quinta-feira, 5 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - RESUMO DAS OBRAS NO RECIFE E ATÉ DEZEMBRO FICA PRONTAS SERÁ?

A Praça do Derby, área central do Recife, ganhará a maior das 21 estações para embarque e desembarque de passageiros do Corredor Leste-Oeste. Com capacidade para 400 pessoas – cem a mais que as outras – a estação começou a ser construída sábado e está prevista para dezembro. Veículos trafegaram sem grandes problemas ontem, primeiro dia útil após a interdição de duas faixas da rua. Passageiros reclamaram da demora de alguns ônibus. O corredor exclusivo para transporte coletivo, que vai do Derby a Camaragibe, na Região Metropolitana, será concluído em março. Entrará em operação até a Copa do Mundo, em junho.

A estação do Derby medirá 129 m². As demais terão 90 m². O espaço maior deve-se à grande quantidade de usuários das 29 linhas de ônibus que passam pelo local. O equipamento, no meio da via, tem uma passarela entre as duas plataformas. O usuário que hoje vem da Caxangá desce do lado direito. Quando a estação começar a funcionar ele vai desembarcar do lado esquerdo. O contrário ocorrerá com o passageiro que vier do Centro em direção ao subúrbio.

“Estamos trabalhando para concluir tudo até março. As mais de 126 mil pessoas que circularão pelo corredor gastarão cerca de 30 minutos a menos do Derby a Camaragibe”, destaca o secretário das Cidades, Danilo Cabral. A orientação da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) é que os motoristas evitem trafegar nos arredores da praça.

Além da estação do Derby, 11 estão sendo construídas na Avenida Caxangá. Há obras em mais três estações na PE-5. Outra ficará no bairro da Madalena (próximo ao supermercado Extra) e começará a ser construída em setembro. As cinco restantes, em Camaragibe, dependem de desapropriações para terem as obras iniciadas. A expectativa é que comecem a ser edificadas em outubro.

Ontem (27), comerciantes e moradores da Madalena, Zona Oeste da capital, realizaram uma reunião, às 18h30, no Colégio Ideia, para discutir a construção do túnel em frente ao Museu da Abolição. A obra também faz parte do corredor. “Sabemos da importância do trabalho, mas achamos que poderia ser agilizado. Convidamos o governo do Estado, a CTTU e o consórcio Mendes Júnior, responsável pela construção, para participar da reunião”, explica o diretor do Colégio Ideia, Domingos Sávio. A escola fica na Rua Real da Torre. Proprietário de uma loja de estofados na via há oito anos, Alessandro Caldas demitiu três funcionários desde que a obra começou, em março.“Com a interdição da rua, as vendas caíram 80%”, conta. A Secretaria das Cidades informou que mandará um representante à reunião.

SUSPENSÃO

O promotor de justiça Ricardo Coelho recomendou à Secretaria das Cidades do Estado e à Secretaria de Meio Ambiente do Recife, a suspensão das obras do Terminal Integrado da Avenida Caxangá, até que sejam realizadas audiência pública e Estudo de Impacto de Vizinhança. A reivindicação é de familiares de pacientes e funcionários do Hospital Getúlio Vargas. O TI será construído no terreno do HGV, que continuará funcionando durante os serviços.



Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário