Foto divulgação da Grct Grande Recife determina 70% da frota de ônibus para a nova fase de retomada da economia
Na próxima segunda-feira (22), a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife contará com 70% da frota em circulação. Isso significa 234 ônibus a mais em comparação com a frota em operação nesta semana. O reforço programado pelo Grande Recife visa minimizar o impacto no transporte público, principalmente nos horários de pico, com a retomada de novos setores da economia.
Das 293 linhas em operação atualmente, 71 já circulam com 100% da frota. Entre elas: 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 1909 - TI Pelópidas/TI Joana Bezerra, 207 - Barro/Macaxeira (BR-101), 216 - TI Barro/TI Cajueiro Seco, 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra, 914 - PE-15/Afogados, 206 – TI Barro/ TI Prazeres (Jordão), 825 – Jardim Brasil/ Joana Bezerra e 2490 – TI Camaragibe/ TI Macaxeira.
Além disso, veículos extras permanecem estocados nos terminais integrados de maior demanda: Tancredo Neves, Xambá, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Camaragibe e Cabo. Estes coletivos entram em operação de acordo com o aumento da demanda dos usuários. É importante destacar que os técnicos do Consórcio continuarão acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomeração nos TIs.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações. POSTADO por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes |
sábado, 20 de junho de 2020
segunda-feira, 15 de junho de 2020
Faixa Azul começa na Av Agamenon Magalhães em Recife
Acessem no posdcat pelo link:
https://anchor.fm/blog-grande-recife-mobili/episodes/Metr-e-faixa-Azul-comea-amnha-16620-effhk8
Trecho da Faixa Azul dinamiza transporte público na Avenida Agamenon Magalhães
O primeiro trecho da Faixa Azul na Avenida Agamenon Magalhães entra em operação nesta terça-feira (16). Com isso, os ônibus terão uma via exclusiva para circulação que dá mais dinamismo e velocidade ao transporte público na região. A novidade faz com que o Grande Recife implante um novo ponto de embarque e desembarque seletivo e altere o itinerário de seis linhas para o acesso à pista local.
Os ônibus que trafegam no sentido Recife/Olinda terão direito à Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua João Asfora, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal da Ilha do Leite, e segue até a intersecção com a Rua Leopoldo Lins, esquina com a agência da Caixa Econômica Federal do Espinheiro.
Já os coletivos que viajam no sentido Olinda/Recife entram na Faixa Azul a partir do cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Buenos Aires, esquina com a agência do Banco Santander Select do Espinheiro, e segue até o Hospital Português.
Neste sentido do tráfego, ocorrem duas mudanças. A primeira é que, para ter acesso à pista local da via, seis linhas terão de utilizar uma nova agulha próxima ao cruzamento com a Avenida Joaquim Nabuco. São elas:
116 - Circular (Príncipe)
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1987 - TI Rio Doce (Príncipe)
Além disso, uma nova parada foi implantada no canteiro central da via, logo após o cruzamento com a Praça do Derby. Este ponto de embarque e desembarque é seletivo e será atendido pelas linhas 100 – Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura) e 101 – Circular (Conde da Boa Vista / Rua do Sol). Dessa forma, estas duas linhas deixam de atender à parada nº 180161 que fica no canteiro central, antes do cruzamento com a Praça do Derby.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
domingo, 14 de junho de 2020
Reforço de ônibus vai chegar a 60%
Com ativação de novos setores da economia, 60% da frota de ônibus estará em operação
Com a retomada de novos setores da economia em Pernambuco, a partir da próxima segunda-feira (15), o Grande Recife Consórcio amplia para 60% a frota de ônibus da Região Metropolitana. Com isso, 201 veículos a mais estarão nas ruas em comparação à quantidade de coletivos em circulação atualmente. Técnicos do órgão permanecem fiscalizando o serviço para realizar os devidos ajustes com o objetivo de minimizar o impacto no transporte público, principalmente nos horários de pico.
O reforço será realizado em linhas de maior demanda e foi programado com base nas particularidades de cada setor econômico que volta a atuar. Além destes, veículos extras continuarão estocados nos terminais integrados Joana Bezerra, Tancredo Neves, PE-15, Xambá, Afogados, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Jaboatão, Camaragibe, Cajueiro Seco e Cabo. Estes coletivos entram em operação de acordo com o aumento da demanda dos usuários.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
https://anchor.fm/blog-grande-recife-mobili/episodes/Grct-diz-que-vai-aumentar-frota-em-60-nesta-segunda-feira-15620-efdba1
domingo, 24 de maio de 2020
# TBT - Recife 24 maio de 2014, amanhece sem a empresa São Paulo nas ruas
Empresas São Paulo e Rodolinda encerram suas atividades
2014 já se tornou um marco na história do transporte de Pernambuco. Não só pelo sistema BRT que está sendo implantado, rápido e moderno, mas também pelo fim das atividades de empresas tradicionais do mundo dos coletivos.
