quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MOBILIDADE GRANDE RECIFE - VAMOS ASSISTIR O BRT U NÃO VEM A PERNAMBUCO.


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4 comentários:

  1. esse era o UDA Mercedes-Benz que era pra vir(Ou Volvo). 4 eixos e 23 metros de comprimento! mas,o Dudu Traíra quer economizar(para apanhar nas eleições do ano que vem),então 19 metros no máximo!

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  2. O UDA é piso baixo caso não saibam, portanto não é modelo para corredores BRT com estação elevada. Seria neste caso o MDA. Embora as projeções dos corredores BRT daqui usem veículos articulados trucados ou super articulados com quatro eixos, venho lembrar que o BRT do Rio de Janeiro, que transporta muito mais passageiros que a projeção nossa, segundo thread do Rio, a pouco teve início uma frota bem pequena usando usando Viale BRT MB O500 MDA.

    Recentemente estão adotando veículos de 21m nas carrocerias Gran Metro, Viale BRT e Mega BRT, todos com motor Volvo 340M, embora ainda sejam uma frota pequena perante os de 18,60m.

    Os articulados de 21m e 23m podem ficar para uma futura ampliação aqui ou poderiam se forem criadas ser usados em linhas expressas permanentes nos dias úteis e no lugar dos menores nos finais de semana cujo intervalo maior permite usar a capacidade do veículo sem criar super lotação, pios eu mesmo já tomei em São Lourenço um articulado que fazia a linha Tiúma e já estava cheio.

    A questão é o governo forçar o emprego de veículos simples com a licitação quando caberia ao prestador do serviço escolher carroceria e chassi, o que ajuda também na melhor avaliação do serviço, afinal haverá corredores compartilhados.

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  3. pois é Raimundo. como vou acreditar nisso,se a Vera Cruz que comprou 15 articulados Volvo deixa METADE na garagem? foi o que ocorreu essa semana! e isso é só um exemplo. lamentavelmente vamos ver ônibus de no máximo 19 metros e do chassi volkswagen! seria excelente se viessesm Bi-Articulados do tamanho padrão(25 metros)!

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    1. Aqui, o único corredor que foi dito terá biarticulado, é o Perimetral 4. O Leste-Oeste não vejo necessidade, o Norte-Centro poderia ter, mas na comparação com o Rio de Janeiro, se lá com a demanda muito maior mal operam com super articulado, por que aqui seria diferente, até porque a depender do horário, na BR 101, vejo alguns ônibus da linha Barro/Macaxeira lotados em logo em seguida alguns vagos. Se não sabem distribuir os veículos para ter uma média de ocupação, por veículos maiores para ficar muito ociosos não compensa, exceto, como disse, revendo os intervalos, o que parece não ser feito direito hoje em dia.
      Sobre o chassi VW, o que vi no vídeo que mostra o CAIO BRT usando o 26-330 OTA, foi bastante elogiado. Aqui, a VW domina nos articulados, pois são poucas as empresas que operam com Volvo e MB. Se o chassi for bom, mesmo VW, não vejo porque reclamar. A questão é a carroceria. Poderíamos ter veículos mais bonitos por dentro e por fora como o Viale usado em outros estados, mas o governo quer inventar de comprar e economizar, claro. Depois prometem corredores como se fossem uma maravilha, mas na hora deles comprar os veículos forçam a aquisição de modelos simples, contudo quando se trata de comprar veículos para uso corporativo, o que fazem veículos de luxo como Hilux SW4, Tucson automática nas polícias do bairro, Azera e Tiguan na PRF?
      Uma coisa é o prestador de serviço economizar porque o dinheiro vai sair do bolso dele e outra é o governo que pagará com o nosso dinheiro economizar e ainda irá repassar para terceiro a um preço inferior, afinal irá comprar sem tributos com preço menor por ser uma grande compra.

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