quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - TI XAMBA E TOME PROTESTO E AGORA QUE FAZER

Do JC Online

Com informações da repórter Mariana Araújo

Manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos, bloqueando a avenida / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Manifestantes atearam fogo em pneus e entulhos, bloqueando a avenida

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Atualizada às 21h13
O protesto realizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, no Grande Recife, iniciado na tarde desta quarta-feira, resultou na prisão de seis pessoas, todas acusadas de atos de vandalismo. Segundo a polícia, os detidos foram encaminhados à Delegacia de Plantão de Peixinhos. A manifestação foi marcada por momentos de tensão.
O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Gustavo Alves, afirmou que o que aconteceu no local não foi uma manifestação, mas atos de vandalismos. Por causa disso, justificou, a polícia precisou reagir utilizando gás de efeito moral e balas de borracha contra os manifestantes.
A via foi bloqueada com pneus e entulhos incendiados. Muito lixo ficou espalhado pela avenida e pedras, que provavelmente foram arremessadas pelos manifestantes durante o tumulto iniciado à noite.
Devido ao protesto, o trânsito ficou interrompido da segunda perimetral até o Complexo de Salgadinho. A via foi liberada gradativamente a partir das 21h. Pelo menos duas paradas de ônibus foram danificadas e tiveram o gradil arrancado.

14 comentários:

  1. Bom foi para quem pega os micro ônibus sempre lotados e o motorista faz 2 funções motorista e cobrador ao mesmo tempo, se tiver 10 ou mais pessoas subindo no ônibus o mesmo tem que estar parado, o motorista tem que liberar a catraca para cada pessoa passar e ainda passar o troco para depois seguir a viagem, e fazendo nos perde muito tempo. Sem falar que sempre os ônibus estão sempre lotados, eu nunca fui sentado desde que inauguram essa merda sem falar que os ônibus anda parecendo que estar andando de ré por determinação do grande recife. queremos a duplicação da av. da morte e integração com pe-15, rio doce, macaxeira e afogados ja.

    ResponderExcluir
  2. com a PE-15 é bem mais viável.até por que tem muito mais espaço aquele T.I. caros. agora não estou entendendo esse povo de olinda. chiava quando esse T.I.Xambá estava fechado.agora que está funcionando,está chiando? entendo a falta de planejamento da Caxangá,do Grande Recife.mas,ficar fazendo proteso"toda hora",uma hora a turma vai acabar cansando disso!

    ResponderExcluir
  3. perdão.é protesto.e não proteso!

    ResponderExcluir
  4. PARTE I
    AO
    PREFEITO RENILDO CALHEIROS - OLINDA,
    JUNIOR MATUTO – PAULISTA,
    EMPRESÁRIOS,
    DIRIGENTES DO CONSÓRCIO GRANDE RECIFE
    SINDICATOS
    E AUTORIDADES MAIOR DO ESTADO.
    PARA TODOS VOCÊS JUNTOS E MISTURADOS CONTRA O POVO.
    MOBILIDADE¿ QUE MOBILIDADE¿
    VERDADES E MENTIRAS COMENTADAS

    Olinda, 29 de Agosto de 2013
    1)O Prefeito Renildo Calheiros é cidadão Olindense – Status :Mentira
    “Nasceu em Alagoas e mora onde¿ Olinda ou Boa Viagem¿ Detalhe: Se está em Olinda nunca entrou nessa cidade na Hora do rush, não é possível). Não tem preocupação com os buracos porque não utiliza seu carro próprio e anda com o carro da Prefeitura sustentado por quem trabalha por ele e não sabe o que é andar feito bicho dentro de um ônibus apertado durante horas! Nunca perdeu um ente querido por atropelamento.
    2) Formado em Geologia
    Status: Verdade
    “não é à toa que gosta tanto de buracos e escavações e, para preservar sua formação, deixa a cidade afundar”. Patrimônio Histórico acabado para a População.....para quê melhorar.....