Em fevereiro, a Santa Cruz encerrou suas atividades. E no último dia 22 de maio, mais duas empresas despediram-se do sistema: a São Paulo e a Rodolinda.
Em comum, todas fecharam por causa do processo de licitação que o sistema de transporte recifense vive. Por conta de problemas financeiros, não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram criados. A única solução, portanto, foi fechar as portas.
Fundada em 1944, a Empresa São Paulo surgiu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife. Fundada por Raul e Mário de Mello Morato, contava com apenas um ônibus, operado pelos próprios criadores, que eram irmãos. O veículo do tipo jardineira, era conduzido por um deles enquanto o outro cobrava as passagens.
Com o passar do tempo, a São Paulo cresceu e se profissionalizou. Em 1970, passou para as mãos de Luiz Antônio Morato, que conduziu sua expansão. Posteriormente, foi criada uma empresa-irmã, a Rodolinda, para operar as linhas municipais de Olinda.
Recentemente, a São Paulo tinha 120 ônibus e operava em 19 linhas, enquanto a Rodolinda possuia 8 carros na frota operando 1 itinerário.
Desde a manhã do dia 23, as empresas Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram a operação das linhas da Sao Paulo. Os antigos funcionários da São Paulo deverão ser divididos entre estas quatro transportadoras.
Os usuários devem ficar atentos as novas operadoras das linhas que eram da São Paulo. A dica é pegar o ônibus pelo número e nome do trajeto.
Isto foi notícia no blog Maxi ônibus Olinda, e aqui segue a matéria daquele dia triste a nossa Busologia pernambucana.
Em fevereiro, a Santa Cruz encerrou suas atividades. E no último dia 22 de maio, mais duas empresas despediram-se do sistema: a São Paulo e a Rodolinda.
Em comum, todas fecharam por causa do processo de licitação que o sistema de transporte recifense vive. Por conta de problemas financeiros, não conseguiram se encaixar em nenhum dos consórcios que foram criados. A única solução, portanto, foi fechar as portas.
Fundada em 1944, a Empresa São Paulo surgiu no bairro de Beberibe, zona norte do Recife. Fundada por Raul e Mário de Mello Morato, contava com apenas um ônibus, operado pelos próprios criadores, que eram irmãos. O veículo do tipo jardineira, era conduzido por um deles enquanto o outro cobrava as passagens.
Com o passar do tempo, a São Paulo cresceu e se profissionalizou. Em 1970, passou para as mãos de Luiz Antônio Morato, que conduziu sua expansão. Posteriormente, foi criada uma empresa-irmã, a Rodolinda, para operar as linhas municipais de Olinda.
Recentemente, a São Paulo tinha 120 ônibus e operava em 19 linhas, enquanto a Rodolinda possuia 8 carros na frota operando 1 itinerário.
Desde a manhã do dia 23, as empresas Caxangá, Globo, Pedrosa e Transcol assumiram a operação das linhas da Sao Paulo. Os antigos funcionários da São Paulo deverão ser divididos entre estas quatro transportadoras.
Os usuários devem ficar atentos as novas operadoras das linhas que eram da São Paulo. A dica é pegar o ônibus pelo número e nome do trajeto.
Isto foi notícia no blog Maxi ônibus Olinda, e aqui segue a matéria daquele dia triste a nossa Busologia pernambucana.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
sexta-feira, 22 de maio de 2020
NOVA PRESIDENTE KENNEDY E MAIS UMA ETAPA DA SUA REFORMA
Projeto original divulgação Nova Presidente Kennedy em OLINDA-PE
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Nova etapa da requalificação da Av. Pres. Kennedy muda o itinerário de oito linhas
Uma nova etapa nas obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, tem início nesta sexta-feira (22). O serviço acontece entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão e muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pelo local. Confira, abaixo, os desvios que os coletivos farão nos dois sentidos da viagem:
820 - TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce
Sentido cidade/subúrbio: …Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy…
Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.
São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.
Sentido subúrbio/cidade: os ônibus passarão a trafegar no “contra fluxo” da Av. Presidente Kennedy, no trecho compreendido entre as ruas Gentil Ferreira Gusmão e a Governador Agamenon Magalhães.
Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.
São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, logo após os ônibus retornarem ao fluxo normal, lado oposto à concessionária Honda – Pernambuco Motos.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Nova etapa da requalificação da Av. Pres. Kennedy muda o itinerário de oito linhas
Uma nova etapa nas obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, tem início nesta sexta-feira (22). O serviço acontece entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão e muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pelo local. Confira, abaixo, os desvios que os coletivos farão nos dois sentidos da viagem:
820 - TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce
Sentido cidade/subúrbio: …Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy…
Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.
São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.
Sentido subúrbio/cidade: os ônibus passarão a trafegar no “contra fluxo” da Av. Presidente Kennedy, no trecho compreendido entre as ruas Gentil Ferreira Gusmão e a Governador Agamenon Magalhães.
Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.
