quarta-feira, 11 de setembro de 2013
MOBILIDADE GRANDE RECIFE- REAL DA TORRE INTERDITADA PRA CONSTRUÇÃO DO TÚNEL DA ABOLISAO.
Ônibus deixam de circular na Real da Torre para que as obras do Túnel da Abolição avancem
As 32 linhas de ônibus que transitam pela via vão passar a utilizar a Rua José Osório e a Av Caxangá. A passagem, pela Real da Torre, só será permitida para os moradores e comércio local.
A partir de amanhã (12) novas mudanças acontecerão no trânsito do bairro da Madalena, com a interdição de parte da rua Real da Torre, cruzamento com a Rua José Osório. A partir da 8h, o trecho entre a Escola Estadual Joaquim Távora, e o início da Avenida Caxangá será totalmente fechado, impedindo a passagem dos veículos. O acesso ao comércio local será permitido com saídas pelas ruas Lopes de Carvalho, 19 de Novembro ou Av. Caxangá.
Os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros que utilizam a via também devem ficar atentos. No total, 32 linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados, deixando de passar pela rua Real da Torre. Com isso, serão desativadas três paradas ônibus, sendo duas na Praça Solange Pinto Melo e outra parada na calçada em frente ao Centro Educadores Paulo Freire. Os pontos de embarque e desembarque serão relocados para a frente do Parque Infantil, ao lado do Mercado da Madalena e, na rua José Osório (próximo ao cruzamento com a Rua José Higino) – por onde os coletivos vão passar a partir de agora.
A interdição é necessária para agilizar a cravação das estacas do túnel em frente ao Museu da Abolição. O Túnel, investimento de R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que está sendo implantado do Derby até Camaragibe.
Para o secretário Danilo Cabral essa é mais uma etapa importante da obra que vai precisar do apoio da população. “Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos aos motoristas e usuários de ônibus, mas é importante lembrar que o tráfego na área é muito grande e vamos precisar contar com a compreensão da população”, disse o secretário, lembrando que a cravação das estacas é uma fase fundamental para implantação do túnel, já que são elas que dão a sustentação necessária para a escavação.
A cravação das estacas iniciou pela Real da Torre e já chegou no Museu da Abolição. Essa etapa deve durar algo em torno de três meses, para então começar a escavação e o assentamento da laje de cobertura do Túnel.
O Túnel - Com a construção do Túnel da Abolição, o Governo de Pernambuco espera desafogar o trânsito, considerado como um dos pontos de maior congestionamento do Recife. Atualmente, passam, em média, 4.600 veículos por hora pelo cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre. A expectativa é dobrar essa capacidade.
O túnel terá 287 metros de extensão e nove de largura, com três faixas de rolamento num sentido único. Ele vai ter início na Rua Real da Torre, ao lado do Museu da Abolição, vai passar por baixo do encontro entre a Rua Benfica e a Avenida Caxangá e sairá pela Rua João Ivo da Silva. A previsão é concluir a obra em janeiro de 2014.
Sinalização – Todas as interdições durante a obra está contando com apoio dos órgãos de trânsito como da CTTU, Detran e BPTran e ainda do Consórcio Grande Recife que ajudam na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno estarão sinalizadas durante todo o processo. Guardas Municipais estarão na redondeza orientando o trânsito e divulgadores circulando nas vias próximas, nos semáforos, com faixas e panfletos informando aos motoristas sobre a obra e as vias alternativas.
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