    ResponderExcluir
  5. PARTE II

    3) Foi eleito no segundo turno com 50,45% dos votos – Status:Verdade
    “Como deixamos isso acontecer ....por um cabelinho de sapo ele venceu dando continuidade ao nada que Luciana fez.Tento ficar com a consciência tranquila porque não votei nele...mas..... porque será que isso não me consola?

    ResponderExcluir
  6. PARTE III

    4) Filiado no Partido Comunista em 1985 e posições identificadas com lutas de Esquerda na Sociedade
    Status: Verdade
    “Não é à toa que Olinda desde 2008 está indo pela esquerda mesmo, na direção da continuação do caos. E comunista porque está nos ensinando a lição de dividir: dividir os buracos, os atropelamentos, as mortes,os perigos, os danos ao patrimônio dos olindenses(carros), os ônibus lotados e desumanos. Nós aprendemos a lição tão bem, que estamos dividindo irmanamente todo o sofrimento com nossos irmãos vizinhos de Paulista. Realmente Renildo está mancomunado com Júnior Matuto( e olha que a população acreditou em você viu, Júnior Matuto...). Outro grupo sofredor: Os de Paulista....e, ainda são tadinhos, obrigados a passar por dentro de Olinda. Sinceramente, eu que venho até Rio Doce chego surtada, revoltada, engasgada com toda essa sacanagem com o dinheiro público que só traz benefícios para políticos e empresários recheando seu patrimônio e nada, nadica de nada para a população. Imagine, quem tem que ir até Paulista, Pau Amarelo, Marinha Farinha, que tem que passar pela ponte do janga e ainda enfrentar buraqueira e trânsito enlouquecedor. Está na hora de dar um basta nisso, Srs. Prefeitos.
    Antes que esqueça, faço um convite: entrem na cidade de Olinda e Paulista na hora rush para vocês sentirem o gostinho, preferencialmente em carreata como vocês fazem quando querem ser eleitos e juntamente com seus assessores, secretários, cargos comissionados, familiares funcionários da prefeitura...façam um tour por essas cidades...ah! Não marquem compromissos para depois desse horário....certeza que vocês não vão chegar. E se forem corajosos, venham de ônibus....sintam uma mão na bunda....desculpem...nádegas , empurrando vocês na porta traseira do ônibus porque a porta tem que fechar de qualquer jeito, apesar do ônibus já ter excedido três vezes a lotação. Muitas vezes a porta nem fecha e o povo pendurado , entregue à sorte. Tão cheio, tão cheio que até pum tem preguiça de sair porque sabe o aperto que vai passar. Detalhe: essa mão empurrando a bunda....desculpem... nádegas dos Srs., é de um Fiscal do Grande Recife. Parceria é parceria.

    ResponderExcluir
  7. PARTE IV

    5)Ele não tem culpa, seguiu direitinho a Cartilha de Luciana.
    Status: Mentira pelo não tem culpa e Verdade pela cartilha da Luciana.
    “Os 8 anos de Luciana foram em função de duas coisas: Revitalização do Canal da Malária e Orla marítima de Olinda. Oito anos mexendo na orla: tira pedra, bota pedra e ainda teve a capacidade de passar o legado para Renildo: 05 anos de tira pedra, bota pedra, abre saneamento, fecha saneamento( e vai completar os 8 anos). Só que tem uma coisa... Renildo inovou na Orla e nas ruas. Na orla: colocou umas pontas, como se fossem meio fio na avenida, que se você não observar, você passa por cima ferrando os veículos(isso custou nosso dinheiro)....e a ciclovia...realmente uma orla para veículos de duas rodas....e com uma vista linda...concreto, cimento por todos os lados, tudo cinza para o povo e tudo colorido para eles (pessoal e transferível para Renildo e pago com nosso bolso). Ah....que memória.....e a pavimentação das ruas.....exemplo de Jardim Atlântico dois meses antes das eleições de 2012....maravilha...foi no pim pam pum....pavimento essa, não pavimento essa, pavimento essa , não pavimento essa.....pavimento essa....essa não, é um pouco mais larga que as outras....vai ficar de fora...vou economizar esse dinheirinho(que não foi para o povo) .
    Nas ruas: inovou na preservação dos buracos...... isso... Renildo e Junior....vocês que estão juntos na preservação dos buracos, tão unidos nesse objetivo...já passaram em Pau amarelo¿ Tem vários trechos onde a população vira contorcionista dentro dos carros...é incrível se virar nos 30....... e melhor ainda se os Srs. forem de ônibus.Aproveitem novamente e convidem seus aliados de detalhes sórdidos, os empresários do sistema de transporte público e os dirigentes do Grande Recife...experimentem, garanto que vai ser inesquecível a experiência. Por isso motoristas estressados, alguns tentam ser agradáveis, mas fica difícil também. Três a quatros horas para chegar em casa(só esperando ônibus são 40 minutos à 1 hora), depois tem que ser bom em corrida para entrar nos ônibus numa disputa corpo à corpo e depois engarrafamento, trânsito louco e não vemos nem um guardinha nos sinais para acelerar um pouco .Passando por essa aventura, vocês vão amar...olha que é um laboratório fantástico. E ali nos Bultrins...comecem por lá. Outra sugestão é pegar o TI Cajueiro ali no ponto da praça de afogados...isso se vocês conseguirem subir. Já vão iniciar o laboratório com toda adrenalina. O único risco que vocês terão, mas vocês podem, é viajar, sair do pais...ah Paris, States, Alpes Suiços, Bali(não, no sertão não, Seca é palavra que Políticos não querem ouvir) ou dar uma chegadinha rápida lá em Fortaleza e almoçar naquele Buffet de contrato bilionário com os políticos locais para comer lagosta, camarão e caviar, para descansar de todo stress vivido em uma única viagem feita em Recife, Olinda e Paulista. Enquanto isso o povo come rapadura, fígado e sobrecu de galinha. E olha que estou falando de uma única viagem, apenas uma única viagem....e o povo faz isso TODOS OS DIAS(estou falando de sair de Olinda e Paulista e entrar em Recife e vice-versa, não é viagem ao exterior, não). Outro detalhe: A visita na cidade que vocês dizem que administram, não precisa ser em dia de chuva, não. Não quero que vocês conheçam a cobertura do inferno, porque inferno já tem todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. PARTE V

    6) Mobilidade....As ditas autoridades conseguiram resolver o problema da Mobilidade.
    Status: Eita! Mentira
    “Comecemos pelo Grande Recife : Criaram dez mil terminais de integração e estão criando corredores(corredores de comboio humano, antes fosse de ônibus) e colocaram 10 ônibus para circular nas linhas....poucos ônibus, mas abarrotados de gente. Estão ganhando dinheiro do mesmo jeito, com menor custo de folha de pessoal de motoristas e cobradores, menor custo com manutenção da frota e por aí vai. ..Dinheiro do povo jogado nos bolsos dos empresários, políticos e dirigentes do grande Recife com a construção desses terminais....matematicamente ferrando o povo. Era para ser o contrário !.....dez terminais de integração e dez mil ônibus.....mas isso é prejuízo para os bolsos de vocês.....Isso foi bom, muito bom, apenas para vocês....... e o trânsito diminuiu¿....NÃO..... , metrôs lotados tipo sardinha sem molho, qualidade de vida acabando com a saúde. Lógico, você passa quase 18 horas fora de casa sendo que 6 ou 7 horas é correndo atrás de transporte e quando consegue, o resto do tempo é dentro desse transporte para chegar ao destino e para completar ainda chega atrasado no trabalho e já chega na última aula... Vocês não tem noção do que vocês fizeram com o povo¿ Isso é crime com dinheiro e o voto do povo que sustentam vocês que estão de conluio com o Grande Recife. Vocês cospem no prato que comem descaradamente. Não sei que dirigentes são esses...é incrível, mas no dicionário, não tem hoje nenhuma palavra que traduza toda revolta, raiva, vergonha, indignação com o que vocês estão fazendo com essas cidades e com o povo(o povo sempre presente, né¿ Mas é que o povo é a diversão dessas Autoridades. Eles vão rir de quem¿ Eles vão tripudiar de quem¿ Eles tiram onda com o povo e o povo não pode ter pantim, não. E mais um detalhe sórdido: quando eles resolvem tapar um buraquinho, fazer uma obrinha de esgoto(é obrinha mesmo, porque cagada já faz com frequência), fazem justamente na hora do rush. Não podem fazer na madrugada, não! Imagina surpreender positivamente o povo. O lema é botar prá ferrar...no povo.Faz durante o dia para perdurar o sofrimento(do povo de novo) .

    ResponderExcluir
  9. PARTE V

    6) Mobilidade....As ditas autoridades conseguiram resolver o problema da Mobilidade.
    Status: Eita! Mentira
    “Comecemos pelo Grande Recife : Criaram dez mil terminais de integração e estão criando corredores(corredores de comboio humano, antes fosse de ônibus) e colocaram 10 ônibus para circular nas linhas....poucos ônibus, mas abarrotados de gente. Estão ganhando dinheiro do mesmo jeito, com menor custo de folha de pessoal de motoristas e cobradores, menor custo com manutenção da frota e por aí vai. ..Dinheiro do povo jogado nos bolsos dos empresários, políticos e dirigentes do grande Recife com a construção desses terminais....matematicamente ferrando o povo. Era para ser o contrário !.....dez terminais de integração e dez mil ônibus.....mas isso é prejuízo para os bolsos de vocês.....Isso foi bom, muito bom, apenas para vocês....... e o trânsito diminuiu¿....NÃO..... , metrôs lotados tipo sardinha sem molho, qualidade de vida acabando com a saúde. Lógico, você passa quase 18 horas fora de casa sendo que 6 ou 7 horas é correndo atrás de transporte e quando consegue, o resto do tempo é dentro desse transporte para chegar ao destino e para completar ainda chega atrasado no trabalho e já chega na última aula... Vocês não tem noção do que vocês fizeram com o povo¿ Isso é crime com dinheiro e o voto do povo que sustentam vocês que estão de conluio com o Grande Recife. Vocês cospem no prato que comem descaradamente. Não sei que dirigentes são esses...é incrível, mas no dicionário, não tem hoje nenhuma palavra que traduza toda revolta, raiva, vergonha, indignação com o que vocês estão fazendo com essas cidades e com o povo(o povo sempre presente, né¿ Mas é que o povo é a diversão dessas Autoridades. Eles vão rir de quem¿ Eles vão tripudiar de quem¿ Eles tiram onda com o povo e o povo não pode ter pantim, não. E mais um detalhe sórdido: quando eles resolvem tapar um buraquinho, fazer uma obrinha de esgoto(é obrinha mesmo, porque cagada já faz com frequência), fazem justamente na hora do rush. Não podem fazer na madrugada, não! Imagina surpreender positivamente o povo. O lema é botar prá ferrar...no povo.Faz durante o dia para perdurar o sofrimento(do povo de novo) .

    ResponderExcluir
  10. PARTE VI

    O Grande Recife eliminou onze linhas no sentido Cidade-Subúrbio para as bandas do Cabo(as linhas que iam pela Imbiribeira que é outra Avenida vergonhosa e ali na Avenida Recife, outro ponto descarado). Foram eliminadas: Jardim Jordão – Jordão Alto – Jordão Baixo - Cabo – TI Cabo – Cajueiro Seco – Muribeca – Ponte dos Carvalhos – Brigadeiro Ivo Borges - Cabo Cohab – Marcos Freire e transformaram essa linhas em duas: Cabo que passa de 40 em 40 minutos e TI Cajueiro(essa linhas deveriam passar de 05 em 05 minutos conforme cartazes estampados nos ônibus e colocados pelo Grande Recife – propaganda enganosa), mas que passam(TI) de 20 em 20 minutos ou de 30 em 30 . E quando passa, lota, mas lota tanto -“lotatanto” - que as pessoas continuam viajando feito bicho(eu me sinto assim, bicho, animal, carne pendurada no açougue exposta a tudo)e fazem uma viagem longa, em pé, no aperto, é humilhação porque não estamos viajando de graça....vai da cidade até o cabo em pé....ô raiva. É como aquela piada, é tão cheio, tão cheio que se levantar o pé alguém chega e toma o lugar(do pé)....pena, mas não é piada. Tudo isso em meio a constrangimentos sofridos por fiscais do Consórcio Grande Recife empurrando as nádegas(agora sim) do povo para que caibam dentro dos ônibus...isso é humilhante, é vergonha, é imoral, .... Aí vamos para o metrô....realmente aqui, não tem o que comentar, todo o povo que sobrou das linhas eliminadas foram jogados no metrô pela integração. Integração de quem?,Não tem como traduzir a situação. Pergunto de novo: melhorou a mobilidade, diminuiu o trânsito¿...NÃO. No apagão de ontem, metrô parado e os ônibus levando o povo para integração( para quê) enquanto isso dois ônibus levando o povo para o centro da cidade. Grande Recife, te orienta, toma uma providência. Tudo só tem piorado para o povo, mas tem melhorado para vocês. Convido novamente(insisto), aos políticos,dirigentes do Consórcio e empresários a viverem por uma manhã ou uma tarde, o que o povo vive todos os dias.. E aí vem...as linhas de Casa Caiada, Rio Doce, Pau Amarelo, as que vão à nova Estação de Xambá.......e todas enfim, sem exceção. Tem exceção para tudo nessa vida, menos para o povo. E não vem falar de passagem mais barata devido aos Terminais de Integração, não, porque aí vocês me chutam. E chutar cadela morta, é covardia! Pernambuco tem uma das passagens mais caras do Brasil. Nós pagamos, pasmem, e é porque nós não temos tempo para pensar, R$ 3,35 e R$ 2,15 para andar como bicho, como paus de arara, viagem de no mínimo 2 horas em pé. Vocês perderam a noção definitivamente e os 0,10 ..centavos? Vai para história queridos....a guerra do vintém... Vocês não sabem a geração que vocês estão mexendo. O povo chegou no seu limite e, pelo que eu sei, o limite é um lugar muito perigoso. Violência não leva a nada, mas os Srs. não pensam na violência moral contra o povo. Façam alguma coisa urgente, é obrigação, o dinheiro é nosso.

    ResponderExcluir
  11. PARTE VII

    Mas por falar em Xambá...nunca vi nome tão apropriado.... Xambá....nome de terreiro de Mãe Biu, que se instalou por aqui para praticar religião afro-brasileira e que remete à década de 20 onde quem praticava essa religião, sofria perseguição política por ter a sua religião. Eita, como caiu direitinho.... o povo também sofre perseguição , de todas essas autoridades , das politicagens, do dinheiro fácil , sendo obrigados a esperar horas por um ônibus e a entrar neles de todo jeito, disputando um espaço na força.....situação vivida todos os dias por todos os dias dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano. E as autoridades achando lindo, achando que está abafando e contribuindo para a mobilidade com a criação de terminais integrados e corredores(agora é moda, igual ao canal da malária)...pergunto de novo: e o trânsito melhorou¿ NÃO.