São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, logo após os ônibus retornarem ao fluxo normal, lado oposto à concessionária Honda – Pernambuco Motos.
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ATENÇÃO AS MUDANÇAS NESTA PANDEMIA MUNDIAL
Bloqueios de trânsito mudam itinerário de três linhas de ônibus durante quarentena
Por conta das medidas restritivas e bloqueios de trânsito para diminuir a circulação de pessoas e veículos nas ruas, três linhas de ônibus da Região Metropolitana estão com mudanças em seus itinerários até o fim deste mês de maio. Duas linhas, 122 - Vila do IPSEP e 170 - Muribeca dos Guararapes (BACURAU), farão um desvio para acessar o Viaduto Capitão Temudo e outra, 243 – Vila Dois Carneiros, passará a ter operação exclusiva com itinerário Via Cais de Santa Rita.
Confira, abaixo, as alterações temporárias no percurso:
122 - Vila do IPSEP
170 - Muribeca dos Guararapes (BACURAU)
...Rua General Estiac Leal, Av. Saturnino de Brito, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Antônio de Góes (pista da direita), Viaduto Capitão Temudo, Ponte José de Barros Lima, Av. Agamenon Magalhães...
243 - Vila Dois Carneiros
Terminal/ponto de retorno: R. Manoel Carneiro Leão, Av. General Manoel Rabelo, Av. Falcão Lacerda, Av. Doutor José Rufino, R. São Miguel, Largo da Paz, Rua Motocolombó, Av. Sul, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Martins de Barros, R. Siqueira Campos, R. Cleto Campelo.
Ponto de retorno/terminal: Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, R. Dom Bosco, Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros Lima, Viaduto Capitão Temudo, Alça do Viaduto Capitão Temudo, Av. Saturnino de Brito, R. Comandante Antônio Manhães Matos, R. General Estilac Leal, R. Escritor Souza Barros, R. Carlos C. Leal Valente, Av. Sul, R. da Paz, Largo da Paz, R. São Miguel, Av. Doutor José Rufino, Av. Falcão Lacerda, Av. General Manoel Rabelo, R. Manoel Carneiro Leão.
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Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
sábado, 16 de maio de 2020
CORONAVIRUS - se cuide e fica em casa
Grande Recife disponibiliza ônibus extras durante a quarentena e auxiliará fiscalização da obrigatoriedade do uso de máscaras nos TIs
Com o estabelecimento oficial da quarentena neste sábado (16), nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, passam a valer as medidas restritivas de circulação de pessoas nas ruas e no transporte público, previstas no decreto 49.017/20, publicado na última segunda-feira (11). Pelo texto, apenas profissionais dos serviços essenciais poderão utilizar os ônibus até o fim deste mês, com o uso obrigatório de máscaras e apresentação de documentos comprobatórios. A medida tem o objetivo de reduzir a proliferação do novo coronavírus na RMR. Além do trabalho de fiscalização, que será feito em conjunto com as empresas operadoras e a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Grande Recife Consórcio de Transporte também ampliará a oferta de ônibus para evitar aglomerações.
A partir da próxima segunda-feira (18), o consórcio disponibilizará ônibus extras em 15 terminais integrados*. A medida foi tomada após análise da evolução da demanda de passageiros a partir da última terça-feira (12), quando começou o período educativo das novas medidas restritivas. Para este final de semana, quando circulam menos passageiros, o reforço será nos TIs PE-15, Joana Bezerra, Macaxeira, Camaragibe e Jaboatão. Os veículos extras serão colocados em operação de acordo com o aumento da demanda de passageiros. A disponibilização desses ônibus poderá aumentar em até 20% o número de viagens a depender do terminal. É importante destacar que os técnicos do Consórcio continuarão acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomeração nos TIs.
Os ônibus não poderão circular com o número de passageiros além de sua capacidade máxima, devendo haver embarque sentado. Na prática, isso significa que, a depender do layout do veículo, os ônibus só poderão circular com até 50 pessoas.
A normativa determina ainda que é obrigação da empresa operadora a recusa de passageiro que não faça uso de máscara facial, por tratar-se de risco à segurança sanitária. Nos terminais integrados, fiscais do Grande Recife e policiais militares darão apoio aos operadores para o cumprimento do uso do acessório. Para dar mais visibilidade à determinação, estão sendo aplicados adesivos nos vidros dianteiros dos ônibus com a mensagem de embarque permitido somente com máscaras.
Caso o usuário do transporte retire a máscara durante a viagem, o motorista só dará continuidade quando todos estiverem usando o acessório. Se o usuário insistir no descumprimento da medida, o motorista interromperá a viagem e solicitará que o passageiro desembarque do veículo.
Se julgar necessário, o profissional poderá solicitar apoio aos agentes de segurança pública (policial militar, policial civil ou guarda municipal) nos pontos de bloqueio montados nas cinco cidades. Não encontrando o agente de segurança, o motorista deve acionar a Polícia Militar pelo número telefônico 190.
