quinta-feira, 5 de junho de 2014

BRT começa sábado com uma só linha


Os ônibus da linha Camaragibe/Derby sairão do TI de Camaragibe e vão parar em apenas duas estações, na Caxangá e no Derby
Das sete linhas do BRT previstas para operar neste mês, no trecho do corredor Leste/Oeste, apenas uma vai entrar em atividade no próximo sábado - data de início das viagens - e com horário limitado das 9h às 16h. A linha Camaragibe/Derby sairá do Terminal Integrado e vai parar na 3ª estação da Caxangá no sentido cidade/subúrbio, que será batizada Forte do Arraial, e na estação do Derby, o ponto final na primeira fase.

Para reduzir os transtornos de uma operação que se dará com obras em andamento, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano optou por evitar horários de pico. O BRT não entrará, por enquanto, no Centro. A estação da Avenida Guararapes ficará pronta para a Copa, mas não será usada pela linha Camaragibe/Derby.

“Não adiantaria entrar na Conde da Boa Vista e atravessar toda a via sem poder parar”, disse o presidente do órgão, Nélson Menezes. Segundo ele, as estações provisórias da avenida só devem ficar prontas em julho.

Sem condições de ir para o Centro, o ônibus do BRT do corredor Leste/Oeste fará o caminho de volta entrando à direita na pista local da Agamenon e retornará pela Amauri de Medeiros. Quem quiser seguir viagem ao Centro terá que pegar outra condução e pagar nova passagem, pelo menos até que as estações da Conde da Boa Vista sejam construídas.

A linha já existente Camaragibe/Derby, que usa paradas
convencionais, transporta atualmente mais de oito mil pessoas por dia. Nessa primeira etapa a previsão é transportar 750 passageiros/dia. E só interessa a quem ficar na Caxangá ou no Derby. “A gente só vai aumentar a demanda quando as estações e os terminais estiverem concluídos”, disse Menezes.

A expectativa é que ainda neste mês todas as estações da Caxangá estejam concluídas, e os terminais de integração da 3ª e 4ª perimetrais, em agosto. “Cada terminal terá uma linha que vai parar em todas as estações e outra expressa, que irá parar no Derby, Conde da Boa Vista e Guararapes”, explicou.


Situação é pior no eixo Norte/Sul

Se as obras do corredor Leste/Oeste, principal acesso do BRT para a Arena Pernambuco, ainda caminham a passos lentos em pleno mês da Copa, a situação do corredor Norte/Sul é ainda pior. Há estações que sequer foram iniciadas ou estão apenas na fundação, como é o caso da única estação de Igarassu. A ampliação dos terminais integrados também não foi iniciada.

No corredor da PE-15, a maior parte das estações já se encontra com a cobertura e vidraças, mas ainda sem a instalação dos equipamentos internos. Para o próximo dia 15, data prevista para início da operação no corredor, a ideia é também começar com uma linha que sairá do Terminal Integrado da PE-15 com parada nas estações Tacaruna, no início da Avenida Cruz Cabugá e na Avenida Dantas Barreto. "Vamos começar no TI da PE-15, depois ampliamos para o TI Pelópidas e por último Igarassu", revelou o presidente do Grande Recife, Nélson Menez.

+Saiba Mais (Primeira fase de operação dos corredores)

Linha Camaragibe/Derby (BRT Leste-Oeste)

Demanda: 750 passageiros/dia
Frota: 6 BRTs
Viagem: 21 Viagens
Intervalo: 20 minutos (previsto)
Estações: 2 (Estação Cordeiro e Derby)
Hora: das 9h às 16h
Data: 07/06/14 - início da operação

Linha Expresso TI PE-15/Dantas Barreto (BRT Norte-Sul)

Demanda: 500 passageiros/dia
Frota: 6 BRTs
Viagem: 28 viagens
Intervalo: 15 minutos
Estações: 1 (Estação Praça da República [Dantas Barreto 1])
Hora: Das 6h às 9h30 e das 16h às 19h30
Data: 15/06/14 - início da operação
__________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário