sendo implantado pelo município após um intervalo de um ano e meio sem expandir o projeto Faixa Azul, iniciado em 2013. Será mais uma Faixa Azul a entrar em operação sem a fiscalização eletrônica, o que reduz os efeitos positivos da prioridade ao ônibus porque as invasões são mais comuns. Atualmente, apenas o equipamento da Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, e parte do instalado na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, têm câmeras.




Simulação da Faixa Azul na Visconde de Albuquerque feita pelo ilustrador Ronaldo Câmara sobre foto de Diego Nigro/JC Imagem


A nova rota corta  os bairros de Afogados, Ilha do Retiro e Madalena, chegando a Torre. Começa após o mercado público e a feira livre de Afogados, no cruzamento da Estrada dos Remédios com a Rua Alcedo Marrocos, e termina no cruzamento da Rua José Bonifácio com a Rua Vitoriano Palhares (altura do Atacado dos Presentes), na Torre.




Faixa Azul cortará os bairros de Afogados, Ilha do Retiro, Madalena e Torre


A faixa exclusiva beneficiará diretamente 16 linhas de ônibus – segundo números do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) –, operadas por 138 coletivos que transportam 62.378 passageiros por dia. Por estar implantada em vias que compõem a Segunda Perimetral do Recife, a expectativa é de que os ganhos na velocidade comercial dos ônibus e, consequentemente, na redução do tempo das viagens para os passageiros serão grandes. Além disso, algumas linhas que serão beneficiadas pela nova rota interligam terminais integrados, como é o caso da TI Aeroporto/TI Afogados, TI Xambá/TI Largo da Paz e PE-15/Afogados. Também há linhas extensas, como a Rio Doce/CDU, que fazem longas viagens.
Com o novo equipamento, o Recife totaliza 36,3 quilômetros de Faixa Azul implantados entre 2013 e 2017. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), esse número corresponde a um aumento de 180% nos quilômetros de faixas exclusivas existentes no município em cinco anos. Embora o total ainda seja pouco, o município passou de 20,51 quilômetros, implantados entre os anos de 1980 e 2012, para cerca de 58 quilômetros em 2017. De forma geral, o projeto das Faixas Azuis beneficia, diariamente, 700 mil passageiros do transporte público na cidade.

A multa vai correr solta vamos faturar ou seguir as regras




Agora vai. Corredor BRT Leste-Oeste ganhará fiscalização eletrônica para evitar invasões


Repórter : Roberta Soares





Fotos: Ashlley Melo/JC Imagem


Em 2014, a mesma promessa havia sido feita pelo governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, mas não vingou. Agora, a instalação de câmeras para fiscalizar e inibir a invasão dos corredores de BRT Via Livre vai virar realidade. Pelo menos no Leste-Oeste, o BRT que liga o extremo Leste da Região Metropolitana do Recife ao Centro da capital. O corredor, que tem a velocidade média dos ônibus reduzida na metade devido às constantes invasões da faixa exclusiva por veículos particulares, já ganhou duas câmeras de videomonitoramento da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e os testes devem começar no próximo fim de semana.


Os equipamentos estão instalados nas proximidades das Estações Capibaribe e Engenho Poeta, no bairro da Várzea. Por enquanto, uma câmera monitora o tráfego no sentido Centro-subúrbio (na Engenho Poeta) e outra na direção contrária (na Capibaribe). As câmeras de videomonitoramento, como é previsto desde 2015 na Resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), possuem placas indicativas de fiscalização eletrônica. Todas têm que estar bem sinalizadas e ter, a uma distância de pelo menos 200 metros das câmeras, placas bem visíveis com o dizer “fiscalização de trânsito por videomonitoramento”. Sem elas, a Resolução 532 não tem efeito.




Infrações serão notificadas na central de operações da CTTU. Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Segundo Fernando Guedes, diretor de Tecnologia do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), as câmeras são resultado de uma parceria entre o governo de Pernambuco e a CTTU. Inicialmente, estarão em dois pontos, mas a expectativa é de que sejam ampliadas para todo o corredor. “Nós estamos adquirindo e instalando as câmeras que serão operadas pelos agentes de trânsito da CTTU. Serão eles quem estarão validando as infrações a partir da central de operações do órgão de trânsito. Estamos fazendo os ajustes para, o mais rápido possível, começar os testes. Elas irão ler a placa dos veículos que trafegarem na faixa exclusiva dos BRTs. No futuro, queremos utilizar a fibra ótica que existe no corredor para ampliar a fiscalização”, explica. Lembrando que dirigir em corredores exclusivos representa infração gravíssima, que rende sete pontos na CNH e multa de R$ 191,54.
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IMPACTO
A expectativa dos operadores e gestores do sistema BRT é grande em relação ao funcionamento das câmeras de videomonitoramento. Espera-se que as invasões por veículos comuns diminuam. Atualmente, a velocidade das cinco linhas em operação caem de 16 km/h para 7,8 km/h em alguns trechos. “Os dois primeiros pontos para instalação das câmeras foram escolhidos exatamente por terem uma frequência de invasões. Como existe um giro à esquerda permitido nos dois sentidos, um pouco à frente da Estação Capibaribe (sentido Recife-Camaragibe), muitos motoristas continuam trafegando no corredor de BRT. O impacto para a velocidade comercial dos veículos é grande. Quando não há invasão, temos trechos do Leste-Oeste, como na altura do elevado do Bom Pastor (Engenho do Meio), que os ônibus chegam a 28 km/h”, afirma André Melibeu, diretor de Operações do GRCT.
O fato de 36 linhas de ônibus comuns estarem no tráfego misto, disputando espaço com os veículos particulares, potencializou as invasões porque o trânsito ficou pior, principalmente no pico da manhã. Os ônibus comuns que antes usavam a faixa exclusiva foram para fora dela desde que o BRT entrou em operação, ainda em 2014.



ABANDONADO
Antes de iniciar a notificação dos invasores do corredor exclusivo dos BRTs é importante que o governo do Estado refaça a sinalização horizontal do equipamento, atualmente inexistente. Pelo menos ao longo de todo o corredor no sentido subúrbio-Centro. Se não fosse pelas estações, o motorista nem perceberia que ali opera um corredor exclusivo de BRT. Não há sinal nem mesmo da faixa contínua que isola os coletivos. Os tachões – a única segregação física do tráfego misto – sumiram faz tempo.
O pouco isolamento do BRT Leste-Oeste, inclusive, foi uma das razões para que a nota do corredor caísse na avaliação feita pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), entidade internacional que atua no planejamento urbano inclusivo orientado pelo transporte de média e alta capacidade, e apresentada na segunda-feira (4/12), no Recife. No sentido Centro–subúrbio, entretanto, a sinalização está presente.


Por nota, a  Secretaria das Cidades informou que está refazendo a sinalização horizontal do Corredor Leste/Oeste e que a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o final de janeiro de 2018. Os serviços estão sendo realizados à noite para evitar transtornos.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017