É importante reiterar que durante o rodízio de veículos particulares só poderão circular no transporte público de passageiros os profissionais dos serviços essenciais. O embarque desses passageiros será mediante declaração ou documento comprobatório de serviços essenciais. A lista dos serviços essenciais pode ser consultada no link:
www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/consulte-aqui-a-lista-de-servicos-essenciais/
*Terminais Integrados com ônibus extras: Joana Bezerra, Tancredo Neves, Macaxeira, Caxangá, Aeroporto, Jaboatão, Barro, TIP, Cajueiro Seco, Xambá, PE-15, Camaragibe, Pelópidas Silveira, Igarassu e Cabo.
Distribuição de máscaras
Fotos divulgação do Grct - entrega de máscaras
Nesta semana, cerca de 30 mil máscaras foram distribuídas aos usuários das linhas mais movimentadas dos Terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, PE-15, Xambá e Barro. Cada usuário recebeu duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, como parte de um kit que também continha folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Informações enviado por e-mail recebido do Grct.
sexta-feira, 15 de maio de 2020
TI TANCREDO NEVES TEM MUDANÇAS NESTA SEGUNDA FEIRA 18/5/20
Linhas do TI Tancredo Neves terão mudanças na operação por conta da COVID-19
Com as novas medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Estado, o Grande Recife muda, temporariamente, a operação de mais cinco linhas que alimentam o Terminal Integrado Tancredo Neves, na Imbiribeira. A principal alteração tem início na próxima segunda-feira (18) quando três linhas deixam de entrar no TI e seguem direto para o Centro do Recife, evitando aglomerações no equipamento. O ponto final da viagem e retorno para os bairros acontecerá no Terminal de Santa Rita.
As linhas que deixam de circular, provisoriamente, pelo TI Tancredo Neves são 123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves, 134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves e 135 – UR-10/TI Tancredo Neves. Nos primeiros dias, o Consórcio fará um estudo para avaliar os impactos da alteração no deslocamento dos usuários durante o período de restrições provocado pela COVID-19.
UNIFICAÇÃO – já a partir do sábado (16) e enquanto durar a quarentena, a linha 168-TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) deverá absorver a demanda da 167-TI Tancredo Neves (IMIP). Com isso, os ônibus da primeira linha farão atendimentos alternados à Prefeitura do Recife e ao Hospital IMIP, sempre saindo e retornando para o Terminal Integrado Tancredo Neves.
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quarta-feira, 13 de maio de 2020
O VERDADEIRO PROJETO DE ESTAÇÃO DO BRT PERNAMBUCANO E APÓS 6 ANOS DE "BRT" ENFIM APARECE A ESTAÇÃO HOSPÍCIO DE BRT E O VERDADEIRO PROJETO, SURGINDO EM PLENA PANDEMIA MUNDIAL " MISTÉRIO DO TRANSPOTE PERNAMBUCANO
Fotos: GRCT para divulgação via email do blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco notícias
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Nova Estação de BRT começa a operar, nesta quinta (PoTra), na Av. Conde da Boa Vista
Começa a operar, nesta quinta-feira (14), a primeira das duas novas Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. A EBRT Rua do Hospício segue o mesmo modelo das demais Estações do Corredor Leste/Oeste com embarque e desembarque de usuários dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço.
A EBRT Rua do Hospício faz parte do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista que prevê a substituição das seis Estações de BRT transitórias por duas nos mesmos moldes das demais existentes nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A nova Estação deverá ser atendida pelas linhas:
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
Com o início da operação da EBRT Rua do Hospício, a Estação Padre Inglês II - localizada após o cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz, no sentido cidade/subúrbio da via - será desativada. As opções para os usuários são as EBRT Derby e a nova EBRT Rua do Hospício.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Nova Estação de BRT começa a operar, nesta quinta (PoTra), na Av. Conde da Boa Vista
Começa a operar, nesta quinta-feira (14), a primeira das duas novas Estações de BRT da Avenida Conde da Boa Vista. A EBRT Rua do Hospício segue o mesmo modelo das demais Estações do Corredor Leste/Oeste com embarque e desembarque de usuários dos dois lados do equipamento. Quatro linhas de BRT deverão atender o espaço.
A EBRT Rua do Hospício faz parte do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista que prevê a substituição das seis Estações de BRT transitórias por duas nos mesmos moldes das demais existentes nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. A nova Estação deverá ser atendida pelas linhas:
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista)
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
Com o início da operação da EBRT Rua do Hospício, a Estação Padre Inglês II - localizada após o cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz, no sentido cidade/subúrbio da via - será desativada. As opções para os usuários são as EBRT Derby e a nova EBRT Rua do Hospício.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
terça-feira, 5 de maio de 2020
CORONAVIRUS ,EPIS E FALTA DE AÇÃO DE COMBATE AO VÍRUS
Foto ilustrativa divulgação
*Após a nossa denúncia, o Ministério Público abriu investigação para apurar a falta de EPI’s para os rodoviários no Grande Recife.*
Na última sexta, tínhamos solicitado ao Governo do Estado que obrigasse as empresas a fazerem testes e fornecerem os EPI’s, como manda a lei. Além disso pedimos que sejam distribuídas máscaras para a população nos Terminais Integrados.
