sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Terminal Integrado de Prazeres tem início da operação adiada pelo Estado. E o que é pior: não há previsão

TI Prazeres, em Jaboatão, é o único com data certa de operação: 27 de fevereiro. Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem

Os passageiros que poderão ser beneficiados pelo novo Terminal Integrado de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, terão que esperar mais um pouco. A unidade não entrará mais em operação neste sábado (27/2) e, agora, não existe previsão para que isso aconteça. Uma semana depois de confirmar que o TI estava pronto e seria inaugurado, o governo do Estado desistiu da data por não conseguir finalizar totalmente a obra nem te montado a estrutura necessária para dar início à operação.

Não podemos colocar em operação de qualquer jeito porque se acontecer um acidente com um passageiro, por exemplo, seremos responsabilizados”,
Alfredo Bandeira, do Grande Recife Consórcio de Transporte

Faltam a sinalização horizontal e vertical para garantir a circulação segura dos passageiros e orçamento para contratar seguranças e auxiliares de serviços gerais que irão garantir o funcionamento da unidade. Segundo explicou o diretor de planejamento do Grande Recife Consórcio de Transporte, Alfredo Bandeira, não há orçamento para o novo terminal. “Temos que implantar faixas de pedestres dentro e fora do terminal, fazer pequenos ajustes na obra e solicitar orçamento ao governo para contratar os terceirizados. Não podemos colocar em operação de qualquer jeito porque se acontecer um acidente com um passageiro, por exemplo, seremos responsabilizados”, explicou.
Questionado se o Consórcio já não deveria ter solucionado essas pendências em paralelo à conclusão da obra, o diretor argumentou que isto estava sendo feito, mas o governo ficou sem orçamento. A circulação viária no entorno do TI é outro problema. Por ser antigo, o projeto não previa a implantação do binário da Avenida Barreto de Menezes com a Rua Aarão Lins (que na altura do terminal se chama Rua da Linha), em Prazeres, e agora terá que ser ajustado à nova circulação.
TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
TI Joana Bezerra é o mais esperado, mas previsão é só abril
LEIA MAIS
Terminais integrados mais perto de entrar em operação
O TI de Prazeres está praticamente pronto há mais de um ano, sem que a população possa fazer uso. Outras duas unidades estão na mesma situação: TI de Abreu e Lima, que integra o corredor de BRT Norte-Sul, e o TI Joana Bezerra, integrado às Linhas Centro e Sul do metrô. A unidade de Prazeres está localizada ao lado da estação Prazeres do metrô, em Jaboatão dos Guararapes, e era a que tinha previsão mais certa de inauguração.
A promessa era que o TI entraria em operação com seis linhas de ônibus integradas, mas inicialmente serão apenas duas. As obras do TI se arrastam há quatro anos, sendo que em um deles os trabalhos ficaram paralisados por falta de recursos. Foram R$ 4,4 milhões investidos numa unidade pequena, que atenderá apenas oito mil passageiros por dia
Fonte: De Olho no Trânsito com Roberta Soares.

2 comentários:

  1. Engraçado se o governo não consegue inaugurar um terminal de porte pequeno, imagine o de Joana Bezerra e Abreu e Lima que são maiores .
    Sera que podemos acreditar nas promessas desse governo, só como sempre enganando o povo pernambucano.
    Esta é ação de urgência sobre mobilidade que o governo tem a oferecer, ou seja quase parando.
    Podemos acreditar no que o governo diz em respeito a mobilidade em Pernambuco??????

    ResponderExcluir