    ResponderExcluir
  12. PARTE VIII
    7) E todo esse crescimento econômico que Pernambuco exibe como um troféu com a chegada do Complexo Portuário¿
    Status:Verdade.
    “ Agora....uma vez que abriu as portas para o desenvolvimento, deveria criar estrutura para suportar esse desenvolvimento. E os trabalhadores de Suape, hein¿ Transferiram suas vidas para dentro dos ônibus e carros . O povo é tão lascado, mas tão lascado que não tem direito a ganhar nunca....quando ganha emprego para ganhar um dinheiro, perde o “tempo” para gastar o dinheirinho...nada vem de graça para o povo. Senhores, vocês tem obrigação e são responsáveis pela permanência dessas empresas que aqui chegaram...vocês trouxeram, por favor as mantenha. Vocês criaram empregos, por favor os mantenha. Trabalhadores que pagam impostos e empresas que recolhem trilhões para os cofres de vocês merecem ter estradas, acessos, sem buracos, livres, sem trânsito e trânsito seguro, passagens baratas. Vocês autoridades sabem o que é uma BR¿ Sabem, mas a cara de pau não tem tamanho e vocês continuam a ignorar também essa situação, achando que BR é um pedaço de rua cercada de buracos por todos os lados e apinhada de carros, caminhões, motos, carroças e bicicletas também por todos os lados e ....parados por horas e de quebra para aliviar a situação serve-se arrastões para dar uma animada no pessoal. Vocês autoridades tem muito dinheiro para isso. E não vem dizer que é porque o povo não paga IPTU que aí vocês me chutam. E é covardia, de novo, chutar cadela morta. O povo passa uma vida inteira para ter uma casa própria, quando tem, tem que pagar imposto pro resto da vida e, se não paga IPTU(esse é pior imposto que se pode pagar na vida) vai para justiça sob risco de perder o que lutou a vida inteira para conquistar. Como se vocês prestassem conta do que faz com o dinheiro do IPTU. Nada. Não faz nada e não presta conta de nada.Olha, dinheiro não falta, não. É uma questão de honestidade de propósitos.

    ResponderExcluir
  13. PARTE IX
    Se querem levar suas fatias, levem, mas pelo menos enganem um pouco. Façam de conta que fazem. Invistam na qualidade de vida do povo, dá para todos isso é certo. Levem a parte de vocês, mas deixem a do povo. Por Deus. Isso se chama levar compartilhado. É muito mais interessante e vocês poderão ser eleitos e reeleitos como uma opção e não por falta de opção.
    Esqueci dos guardas... quando estão nas ruas é apenas para multar.... e mais uma vez levamos uma vida inteira para conseguir realizar o sonho do carro próprio e de novo lá vem imposto para você poder andar com o que é seu, se não, não sai do canto. Não vemos guardas nos sinais de trânsito para agilizar , aliás, eles só aparecem quando o povo bota quente em alguma manifestação ou quando no dia anterior o trânsito atingiu um nível insuportável(já perceberam isso¿), depois somem e voltam a multar e, as autoridades, percebem sim que a situação está insuportável todos os dias, mas continuam a acreditar que o povo é burro, idiota, por ter calado a voz por tantos anos. E ainda Meu Deus, tem a Saúde...o que dizer¿ Se a vida está banalizada pela violência, porque oferecer saúde ao povo.... Melhor para vocês que nós não pensemos. Dor de cabeça, taquicardia, mal estar, vergonha, cansaço, revolta, indignação, nojo, ódio, stress, angústia, limite, imoralidade, humilhação... sentimos tudo isso e vocês, autoridades, dormindo em berço esplêndido. Não é justo, não é certo, o dinheiro é nosso. Não dá mais prá ser assim, nós temos pressa. Como dizia um famoso filósofo: “Existem duas soluções para tudo nessa vida: O tempo e o f....-se.”O povo não quer mais tempo, então ....... vocês, Políticos e de quebra Sindicatos que não REPRESENTAM NINGUÉM e ainda utiliza os trabalhadores para palanque e encarreiramento político. Deixa o povo trabalhar, deixem as empresas sobreviver. Vão para frente das Prefeituras e Grande Recife cobrar o que é devido! É com eles que vocês tem que se acertar e não com trabalhadores que já estão com dosagem de sofrimento em excesso. JORNADA DE 40 HORAS....PARA QUÊ? AH...PARA QUE O POVO TENHA MAIS TEMPO PARA ESPERAR TRANSPORTE .....É ISSO...BOA. GOSTEI.

    ResponderExcluir