O Governo e a URBANA têm 10 dias para apresentarem as ações e medidas que estão adotando para impedir a transmissão do coronavírus no transporte público.
Fonte: Blog Do Jamildo
*Após a nossa denúncia, o Ministério Público abriu investigação para apurar a falta de EPI’s para os rodoviários no Grande Recife.*
Na última sexta, tínhamos solicitado ao Governo do Estado que obrigasse as empresas a fazerem testes e fornecerem os EPI’s, como manda a lei. Além disso pedimos que sejam distribuídas máscaras para a população nos Terminais Integrados.
O Governo e a URBANA têm 10 dias para apresentarem as ações e medidas que estão adotando para impedir a transmissão do coronavírus no transporte público.
Fonte: Blog Do Jamildo
sexta-feira, 1 de maio de 2020
COVID 19 - EPIS SÃO PRIORIDADES NESTA PANDEMIA MUNDIAL
Foto: divulgação Frente de Luta pelo Transpote público( Dr Pedro Joseph lutando pelos direitos dos trabalhadores Transpote público )
Frente de Luta pede ao governo que empresas de ônibus forneçam EPIs e façam teste de coronavírus nos rodoviários
Matéria do blog do Jamildo
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco (FLTP) solicitou ao secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, que sejam realizados testes do coronavírus em motoristas, cobradores e fiscais no Grande Recife.
No requerimento, feito pelo advogado Pedro Josephi e do estudante Márcio Morais, representantes da sociedade no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), os conselheiros afirmam que o sistema de transporte opera durante a pandemia “sem a devida e necessária proteção aos trabalhadores, expondo, assim, os trabalhadores e a população também”.
“Pessoas positivadas ou com sintomas utilizam o transporte coletivo para irem aos hospitais, e isso expõe motoristas, cobradores e fiscais. Eles estão trabalhando sem os EPIs, o que é uma obrigação das empresas de ônibus e um dever do Grande Recife fiscalizar. Os ônibus continuam saindo superlotados, desrespeitando o decreto do próprio governador”, afirma Pedro Josephi.
Além do fornecimento dos EPIs, a Frente de Luta solicita que sejam realizados testes em todos os profissionais envolvidos com a operação do Sistema de Transporte.
“Quem trabalha no transporte está com medo, sem saber se está contaminado ou não. O Grande Recife tem que fazer testagem nos seus funcionários e deve obrigar as empresas a fazer nos seus profissionais que estão diretamente operando com o público”, diz Márcio Morais.
“Notificamos também o deputado estadual William Brígido, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, para que apresente iniciativa legislativa impedindo o trabalho dos rodoviários sem a devida proteção”, acrescentou Pedro Josephi.
Caso o requerimento não seja acatado, a Frente de Luta deverá representar a Urbana e o Grande Recife junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que adotem as medidas de proteção aos trabalhadores e usuários do sistema de transporte.
quarta-feira, 29 de abril de 2020
COVID 19 - SOLIDARIEDADE
Metroviários vão doar mais de uma tonelada de alimentos
Metroviários vão realizar o primeiro repasse de alimentos da campanha TREM DO BEM nessa quinta-feira(30), às 16h, na sede do Metrô do Recife, no bairro de areias, uma ação solidária para doação de alimentos nesse momento de pandemia.
A iniciativa partiu dos próprios Metroviários e, nessa primeira etapa, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos só com doações dos trabalhadores da CBTU Recife. “Essa é uma forma concreta de demonstrar que em cada posto de trabalho do Metrô existe uma pessoa solidária com a dor da população”, explica Levi Arruda, metroviário que idealizou a ação.
Os alimentos doados vão ser entregues a famílias que vivem abaixo da linha de pobreza na Região Metropolitana de Recife, com mediação da União Pernambuco Contra o Coronavírus, movimento que faz o mapeamento das famílias.
A campanha conta com todo apoio da CBTU e agora, na segunda fase, segue aberta para receber doações de toda população. “Para doar basta levar alimentos não perecíveis em qualquer estação ou prédio administrativo do Metrô durante o mês de maio”, informa o Gerente de Comunicação da CBTU, Salvino Gomes.
CARTEIRA DE ESTUDANTE PRORROGADA
Grande Recife prorroga validade da Carteira de Estudante 2019 para junho
Com a paralisação dos serviços não essenciais, por conta da pandemia da Covid-19, o Grande Recife adiou para o dia 30 de junho a validade da Carteira de Estudante 2019. Alunos de escolas públicas e privadas devem solicitar a identificação estudantil no site do Consórcio e pagar o boleto no valor de R$ 13,50. O documento é destinado àqueles que estão no ensino infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou faz cursinho pré-vestibular.
