terça-feira, 25 de setembro de 2012

RECIFE: TÚNEL CAXANGÁ E TI AFOGADOS VAI MUDAR

Comentei anteriormente aqui que havia uma diferença de faixas entre a projeção do túnel da Abolição (duas) e a licitação do Governo (três). Fazendo uma pesquisas hoje vi a projeção abaixo publicada aqui que mostra uma parada de ônibus no túnel com acesso pelo novo canteiro central na superfície.Mas como teria uma parada de ônibus no túnel se a projeção indicava duas faixas? A viabilidade da parada no túnel dependeria de mais faixas para o tráfego misto (a segunda perimetral deve ganhar faixas exclusivas no futuro para os ônibus). No trecho do cruzamento são quatro faixas sendo a esquerda mais larga para acessar a Rua Benfica. A continuação da perimetral é a Rua João Ivo que tem 4 faixas.

O projeto básico v.2 previa duas faixas para o túnel e duas pistas locais na Rua João Ivo para acessas imóveis laterais para os que vêm pela Av. Caxangá. O problema é que há uma parada hoje na Rua João Ivo usada por muitas linhas da perimetral e pela San Martin/Largo da Paz. O túnel provocaria um deslocamento da parada, possivelmente a próxima já na altura do canal, o que seria ruim para quem está próximo a Caxangá.

Com três faixas no túnel, uma fica para ônibus garantindo a parada da perimetral próxima a Av. Caxangá. Essa mudança, claro, como cita o governo, provocará desapropriações, possivelmente no lado direito da Rua Ivo. E a linha San Martin/Largo da Paz, como ficaria no futuro? Essa linha não deve circular pela Caxangá com o BRT. Eu apostaria em alguns trajetos: ela sai de San Martin até o TI do Cordeiro e deste o usuário que vai para a Caxangá toma o BRT. Quem precisar ir para Afogados, do TI sairia uma TI Cordeiro/TI Largo da Paz usando a Rua Gomes Taborba até pegar a paralela da Rua João Ivo ou mesmo chegar a esta pelo canal e seguir para Afogados. Do TI Largo da Paz outra para o centro antigo pela Av. Sul ou metrô; o outro trajeto seria do TI Cordeiro usar a paralela da Caxangá até chegar a Real da Torre e então parar no túnel e continuar pela Rua João Ivo até a Largo da Paz.
O trajeto de volta até pensei em algumas possibilidades, mas prefito não comentar, pois envolveria outras linhas também.
A linha San Martin/Largo da Paz é a única que liga Afogados à Avenida Caxangá até o Cordeiro e Hospital Getúlio Vargas. Pelo que você comentou, a linha será desativada.

Não beneficiaram o "centro" de Afogados com o CDU/Torrões/San Martin, foi dito que temos opção metrô + Barro/Macaxeira, e vão tirar a opção de chegar diretamente na Avenida Caxangá.

Até agora não ficou definido se a integração Afogados será ampliada e quais linhas ela receberá. Foi dito que a integração Largo da Paz terá apenas 2 linhas (PE 15/Afogados e TI Aeroporto).

E a ligação Afogados com outros bairros da zona oeste, ao que tudo indica, ficará mais complicada.
JoséCM no está en línea  

2 comentários:

  1. Quando começam as obras e desapropriação.

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    1. segundo o site do governo do estado deve começar dia 02/01/2013 já a construção, vamos aguardar,caso queira trocar ideias me add jailsonlbauto@hotmail.com

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