O Recife volta a demonstrar que vale a pena, sim, dar prioridade viária para o transporte coletivo. Em apenas um mês de uso, completados nesta quinta-feira (25/2), a Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital, já provocou um ganho de velocidade de 49% para os ônibus que utilizam o equipamento. Mesmo sem fiscalização eletrônica para evitar invasões dos veículos particulares. A Faixa Azul, denominação recifense para o sistema BRS – Bus Rapid Service, permitiu que os coletivos saíssem de 13 km/h para 19 km/h no horário de pico da manhã, entre as 6h e as 9h. São 145 mil passageiros beneficiados todos os dias, transportados em 39 linhas que passam pelo corredor.
Ganhamos 15 minutos em cada viagem. É um tempo que usamos para descansar. Antes, parecíamos perus. Não tínhamos nem tempo de comer, só de engolir”,
Edson de Oliveira, motorista de ônibus
O ganho pode parecer pouco para algumas pessoas, mas para quem vive o transporte público tem sido comemorado. Na prática, significa uma economia de 15 minutos no tempo de viagem, como a realizada pela linha Setúbal (Conde da Boa Vista), cujo itinerário é percorrido em 1h40. “Esses 15 minutos são muito importantes para nós. É um tempo que podemos parar, ir ao banheiro, comer com calma. Antes da Faixa Azul, às vezes não conseguíamos sequer ir ao banheiro. Isso é mais conforto. Dirigimos menos estressados. O passageiro também fica menos tempo no ônibus”, elogia o motorista Denival Carvalho, que roda na linha Setúbal (Conde da Boa Vista).
A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar tem 5,8 quilômetros e é a quinta implantada na capital. Tem início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e segue até o cruzamento com a Avenida Antônio de Góis, no Pina. A medição foi feita por técnicos da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e do Grande Recife Consórcio de Transporte, que gerencia o sistema de ônibus. A linha Piedade, uma das principais da região em termos de demanda por ligar a Zona Sul ao Centro do Recife, foi usada como parâmetro para computar o ganho de velocidade.
“Todas as Faixas Azuis implantadas na cidade têm promovido ganhos de velocidade para os ônibus, beneficiando não só os passageiros e os operadores, mas também propiciando mais conforto e um melhor serviço de transporte na região onde é implantada. É o caso da Zona Sul, que conta com o metrô e agora com três Faixas Azuis nas Avenidas Mascarenhas de Morais, Domingos Ferreira e agora a Conselheiro”, comemora João Braga, secretário de Mobilidade do Recife.
Considerando a Faixa Azul da Avenida Domingos Ferreira, com 5 quilômetros de extensão (começando na Avenida Herculano Bandeira, no Pina, e seguindo até o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão), a quantidade de passageiros beneficiados pela prioridade viária aumenta para 500 mil pessoas por dia. “Já são 29,1 quilômetros de faixas exclusivas e nosso objetivo é implantar mais. As próximas serão o prolongamento da Faixa Azul da Conselheiro Aguiar pela Avenida Antônio de Góis e a Avenida Recife, no Ipsep”, afirma João Braga. O secretário, entretanto, não divulgou datas certas para a implantação dos futuros equipamentos nem para a instalação de câmeras de fiscalização eletrônica.
A implantação da Faixa Azul em 800 metros da Avenida Antônio de Góis (até o Túnel da Via Mangue) estava prevista para os próximos dias, mas as retenções provocadas pela adequação da rede semafórica para acomodar o tráfego da pista leste da Via Mangue, corredor viário construído em Boa Viagem, está exigindo uma melhor análise por parte da CTTU para definir a nova data. A expectativa é que seja ainda em março.
João Braga lembra, entretanto, que o ganho de 49% na velocidade dos ônibus que trafegam na Conselheiro Aguiar só foi possível com a abertura da pista leste da Via Mangue. “Sem isso seria inviável implantar a Faixa Azul. E, mesmo que fosse implantada, a invasão por veículos particulares seria grande”, alerta.
fonte: De Olho no Trânsito.
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