O processo de solicitação do documento é online. O aluno ou responsável deve entrar no site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no link Carteira de Estudante. Em seguida, escolher a área de “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento na Caixa Econômica Federal (agências lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui).
Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto.
Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), nas plataformas Android e IOS, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.
A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudantil e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto à instituição de ensino e ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).
As solicitações de Carteiras de Estudante poderão ser efetuadas até o dia 31 de dezembro deste ano. Portanto, todos os boletos deverão ser pagos até esta data. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
NOVA CONDE DA BOA VISTA SERÁ ENTREGUE EM JUNHO
Com isolamento social, requalificação da Avenida Conde da Boa Vista avança e será concluída em junho
Outra vantagem é que a etapa mais polêmica de todo o projeto e que, com certeza, iria gerar muitos protestos de comerciantes informais, já está em execução: o trecho em frente ao Shopping Boa Vista, onde está a maior concentração de ambulantes de toda a avenida
Leitura: 9min
POR ROBERTA SOARES, DA COLUNA MOBILIDADE
Em meio a tantas notícias ruins devido à pandemia do coronavírus, uma informação boa para a cidade: a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, corredor-vitrine do Recife, localizada no Centro da capital, foi antecipada e está quase concluída. A previsão da Prefeitura do Recife, inclusive, é de que as obras sejam concluídas até o fim do mês de junho, cinco meses antes da data final anunciada ainda em 2019 pela gestão municipal. Outra vantagem do isolamento social é que a etapa mais polêmica de todo o projeto e que, com certeza, iria gerar muitos protestos de comerciantes informais, já está em execução: o trecho em frente ao Shopping Boa Vista, onde está a maior concentração de ambulantes de toda a avenida.
Obra da Conde da Boa Vista - Artes JC
A primeira das duas novas estações do Sistema BRT que irão funcionar na via foi concluída nesta segunda-feira (27/4) e deverá entrar em operação em breve. A nova estação fica nas imediações da Rua do Hospício e tem o mesmo nome da via (Estação Hospício). As obras de requalificação já estão na sexta e última etapa do projeto, sendo executadas em três frentes. A primeira delas e a mais urgente é a recuperação das calçadas do lado sul da avenida (em frente ao Shopping Boa Vista). As do lado norte já foram concluídas. A segunda frente é a construção do canteiro central, que inclui a nova iluminação em LED. E, a terceira, também em execução, é a segunda estação de BRT (Estação Soledade), localizada nas imediações da Rua da Soledade, na altura do posto de recarga dos cartões VEM.
Série de reportagens A Nova Conde da Boa Vista. Confira!
As polêmicas do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista
Obras na Avenida Conde da Boa Vista começam nesta terça-feira
Soluções para o comércio informal na Nova Conde da Boa Vista em discussão
Conde da Boa Vista pode ser monitorada para evitar vandalismo após requalificação
Dignidade devolvida à Avenida Conde da Boa Vista
Avenida Conde da Boa Vista é adotada e vigiada para evitar depredação
Mudanças para o transporte público - Artes JC
Dos 50 quiosques duplos para o comércio informal que serão disponibilizados no projeto da Nova Conde da Boa Vista, 22 já foram instalados no corredor. E os outros, segundo a prefeitura, já estão fabricados, aguardando apenas a instalação. Segundo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a requalificação da Conde da Boa Vista já está com 85% das obras concluídas. "De fato, o isolamento social tem ajudado a dar continuidade aos trabalhos. Facilitou muito nesse aspecto, apesar de estarmos trabalhando com as equipes reduzidas e respeitando a distância recomendada pela saúde. Mas sem o volume de pessoas e veículos comum ao corredor antes da pandemia ficou bem mais fácil", pondera a presidente da Emlurb, Marília Dantas.
Arborização - Artes JC
Sobre o fato de ter "escapado" de possíveis protestos de ambulantes, garantindo a execução do trecho mais polêmico durante a pandemia, Marília Dantas afirmou que a recolocação do comércio informal foi negociada com o próprio sindicato da categoria. "É claro que sempre existe a possibilidade de resistência e protestos, até porque teríamos que relocar os profissionais para outra área da avenida. Mas não estávamos esperando o pior porque aumentamos o número de beneficiados e tudo foi amplamente discutido e negociado, desde o ano passado, entre o sindicato e a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano", disse. Cem ambulantes serão beneficiados no novo projeto - dois por cada quiosque.
CONFIRA A SÉRIE DE REPORTAGENS A NOVA CONDE DA BOA VISTA
RELEMBRE O PROJETO
O projeto da Nova Conde da Boa Vista está custando R$ 15 milhões aos cofres municipais, um milhão a mais do que foi gasto em 2008, quando a via foi adaptada para virar o chamado Corredor Leste-Oeste. A promessa da prefeitura é de que a cidade ganhará uma nova avenida, o que de fato vem acontecendo. A degradação física que durante mais de quatro anos virou marca do corredor está chegando ao fim. Eixo viário fundamental para o transporte público não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana, a via passou, desde o ano passado, por uma grande transformação. As paradas de ônibus foram modernizadas e voltaram para as calçadas. Vinte delas estão instaladas. Os pedestres ganharam visibilidade com 14 travessias elevadas. Mais de 70 árvores foram plantadas e a via esta recebendo um canteiro central arborizado e com iluminação em LED. Já foram instaladas 211 luminárias de LED, com foco nos pedestres e na via. A sensação para quem utiliza a avenida é de que a dignidade, perdida por tantos anos em meio à degradação e abandono dos equipamentos pelo poder público, voltou ao corredor. E que o pedestre e a mobilidade a pé e o transporte público foram elevados a atores principais.
Regras para o transporte individual - Artes JC
BICICLETA DE FORA
A exceção é a ciclomobilidade, completamente ausente da Nova Conde da Boa Vista. O argumento da Prefeitura do Recife é de que não havia espaço seguro para acomodar amplas calçadas, ônibus convencionais, BRTs e veículos particulares no corredor. Por isso, a solução foi criar uma malha de ciclofaixas e ciclorrotas ao redor da avenida - o que desagradou muitos ciclistas, vale ressaltar. Parte dela já foi concluída e está nas vias: Rua Oliveira Lima (clicorrota), Rua da Aurora (ciclofaixa), Rua Bispo Cardoso Ayres (ciclofaixa) e Avenida Mario Melo/Rua dos Palmares (ciclovia). Também está em fase de conclusão a requalificação do Beco do Estudante (ao lado da Empresa de Urbanização do Recife - URB), que será uma via compartilhada entre pedestres e ciclistas, e conectará a Conde da Boa Vista à Rua Oliveira Lima.
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
sexta-feira, 17 de abril de 2020
CORREDOR NORTE SUL E TOME CUIDADO FIQUE EM CASA
Mais duas linhas do Corredor Norte/Sul terão mudanças por conta da Covid-19
Foto cortesia: busólogo Daniel Oliveira
A partir desta segunda-feira (20) e enquanto durarem as ações restritivas de combate à Covid-19, as linhas de BRT 1962 – TI Abreu e Lima (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR) deverão circular com veículos convencionais. As duas operam no Corredor Norte/Sul e mudam, temporariamente, de nome, passando a realizar o embarque e desembarque de passageiros nas calçadas. As linhas do Corredor Leste/Oeste não terão mudanças além das que já foram anunciadas anteriormente.
Os usuários devem ficar atentos, pois, além da alteração provisória no tipo de veículo, as linhas 1962 – TI Abreu e Lima (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR) mudam de nome e operarão como 1062 – TI Abreu e Lima (Parador) e 1076 – TI Pelópidas (Parador), respectivamente.
A mudança ocorre devido à queda na demanda de usuários do Corredor Norte/Sul e, com isso, as linhas 1062 – TI Abreu e Lima (Parador) e 1076 – TI Pelópidas (Parador) operarão com veículos convencionais, ou seja, com janelas abertas para circulação e renovação do ar.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
VALIDADE DO VEM CANCELADO
Lei sancionada pelo governador determina fim do prazo de validade dos créditos do VEM
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Um dia após a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovar, por votação unânime e remota, o fim da caducidade dos créditos eletrônicos do cartão VEM, o governador Paulo Câmara sancionou o texto de autoria do Executivo. A Lei 16.861/20 determina que, a partir de agora, os créditos adquiridos pelos usuários não expirarão mais após o prazo de 180 dias. O debate sobre o fim da caducidade dos créditos foi iniciado nas reuniões ordinárias do Conselho Superior de Transportes Metropolitano (CSTM) e teve rápida tramitação.
"Ficamos satisfeitos com a rápida aprovação muito rápida pela Alepe e com a imediata sanção do governador. Essa decisão é um alento em um momento tão difícil como esse. Com isso, ampliamos o direito ao acesso dos usuários e estimulamos ainda mais o uso do bilhete eletrônico, que nos ajuda na gestão do sistema", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto.
Pelo novo texto, os créditos vigentes e oriundos de vendas antecipadas de bilhetes do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), sejam eles do VEM Estudante, VEM Comum, VEM Trabalhador ou qualquer outro tipo de vale existente ou a ser criado, poderão ser utilizados pelos usuários a qualquer tempo. A nova lei altera o texto da lei 14.474/11.
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Divulgação: Seduh via email do blog GRMPE
terça-feira, 14 de abril de 2020
VIA LIVRE - ESTAÇÕES DE BRT FECHADAS DURANTE O COVID 19
Seis Estações de BRT serão temporariamente desativadas devido à Covid-19
Os impactos do novo coronavírus no transporte público fizeram com que o Grande Recife revisasse a operação de algumas Estações de BRT, nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Com isso, seis EBRTs e uma linha do Sistema Via Livre serão desativadas temporariamente a partir desta quarta-feira (15). Veja, abaixo, como fica a circulação.
Estarão fechadas, durante este período de quarentena, as Estações de BRT Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi. Todas no Corredor Leste/Oeste. A queda no número de usuários nestes espaços foi, em média, de 75%. Só a Forte do Arraial teve uma redução de 80% na quantidade diária de passageiros.
Já no Corredor Norte/Sul, será suspensa a operação das Estações Cruz de Rebouças e Miguel Arraes. No caso destas duas, a desativação ocorre em caráter de teste uma vez que a linha 1946 – TI Igarassu (PCR) terá seu serviço incorporado à linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) também em dias úteis. Esta última circula com ônibus convencionais, janelas abertas e terá um reforço para absorver a demanda da primeira.
Confira as opções para embarque e desembarque a partir da desativação temporária das Estações de BRT:
Corredor Norte/Sul
EBRT Cruz de Rebouças e Miguel Arraes: a opção para o usuário é se dirigir à parada convencional mais próxima e embarcar na linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) que deverá atender a demanda da linha 1946 – TI Igarassu (PCR);
Corredor Leste/Oeste
EBRT Barreiras: as opções para o usuário são as EBRTs Areinha e Padre Cícero;
EBRT Engenho Poeta: as opções para o usuário são as EBRTs Capibaribe e Riacho do Cavouco;
EBRT Forte do Arraial: as opções para o usuário são as EBRTs Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas;
EBRT Zumbi: as opções para o usuário são as EBRTs Getúlio Vargas e Abolição.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
quinta-feira, 9 de abril de 2020
Para evitar Covid-19, Consórcio substitui BRTs nos finais de semana da quarentena
Como forma de combate à propagação do novo coronavírus, a partir deste feriado da Semana Santa e em todos os fins de semana da quarentena, o Grande Recife substitui os ônibus especiais articulados que operam no BRT por veículos convencionais. Com isso, os coletivos circularão no tráfego misto dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste e deverão atender aos usuários nos pontos de embarque e desembarque localizados nas calçadas. A medida visa também evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados, como as Estações do Sistema Via Livre, e a opção por espaços abertos como as paradas de ônibus que são em maior número.
Seis, das 14 linhas que operam nos Corredores de BRT – Norte/Sul (8) e Leste/Oeste (6) – receberão reforço para itinerarem com veículos convencionais. A mudança acontece com o objetivo de evitar aglomerações desnecessárias fora dos dias úteis. Confira, abaixo, as linhas que deverão operar com ônibus convencionais:
Linhas do Corredor Norte/Sul – operam com o cobrador:
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1962 – TI Abreu e Lima (PCR)
Nestes dias, o serviço da linha 1946 – TI Igarassu (PCR) será incorporado pela linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto).
Linhas do Corredor Leste/Oeste – só aceitam cartão VEM:
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)
2441 – TI CDU (Conde da Boa Vista)
2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra
A linha 2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista) substituirá a linha 2444 – TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e entra no TI Getúlio Vargas em viagens alternadas por sentido da viagem.
As demais linhas que compõem o Sistema Via Livre já tinham sido suspensas e seus serviços substituídos por outras linhas para reduzir o risco de proliferação da Covid-19 e devido à queda de demanda neste período. São elas:
Linhas do Corredor Norte/Sul:
1900 – TI PE-15 (PCR)
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1970 – TI Pelópidas/TI PE-15
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
Linhas do Corredor Leste/Oeste:
2480 – TI Camaragibe/Derby
Esta linha já não circula nos finais de semana e seu serviço é substituído pela 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista).
Os usuários devem ficar atentos porque, com a substituição temporária dos veículos, os ônibus atenderão às paradas localizadas nas calçadas e não às Estações de BRT que estarão, durante este período, fechadas. Para orientar os passageiros, cartazes estão sendo fixados em cada uma das 42 EBRTs que compõem os dois corredores do Sistema Via Livre.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
sexta-feira, 3 de abril de 2020
COVID 19 PROIBIDO SUPER LOTAÇÃO NOS ÔNIBUS DA REGIÃO METROPOLITANA RECIFE
Foto apenas ilustração
O Governo do estado de Pernambuco, determina redução da frota nesta sexta-feira 03/4/20 , para 47% que significa 1350 ônibus nas ruas, e quase 700 mil pessoas transportadas ao dia.
Por outro lado, os empresários ficam desobrigados a realizar todas as viagens e podendo fazer apenas 45% delas durante a operação.
Foto apenas ilustração
Várias linhas foram suspensas (quase 12 linhas ) devido a baixa demanda e por terem linhas que se cruzam em vários momentos.
Foto apenas ilustração/ Baixa demanda faz passageiros sumir
O decreto do Estado proíbe aglomerações e que os ônibus nos terminais saiam , com a lotação apenas passageiros sentados.
Com a redução da frota o tempo de espera maior, faz um efeito cascata e as paradas ficam cheias, consequentemente os coletivos passando á andar com super lotação.
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Reportagem postada por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes.
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